O que é auditoria contábil? Guia completo sobre esse processo

Equipe TOTVS | 19 abril, 2023

Pode não parecer à primeira vista, mas todas as empresas devem realizar uma auditoria contábil. Esse processo é essencial na prevenção de fraudes e irregularidades fiscais.

E se tem algo que os líderes de negócio devem evitar, é ter problemas com o Fisco.

Além disso, a auditoria é um procedimento importante para conhecer profundamente a situação financeira do seu negócio, identificando problemas e oportunidades de melhoria.

E você, já sabe tudo sobre esse processo? Preparamos um guia completo sobre o assunto. Continue a leitura para aprender mais!

O que é auditoria contábil?

Auditoria contábil é um exame aprofundado de todas as movimentações financeiras, registros e documentos fiscais de uma organização. Também envolve a realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, relacionadas ao controle do patrimônio da entidade.

Com isso, é possível monitorar a realidade do negócio, cruzando as informações de caixa com as declarações, em busca de eventuais erros e falhas que devem ser corrigidas.

Essa é a definição de auditoria contábil.

Na prática, ela pode ser conduzida tanto interna quanto externamente — neste caso, normalmente por uma consultoria especializada.

Nas empresas que realizam essa atividade internamente, o profissional responsável deve atuar com máxima liberdade e autonomia, sem que nenhuma influência seja exercida sobre sua função.

afastamentos-previdenciarios

Qual é o objetivo da auditoria contábil?

O objetivo da auditoria contábil é verificar se todas as informações estão corretas. Ou seja, ela cruza os dados de declarações com os lançados no sistemas financeiros, de modo a identificar eventuais erros ou mesmo fraudes.

Tal processo compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, como indicado anteriormente.

É um processo amplo, que foca não somente em examinar dados financeiros, contábeis e tributários, mas também em compreender os processos administrativos, de modo a consultar as premissas técnicas e éticas seguidas.

Entre os documentos e dados analisados, podemos mencionar:

Assim, é possível comparar os resultados com a situação econômica, patrimonial e financeira da organização.

Desse modo, os líderes podem tomar decisões acertadas em várias áreas do negócio, como reduzir a ineficiência, negligência e improbidade.

Como funciona a auditoria contábil?

A auditoria segue um padrão definido nas Normas Brasileiras de Contabilidade, elaborado pelo CFC. São, ao todo, seis etapas de análise:

  • Pesquisa ambiental: análise das operações, coletando dados sobre a operações e compilando documentos como Balanço Patrimonial, DREs, fluxo de caixa  e outros documentos essenciais que se julgar necessário.
  • Controle interno: mergulho nas operações contábeis diárias da empresa, de modo a entender como o controle interno é realizado e quais ferramentas são aplicadas.
  • Planejamento e auditoria: ao ter as informações em mãos, o auditor deve planejar as estratégias para auditar a empresa, considerando suas características.
  • Teste de controle: uma análise que determina se as empresas estão dentro do compliance que envolve a parte financeira e fiscal de um negócio. Os testes visam entender se os valores foram registrados corretamente, dentro do regime de competência obedecido pela empresa e se estão conforme a natureza do negócio.
  • Teste substantivo: uma análise que visa desenvolver e testar os processos que vão conferir maior exatidão aos dados coletados.
  • Parecer do auditor: o diagnóstico sobre tudo que foi entendido ao longo da auditoria, expondo os resultados para a liderança da empresa.

Quais são os tipos de auditoria contábil?

Como mencionamos, essa auditoria não se resume a um tipo. Na verdade, ela pode ser tanto interna, conduzida por funcionários da empresa, quanto externa, realizada por consultores especializados.

Uma organização precisa necessariamente escolher entre uma e outra? Claro que não, visto que é possível realizar ambas.

A diferença entre os tipos é bem fácil de compreender, veja só:

  • Auditoria interna: realizada por profissionais da empresa, que focam em verificar se o setor contábil está cumprindo com as políticas e diretrizes internas e externas, como as leis impostos.
  • Auditoria externa: realizada por uma empresa contratada, é responsável por analisar todos os dados e documentos e relacioná-los ao seu patrimônio.

Qual é o momento certo de realizar uma auditoria contábil nas empresas?

Não existe um momento certo para a realização da auditoria na contabilidade. Portanto, entender quando realizá-la ou contratá-la vai depender das necessidades do negócio.

Em geral, alguns sintomas que levam à auditoria podem ser:

  • há desconfiança sobre fraudes e desvios;
  • há problemas com falhas nos registros e demonstrações;
  • os líderes de negócio querem conhecer a real situação financeira e patrimonial da organização;
  • quando a empresa vai ser vendida, ganhar investimentos de terceiros ou vai passar pelo processo de fusão.

Ou seja, sempre que a organização passar por uma situação que exija um olhar mais atento à sua realidade econômica, bem como quando há certa desconfiança sobre eventuais problemas.

A importância da ética na auditoria contábil

A ética é um dos pilares da atuação do auditor — e, na verdade, de todo profissional deste setor. Entre os princípios de auditoria contábil, esse é o principal.

A conduta ética dita que o auditor seja um profissional que inspire confiança, com atuação íntegra, confidencial e discreta.

Assim, ele deve se reportar com veracidade, respeitando a exatidão dos dados e se atendo aos fatos contábeis.

Ao longo do processo de auditoria, os profissionais envolvidos não devem ser influenciados por elogios ou por superiores, nem aceitar presentes e, claro, subornos.

Por fim, vale ressaltar que o processo deve ser conduzido com imparcialidade.

Quais os benefícios de se fazer uma auditoria na contabilidade?

Agora, vale mesmo investir neste tipo de análise? Há vários benefícios que podem ser atrelados a essa prática no ambiente corporativo, como:

  • evita que a empresa tenha problemas com o Fisco;
  • reduz a chance de fraudes, problemas e desvios de dinheiro;
  • detalhamento minucioso da situação real das finanças corporativas;
  • facilidade em antecipar e monitorar cenários financeiros e fiscais, seja a médio ou a longo prazo.

No geral, é uma forma de se manter dentro dos conformes legais relativos à gestão fiscal e tributária.

Além disso, permite que a empresa se prepare para corrigir seus erros, desenvolvendo novas estratégias que enriqueçam o nível de gestão.

Como fazer auditoria contábil?

E agora que você já sabe mais sobre a parte teórica, na prática, como fazer auditoria contábil?

A parte padronizada já explicamos acima, composta de seis etapas que devem ser seguidas, de acordo com as normas do CFC.

No entanto, há outras dicas que podemos mencionar, como:

  • Entender os processos internos: a auditoria é uma atividade que visa “apertar os parafusos” da sua estrutura interna. Por isso, o que melhor do que entender como as coisas são feitas? Esse é um primeiro passo essencial para que você organize melhor os documentos e mantenha as operações centradas.
  • Mapeie todos os riscos: ao entender como sua empresa funciona, é hora de mapear riscos e entender o que coloca sua operação (e sua gestão fiscal) em perigo.
  • Compare os registros: mantenha uma rotina de comparação dos registros internos e externos, cruzando os dados de recibos, notas fiscais e holerites com as informações detalhadas em seu sistema financeiro, fazendo questão de passar tudo a limpo.
  • Estabeleça ações de melhoria: com os dados em mãos, é mais fácil tirar conclusões e desenvolver procedimentos de melhorias que possam melhorar os processos da empresa.
  • Utilize uma tecnologia contábil: uma maneira de simplificar todo esse processo é com auxílio de uma tecnologia completa, capaz de modernizar e simplificar a rotina contábil — incluindo as ações de auditoria.

Como fazer um relatório de auditoria contábil?

Existem diferentes modelos de relatórios de auditoria contábil.

Trata-se de um documento imparcial com o parecer do auditor, que pode ser tanto favorável (quando a empresa está no caminho certo) ou desfavorável (quando há indícios ou provas de fraudes).

Em geral, além do parecer, o relatório conta também com sugestões de melhorias, frameworks e estratégias que podem ser implementadas e ações que a empresa pode empregar em seus processos internos.

Normalmente, esse documento conta com uma estrutura que segue os seguintes tópicos:

  • Título;
  • Histórico;
  • Padrão ou critérios utilizados nos testes;
  • Causas;
  • Consequências ou efeitos;
  • Plano de Ação.

Já o parecer, em si, precisa expressar:

  • Identificação das demonstrações contábeis;
  • Definição das responsabilidades da administração e dos auditores;
  • Extensão dos trabalhos realizados;
  • Opinião expressa sobre as demonstrações contábeis.

Nesta tarefa, utilizar um sistema de gestão contábil pode ajudar, já que uma tecnologia completa conta não apenas com recursos lapidados para a auditoria, mas templates de relatórios.

Com os resultados da auditoria em mãos, o que fazer?

Com o parecer da auditoria em mãos, há sempre formas de melhorar seus processos internos e enriquecer a maneira que sua organização opera.

Como mencionamos, há pontos positivos que podem ser trabalhados de imediato, como:

  • contribui para que as obrigações fiscais sejam cumpridas à risca;
  • melhorar o controle de bens, direitos e obrigações na gestão patrimonial;
  • otimiza os serviços contábeis e guia a operação para práticas guiadas pela ética;
  • enriquece suas ações de proteção contra fraudes, desvios de dinheiro e sonegação de impostos;

Além disso, para empresas que apoiam causas sociais e ambientais, a auditoria ajuda os líderes a entenderem se os seus recursos estão sendo corretamente destinados.

Auditoria e perícia contábil: como se relacionam?

As semelhanças entre auditoria e perícia contábil podem confundir à primeira vista, mas se tratam de conceitos diferentes.

A auditoria tem um papel mais analítico, muito embora seja mais amplo, cuja atuação do auditor é pautada pela amostragem — sem mergulhar 100% nas informações contábeis.

É um trabalho que busca entender se há algo errado na rotina contábil da organização.

Já a perícia contábil tem a função de descobrir e resolver problemas, com uma atuação mais focada em encontrar inconformidades nos padrões implementados.

Neste trabalho, o objetivo é determinar qual o problema do setor contábil, sua origem e como deve ser resolvido.

São tarefas complementares e que podem ser aplicadas em sequência, de modo a melhorar a inteligência contábil e otimizar o tempo de resolução dos problemas.

Qual a função de um auditor contábil?

O auditor contábil é o profissional responsável por examinar a situação financeira e fiscal do negócio, seguindo as etapas que citamos acima.

Quem pode ser auditor contábil?

O auditor contábil deve ser bacharel em Ciências Contábeis, possuir aprovação e registro no CRC da sua região de atuação, obter aprovação do Exame de Qualificação Técnica promovido pelo CFC.

Essa última parte é necessária para que o auditor seja aprovado no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).

Qual o melhor curso de auditoria contábil?

Existem várias opções de cursos de auditoria contábil espalhados nas instituições de ensino brasileiras e internacionais.

Delimitar o melhor não seria o papel deste conteúdo, mas uma rápida busca na internet pode guiar você à várias opções: das mais iniciantes e gratuitas às mais técnicas, como MBAs focados no tema.

Quanto ganha um auditor contábil?

E afinal, qual o salário de um auditor contábil?

Auditor contábil salário: de acordo com levantamento do portal Vagas.com, a remuneração média de quem desempenha a função é de R$3.100,00 por mês.

Porém, o valor pode aumentar de acordo com a empresa ou seu nível de senioridade — já que muitas vezes, o auditor presta serviços a variadas entidades.

Sendo assim, não é impossível encontrar auditores com remuneração que alcance a casa dos R$10 mil.

Por que sua empresa deveria investir em um software de gestão contábil?

E a sua empresa, já possui todos os recursos em mãos para realizar uma auditoria contábil eficiente?

Com um software de gestão contábil, sua empresa integra processos, centraliza os dados financeiros e aproveita funcionalidades que contribuem para um gerenciamento eficiente das obrigações fiscais.

Assim, mitigam a chance de erros e reduzem os custos desnecessários.

E claro, falamos de tecnologias completas, que oferecem recursos para realizar ações como a própria auditoria interna, de modo que é mais fácil identificar erros no cumprimento de leis e normas.

Sistema fiscal da TOTVS

Agora, que tal contar com Sistema Fiscal da TOTVS para colocar todas as suas obrigações em dia?

A tecnologia robusta da TOTVS possibilita que você envie seguramente todas as obrigações fiscais e tributárias aos órgãos, de modo que sua atuação se mantenha transparente ao máximo.

O Sistema Fiscal da TOTVS automatiza toda rotina dos setores envolvidos, simplificando o cálculo de impostos/tributos, fundos e recolhimentos permitindo adequação às normas do governo.

E então, que tal revolucionar o seu negócio? Modernize seu setor contábil com o Sistema Fiscal da TOTVS !

Conclusão

Com a auditoria contábil, sua empresa passa um pente fino por toda atuação operacional do setor de contabilidade.

Assim, é possível guiar a empresa na direção correta, corrigindo erros, identificando possíveis fraudes e contando com o parecer de especialistas para evitar complicações com o Fisco!

E você, gostou de aprender mais sobre o tema? Separamos um conteúdo complementar que pode ajudar a melhorar seu entendimento sobre gestão contábil.

ARE Contabilidade é o processo de realizar a apuração do resultado do exercício de uma empresa, uma das principais rotinas da gestão de um negócio. Conheça mais sobre o assunto em nosso guia completo!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.