RH baseado em dados: o primeiro passo para a inovação

A tecnologia tem grande valor para o setor de Recursos Humanos (RH). Ela leva inovação aos processos, agilidade na resolução das demandas e confiabilidade para as informações.

Muitas empresas já adotaram o uso de sistemas nesse setor, enquanto outras ainda têm receio sobre as verdadeiras vantagens que uma ferramenta como essa pode proporcionar.

Em geral, as organizações que usam softwares permitem que o profissional de RH exerça uma função mais estratégica, por meio da análise de dados e da avaliação dos colaboradores.

Acompanhe o artigo e compreenda como uma plataforma pode promover uma transformação no negócio!

O uso de dados na gestão estratégica de RH

A busca pela redução de custos nos processos internos das companhias, somado ao tempo de captação e contratação de profissionais, gerou a necessidade do uso de plataformas tecnológicas nos setores de recursos humanos.

Dentre as organizações entrevistadas pela pesquisa da Vulpi, 77% afirmaram utilizar um sistema para ter mais agilidade e inovação no departamento.

Mais de 60% dos entrevistados perceberam que o uso de tecnologias diminui o custo de aquisição de novos profissionais.

Baixe o eBook Manual Prático de Indicadores de RH

Outra vantagem identificada pelos gestores de recursos humanos foi a diminuição do tempo dos processos de seleção. Isso porque muitas ferramentas auxiliam na busca por candidatos mais compatíveis com o perfil da vaga. Nesse estudo, 61% dos entrevistados afirmaram que concluíram o recrutamento em até um mês.

Já as companhias que não utilizam uma solução tecnológica demoraram mais de dois meses para encerrar os processos seletivos, sendo que 13% aguardaram até um ano para encontrar o profissional ideal para uma posição.

As organizações que utilizam uma solução de gestão para RH identificaram que outra vantagem da tecnologia é a diminuição do número de candidatos avaliados, chegando a até 5 pessoas.

Em contrapartida, quem não usa uma plataforma precisa analisar entre 6 e 20 pessoas, deixando esse processo mais lento e improdutivo.

Além disso, 42% das companhias que usam a tecnologia no recrutamento de candidatos perceberam que os profissionais chegam para as entrevistas mais qualificados.

O uso de um sistema de gestão para RH

O setor de recursos humanos é muito importante na empresa. Por isso, precisa estar em constante inovação.

A utilização de um sistema para as atividades do departamento permite que os profissionais sejam menos operacionais, pois eles têm mais tempo para focar a atenção em atividades gerenciais.

Isso deixa o setor muito mais eficiente e proativo, uma vez que o gestor pode planejar melhor as ações e colocá-las em prática. Assim, todos da companhia têm a ganhar com a criação de planos de carreira, processos de comunicação mais eficientes e uso de estratégias para engajar as equipes.

Um software de gestão pode auxiliar em muitas atividades de recursos humanos do dia a dia.

Automação de processos

O gestor de recursos humanos tem um papel importante e estratégico dentro da organização.

Todavia, muitas tarefas burocráticas ainda precisam ser realizadas para cumprir com as exigências legais.

Entre elas estão a folha de pagamento, o cálculo de férias e décimo terceiro salário, e o pagamento de impostos.

Um sistema de gestão para RH tem o papel de automatizar essas demandas e facilitar o dia a dia do profissional de recursos humanos. Esse colaborador passa a utilizar menos papéis que tomam muito tempo para serem organizados.

Isso deixa o departamento menos sobrecarregado, diminui a necessidade de contratação de funcionários para a realização de tarefas básicas e permite que o gestor dê mais atenção às situações que requerem inteligência e planejamento.

O profissional de recursos humanos ganha mais tempo para analisar as informações dos colaboradores e adotar políticas mais eficientes de gestão de pessoas.

Facilidade de adequação ao eSocial

Com a implantação do eSocial pelo governo, todas as empresas precisam se adequar às novas regras.

Em geral, elas diminuíram o tempo para o setor de recursos humanos transmitir as informações trabalhistas e previdenciárias relacionadas aos empregados.

Fluig Learning - Procurando Uma Ferramenta Para Capacitar e Treinar Seu Time?

Logo, as normativas exigem mais organização e agilidade do departamento, assim como a certeza de que os dados dos colaboradores estão corretos.

Uma solução de gestão para RH facilita muito essa adequação às novas exigências, uma vez que ele faz a integração das informações de todos os setores da companhia.

Essa automação leva mais eficiência aos processos e diminui os erros causados pelas inconsistências nos dados.

Resolução de conflitos

Normalmente, as companhias têm problemas para sistematizar processos e promover uma comunicação eficaz com a equipe. Afinal, isso exige que o profissional de RH tenha tempo para analisar as situações e contribuir com a resolução dos problemas.

O sistema de RH é muito útil para dar uma resposta aos conflitos internos, auxiliando na proteção dos funcionários e da empresa.

Ele faz o registro de todas as informações e rastreia de onde saiu determinado comunicado errôneo. Desse jeito, o gestor de recursos humanos tem maior visibilidade de toda a situação, o que permite que seja solucionada.

A ferramenta também leva mais clareza e objetividade aos processos e permite a criação de padrões para avaliar o desempenho da equipe.

Acompanhamento de novas contratações

Um software de gestão para RH também permite o acompanhamento do nível de aprendizado dos colaboradores, conforme eles executam as suas demandas.

Dessa forma, é possível identificar se um novo profissional está executando as tarefas como deveria ou se precisa de um treinamento sobre algum processo.

Integração de dados e análise

Praticamente todas as demandas da empresa passam, em algum momento, pelo setor de recursos humanos. O sistema para RH tem o papel de gerar mais transparência aos processos, fazendo com que os dados sejam acessíveis pelos gestores.

O profissional de RH pode acompanhar os dados da equipe, a produtividade de cada colaborador e as respectivas falhas.

A ferramenta permite a criação de relatórios para análise desses fatores, o que gera uma visão global sobre o desempenho do time.

Dessa maneira, é possível identificar quais providências precisam ser tomadas para melhorar os processos ou gerar mais produtividade.

Webinars Gratuitos TOTVS - Conferência de Recursos Humanos

Os dados também ajudam o profissional de recursos humanos a ser mais justo em suas avaliações e ações, como nos casos em que é necessário demitir um funcionário. Inclusive, ele poderá mostrar em dados como o colaborador se portou e o motivo do desligamento da empresa.

Inovação

Ferramentas diferenciadas do mercado, como o “Meu RH”, foram planejadas para a realização de atividades em soluções mobile. Essa é uma inovação que facilita a gestão de férias dos colaboradores, por exemplo, permitindo a organização da equipe em função das ausências.

O gestor pode analisar a viabilidade do pedido do funcionário na mesma hora, ao identificar como estará o quadro no período em que ele gostaria de pegar férias.

Desse modo, ele evita a aprovação de dois colaboradores do mesmo setor em um mesmo mês, o que poderia gerar prejuízos para a companhia.

Enfim, para levar eficiência e inovação ao setor de RH, é essencial investir em soluções tecnológicas focadas nas necessidades da empresa.

Você quer promover avanços e deixar a sua companhia mais competitiva? Entre em contato com a nossa equipe e conheça a solução certa para você!

Comentários

  1. ola bom dia.
    belas informações sobre o que deve ser um RH na empresa mas tem um porem em tudo isso, sou um consultor de vendas em uma empresa de automóveis temos um RH varias vezes falei sobre problemas mas nada aconteceu dai
    qual a resposta.

    1. Olá Antenor, você já é nosso cliente?
      Se sim, deixe seus dados aqui e entraremos em contato. 🙂

  2. Atuo há algum tempo na área. É muito bom que se tenha inovação tecnológica para se ajustar processos. Uma coisa que observo é que não existe tecnologia capaz de consertar más contratações e nem também conseguir fazer funcionar processos ruins, sem qualificação e as vezes até impróprios que são adquiridos pelo empresário. Os processos, vários deles, tem um funcionamento inadequado e depois colocam a culpa no RH que não consegue contratar e nem treinar pessoas para operá-los. Já trabalhei com o seu sistema e fui obrigado a criar controles paralelos para chegar a diagnósticos que proporcionasse mas os resultados que.meu cliente esperava. A TOTVS forneceu um sistema customizado e ineficiente porém o maior problema que vi foi que a empresa não soube pedir o que de verdade era necessário.

    1. Olá José, tudo bem?
      A TOTVS possui uma plataforma que pode te ajudar com esses processos e uma maior assertividade nos perfis e capacitações necessárias. Dá uma olhadinha no http://www.fluig.com e conheça um pouco mais dessa nossa solução. 🙂

  3. O R H e o principal setor para a falência de uma empresa, RH nao consegue ver nos candidatos potenciais para o aumentos dos faturamento de uma empresa e sim só statos dos candidatos para agrada os superiores, pois nem sempre o canudo e o fundamento da base da empresa

    1. Olá José, tudo bem? Muito boa colocação. Para essa questão, a TOTVS possui uma solução que ajuda na identificação de perfis específicos no desempenho de determinadas funções. Para saber mais, acesse http://www.fluig.com e conheça a nossa plataforma de colaboração. 🙂

  4. Administração ou Gestão de Pessoas deixou de ser algo estático, se tornando volátil e onipresente com o advento das novas politicas administrativas e a tecnologia de informação.

    1. Olá Adriano, espero que tenhamos contribuído com a sua percepção. Continue acompanhando nossos conteúdos. 😉

  5. Gostei muito do artigo, bem oportuno.

    1. Olá Jerusa, fico feliz. Continue nos acompanhando. 🙂

  6. Bom dia!
    Gostaria de saber se o totvs possui algum módulo de recrutamento e seleção!?

    Como sou professora de Rh, gostaria de saber se temos um módulo teste para apresentar para os alunos no laboratório?

    1. Olá Paolla, tudo bem?
      Para saber mais como funciona a solução, assista esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ZzfGDKvIgmA em nosso canal no YouTube. 😉

  7. Bom dia eu Joseildo francisco dos santos. Eu sou formando do curso Superior de tecnologia em Logística, pela universidade Norte do paraná Unopar e ad. Eu gostaria de conhecer o produto de vocês um pouco na pratica saber se vocês tem um simulado de como isso funcionam na pratica, para eu ter uma ideia de como funciona e de como se comunica ente os vários departamento de uma Gestão organizacional de uma empresa de Logística. Gostaria de marcar uma entrevista, Eu sou estudante e trabalho com transportes, meu objetivo e conhecer a tecnologia de vocês, Tenho uma pergunta? Exemplo eu sou Gerente Geral de uma transportadora. Quero saber quantas carretas saíram hoje com destino a Recife, sem ter que perguntar a pessoas do setor de distribuição, o sistema me dar essa informação se eu estiver no Japão?

    1. Olá Joseildo, tudo bem? Hoje temos um canal exclusivo que apresenta todas as modalidades de cursos e treinamentos que temos disponíveis. Lá, você poderá verificar se as soluções disponíveis atendem a sua necessidade para conhecer mais sobre o que a TOTVS pode oferecer. Basta acessar esse link https://store.totvs.com/

  8. Show de Bola!!! Achei muito completo e educativo, continuem.

    1. Olá Dominic, que bom que gostou!
      Continue acompanhando nosso blog para se manter por dentro das novidades e tendências de RH. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *