Biblioteca

Leia em 10 minutos

Business Intelligence: nova fonte de receita para prestadores de serviços

12/08/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou 30 profissionais
compartilhe:

Todas as empresas reúnem um conjunto significativo de informações próprias, públicas e do mercado, que compõem um ativo estratégico para os negócios, porém, muitas vezes disperso e não devidamente aproveitado. Relatório do Gartner Group demonstra que menos de 10% das organizações são capazes de transformar esse ativo em valor real.

Existe, portanto, uma grande oportunidade para prestadores de serviços, como consultorias, agências de comunicação, escritórios de advocacia e de contabilidade, preencherem uma parte dessa lacuna, reunindo, analisando e entregando aos seus clientes dados pertinentes ao seu segmento de atuação. Organizado e sistematizado, esse “pacote de informações” é a base para a criação de um novo produto, que pode proporcionar ao prestador de serviços um diferencial competitivo no mercado, auxiliando-o nas tarefas de conquista e retenção de clientes. O “pacote de informações” também pode ser monetizado, transformando-se em uma nova fonte de receitas.

Business Intelligence (BI) e Big Data são as ferramentas capazes de auxiliar o prestador de serviços nessa empreitada. O BI é uma solução que consolida os principais indicadores de uma empresa com base em dados obtidos no sistema de gestão integrado ERP e fornece visões precisas e analíticas, que apoiam a tomada de decisão. O Big Data busca estabelecer novas correlações entre os dados, utilizando as análises preditivas como base.

“A TOTVS, por meio da plataforma Powered By GoodData, fornece uma solução capaz de apoiar o prestador de serviços em seu projeto de criar produtos com base em inteligência de negócios de forma acessível”, diz o analista TOTVS, Fernando Uzum.

A GoodData, sediada em São Francisco (EUA), desenvolveu uma plataforma de análise inovadora em vários sentidos. É a única 100% em nuvem, o que dispensa a construção de uma infraestrutura própria, reduzindo custos e permitindo uma instalação 10 vezes mais rápida do que as soluções tradicionais on premise disponíveis hoje no mercado. É expansível, podendo ser adaptada a qualquer escopo de negócio. E permite o acesso remoto aos dados, em tempo real.

É também uma plataforma white label, o que significa dizer que as empresas podem criar painéis e dashboards com sua própria marca, trazendo relatórios e análises relevantes para as operações dos usuários finais. Outra vantagem do sistema, destaca Uzum, é sua fácil usabilidade. “Os próprios usuários são capazes de obter relatórios avançados em minutos, sem a necessidade de programação”, diz.

Para as informações corporativas se tornarem de fato um ativo valioso, é preciso investimento em tecnologia de inteligência de negócios. A boa notícia é que esse investimento apresenta um significativo retorno financeiro. Segundo levantamento realizado pela GoodData, com os mais de 170 mil usuários de sua plataforma no mundo, cada dólar aplicado é capaz de proporcionar um retorno de US$ 13,01.

Call to action para baixar o e-book de gestão de contratos da TOTVS

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou

Sim Não

Produtos relacionados