Benefícios do 5G: impactos e desafios da tecnologia

Equipe TOTVS | 09 dezembro, 2022 - Atualizado em 20 dezembro, 2022

Os benefícios do 5G têm despertado a curiosidade das pessoas, que desejam saber qual será o impacto da tecnologia no dia a dia e no mundo dos negócios. 

Essa novidade pode trazer mais velocidade de download e outras vantagens, inclusive para empresas. Com o 5G, as organizações poderão oferecer serviços inovadores e personalizados para seus clientes, além de melhorar a produtividade internacional. 

A nova rede pode até causar impacto em outras tecnologias, como a Internet das Coisas, por exemplo. 

No artigo a seguir, explicamos mais sobre essa nova tecnologia, como ela afetará nossas vidas e também quais são suas principais vantagens.

O que é tecnologia 5G?

Para quem ainda se pergunta o que é tecnologia 5G, nós explicamos: trata-se da próxima geração de rede de internet móvel, uma evolução da conexão 4G que traz mais velocidade de navegação aos dispositivos. 

Essa inovação pode melhorar muito a conectividade, a estabilidade e a cobertura de internet para aparelhos móveis, como smartphones e tablets, por exemplo.

Além disso, o 5G também pode contribuir para o desenvolvimento da Internet das Coisas. Com isso, os dispositivos poderão estabelecer uma comunicação entre si. 

Um exemplo disso é uma geladeira inteligente que faz as compras dos itens que estão faltando. Esse tipo de solução já está mudando a maneira como vivemos.

Ao passo que os benefícios do 5G se tornam mais populares e abrangentes, novos serviços poderão ser ofertados e novas possibilidades se tornarão reais. 

Além disso, as coisas que já fazemos com nossos smartphones ficarão ainda melhores.

Como vai funcionar o 5G?

De maneira geral, a tecnologia 5G utiliza uma frequência de sinais de rádio maior do que suas predecessoras para funcionar.

Isto significa que, enquanto uma rede mais antiga pode ter dificuldades para enviar dados rapidamente em longas distâncias, a conexão 5G pode trazer dados de longe a uma velocidade muito maior.

Para entender como esse processo acontece na prática, é preciso falar sobre as faixas do 5G: as faixas são as frequências em que a rede opera, ou seja, o caminho que as ondas de internet percorrem para chegar até os dispositivos.

No Brasil, a faixa 3,5 GHz é a principal. Ela é a responsável por permitir conexões mais rápidas em longo alcance. 

Além dela, temos a faixa 26 GHz, também chamada de faixa milimétrica. Ela garante tempo mínimo de resposta (latência) entre um dispositivo e outro, mas tem alcance menor do que a frequência principal e, por isso, exige a instalação de mais antenas.

Com isso em mente, fica mais fácil compreender como a tecnologia vai funcionar no Brasil e quais serão os benefícios do 5G para a população e para as empresas.

Para começar, a nova geração de internet será disponibilizada em duas formas de conexão: standalone (SA) e non-standalone (NSA).

Vamos entender a diferença entre elas:

  • conexão standalone: essa é a versão “pura” do 5G, que oferece alta velocidade e baixíssimo tempo de resposta;
  • conexão non-standalone: apesar de também apresentar alta velocidade, conta com um tempo de resposta um pouco maior. Na prática, ela mistura uma parte da estrutura do 4G com outra parte da estrutura do 5G.

Diferenças entre 5G e 4G

As novas tecnologias de rede móvel vem evoluindo cada vez com mais velocidade. O 4G já oferece uma velocidade e qualidade adequadas de internet para as principais aplicações do uso cotidiano. 

O 4G apareceu pela primeira vez no Japão em 2010, trazendo a possibilidade de vídeos em celulares e otimizando o acesso a várias novas aplicações que precisavam de mais velocidade.

Já a nova rede vai oferecer um novo universo de possibilidades, com uma confiabilidade jamais experimentada.

Na prática, a internet 5G proporciona um aumento de 20x a velocidade do 4G. Ou seja, a nova conexão poderá competir com os serviços de banda larga fixa. 

Mas o grande diferencial será na estabilidade da internet, oferecendo uma conexão mais confiável e fluida.

Os principais benefícios do 5G

A inovação tecnológica da internet precisa acompanhar o ritmo de evolução das demais tecnologias. A sociedade 5.0 já é uma realidade e exige cada vez mais que sua rotina seja facilitada pela tecnologia. 

Portanto, é muito importante o desenvolvimento dessa nova tecnologia no Brasil e no mundo. Veja a seguir alguns dos principais benefícios do 5G: 

Maior Capacidade

Com uma rede mais potente, é possível que mais pessoas se conectem ao mesmo tempo sem gerar instabilidade e perda na velocidade da internet. 

Portanto, a quinta geração possui mais capacidade de aguentar o uso simultâneo da rede.

Melhor Estabilidade

Outro ponto que também pode melhorar com o 5G é a estabilidade das conexões, evitando a queda de sinal constante. 

Isso facilitará muito o uso da rede, principalmente em operações feitas em tempo real.

Mais Velocidade

Como mencionado anteriormente, a velocidade é uma das mudanças mais esperadas e um dos maiores benefícios do 5G, pois deve ter um aumento significativo em relação a quarta geração.

Com isso, será possível assistir a vídeos com mais rapidez, jogar em dispositivos móveis sem travar, entre outras atividades que já realizamos atualmente.

Economia de Bateria

Com a mudança para o 5G, também é possível usar a internet em aparelhos celulares consumindo menos bateria do que a rede 4G. 

Isso gera um consumo de energia maior, o que beneficia não só o meio ambiente como também gera economia financeira.

Quando essa tecnologia funcionará no Brasil?

Depois de conhecer os benefícios do 5G, vem a pergunta: afinal, quando eu vou poder utilizar a tecnologia no meu dia a dia?

A boa notícia é que o processo de ativação da nova geração de internet já começou no Brasil. Brasília foi a primeira capital a receber o serviço em larga escala já operando na faixa principal, em julho de 2022. 

Antes dela, cidades como Franca (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG) receberam a quinta geração de internet móvel em menor escala.

Contudo, é importante destacar que o 5G “puro”, na modalidade standalone, ainda não está em funcionamento pleno para todo o país. O processo de ativação leva tempo e a cobertura da rede não alcança a cidade toda de uma só vez. 

Em Brasília, por exemplo, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disponibilizou o 5G para 80% da capital inicialmente. 

Uma das maiores dificuldades para a implementação da nova geração é a interferência na frequência 3,5 GHz, faixa principal do 5G.

Atualmente, ela é usada para transmitir o sinal da TV aberta para as antenas parabólicas e, segundo determinação do Ministério das Comunicações, a implementação do 5G não pode afetar as pessoas que utilizam a tecnologia para assistir televisão. 

Neste contexto, a previsão do cronograma da Anatel é que todas as cidades com mais de 30 mil habitantes tenham acesso ao sinal até 2029.

A programação considera a relação entre o número de habitantes e a quantidade de ERB (Estação Rádio Base) – responsável pela conexão entre os celulares e as companhias telefônicas – disponível em cada cidade.

Confira a agenda completa:

  • 27 de novembro de 2022: ativação no Distrito Federal e capitais com uma ERB a cada 100 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2023: ativação no Distrito Federal e capitais com uma ERB a cada 50 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2024: ativação no Distrito Federal e capitais com uma ERB a cada 30 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2025: ativação no Distrito Federal, capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes e uma ERB a cada 10 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2026: ativação nas cidades com mais de 200 mil habitantes e uma ERB a cada 15 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2027:  ativação nas cidades com mais de 100 mil habitantes e uma ERB a cada 15 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2028: ativação em pelo menos 50% das cidades com população acima de 30 mil habitantes e uma ERB a cada 15 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2029: todas as cidades com mais de 30 mil habitantes e uma ERB a cada 15 mil habitantes. 

Para os municípios com até 30 mil habitantes, a Anatel determinou a instalação de até cinco Estações Rádio Base, de acordo com o tamanho da população. 

A previsão é que 100% das cidades tenham acesso à rede até 31 de dezembro de 2029. 

O impacto do 5G no mundo

Algumas cidades ao redor do mundo já aproveitam os benefícios do 5G, mesmo que ainda não seja a rede standalone.

Segundo a atualização mais recente da pesquisa “The State of 5G”, realizada pela VIAVI Solutions, 72 países já contam com a tecnologia da quinta geração de internet.

A China aparece no topo do ranking de países com maior alcance da nova rede. Por lá, 356 cidades têm a tecnologia 5G ativa. 

Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 296 cidades. Como o levantamento foi realizado no início de 2022, o Brasil ainda não aparece na lista.

A nova rede já está operando de forma inicial em alguns países e tem se mostrado mais eficiente do que o 4G, com exceção apenas da Austrália, que ainda possui conexão 4G melhor.

Segundo análise da Open Signal — empresa independente especializada em análise móvel —, que comparou as velocidades das duas redes em oito países, alguns usuários já possuem velocidade de download superior.

Os EUA apresentaram as maiores velocidades de sinal 5G, aproximadamente 2,7 vezes mais rápidas do que a rede 4G. Outros países, como Suíça e Coreia do Sul, também mostraram evolução na velocidade de navegação.

Setores da economia que podem ser beneficiados pelo 5G

O governo brasileiro publicou um estudo em parceria com o BNDES e o CNPq chamado Plano Nacional de IoT, em que prevê grande impacto em quatro principais áreas: Cidades Inteligentes, Saúde, Agronegócio e Indústria. 

Ao conectar mais pessoas, lugares e objetos – seja na saúde, na agricultura ou em outras áreas – a rede 5G abrirá possibilidades totalmente novas para a troca de informações, assim como para a tomada de decisões automatizada. 

À medida que as pessoas adotam a tecnologia, é provável que elas se comuniquem de maneiras nunca antes realizadas, aproveitando os benefícios do 5G para otimizar a integração e as operações de maneira geral.

Para os negócios, é possível que despertem indústrias inteiramente novas que capitalizam suas capacidades de alto desempenho.

Veja abaixo alguns prováveis exemplos de uso do 5G.

Cidades inteligentes

Ao proporcionar velocidades mais rápidas e menor latência, a rede 5G está preparada para revolucionar a forma como as cidades inteligentes se comunicam, acessam dados e gerenciam recursos. 

Com os benefícios do 5G, as aplicações de cidades inteligentes, como veículos autônomos e sistemas de monitoramento médico, serão capazes de funcionar de maneira mais rápida e eficiente.

Além disso, a nova rede pode contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, beneficiando diversas áreas das cidades, como:

  • inovação;
  • segurança pública;
  • sistemas de comunicação;
  • meios de transporte e trânsito.

De maneira geral, o 5G está trazendo o tipo de conectividade que as cidades inteligentes precisam para prosperar no cenário atual, que apresenta mudanças cada vez mais frequentes.

Logística

Com mais velocidade, segurança e estabilidade, será mais fácil para o setor de logística planejar e acompanhar rotas e pacotes em tempo real. 

Com isso, será possível evitar congestionamentos que poderiam atrasar as entregas.

Telefonia

Chamadas de vídeos on-line e reuniões por videoconferência serão mais estáveis e mais profissionais. 

Isso aumentará a quantidade de trabalho remoto ou home office e ampliará as novas possibilidades de interações com clientes e fornecedores.

Agronegócio

Outro segmento que poderá ser impactado pelos benefícios do 5G é o agronegócio. Espera-se um aumento de estabilidade em áreas rurais, o que pode impactar diretamente na produtividade do agronegócio.

Saúde

Um dos benefícios do 5G para a área de saúde é a possibilidade de monitorar pacientes à distância, o que vai abrir várias oportunidades de negócios: criação de aplicativos, inovações na indústria farmacêutica, seguros e planos de saúde mais personalizados.

Educação

Existem inúmeros benefícios do 5G também para a área de educação, como o desenvolvimento do e-learning e da melhoria do ensino a distância, por exemplo.

A tecnologia chega como uma forma de ampliar o acesso à informação com qualidade, agilidade e eficiência, garantindo maior igualdade de oportunidades no campo educacional.

Com ela, é possível tornar o ambiente virtual de aprendizado mais interativo, inclusive enriquecendo o ensino com o auxílio de outras tecnologias, como a realidade virtual, por exemplo.

Além disso, o 5G incentiva uma aprendizagem colaborativa, oferece uma conexão mais estável e facilita o processo de comunicação entre alunos e professores.

Turismo 

No turismo, os benefícios do 5G refletem diretamente na experiência do usuário, desde os meios de locomoção até as acomodações e passeios turísticos.

Com a IoT e os recursos de inteligência artificial mais eficientes, hotéis podem oferecer hospedagens integradas, com recursos como assistentes virtuais, conexão Wi-fi de melhor qualidade e até mesmo experiências culturais imersivas.

Além disso, a agilidade e a baixa latência do 5G otimiza a transmissão de informações em tempo real, o que pode contribuir para uma melhoria significativa na troca de dados de aeronaves, por exemplo.

Varejo

Quem está se perguntando como o 5G irá impactar no varejo, vai gostar de saber que as perspectivas não poderiam ser melhores. 

Nos últimos anos, com o crescimento dos canais online, a relação entre consumidores e as marcas mudou totalmente. 

Hoje, é possível estabelecer um contato muito mais próximo, inclusive a partir da oferta de experiências de compra mais imersivas.

A tendência é que essa comunicação se estreite ainda mais com a ampliação do acesso aos benefícios do 5G no Brasil.

Além disso, ao otimizar a coleta de dados na rede, a tecnologia também pode ajudar as marcas a entender melhor o seu público, entregando as ofertas certas no momento mais adequado.

Quais são os principais desafios para a implantação dessa tecnologia?

Apesar dos inúmeros benefícios do 5G, a implantação da tecnologia no formato standalone enfrenta alguns desafios no Brasil. 

Um dos maiores obstáculos, como vimos, é a “limpeza” da faixa principal, que hoje é a mesma utilizada para transmitir os sinais de TV para antenas parabólicas. 

A Anatel determinou um prazo de 18 meses para que as antenas parabólicas parem de receber a transmissão dos canais da TV aberta, que passará para outra frequência.

Outro ponto de desafio é a necessidade de instalação de mais antenas na faixa 26 GHz, que ainda tem um alcance de sinal limitado. 

As regras de instalação são definidas pelos municípios, por isso não existe um padrão. Enquanto em uma cidade o processo pode ser mais simples, em outras pode ser mais demorado, o que dificulta o andamento do cronograma.

Qual será o custo do 5G no Brasil?

Agora que você já conhece os benefícios do 5G, pode estar se perguntando qual será o valor para acessar a tecnologia.

O custo do 5G no Brasil pode variar de uma operadora para outra, já que elas geralmente cobram pela franquia de dados utilizados.

Além disso, em alguns casos, pode ser necessário trocar de chip para ter acesso à rede. Para usuários da Claro, por exemplo, é preciso fazer a troca e assinar um plano específico.

Na Vivo, é preciso apenas trocar o chip do aparelho e a empresa divulgou que não haverá cobranças adicionais para o uso da nova tecnologia.

Já na TIM a tecnologia está disponível de forma gratuita por um período de 12 meses para clientes do plano pós-pago TIM Black.  

Como as regras e valores variam entre as operadoras, o ideal é consultar as condições da empresa de telefonia de sua preferência.

As tecnologias de hoje

Muitos avanços tecnológicos já foram alcançados e nosso modo de vida já está se transformando devido a essa evolução, o que tende a se intensificar ainda mais diante dos benefícios do 5G. 

Temos acesso a diversas soluções como a Inteligência Artificial, que facilita o dia a dia, além de otimizar processos nas empresas.

Desde automatizar processos manuais até aumentar o envolvimento e a satisfação dos clientes, as tecnologias permitem às empresas entregar seus produtos ou serviços com rapidez e precisão, ajudando-as a se destacarem da concorrência. 

Os chatbots impulsionados pela IA, por exemplo, proporcionam um atendimento ao cliente rápido e ao mesmo tempo acessível 24 horas por dia, sete dias por semana, eliminando a necessidade de linhas de atendimento com pessoal.

Além disso, com a Internet das Coisas, foi possível desenvolver uma integração entre as diferentes áreas do negócio, criando ferramentas para melhorar a experiência do cliente.

É o caso da aplicação da omnicanalidade no varejo, que proporciona uma jornada de compra integrada e contínua, permitindo ao consumidor um fluxo de vendas coeso, mesmo que ele escolha mudar o canal durante o processo de escolha e aquisição de um produto.

Tecnologias TOTVS para o Varejo

Como você viu, acompanhar as métricas omnichannel — entendendo quais são elas — é o que vai fazer seu negócio ter prosperidade. Mas nada disso seria possível sem a participação da tecnologia.

Já imaginou integrar gestão de estoque, controle financeiro e gerenciamento de todos os canais de venda em um só lugar? Com as tecnologias TOTVS para o setor varejista, isso é possível.

Nossos sistemas possuem funcionalidades que permitem a integração da sua operação para otimizar todo o gerenciamento.

Assim, é possível vender produtos de qualquer estoque, entregando a partir de uma loja diferente quando necessário.

Conheça agora mesmo os nossos sistemas e aplicações para varejistas!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

A tecnologia 5G está sendo falada em todos os lugares hoje em dia e por uma boa razão: ela tem o potencial de revolucionar a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos. 

Entre os benefícios do 5G, a nova conexão promete velocidades notavelmente mais altas, menor latência e maior confiabilidade em comparação com as redes sem fio atuais.

O aumento de velocidade combinado com a baixa latência tornará possível transformar não apenas o que fazemos online, mas como o fazemos, criando novas oportunidades e trazendo inovações importantes em diversas áreas.

No varejo, como vimos neste conteúdo, a quinta geração da internet pode contribuir para a experiência dos clientes, proporcionando uma jornada de compra mais integrada, interativa e rápida.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.