rh-digital

RH Digital: Principais elementos e vantagens

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 16 abril, 2020

O RH Digital é o resultado do processo de transformações tecnológicas que estamos passando. O mercado está se tornando mais competitivo, portanto é preciso investir em ferramentas que façam com que sua empresa se destaque. Além disso, o setor de recursos humanos é peça fundamental no desenvolvimento do negócio.

Elementos do RH Digital

Há tempos o setor de recursos humanos de uma empresa deixou de ser apenas burocrático, encarregado de cuidar de contratações, manutenção e demissões. Além de processos como pagamento de funcionários, o RH é responsável também pela gestão de pessoas e por garantir a manutenção da cultura organizacional.

A digitalização do RH facilita tarefas estratégicas, na medida em que usa recursos da Inteligência Artificial para compreender melhor as pessoas. Com tecnologias como essas, é possível avaliar como podem contribuir para que a empresa alcance os seus objetivos. Veja a seguir os principais elementos do RH Digital:

Processo seletivo

A tecnologia permite que os processos de seleção de novos colaboradores sejam mais rápidos e eficientes. As entrevistas podem, inclusive, ser feitas on-line ou com o uso de games corporativos. Além disso, os dados dos candidatos podem ser analisados por meio do People Analytics.

Essa ferramenta processa um grande volume de dados para que a empresa tenha uma visão mais precisa do perfil das pessoas. Dessa forma, fica mais fácil identificar qual é o profissional mais adequado para uma função, por exemplo. Essa solução consegue analisar o desempenho do capital humano, facilitando a promoção de colaboradores.

Nova call to action

Armazenamento em nuvem

A utilização da tecnologia de nuvem para armazenar dados da empresa tem sido uma alternativa segura e eficiente. Isso porque somente pessoas autorizadas podem acessar essas informações, que são altamente protegidas contra invasores. Isso diminui as chances de ataques virtuais contra a organização.

Também é uma maneira de promover uma redução de custos, já que dispensa a utilização de servidores físicos que exigem mais manutenção. Dessa forma, a companhia obtém mais vantagens, desembolsando menos recursos.

Ponto eletrônico

O controle de ponto agora pode ser feito de maneira muito mais eficaz e simples. Com o ponto eletrônico é possível ter acesso ao espelho do movimento diário do colaborador, além de gerir a marcação de ponto. Permite também a integração direta com a folha de pagamento, fazendo a gestão integrada de RH.

A solução dá a possibilidade ao setor de fazer a escala e o controle de horários dos colaboradores, incluindo os que trabalham de forma remota. Da mesma forma, o banco de horas dos profissionais também é contabilizado automaticamente.

Medicina e segurança do trabalho

Parte essencial da administração de recursos humanos é a medicina e segurança do trabalho. Com a digitalização do setor é possível fazer o gerenciamento dos cadastros essenciais para saúde, segurança e a administração das exigências do eSocial.

O agendamento de exames é feito de forma automática, além de o setor ter acesso ao prontuário médico do colaborador. Sistemas de gestão de RH também oferecem relatórios de indicadores gerenciais para o uso estratégico do setor.

New call-to-action

Soluções mobile

Outra tendência da digitalização do RH é a utilização de soluções para dispositivos móveis. Em alguns casos, elas são operacionais, como os aplicativos que substituem o antigo relógio de ponto por um controle de presença por geolocalização.

Os dados como horário de entrada e saída, inclusive de equipes remotas, são enviados diretamente ao sistema, sem que um funcionário precise registrá-los. Além disso, as empresas estão adotando soluções mobile no momento da seleção de profissionais. Os candidatos conseguem participar do processo mesmo à distância, o que facilita a captação de pessoas de outras cidades ou regiões.

Business Intelligence

O Business Intelligence coleta, organiza e analisa os dados da empresa com a finalidade de obter informações essenciais para seu crescimento. Assim é possível identificar padrões e tendências, além de verificar comportamentos.

Aplicado ao planejamento estratégico de RH, o Business pode desenvolver o capital humano da organização e aumentar a produtividade. Também oferece a possibilidade de fazer ajustes nas estratégias para colocar a empresa no caminho certo a fim de alcançar seus objetivos.

TOTVS RH

A medida que essas tecnologias ganham maturidade, as possibilidades de aplicações aos diferentes setores de uma empresa também aumentam. A TOTVS oferece soluções que automatizam o setor de recursos humanos, proporcionando mais produtividade.

Com ele é possível que o RH foque mais no capital humano do que em processos burocráticos. Assim, o setor se torna mais estratégico, digital, seguro e eficiente. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o que nossas soluções podem proporcionar para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *