Quais são as principais formas de envio no varejo? Veja as opções e como aproveitá-las

Equipe TOTVS | 31 outubro, 2022

No mundo do varejo, principalmente considerando o digital, é fundamental que a mercadoria seja entregue de forma rápida, barata e segura ao consumidor final. Mas, quais são as formas de envio em que vale a pena  investir?

Algumas maneiras de enviar mercadorias podem ser mais comuns. Porém, cada caso é diferente, pois o tipo de produto que você vende ou a região onde faz as entregas variam. 

No entanto, ter uma boa logística é essencial em todos os casos.

Embora não seja o único aspecto, a qualidade do envio da mercadoria é capaz de fidelizar ou afastar seus clientes, o que, eventualmente, vai refletir no sucesso da sua operação varejista.

Considerando isso, resolvemos abordar mais sobre as principais formas de envio. Além disso, vamos tratar também sobre como baratear este processo. 

Vamos nessa? Boa leitura!

Quais são as formas de envio de mercadoria mais comuns?

Antes de tudo, é preciso saber que existem várias formas de envio de mercadorias.

Conhecer as principais é fundamental para que você possa escolher qual se adequa mais ao seu negócio, certo?

Entre as formas de envio (ou entrega) mais comuns, estão:

  1. Correios;
  2. FedEx;
  3. Plataforma Melhor Envio;
  4. Outras transportadoras;
  5. Veículo próprio;
  6. Motoboy;
  7. Retirada na loja.

A seguir, vamos apresentá-las e mostrar como elas funcionam. Acompanhe!

1. Correios

Os Correios são a forma de envio mais tradicional do Brasil. A estatal é responsável por realizar o transporte e a entrega de produtos para todo o país, inclusive nas localidades mais remotas.

É por essa razão que, quando se fala de longas distâncias ou de regiões de difícil acesso, essa costuma ser uma boa opção.

Logo, embora possa ser mais demorado para o cliente, esse é um meio de envio bastante acessível para pessoas que não moram nos grandes centros urbanos.

Além disso, o sistema para calcular o preço dos Correios é simples, o que facilita bastante o trabalho do lojista. Mas é fundamental considerar que os Correios têm mais de um tipo de envio.

Quais são as formas de envio dos Correios?

Para garantir que suas mercadorias sejam entregues no prazo, existem alguns tipos de envio por que você pode optar: PAC, Sedex, Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Correios Mini Envios. Entenda a diferença entre eles.

  • PAC: a forma de envio PAC é o tipo mais econômico, mas também o que leva mais tempo para ser entregue. Sua principal vantagem é o custo-benefício, já que o valor é bem acessível;
  • Sedex: sigla para Serviço de Expedição de Documentos, é uma forma de envio expresso dos Correios. Costuma ser mais caro, mas a entrega é feita em até três dias úteis;
  • Sedex 12: esse tipo tem a mesma eficiência do Sedex, mas é um serviço específico para produtos com até 12 quilos;
  • Sedex Hoje: esta é a forma mais rápida da estatal, com garantia de entrega em até 24 horas;
  • Correios Mini Envios: esse formato é indicado para quem quer enviar pequenos objetos, como cartões e lembrancinhas. A principal vantagem é o valor, já que esse tipo de envio costuma ser bem barato.

2. FedEx

A  FedEx é uma das principais transportadoras dos Estados Unidos, mas também está no Brasil. A empresa atua com diversos tipos de produtos, inclusive com itens perigosos e frágeis.

Ela conta com um grande número de filiais, o que facilita bastante a realização do envio. No entanto, é importante destacar que a FedEx não atua com todos os tipos de produtos. Algumas exceções são: bebidas alcoólicas, armas de fogo, cigarros, entre outros.

Vale lembrar que, como a FedEx é uma transportadora internacional, ela envia para todo o mundo. Na verdade, esse é seu grande destaque. 

Por isso, essa opção pode ser um grande diferencial para quem quer expandir o alcance da sua loja fora do Brasil.

3. Plataforma Melhor Envio

A Plataforma Melhor Envio é bastante prática para o despacho de mercadorias. Ela funciona como um marketplace, ou seja, o lojista pode cotar entre diversas transportadoras para realizar a entrega do produto.

E o que o lojista ganha com isso?

Como a plataforma oferece um grande número de opções, é possível encontrar a transportadora que mais se adapta às suas necessidades.

Outra vantagem é que o lojista pode acompanhar o envio em tempo real, o que facilita bastante o acompanhamento da entrega. Da mesma forma, o cliente também pode realizar o monitoramento. 

O vendedor só precisa compartilhar um link com ele, que vai facilmente acompanhar a movimentação do seu pacote. 

4. Outras transportadoras

Além das transportadoras que já falamos, existem outras transportadoras que podem ser uma boa opção para o seu negócio. Algumas delas são: Jadlog, Total Express e TNT.

Mas, como enviar por transportadora? É preciso entender que cada uma dessas transportadoras oferece um tipo de serviço diferente, com características específicas. 

Sempre analise qual delas se adapta melhor às suas necessidades antes de escolher uma.

Além disso, é preciso considerar o tamanho e o peso da sua mercadoria, pois algumas transportadoras não atendem a todos os tipos de produtos.

O frete também é um aspecto que pode variar bastante de uma transportadora para a outra. Então, não se esqueça: verificar os valores é básico para não ter surpresas desagradáveis na hora da entrega.

5. Veículo próprio

Outra forma de enviar mercadorias é usando um veículo próprio. Essa pode ser uma boa opção para quem está começando e ainda não tem muitos clientes.

A vantagem desse formato é que o lojista pode fazer a entrega da forma como quiser, inclusive com horários flexíveis. Além disso, se feito de executado inteligente, esse formato pode ser barato.

No entanto, é importante considerar alguns pontos, como o tamanho da sua mercadoria, que precisa ser compatível com o veículo que você tem.

O dinheiro também é um aspecto a ser considerado: o valor do veículo, gasolina, IPVA, seguro etc. Tudo isso terá um custo, percebe?

Por fim, fazer entregas pode acabar tomando bastante do seu dia, principalmente se você tiver que se deslocar para outras cidades. Ou seja, grandes negócios podem ter dificuldades se fizerem a própria entrega.

6. Motoboy

O motoboy é um recurso bastante usado para a realização de entregas, principalmente por pequenos negócios. A vantagem, nesse cenário, é que esse serviço costuma ser bem barato e rápido.

No entanto, existem alguns pontos a considerar, como o tamanho e o peso da mercadoria. Além disso, é importante levar em conta a distância que precisa ser percorrida para fazer a entrega.

Para quem quer começar um negócio, o motoboy pode ser uma boa forma de fazer entregas.

Só que da mesma forma que o envio próprio, para lojas de maior porte, esse formato pode não acompanhar a demanda.

7. Retirada na loja

A retirada na loja faz muito sentido quando estamos falando de lojas integradas, principalmente no contexto omnichannel.

Nesse formato, o cliente pode receber o produto na loja mais próxima de sua residência.

Quando nenhuma forma de envio é ideal para o cliente, a retirada na loja pode ser uma saída para não perder a venda e ainda atender o consumidor!

Há ainda a possibilidade de os consumidores preferirem ter a experiência da compra na loja, mas receber o produto em casa — ou seja, é preciso estabelecer uma conexão entre o off e o online.

Neste sentido, as guide shops são exemplos que vêm sendo bem-sucedidos. Trata-se de uma forma de oferecer ao consumidor a oportunidade de ver, tocar e experimentar os produtos que deseja antes de comprá-los online e recebê-los em casa.

Qual o tipo de envio mais rápido?

O Sedex Hoje, por exemplo, é um envio bastante expresso, prometendo entregar a mercadoria ao consumidor em 24 horas.

Da mesma forma, as transportadoras privadas também oferecem soluções de envio em um curto espaço de tempo, como a JadLog, a Loggi, Total Express e TNT.

Muitas vezes, essa rapidez está associada a custos mais altos para o lojista. Por isso, é bom analisar se o tipo de produto que você vende e o perfil do seu cliente justificam esse formato de envio.

Qual a forma de envio mais barata?

O PAC dos Correios é um dos tipos de envios mais baratos, embora o tempo de entrega seja um pouco maior, pois costuma ser de 6 a 9 dias úteis.

Ao optar por procurar uma opção no Melhor Envio, como falamos, você também pode buscar as empresas com menor frete.

Quais são as formas de envio internacional?

As formas de envio internacional mais comuns são, além da FedEx que já falamos, as transportadoras DHL, TNT, e UPS. 

Outra opção que poucas pessoas sabem é que os Correios fazem envio internacional também, tendo as opções Premium, Express e Standard.

Cada uma das transportadoras oferece formas de envio com diferentes características, como o tipo de embalagem, o tempo de entrega e os custos.

Qual a melhor forma de enviar encomendas?

A forma mais adequada de enviar encomendas vai depender do seu negócio, do tipo de produto que você vende e dos seus clientes.

Como falamos, as opções mais comuns são os Correios, as transportadoras privadas e os motoboys. Para escolher a melhor forma, você vai precisar analisar qual é o seu objetivo com a entrega e o tamanho do negócio.

Se você quer que o produto chegue rapidamente ao cliente, por exemplo, o Sedex Hoje, como falamos, é uma boa opção. 

Mas, se o seu objetivo é economizar no frete, vale a pena optar pelo PAC dos Correios. 

Para grandes negócios, os motoboys não costumam dar conta. Já para os pequenos, isso pode ser viável. São muitos cenários para você considerar.

Como calcular o frete ao enviar mercadorias?

O cálculo do frete é feito de forma automática pelas transportadoras, com base no peso, na distância e no formato da embalagem.

Para saber qual é o valor do frete, basta inserir o CEP de origem e de destino na página da transportadora ou no aplicativo. 

Mas, além disso, você pode se perguntar: como enviar produtos por Correios? 

Para isso, é preciso embalar o produto de forma compacta e segura, preencher os dados do remetente e do destinatário na embalagem, levar até a agência dos Correios, escolher a modalidade de envio e pagar.

Dicas para preparar seus pacotes para envio

Uma das dicas que pode ajudar você a enviar para as transportadoras é observar que elas oferecem diversos tipos de embalagens, como caixas, sacolas, envelopes e tubos. 

Escolher a embalagem ideal vai evitar que o produto se danifique durante o transporte. 

Tudo isso também considerando o seu peso e tamanho, claro.

Também é bom verificar se a forma como você está enviando atende às regras da transportadora, caso essa seja sua forma de envio. Algumas não aceitam produtos líquidos, por exemplo.

A tecnologia como aliada para otimizar a logística no varejo

Com a popularização do varejo digital e o hibridismo dele com o físico, o número de encomendas cresceu consideravelmente.

É por isso que, em uma breve análise de dados, a pesquisa da Córtex mostrou que o setor varejista é o que mais investe em tecnologia para auxiliar os seus negócios no Brasil.

Para atender a essa demanda e oferecer o melhor envio, as lojas também precisam investir em tecnologia que ajudem a otimizar as entregas.

Isso vale tanto para a primeira compra quanto para a logística reversa.

TOTVS Omni by Moddo

Uma das melhores soluções para oferecer uma boa experiência de compra que resulte em uma entrega eficiente é o TOTVS Omni by Moddo.

Ele permite que a loja gerencie de forma eficiente os pedidos em todos os canais de venda. Com ele, há a possibilidade de fazer com que sua loja seja mais competitiva na logística.

O software calcula o frete com base nas tabelas de seus fornecedores logísticos, quando o cliente coloca o CEP para a entrega.

A ferramenta de gestão de frete também faz todo o acompanhamento da entrega, conectando-se ao sistema dos transportadores por meio de APIs ou de conexões nativas do software!

Deste modo, você sempre sabe qual a etapa de cada entrega programada, acompanhando a operação e informando o cliente por e-mail sobre o andamento do pedido. 

Além disso, tem a possibilidade de oferecer ao consumidor a possibilidade de entrega no mesmo dia (same day delivery). E pode contar ainda com a integração com a Lalamove, transportadora que realiza entregas em menos de uma hora.

Transforme sua operação e melhore suas entregas com o TOTVS Omni by Moddo!

omni by moddo

Conclusão

Como vimos, existem diversas formas de envio de produtos ao consumidor final, dentro do contexto do varejo. As formas mais comuns são os Correios, as transportadoras privadas e os motoboys.

Para escolher a melhor forma, é importante analisar qual é o seu objetivo com a entrega e os custos que cada opção envolve.

Mas, é bom lembrar que há também a opção de investir na omnicanalidade, considerando o fluxo entre a loja física e a virtual.

O TOTVS Omni by Moddo é uma solução completa para lojas omnichannel, que oferece um melhor gerenciamento dos pedidos e das entregas, com conexão direta aos transportadores.

E, se você quer continuar aprendendo sobre varejo e vendas, leia também nosso artigo sobre dropshipping e como começar!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.