Entenda o que são missão, visão e valores e como defini-los

Equipe TOTVS | 27 fevereiro, 2024

A base de uma empresa é o que faz ela ser, de fato, o que ela é. Missão, visão e valores são os três elementos para consolidar isso da melhor forma possível.

Você provavelmente não sabe qual é a missão da Google, mas se alguém disser que é a “organizar as informações do mundo todo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”, há boas chances de você acreditar, certo?

Afinal de contas, ela mostra isso cotidianamente. É por isso que esses três elementos servem como grandes guias de um negócio e devem ser definidos desde o começo.

Então, vamos entender melhor sobre isso e como aplicar isso para sua realidade?

Boa leitura!

O que são missão, visão e valores?

Missão, visão e valores são os pilares fundamentais que definem a identidade, os objetivos e a cultura de uma organização. 

Eles orientam as estratégias, as decisões e as ações, ajudando a construir uma base sólida para o sucesso a longo prazo. 

Esses conceitos são cruciais para que líderes e o RH alinhem suas práticas de gestão com o propósito central da empresa.

Como são três elementos, então, fica a dúvida: o que cada um significa?

Missão

A missão de uma empresa é sua razão de ser. Ela define o propósito fundamental da organização, respondendo a perguntas como: “Por que existimos?” e “Qual é o nosso objetivo principal?”. 

A missão foca no presente e orienta as atividades diárias, estabelecendo o que a empresa se compromete a fazer para atender às necessidades de seus clientes, colaboradores e da sociedade. 

Ao definir a missão, a empresa estabelece sua direção e cria um senso de propósito compartilhado entre todos os níveis da organização.

Exemplo de missão: “Prover soluções tecnológicas inovadoras para facilitar e otimizar a gestão de negócios de pequenas e médias empresas, promovendo seu crescimento sustentável e competitividade no mercado.”

Visão

A visão de uma empresa é a representação do futuro que ela deseja criar ou alcançar. Ela funciona como um farol, guiando a organização em direção ao seu estado ideal, e responde à pergunta: “Onde queremos estar em um determinado período?”. 

É um pilar aspiracional: motiva e inspira os colaboradores a se engajarem em um esforço coletivo para realizar objetivos de longo prazo. 

Ela deve ser clara, desafiadora e inspiradora, possibilitando que todos na empresa saibam para onde estão caminhando e o que esperam alcançar.

Uma visão pode ser: “Ser reconhecida globalmente até 2030 como líder no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para o segmento de PMEs, transformando o cenário de gestão empresarial com produtos acessíveis e de alta qualidade.”

Valores

Os valores, então, representam os princípios e as crenças fundamentais que orientam o comportamento e as decisões dentro da organização. 

Eles definem como a empresa e seus colaboradores devem agir no dia a dia. São, basicamente, os padrões éticos e morais. 

Os valores são a essência da cultura corporativa e servem como uma bússola moral, ajudando a empresa a manter a integridade e a coesão, mesmo diante de desafios e mudanças. 

Quando bem definidos, promovem um ambiente de trabalho positivo, reforçam a identidade corporativa e atraem talentos alinhados com a filosofia da empresa.

No caso de valores, eles costumam ser pelo menos três, como nesse caso:

  • Inovação – buscar constantemente soluções criativas e eficazes que superem as expectativas dos nossos clientes.
  • Integridade – agir com honestidade e transparência em todas as nossas ações e relações.
  • Comprometimento – estar comprometido com o sucesso dos nossos clientes, colaboradores e parceiros.

Qual a importância de ter esses conceitos bem definidos na organização?

Ter a missão, visão e valores bem definidos é fundamental para qualquer organização, pois esses conceitos servem como a bússola que guia as decisões, estratégias e comportamentos dentro de uma empresa.

Eles são essenciais para estabelecer uma identidade corporativa sólida, diferenciar a empresa no mercado e inspirar colaboradores a trabalhar em prol de objetivos comuns.

Juntos, eles formam o alicerce sobre o qual a cultura organizacional é construída.

A missão orienta as atividades diárias, garantindo que a empresa permaneça fiel ao seu propósito. 

A visão motiva e guia a equipe em direção ao futuro desejado.

Os valores asseguram que todas as ações e decisões estejam alinhadas com os princípios éticos da organização.

Empresas que possuem esses conceitos bem definidos e entrelaçados conseguem uma maior coesão interna, uma identidade de marca mais forte e um posicionamento estratégico mais claro no mercado. 

Isso não apenas facilita a tomada de decisão em todos os níveis da organização mas também promove uma maior lealdade entre os colaboradores e uma melhor percepção por parte dos clientes.

Como definir missão, visão e valores de uma empresa?

Definir a missão, visão e valores de uma empresa requer reflexão profunda sobre “a essência da organização” — o que, entre muitas coisas, vai envolver seus objetivos de longo prazo e os princípios éticos que orientam suas ações. 

Para responder melhor essa pergunta, vamos criar uma empresa fictícia chamada “EcoTech Soluções Sustentáveis”, uma startup que desenvolve tecnologias para promover a sustentabilidade ambiental.

A partir disso, aqui estão algumas diretrizes para definir cada um desses elementos cruciais:

Como definir a missão?

Para definir a missão de uma empresa, comece perguntando aquilo que falamos lá no começo: “Por que nossa empresa existe?” e “Qual problema estamos resolvendo para nossos clientes?”. 

Para chegar a uma resposta concisa e impactante, considere os seguintes passos:

  • Identifique as necessidades do seu público-alvo que sua empresa atende;
  • Pense no que diferencia sua empresa da concorrência;
  • Seja específico sobre como sua empresa atua e o valor que ela oferece;
  • Formule uma declaração de missão clara, concisa e inspiradora que resuma o propósito da sua empresa.

No nosso exemplo, a EcoTech refletiu sobre seu propósito central, que é inovar para a sustentabilidade. 

A empresa se perguntou como suas soluções impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade. Sua conclusão foi: facilitar o acesso a tecnologias sustentáveis é onde ela pode fazer a diferença.

Então, a missão, resumida em uma frase, é “inovar no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que contribuam para a preservação do meio ambiente, facilitando o acesso de empresas e consumidores a soluções verdes.”

Como definir a visão?

Aqui, é o momento de olhar para o futuro e imaginar onde a empresa deseja estar em um determinado período. Como deve ser ambiciosa, é importante levar em conta essas práticas:

  • Considere onde você quer que sua empresa esteja em 5, 10 ou 20 anos;
  • Pense grande e estabeleça metas desafiadoras, mas alcançáveis.
  • Garanta que a visão esteja alinhada com a missão e os valores da empresa.
  • Redija uma declaração de visão que seja motivadora e capaz de guiar o crescimento e a inovação.

Para a EcoTech, sua visão é “ser líder global em inovação para sustentabilidade até 2030, transformando o setor de tecnologias verdes e promovendo um futuro mais sustentável para as próximas gerações.”

Nesse processo, a empresa analisou tendências do mercado de tecnologias sustentáveis e identificou onde queria posicionar-se como inovadora e líder. 

Como definir os valores?

Os valores devem refletir as crenças centrais e os comportamentos esperados dentro da organização, certo? Então, considere o seguinte:

  • Identifique as crenças e os princípios que são importantes para a liderança e os colaboradores da empresa;
  • Pense em comportamentos que exemplificam esses princípios no dia a dia da empresa.
  • Selecione valores que sejam autênticos e possam ser consistentemente aplicados em todas as áreas da empresa;
  • Formule declarações de valores claras que possam ser facilmente compreendidas e adotadas por toda a equipe.

Aqui, a EcoTech realizou workshops com a participação de todos os colaboradores, discutindo quais princípios são fundamentais para a cultura da empresa. 

Os valores foram escolhidos para refletir não apenas o compromisso com a inovação e sustentabilidade, mas também a importância da ética nos negócios e do trabalho em equipe.

Logo, a definição foi essa:

  • Inovação, para liderar no desenvolvimento de soluções sustentáveis; 
  • Sustentabilidade, como princípio guia em todas as nossas ações; 
  • Integridade, mantendo transparência e ética nos negócios; 
  • Colaboração, acreditando na força da parceria para alcançar um impacto maior.

Exemplos de visão, missão e valores para se inspirar

Depois do nosso exemplo fictício, está na hora de conhecer alguns que são reais.

Abaixo, apresentamos como algumas das maiores empresas globais articulam esses elementos fundamentais, o que constrói suas identidades corporativas e orienta suas trajetórias de sucesso.

Apple

Não é novidade que a experiência do usuário é um dos grandes diferenciais da Apple. E a razão disso é porque faz parte da sua missão. 

A empresa busca trazer as melhores experiências de usuário através de seus inovadores produtos de hardware, software e serviços.

Sua visão, portanto, é visível: ser a empresa líder em inovação no mundo da tecnologia, contribuindo para a vida das pessoas de maneiras nunca antes imaginadas.

Nas palavras da própria empresa: “na Apple, os valores que compartilhamos inspiram tudo o que fazemos. Eles também inspiram nosso compromisso de deixar o mundo melhor do que encontramos.” 

Algumas das palavras-chaves relacionadas com seus valores são inovação, acessibilidade, educação, meio ambiente e privacidade,

Coca-Cola

A Coca-Cola utiliza sua missão de inspirar otimismo para orientar suas campanhas publicitárias e iniciativas comunitárias — o que reflete sua visão e valores ao promover a união e a alegria entre as pessoas.

Mais especificamente, sua missão pode ser resumida em: “satisfazer com excelência a nossos consumidores de bebidas.”

No aspecto visão, a empresa tem como propósito “ser líder total de bebidas, gerando valor econômico, social e ambiental sustentável, gerenciando modelos de negócio inovadores e ganhadores, com os melhores colaboradores do mundo”.

Para isso, cultiva valores como liderança, colaboração, integridade, responsabilidade e qualidade.

Nike

A Nike é uma empresa esportiva que tem como missão trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo.

Inclusive, a própria empresa faz um adendo importante que incorpora bem à marca: “se você tem um corpo, você é um atleta.” Principalmente considerando seu logo Just Do It.

Isso tem total relação com seu foco em desenvolver produtos que maximizam o desempenho atlético e, ao mesmo tempo,  campanhas que celebram o esporte como uma ferramenta poderosa para o empoderamento individual e coletivo.

Sua visão, associada a tudo isso, é  “seguir sendo a líder mundial em produtos esportivos autênticos, trazendo inovação sustentável para todas as etapas da cadeia de suprimentos”. 

Enquanto isso, seus valores incluem o desempenho, a autenticidade, a inovação e a sustentabilidade.

Adidas

Concorrente direta, a Adidas também é uma marca que tem sua missão bem definida, embora bem diferente: ser a melhor marca de esportes do mundo. Ela afirma que assim como os atletas não se contentam com a média, a empresa também não. 

Por isso, sua visão tem forte relação com liderar na indústria do esporte com marcas construídas sobre uma paixão pelo esporte e um estilo de vida esportivo.

Nas palavras da própria empresa: “Todos os dias trabalhamos para criar e vender os melhores produtos esportivos do mundo e para oferecer o melhor serviço e experiência ao consumidor – e para fazer tudo isso de forma sustentável.”

Quanto aos valores, a empresa também deixa claro que “somos os melhores quando somos líderes credíveis, inclusivos e sustentáveis ​​em nosso setor.”

Microsoft

“A Microsoft é uma empresa cuja missão inspira e que convida todos os colaboradores a fazerem parte de uma equipa dinâmica, onde podem desenvolver todo o seu potencial pessoal e profissional”.

Com base nessa premissa, a empresa se sustenta fortemente na visão de tecnologia para criar plataformas e recursos capazes de ajudar a causar um impacto positivo duradouro.

Outro forte aspecto é a sua máxima “realize your potencial”.  Para a marca, isso exemplifica o compromisso em dar a oportunidade a todas as pessoas e empresas, em todo o mundo, de concretizarem o seu potencial.

Os seus valores principais são integridade, abertura, desafios, atitude crítica, responsabilidade e paixão por tecnologia.

Sistemas para RH da TOTVS

Missão, visão e valores são três palavras indissociáveis e fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Mas para que uma empresa consiga fortalecer seus pilares, ela precisa de inteligência.

Os sistemas para RH da TOTVS oferecem isso de uma maneira totalmente diferenciada. São soluções inovadoras para o seu RH desenvolver e reter talentos unindo digitalização e humanização.

Desde a folha de pagamento e segurança do trabalho até people analytics, há muito o que ganhar com esse software.

Muito além do básico, nosso sistema se alinha com o futuro do seu negócio e pensa na evolução, protagonismo e autonomia do colaborador.

Está na hora de conhecer o futuro da sua gestão. Descubra o Sistema para RH da TOTVS!

Conclusão

As empresas usam esses pilares não apenas como uma declaração de princípios, mas como uma força motriz por trás de suas estratégias de negócios — principalmente quando priorizam  inovação e cultura corporativa.

É a partir das respostas feitas para as perguntas exigidas por cada um desses termos que se torna possível traçar uma identidade das empresas, orientar suas ações e garantir a fidelidade tanto de clientes quanto de colaboradores.

Saber como definir missão, visão e valores de uma empresa faz a diferença. 

Negócios como Apple, Coca-Cola, Nike, Adidas e Microsoft mostram isso diariamente. 

E para continuar aprendendo como se tornar uma empresa de sucesso e dominar conceitos de gestão e pessoas, leia também sobre reskilling!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.