Cobrança digital: o que é, benefícios e como fazer

Equipe TOTVS | 29 março, 2023

Neste mundo de transformação tecnológica, a cobrança digital se tornou um método empresarial necessário e eficiente. Afinal, ela automatiza muitas tarefas diárias relacionadas ao controle financeiro da organização.

Por isso, vem sendo amplamente adotada por empresas que querem agilizar seus processos de cobrança e eliminar o trabalho manual.

De acordo com dados da McKinsey & Company, os clientes digital-first contatados digitalmente são melhores pagadores do que aqueles abordados por meios de canais tradicionais.

De fato, essa abordagem pode oferecer inúmeras vantagens, tais como maior precisão, pagamentos mais rápidos e redução dos custos gerais.

Diante deste cenário, muitos gestores passam a se perguntar: como fazer cobrança digital? Qual o melhor sistema de cobrança?

Neste blogpost, vamos explorar a cobrança digital, seus benefícios e como você pode implementá-lo em suas operações comerciais.

O que é cobrança digital?

A cobrança digital é o processo no qual uma empresa envia ou apresenta uma conta ou fatura a seus clientes por canais eletrônicos para o pagamento de bens e serviços fornecidos ao invés de enviar o documento de débito por meio dos Correios.

Em geral, isso é feito por meio de uma plataforma de cobrança digital, que permite a organização de pagamentos e dívidas de cada consumidor, e o controle do faturamento.

Este sistema conta com o auxílio de diversos canais por onde as cobranças ocorrem, tais como SMS, e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens que permitem pagamentos online e chatbots de aplicativos.

Em outras palavras, este modelo de cobrança é uma forma de automatizar a maioria das tarefas administrativas associadas às faturas e pagamentos, reduzindo assim os custos e aumentando o controle.

Vamos conhecer melhor os benefícios da automação de cobrança?

Nova call to action

Quais benefícios a cobrança digital oferece?

A cobrança digital apresenta diversos benefícios para as empresas, desde a economia de custos até a melhoria da experiência do cliente. Confira:

Economia de custos

Você já pensou em utilizar uma plataforma de cobrança digital? Este modelo de cobrança permite que as empresas economizem em custos de impressão, envio de correspondência, tempo e mão de obra necessários para processar e gerenciar pagamentos. 

Além disso, com esse sistema, é possível automatizar diversas atividades deste processo,  reduzindo a necessidade de intervenção humana e o risco de erros, e aumentando a eficiência.

Um banco poderia, por exemplo, aprimorar o aplicativo de mobile banking para migrar seus clientes para o autoatendimento digital e, como consequência, otimizar sua jornada de cobrança. 

Além da possibilidade de alcançar maior engajamento, isso promove a redução de custos.

Produtividade do setor financeiro

Com a cobrança realizada por meios digitais, o setor financeiro pode trabalhar de forma mais ágil e eficiente, uma vez que a cobrança e a reconciliação de pagamentos podem ser automatizadas. 

A maior produtividade significa que os funcionários deste setor podem se concentrar em tarefas mais estratégicas e importantes, como análise de dados e planejamento financeiro.

Diminuição da inadimplência e de atrasos

Você sabia que, conforme dados de 2022, o Brasil ultrapassou a marca de 252 milhões de dívidas ativas e 70 milhões de inadimplentes?

A cobrança via canais digitais torna o processo de pagamento mais fácil e acessível, o que pode ajudar a reduzir a inadimplência e atrasos. Com a automação de lembretes de pagamento e a facilidade de pagamento online, os clientes são incentivados a realizar seus pagamentos em dia.

Na pesquisa da McKinsey, concluíram que 65% dos contatos iniciados pela empresa credora são por canais tradicionais (telefone, correio por voz e cartas), apesar das baixas taxas de resposta.

Porém, é possível alcançar taxas de pagamento de 89 a 92% utilizando os canais digitais online, como mobile banking e celular.

Pagamentos mais ágeis

A cobrança feita por meios digitais permite que os clientes possam realizar seus pagamentos de forma rápida e segura, sem precisar se deslocar fisicamente até um local específico. 

Eles têm à disposição diversas opções de pagamento, como cartão de crédito, transferência bancária, PIX e boleto eletrônico.

Melhor gestão do fluxo de caixa

Com a automação de cobrança, as empresas podem ter uma visão mais clara e atualizada do fluxo de caixa, uma vez que os pagamentos são processados de forma mais rápida e eficiente. 

É comum utilizar uma plataforma de cobrança digital para realizar esta tarefa e, em geral, o sistema armazena dados e informações financeiras de forma centralizada.

Como consequência, o gestor consegue prever o caixa e tomar decisões mais informadas em relação aos investimentos e despesas. 

Transações mais seguras

A cobrança digital oferece uma maior segurança para as transações financeiras, uma vez que os pagamentos são realizados por meio de plataformas online seguras e com protocolos de segurança robustos. 

Isso reduz a possibilidade de fraudes e riscos de segurança, além de tornar mais difícil para terceiros o acesso a dados sensíveis.

Experiência do cliente otimizada

Com a cobrança digital, os clientes têm uma experiência mais conveniente e personalizada, uma vez que recebem faturas e lembretes de pagamento rápida e facilmente por e-mail ou SMS.

Com isso, eles podem realizar seus pagamentos de qualquer lugar e a qualquer momento, o que aumenta a satisfação do cliente e a fidelização à marca.

Para a empresa, essa experiência otimizada é muito positiva porque reduz o risco de pagamentos perdidos pelos clientes e incentiva uma cultura de relacionamento baseada na confiança entre as partes.

Em geral, adotar a automação de cobrança proporciona às empresas diversos benefícios, como economia de custos, diminuição de inadimplências, melhor gerenciamento do fluxo de caixa e transações mais seguras. 

Todos esses fatores combinados fazem da cobrança digital uma escolha inteligente e prática para as empresas que buscam agilizar seu processo de faturamento.

Diante disso, vamos aprender como fazer cobrança digital?

Como fazer cobrança digital em seu negócio?

Qual o melhor sistema de cobrança? Como fazer uma cobrança por celular? Essas perguntas são muito comuns para quem deseja saber como fazer cobrança digital em um negócio.

A seguir, separamos algumas dicas valiosas. Confira!

Foque no planejamento e na análise de dados

Antes de automatizar a cobrança e adotar os canais digitais, é necessário planejar e analisar os dados disponíveis. Comece pelo planejamento, o que inclui definir objetivos, estabelecer metas, analisar a jornada do cliente e os processos internos de cobrança.

Para planejar e definir as estratégias certas, o gestor deve realizar uma boa análise de dados. Se você ainda faz cobranças por telefonema, precisará alinhar os novos procedimentos.

Conheça o perfil do seu consumidor

O perfil dos consumidores deve ser conhecido para que a empresa saiba quais canais são mais eficazes no processo de cobrança. 

Não adianta, por exemplo, implementar um aplicativo de mensagem como canal se seu público-alvo sequer utiliza smartphones.

Entender as preferências de pagamento, as necessidades e os desafios é primordial, além de estabelecer uma comunicação eficaz para incentivar o pagamento.

E, claro, mantenha sua base de contatos atualizada em seu CRM.

Estabeleça uma régua de cobrança

Uma régua de cobrança é uma sequência de ações que devem ser tomadas para incentivar o pagamento do cliente. 

É importante estabelecer essa régua de forma clara e eficiente, incluir lembretes de pagamento personalizados e manter uma comunicação transparente com o cliente.

Se o setor financeiro já tiver uma régua definida, analise se será preciso modificar algo conforme sua estratégia.

Defina quais canais de cobrança serão usados

A definição dos canais de cobrança devem considerar as preferências do cliente e a eficiência do processo. Por eles, a organização envia lembretes de pagamento e notificações de cobrança por e-mail ou SMS, por exemplo. 

Para tornar a comunicação com os clientes mais efetiva, muitas empresas optam por utilizar uma plataforma omnichannel.

Seja como for, é preciso conhecer os canais de cobrança para implementar na empresa. Como fazer uma cobrança por celular? Há algumas opções a seguir que permitem isso. Veja:

  • E-mail: canal mais utilizado para cobranças recorrentes, como serviços de telecomunicação.
  • Chatbots: ferramenta de atendimento automatizado que contribui para aumentar a capacidade de atendimento da empresa e traz maior satisfação para os clientes.   
  • Aplicativos de mensagem: WhatsApp e Telegram são canais que permitem um contato próximo com os clientes, além de serem instantâneos e utilizados amplamente no Brasil. 
  • SMS: canal rápido, direto e de grande alcance que pode ser utilizado pelas empresas para cobrar seus clientes. É possível, por exemplo, enviar código de barras de boletos, segunda via e lembretes do compromisso financeiro.
  • Voicebot: o atendimento automático feito pelo telefone tem o mesmo efeito de automatizar o processo de cobrança sem perder o contato humanizado e interativo com o cliente. Ele pode ser utilizado para prevenir inadimplência e enviar lembretes de datas de pagamento, além de enviar a segunda via das faturas.

Automatize os processos

A automação de cobrança é o processo que torna a cobrança por meios digitais eficiente e ágil. Isso inclui automatizar o envio de lembretes de pagamento, a conciliação de pagamentos e a integração com sistemas de gestão financeira. 

E como fazer isso? Com uma plataforma de cobrança digital que organiza e controla recebimentos, envios e clientes.

E qual o melhor sistema de cobrança? Há alguns pontos que devem ser analisados na escolha, tais como:

  • Relatórios de ganhos mensais;
  • Gestão de boletos e de cobranças digitais em atraso;
  • Acompanhamento das faturas e contas mensais geradas;
  • Configuração de notificações conforme a régua de cobrança; etc.

O impacto das transformações digitais no dia a dia das empresas

As transformações digitais têm impactado profundamente as empresas, inclusive no que se refere às formas de realizar cobranças. 

Uma grande vantagem que a revolução tecnológica trouxe foi ampliar o leque de opções de ferramentas empresariais para otimizar os processos internos corporativos.

Com um contrato digital, por exemplo, ela consegue formalizar contratações com fornecedores e clientes de forma rápida, pois há uso de assinatura eletrônica.

Caso haja atraso no pagamento deste compromisso financeiro, basta seguir a régua de cobrança definida pelo gestor.

Com a utilização de ferramentas, é possível automatizar este processo de cobrança, como a emissão de boletos e a realização de cobranças recorrentes. 

Para as empresas, essa prática traz resultados muito positivos, como a redução de custos e o aumento da eficiência das operações financeiras.

Em resumo, a cobrança realizada por meios eletrônicos é fruto da transformação digital e tem facilitado e transformado significativamente o dia a dia das empresas, proporcionando mais eficiência, controle e sustentabilidade

Mas, de forma ampla, a adoção de ferramentas nos processos internos é fundamental para as empresas que desejam se manter competitivas e atender às demandas de um mercado cada vez mais conectado e tecnológico.

É o caso do TOTVS Assinatura Eletrônica!

TOTVS Assinatura Eletrônica

TOTVS Assinatura Eletrônica é uma solução digital que permite que as empresas assinem documentos eletronicamente de forma segura e intuitiva. 

Com sua plataforma de gestão, os usuários podem gerenciar o fluxo de trabalho de seus contratos empresariais e demais documentos, com acompanhamento em tempo real de todas as atividades relacionadas à assinatura .

Graças ao uso da assinatura eletrônica da TOTVS, as empresas podem reduzir custos e aumentar sua eficiência operacional, já que não precisam mais imprimir documentos para assinar. 

Vale destacar, ainda, que a plataforma oferece armazenamento seguro no ambiente TOTVS Cloud e conta com um alto padrão de criptografia (SHA 256) para garantir a segurança nas assinaturas. 

Conheça e teste gratuitamente por 30 dias o TOTVS Assinatura Eletrônica!

Conclusão

A cobrança digital vem transformando profundamente a maneira como as empresas administram suas finanças.

Ao facilitar a cobrança, rastrear, e gerenciar pagamentos, trouxe maior eficiência e agilidade às organizações, mas não só isso. A prática trouxe outros benefícios, como a redução do uso de papel, maior controle sobre o fluxo de caixa, e maior eficiência operacional.

Para empresas que querem permanecer competitivas no atual cenário de transformação tecnológica, a adoção de uma plataforma de cobrança digital é essencial, assim como outras soluções.

A TOTVS é uma empresa com diversas ferramentas que auxiliam sua empresa a transitar suavemente para o mundo digital. Você sabe o que é e como funciona um sistema de gestão de assinaturas digitais?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.