Otimização logística: impactos positivos e como fazer

Equipe TOTVS | 12 outubro, 2023

Você sabe quais impactos positivos a otimização logística pode trazer para sua empresa? Ela é essencial para a organização, produtividade e entrega dos produtos de maneira otimizada.

É uma forma de melhorar os processos que envolvem a entrega de produtos ou serviços aos clientes. Seu objetivo é evitar falhas, aumentar a eficiência da empresa e a satisfação dos consumidores. 

Com ela e um planejamento adequado, é possível reduzir custos nas etapas do supply chain, preencher lacunas e tornar as operações muito mais produtivas. Quer saber tudo sobre o assunto? Leia o nosso artigo e saiba como otimizar os processos logísticos da sua empresa.

O que é otimização logística?

Trata-se do processo de planejar, organizar e controlar as atividades de transporte, armazenamento e distribuição de produtos e serviços, de forma a reduzir custos, aumentar a eficiência e a satisfação dos clientes.

Ela envolve a aplicação de técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais para resolver problemas complexos e tomar decisões. Além disso, aprimora as atividades para que sejam mais eficientes, evitando falhas e reduzindo custos.

Com isso, a otimização logística é uma prática recomendada para se destacar em meio à concorrência e oferecer um serviço de qualidade, como a escolha das melhores rotas para os veículos e dimensionar o estoque ideal para cada produto.

Os impactos positivos de otimizar o setor logístico

Agora que você entendeu o que é otimização logística, explicaremos quais os impactos positivos que ela trouxe para o setor logístico. Confira a seguir:

  • redução de custos operacionais e de transporte, que aumenta a competitividade e a rentabilidade das empresas;
  • otimização de rotas, que auxilia na agilidade e eficiência da entrega;
  • melhoria da qualidade e da segurança dos serviços prestados, que garante a satisfação dos clientes e a fidelização;
  • diminuição das emissões de gases poluentes e do consumo de combustíveis fósseis, o que contribui para a preservação do meio ambiente;
  • redução de gastos, o que evita os erros e falhas durante os processos;
  • aumento da eficiência e da produtividade, que otimiza o uso dos recursos disponíveis e evita desperdícios;
  • otimização de resultados, com o controle dos processos envolvidos na cadeia logística;

estímulo à adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial, big data, internet das coisas, blockchain, entre outras.

Nova call to action

Como fazer a otimização logística na sua empresa?

Um dos principais objetivos dos gestores de empresas de logística é alcançar um bom processo. Para isso, é preciso seguir um planejamento que vise a otimização das atividades. Veja a seguir algumas dicas para isso:

1. Mapeie as atividades realizadas

Mapear as atividades é o primeiro passo para otimizar a logística e a distribuição do seu negócio. Isso serve para entender a cadeia de suprimentos e como os processos se interligam. 

É necessário identificar quanto tempo leva para que cada atividade seja feita, quem é responsável e quais são as tecnologias utilizadas. Para isso, um fluxograma pode auxiliar no entendimento sobre a gestão da cadeia de suprimentos da sua organização e avaliar possíveis falhas. 

2. Corrija as falhas

Após identificar falhas por meio do mapeamento, é preciso corrigi-las. Para isso, é preciso analisar e aprimorar, como a gestão de estoque, roteirização, entre outras. 

Com isso, é possível entender o melhor cenário e traçar um plano para alcançá-lo. Por isso, é necessário um estudo cuidadoso pelo gestor, para que ele encontre os pontos fortes e fracos de todos os processos.

3. Gerencie o estoque

Otimizar o espaço em estoque é fundamental para a otimização logística e para manter o equilíbrio das quantidades necessárias de cada produto na empresa.

Pois, uma boa gestão de estoque equilibra as compras, as entregas e o armazenamento dos produtos. Enquanto um estoque mal gerenciado pode gerar excesso ou falta de produtos, desperdício de espaço, tempo e recursos. 

Por isso, é importante ter um controle eficiente do seu estoque e fazer uma análise periódica da demanda dos seus clientes, para ajustá-lo à realidade do mercado e evitar perdas ou atrasos nas entregas.

4. Tenha parcerias estratégicas

A otimização logística também envolve as parcerias estratégicas com fornecedores, transportadoras e distribuidores que possam auxiliar em todo o processo logístico da sua empresa. 

Assim, é possível negociar melhores condições de preço e prazo para reduzir os custos de aquisição dos seus produtos, bem como a qualidade deles.

Além disso, também é importante contratar transportadoras que tenham uma boa infraestrutura e uma rede de distribuição abrangente. Isso garantirá a agilidade e a segurança das suas entregas e a satisfação dos clientes.

5. Capacite seus funcionários

otimização logística

Os funcionários são peças fundamentais para o sucesso da logística da sua empresa, pois são responsáveis por executar as atividades operacionais e administrativas que envolvem o fluxo de materiais e informações na sua cadeia de suprimentos

Por isso, é fundamental investir na capacitação dos funcionários e oferecer treinamentos, cursos e workshops, que possam atualizar os seus conhecimentos e habilidades. 

Assim, eles ficam preparados para lidar com as demandas e os desafios do mercado, além de aumentar a motivação e a produtividade.

7. Mantenha uma comunicação integrada entre os setores

É essencial também ter uma comunicação integrada entre os diferentes setores que compõem a sua cadeia de suprimentos e para fazer uma otimização logística. 

Isso significa que todos os envolvidos devem estar alinhados quanto aos objetivos, às metas e aos processos da empresa, o que evita algum conflito ou retrabalho. 

Para isso, é preciso usar canais de comunicação eficazes, como e-mails, reuniões, relatórios e sistemas informatizados, que possam transmitir as informações de forma clara, rápida e precisa. 

Além disso, é preciso estimular o feedback e a colaboração entre as equipes, criando um ambiente de trabalho cooperativo.

8. Monitore os indicadores de desempenho

Para determinar se o seu supply chain management, ou gerenciamento da cadeia de suprimentos, está operando conforme o esperado, é preciso definir indicadores de desempenho logístico. 

Para isso, é preciso que cada empresa defina os indicadores conforme os seus processos. Assim, é possível monitorar as entregas feitas dentro do prazo, bem como o tempo médio de entrega, por exemplo.

Quais tecnologias podem ajudar na otimização?

Existem diversas ferramentas logísticas que podem auxiliar no processo de otimização das atividades da empresa. Veja a seguir algumas delas:

Big data

Todas as companhias geram diversos dados diariamente durante suas operações, mas a grande vantagem está em saber analisar essas informações a favor do negócio. Para isso, existe o big data, uma tecnologia capaz de coletar dados para identificar erros, gargalos e pontos a serem aprimorados.

Na logística, também é possível avaliar a experiência dos clientes, otimizar a etapa final das entregas, além de controlar melhor os recursos, como o combustível utilizado pela frota. Assim, as entregas serão feitas de forma mais eficiente, economizando custos.

WMS

O Warehouse Management System (WMS) é uma ferramenta que identifica a organização, a agilidade e a produtividade dentro de um armazém. Dessa maneira, o sistema torna os processos mais direcionados e otimizados. 

Além disso, calcula o nível de produtividade da equipe e também o tempo de retrabalho dos processos. Com isso, é possível aprimorar a performance da empresa e ter uma visão mais estratégica com um planejamento de negócios.

ERP

Já o sistema de gestão ERP proporciona comunicação mais clara entre todos os setores como de compras e vendas. Isso ocorre por causa da centralização das atividades de todas as áreas da empresa.

Com esse sistema, é possível ter mais eficiência no gerenciamento e controle de seu core business. Ademais, possibilita a otimização da cadeia de abastecimento de seus consumidores e maximiza os resultados.

TMS

O Sistema de Gerenciamento de Transporte, também conhecido como TMS, é eficaz no gerenciamento e na otimização do frete. Ele possui funcionalidades que permitem tomar decisões mais assertivas em relação às melhores opções de transporte.

Com ele a empresa pode cadastrar taxas e tarifas, verificar embarques, coletas e entregas, administrar cargas e relatórios de entregas, entre outras possibilidades. Tudo isso garante mais controle para o gestor e facilita a otimização logística.

Invista em tecnologia logística

Como você pode ver, para uma boa otimização logística é essencial investir em tecnologias que automatizam processos e proporcionam uma gestão eficaz das operações.

Um ERP especializado no segmento de logística, como o TOTVS Otimização Logística, incorpora vários serviços, como gestão de estoque e indicadores que podem ajudar na tomada de decisão de maneira rápida e eficiente. 

Torne os processos mais eficientes e reduza os gastos com o TOTVS Otimização Logística!

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é otimização logística e como fazê-la na sua empresa com o nosso passo a passo completo.

Além disso, abordamos sobre os impactos que ela trouxe para o setor logístico e quais as tecnologias que podem auxiliar na otimização.

Para continuar lendo conteúdos que potencializam sua operação logística, continue acompanhando nossos artigos sobre logística.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Alexandre Do Prado diz:

    Muito bom receber informações sobre o sistema.....sou profissional de área de logística e leciono matérias e processos produtivos. Att Eng./ Prof. Alexandre Do Prado

  2. Alan Amorim diz:

    Olá, Alexandre. Muito bom é receber um comentário desses :) O convido a continuar acompanhando os artigos do blog e, caso se interesse, veja nossos treinamentos: link https://treinamentos.totvs.com/

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.