Você sabe o que é CSS? Trata-se de uma linguagem de marcação, amplamente utilizada com HTML ou XHTML, e representa diversas possibilidades para a formatação.
O CSS ajuda a editar, alinhar, remover e trabalhar no espaço entre elementos de uma página. Se você se interessa por esse assunto e quer conhecer mais sobre o tema, continue com a leitura do artigo e saiba mais!
O que é CSS e como surgiu?
Ao falarmos sobre o que é CSS (Cascading Style Sheet, ou Folha de Estilo em Cascatas), é necessário dizer que sua aplicação é utilizada na estilização de componentes escritos em linguagens de marcação.
O CSS foi desenvolvido em 1996, pelo World Wide Web Consortium, para complementar o HTML, uma vez que este não contém tags para formatação de página, sendo necessária a escrita da marcação para o site. Esse processo se tornou desgastante e caro para desenvolvedores. Por essa razão, uma nova alternativa foi criada.
O CSS tem a tarefa de separar o conteúdo do site de sua apresentação visual, alterando elementos como cor do texto, fonte e espaçamento entre blocos, assim como todo o aspecto estético de uma página.
Portanto, o HTML é uma linguagem de marcação, ou seja, a base de um site, enquanto o CSS se encarrega de toda a sua apresentação, que deve ser agradável e atrativa para o usuário.
Como é o funcionamento do CSS?
Diferentemente do JavaScript, que se caracteriza como uma linguagem mais pesada, o CSS se coloca como uma ferramenta relativamente simples, de fácil aprendizado, possibilitando a criação de efeitos, profundidade, animações, páginas interativas e até jogos.
Então, ao pensarmos em como funciona o CSS, podemos dizer que ele se utiliza de estruturas de sintaxe simples, com um seletor e seu bloco de declaração. Após selecionar um componente, declara-se o que se quer criar a partir dali.
Para que serve o CSS?
Agora que você já compreendeu como surgiu e como é, basicamente, seu funcionamento, está na hora de entender para que serve o CSS. A seguir, elencamos alguns pontos que o fazem essencial na programação.
- Criação de animações: proporcionam uma experiência mais atrativa ao usuário, em comparação com páginas estáticas, e merecem maior atenção na execução de estruturas;
- Criação de efeitos visuais: sobrepostos, como o Parallax, criam layouts diferenciados, com imagens que possuem profundidade, e se tornam mais agradáveis para a experiência;
- Sites dinâmicos: outra possibilidade criada pelo CSS, possibilitando a criação de páginas responsivas, transições, contas personalizadas e textos ou caixas que mudam de cor conforme a navegação,
- Landings pages: páginas para captação de leads ou dados de visitantes que contam com componentes gráficos em destaque e formulários de preenchimento de dados. O CSS é responsável por isso.
Benefícios trazidos pelo CSS
Uma das grandes vantagens do CSS é a possibilidade de personalização praticamente inacabável, com diversas possibilidades de estilização em uma página HTML. Dessa forma, a produtividade é significativamente maior, e os erros são reduzidos. Entre outros benefícios proporcionados pela funcionalidade, podemos citar:
- Controle de layout de diversos documentos a partir de um único arquivo;
- Consumo de internet reduzido, com a reutilização do mesmo código em mais de uma página;
- Layouts responsivos e com a mesma formatação em diferentes navegadores;
- Mudanças simples e ágeis na seção visual da página, sem afetar o conteúdo do arquivo;
- Códigos mais limpos e organizados, graças à menor quantidade de atributos e propriedades,
- Folhas de estilo multifuncionais.
Conheça a comunidade TOTVS Developers
Ao longo deste conteúdo, trouxemos uma explicação resumida sobre o que é CSS, como foi seu surgimento, suas características e formas de funcionamento. Abordamos também sua importância para a programação, elencando suas principais vantagens tanto para usuários quanto para os próprios profissionais.
A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do país, referência em inovação. Em nossos processos de desenvolvimento, temos o compromisso de contar com as melhores técnicas e ferramentas, para oferecer o melhor ao mercado. Você pode acompanhar essa dinâmica mais de perto ao conhecer a comunidade TOTVS Developers.
E aí, gostou do conteúdo? Se você se interessa por esse assunto e quer se aprofundar na temática, confira quais são as linguagens de programação utilizadas pela TOTVS. E, para ficar por dentro de todas as novidades, não deixe de assinar nossa newsletter e continuar acompanhando o blog!
Deixe aqui seu comentário