Entenda como fazer a otimização logística na sua empresa

Equipe TOTVS | 05 fevereiro, 2024

Entenda como fazer a otimização logística na sua empresa

Para que seja possível reduzir custos nas etapas do supply chain é preciso que haja uma otimização logística na empresa. 

Com um planejamento adequado, é possível preencher lacunas e tornar as operações muito mais produtivas. Veja a seguir como otimizar os processos logísticos da sua empresa.

O que é a otimização logística?

A otimização logística faz uso de métodos para definir a melhor solução para um problema ou dificuldade. 

Sendo assim, a otimização de processos logísticos é o aprimoramento das atividades, para que estas sejam mais eficientes, evitando falhas e reduzindo custos.

Assim, é preciso que seja feita uma análise para identificar onde as melhorias podem ser realizadas, além de verificar como é possível atender melhor aos clientes. 

Afinal, as operações da empresa precisam ser moldadas visando oferecer o melhor serviço para eles.

Com isso, a empresa pode adequar sua logística de distribuição para desenvolver seus processos, beneficiando tanto o negócio quanto seus clientes. 

Essa é uma prática recomendada para se destacar em meio à concorrência, oferecendo um serviço de qualidade.

Nova call to action

Como fazer a otimização logística na sua empresa?

Um dos principais objetivos dos gestores de empresas de logística é alcançar um bom processo. Para isso, é preciso seguir um planejamento que vise a otimização das atividades. 

Veja a seguir algumas dicas para isso:

Mapeie as atividades realizadas

O primeiro passo para otimizar a logística e distribuição da sua companhia é mapear e delimitar as atividades. 

Isso deve ser feito para que seja possível entender a cadeia de suprimentos e como os processos se interligam. 

Elaborar um fluxograma é um bom caminho, pois isso te dará uma visão ampla das atividades.

Nessa etapa, também é preciso identificar quanto tempo leva para que cada atividade seja feita, quem é responsável pelo que e quais tecnologias são utilizadas. 

Deste modo, é possível entender a gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa e avaliar possíveis falhas. 

Corrija as falhas

Após identificar falhas por meio do mapeamento, é preciso analisar a melhor maneira de corrigi-las. 

Mesmo as tarefas que simplesmente estejam abaixo do ideal precisam ser analisadas e aprimoradas, como a gestão de estoque, roteirização, etc. 

É preciso entender qual o melhor cenário e, então, traçar um plano para alcançá-lo. E é justamente nessa etapa que o gestor deve se valer de um estudo cuidadoso, identificando os pontos fortes e fracos de toda a operação. 

Monitore indicadores de desempenho

Para determinar se o seu supply chain management, ou gerenciamento da cadeia de suprimentos, está operando conforme o esperado, é preciso definir indicadores de desempenho logístico. 

Deste modo, você poderá rastrear, identificar e otimizar todos os processos.

Cada empresa possui suas particularidades e deve definir indicadores conforme seus processos. 

Você pode começar monitorando, por exemplo, as entregas feitas dentro do prazo, os incidentes durante o transporte, o tempo médio de entrega, entre outros.

Treine sua equipe

A equipe é quem vai executar as atividades de otimização, portanto, é essencial investir em treinamento e capacitação dos colaboradores, desde os operadores até os gestores. 

Todos devem estar alinhados com os objetivos e as estratégias da empresa, conhecer as ferramentas e os processos utilizados e ter habilidades para resolver problemas e tomar decisões mais assertivas. 

Invista em tecnologia

A tecnologia permite automatizar tarefas, integrar sistemas, coletar e analisar dados, monitorar indicadores de desempenho, rastrear cargas, entre outras funcionalidades. 

Com isso, é possível ganhar agilidade, precisão, segurança e controle sobre as operações logísticas no seu negócio. 

Alguns exemplos de tecnologias que podem ser usadas são: softwares de gestão, sistemas de informação geográfica (SIG), internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), blockchain, etc.

Quais benefícios a otimização logística pode trazer para sua empresa

Otimizar os processos logísticos da sua empresa é uma forma de melhorar o desempenho e a rentabilidade da sua empresa. 

Ao aplicar as melhores práticas e as soluções mais adequadas para cada etapa da cadeia de suprimentos, você pode obter diversos benefícios como:

Redução de custos

Processos devidamente otimizados permitem a redução dos custos operacionais e logísticos da sua empresa. 

Isso pode ser feito por meio de: eliminação de desperdícios, racionalização de recursos, negociação com fornecedores, escolha dos modais mais econômicos, otimização de rotas e estoques.

Aumento de produtividade

A otimização também contribui para aumentar a produtividade da sua empresa. 

Isso pode ser alcançado por meio de: padronização de processos, melhoria da qualidade, redução do tempo de ciclo, aumento da capacidade de entrega e integração entre os setores.

Maior vantagem competitiva

O controle dos processos e a gestão precisa dos recursos garante uma maior vantagem competitiva para a sua empresa. 

Foque na diferenciação dos serviços, fidelização dos clientes, ampliação do mercado, inovação contínua e adaptação às mudanças para sair na frente da concorrência.

Quais tecnologias podem ajudar na otimização?

Existem diversas ferramentas logísticas que podem auxiliar no processo de otimização das atividades da empresa. 

Veja a seguir algumas delas:

Big data

Todas as companhias geram diversos dados diariamente durante suas operações, mas a grande vantagem está em saber analisar essas informações a favor do negócio. 

Para isso, existe o big data, uma tecnologia capaz de coletar dados para identificar erros, gargalos e pontos a serem aprimorados.

Na logística também é possível avaliar a experiência dos clientes, otimizar a etapa final das entregas, além de controlar melhor os recursos, como o combustível utilizado pela frota. 

Deste modo, as entregas serão feitas de forma mais eficiente, economizando custos e aumentando a qualidade e satisfação dos consumidores.

WMS

O Warehouse Management System (WMS) é uma ferramenta que identifica a organização, a agilidade e a produtividade dentro de um armazém. 

Deste modo, o sistema torna os processos mais direcionados e otimizados. 

Além disso, calcula o nível de produtividade da equipe e também o tempo de retrabalho dos processos. 

Com isso, é possível aprimorar a performance da empresa e ter uma visão mais estratégica com um planejamento de negócios.

ERP

Já o sistema de gestão ERP proporciona uma centralização das atividades de todas as áreas da companhia. Isso torna a comunicação mais clara entre setores como estoque, compras, vendas, entre outros. 

Com esse software, a empresa ganha mais eficiência no gerenciamento e controle de seu core business. 

Ademais, possibilita a otimização da cadeia de abastecimento de seus clientes, com isso, maximizando os resultados.

TMS

O Sistema de Gerenciamento de Transporte, também conhecido como TMS, é eficaz no gerenciamento e na otimização do frete. 

Ele possui funcionalidades que permitem tomar decisões mais assertivas em relação às melhores opções de transporte.

Com ele a empresa pode cadastrar taxas e tarifas, verificar embarques, coletas e entregas, administrar cargas e relatórios de entregas, entre outras possibilidades. 

Tudo isso garante mais controle para o gestor e facilita a otimização logística.

Invista em tecnologia logística com a Suíte Logística TOTVS

A otimização logística é um processo essencial para o sucesso de qualquer empresa que atua no mercado atual. 

Ela permite melhorar o fluxo de materiais, produtos e informações entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos, gerando benefícios como redução de custos, aumento de produtividade e maior vantagem competitiva.

Para aplicar esse conceito, a Suíte Logística da TOTVS é o mais completo conjunto de softwares logísticos do mercado, com tecnologia especializada para transportadoras e operadores logísticos.

Dá ao gestor o controle de todas as atividades de transporte e logística de cargas, nas várias fases da cadeia de suprimentos, para a realização de agendamentos, checklists, gestão de pátio, otimização de processos e muito mais..

Com isso, você pode ganhar agilidade, precisão, segurança e controle sobre as operações logísticas, reduzindo custos, aumentando a produtividade e a qualidade e a satisfação dos clientes. 

Além disso, também possui APIs para integração com diversos sistemas de mercado, facilitando a comunicação entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos. 

Portanto, veja o que a Suíte Logística da TOTVS é capaz de fazer pela otimização logística eficiente na sua empresa.

.

Conclusão

Para fazer a otimização logística na sua empresa, é preciso seguir alguns passos, como: treinar sua equipe, investir em tecnologia, analisar os dados, monitorar os indicadores, implementar as melhorias e avaliar os resultados.

É um processo contínuo e dinâmico, que requer adaptação às mudanças e inovação constante. 

Por isso, é importante estar sempre atento às tendências e aos desafios do setor logístico, buscando as soluções mais adequadas para cada situação.

Implementar tecnologia é o que pode acelerar esses processos, e a Suíte Logística da TOTVS é a opção ideal.

Por meio de um conjunto de ferramentas tecnológicas e integradas, você tem todo o controle da sua operação logística de ponta a ponta.

Se quiser saber mais, confira também nosso conteúdo sobre como implementar a logística integrada à sua operação.

Já para não perder as novidades sobre gestão de empresas e tecnologias, basta assinar a newsletter da TOTVS.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Alexandre Do Prado diz:

    Muito bom receber informações sobre o sistema.....sou profissional de área de logística e leciono matérias e processos produtivos. Att Eng./ Prof. Alexandre Do Prado

  2. Alan Amorim diz:

    Olá, Alexandre. Muito bom é receber um comentário desses :) O convido a continuar acompanhando os artigos do blog e, caso se interesse, veja nossos treinamentos: link https://treinamentos.totvs.com/

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.