telemetria-veicular

Telemetria veicular: Por que é essencial na gestão?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE SERVIÇOS | 22 abril, 2020

A telemetria veicular é uma tecnologia que coleta informações de um veículo de forma remota. Dados como velocidade média e instantânea, distância percorrida, localização, consumo de combustível e tempos de parada são alguns dos índices que o sistema pode captar.

Além disso, a telemetria também registra e disponibiliza essas informações ao gestor de frotas, possibilitando uma análise que tem a capacidade de levar às melhores decisões, certeiras e assertivas.

Se você quer desenhar estratégias para otimizar as operações, agilizá-las e torná-las mais econômicas e eficientes, continue a leitura e descubra neste artigo!

Como funciona a telemetria veicular?

O funcionamento do sistema de telemetria veicular pode acontecer de duas maneiras diferentes: analógica e digital. A seguir, vamos especificar cada uma delas. Confira.

Telemetria analógica

A telemetria analógica exige que sensores sejam instalados em partes específicas do veículo. Nesse caso, o sensor precisa se conectar fisicamente às partes do veículo que desejam ser monitoradas, com ramificações de fios espalhadas internamente.

Para fazer uma leitura do contagiros, por exemplo, o cálculo das rotações por minuto é feito com base nos pulsos enviados pelo sensor, em uma calibração pertinente a cada veículo. Isso se repete no caso de monitoramento do odômetro — para saber as distâncias percorridas — e outros pontos.

Apesar de exigir a ligação simultânea de vários sensores e necessitar de uma recalibragem periódica, a vantagem se dá na possibilidade de encontrar facilmente os sensores compatíveis com todos os tipos de veículos, até com os modelos mais antigos.

Telemetria digital

O computador de bordo pode ser um grande aliado na telemetria automotiva, já que pode coletar e ler dados do veículo a partir de recursos padronizados, que simplificam o monitoramento digital.

Em veículos mais pesados, como caminhões, todas as informações geradas pelo veículo têm seu tráfego disponibilizado em uma rede conhecida como CAN (Controller Area Network).

Por meio do computador de bordo, o CAN acompanha o desempenho do veículo em diversos quesitos, e pode identificar possíveis falhas mecânicas. Esse apontamento imediato permite se antecipar aos problemas e repará-los rapidamente, trazendo economia e segurança à frota e aos motoristas.

Ao contrário do formato analógico, não é necessário instalar mais de um sensor de telemetria. Apenas um par de fios conectado à rede é suficiente para ter acesso a todas as informações desejadas. Outra vantagem é a possibilidade de obter dados mais confiáveis e completos.

New call-to-action

Telemetria veicular e rastreamento: quais as diferenças?

Os sistemas de rastreamento de veículos têm a principal função de localizá-los. Sua ação, portanto, fica limitada à proteção em casos de roubo e furto. E, até aqui, você já viu que a telemetria é muito mais abrangente.

Ao contrário do rastreamento, a telemetria se caracteriza como uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do veículo. Isso acontece devido à utilização de equipamentos com tecnologias mais avançadas e melhor desenvolvidas. Tudo isso, sem contar que a função de rastreamento também é adicionada no processo.

O aparelho de telemetria veicular se destaca por ser capaz de colher as informações mais minuciosas e precisas, incluindo deslocamento, utilização da embreagem, tempo de frenagem, etc.

Como a telemetria veicular ajuda na gestão de frotas?

Como os sistemas de telemetria concentram inúmeros tipos de informação sobre o funcionamento do veículo e a forma como ele está sendo conduzido, é natural que o gestor se utilize desses dados para otimizar sua gestão. Confira os principais pontos impactados na operação!

Oportunidades de negócio

​O rastreamento em tempo real, com a localização do carro e condutor, permite agir rapidamente em situações de oportunidades e outras circunstâncias. Se ocorre um pedido de vendas urgente, feito por cliente prioritário, é possível definir o veículo mais próximo da solicitação e acionar o condutor ao destino.

Segurança para a frota

Os acidentes são outro tópico que a telemetria ajuda a resolver. O sistema acompanha a velocidade dos veículos em tempo real, e pode emitir um alerta ao motorista, sugerindo que dirija com mais prudência. No transporte de passageiros, por exemplo, esse é um quesito fundamental.

Roubos de veículo ou de carga também são solucionados de maneira mais prática. Se um comportamento fora do comum for observado, como um desvio de rota inesperado ou furos de sinais vermelhos, é possível desligar o motor ou travar todas as portas. Tudo isso feito remotamente.

Economia e produtividade​

Com os dados do caminho percorrido, o gestor de frota é capaz de colocar em prática soluções que trazem economia de recursos. Ao saber que uma rota está com um desvio, por conta de uma obra na via, é possível traçar um novo mapa, evitando gastos com combustível e das próprias peças do veículo.

O combustível ainda pode ser calculado e provisionado com antecedência após um estudo de média de quilometragem percorrida mensalmente, evitando surpresas no caixa e fazendo um planejamento mais eficiente. Outra ação é a análise de trajetos que concentrem clientes, otimizando visitas e entregas de vendas. ​

Soluções para gestão de frotas: conte com a TOTVS!

Ao longo deste artigo você entendeu para que serve a telemetria veicular, seu funcionamento e os impactos positivos gerados na gestão de frotas. Uma das principais vantagens é a atualização constante de informações sobre o veículo e a frota.

Dados dessa natureza são extremamente valiosos e fundamentais, uma vez que auxiliam a encontrar gargalos da operação e contribuem em soluções eficientes a partir de tomadas de decisão estratégicas, com agilidade e precisão.

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, referência em inovação. Nossos sistemas são criados e desenvolvidos para trazer melhorias nos processos das empresas e destacá-las em relação à concorrência.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o tema, leia nosso outro post sobre o assunto e confira! Também não deixe de acompanhar nosso blog e assinar a newsletter, para ter receber novidades diretamente em seu e-mail.

Nova call to action

Comentarios

  1. Reginald Silvério da silva

    Sou técnico de rastreamento e telemetria gostaria de trabalharmos juntos estou adisposicao

    1. Alan Amorim

      Sensacional, Reginald!
      Peço para que acesse https://www.totvs.com/trabalhe-conosco/ e entre em contato.
      Quem sabe trabalhamos juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *