software-de-gestao

Por que toda empresa deve ter um software de gestão?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 30 junho, 2020

Contar com um software de gestão nos negócios traz acesso simplificado às informações dentro da empresa, possibilitando ampla visão e análise sobre cada área do negócio, que busca sempre trazer novas melhorias.

Dessa forma, é possível tomar decisões mais certeiras e objetivas, sempre com foco em produtividade e rentabilidade. Se você quer saber mais a respeito da importância da utilização de um software de gestão empresarial na sua organização, continue a leitura deste artigo! 

O que é um software de gestão?

O software de gestão é responsável por ajudar os líderes de uma empresa a implementarem melhorias constantes em seus processos, integrando e otimizando tarefas que vão desde setores de vendas até recursos humanos.

Com a centralização de dados em um único sistema, o fluxo de informações se torna muito mais ágil, descomplicado e com comunicação otimizada. Se executada manualmente ou em forma de arquivos físicos, essa rotina seria desgastante e correria muito mais risco de encontrar gargalos pelo caminho.

Com a drástica redução da burocracia e a eliminação de papeladas desnecessárias, ferramentas de gestão se apresentam como uma base de dados única e confiável, possibilitando insights que contribuem para o crescimento da empresa.

Benefícios de um software de gestão

Agora que você já compreendeu melhor os softwares de gestão, deve estar se perguntando quais as vantagens mais significativas que essa solução traz na prática. Entre os principais benefícios, podemos citar:

  • Redução de retrabalho;
  • Redução de despesas;
  • Gestão simplificada;
  • Controle de prazos;
  • Automatização de processos,
  • Informações gerenciais com melhor acesso.

À primeira vista, todos esses pontos são um grande avanço na busca pela gestão otimizada, mas ainda não é tudo. Separamos alguns benefícios para falarmos mais a fundo sobre eles. Confira a seguir!

New call-to-action

Tomada de decisão potencializada

Informações integradas e atualizadas continuamente, em tempo real, ajudam a identificar os pontos fortes e os pontos a serem melhorados na empresa, seja de investimento financeiro ou ações estratégicas.

As funcionalidades do sistema oferecem uma visualização gráfica dos dados, apontando os principais indicadores de desempenho (KPIs), tornando a adoção de medidas corretivas mais ágil e eficiente.

Dados concretos, confiáveis e seguros

Com uma plataforma de dados integrada, todos os processos se tornam mais transparentes, com as tarefas de cada setor disponíveis para os usuários em uma tela única. Por meio desse dashboard, monitorar as atividades se torna muito mais simples.

Também é importante lembrar que, atualmente, os bancos de dados corporativos são considerados patrimônio da empresa e, consequentemente, alvos de ameaças de hackers. Com um software de gestão, a segurança contra ataques é reforçada, e o backup, garantido, já que diversos sistemas permitem salvar dados em nuvem.

Redução de falhas

Ao utilizar vários sistemas ou ferramentas, a empresa está sujeita à duplicação de dados, extravios de documentos e registro incorreto de informações que obedecem a metodologias de planilhas, e-mails ou arquivos físicos.

Esses gargalos de gerenciamento são interrompidos com o uso do software, que mantém uma base sólida de arquivamento e evita a perda de tempo e o consumo de espaço.

Automação de processos

Atividades que mais operacionais e mais  repetitivas podem ser automatizadas. Dessa maneira, os colaboradores ficam livres para tarefas que exigem ação estratégica e planejamento, aplicando seu tempo de forma mais produtiva.

Com a padronização de processos e utilização de estruturas simplificadas, nenhum profissional terá de perder um dia inteiro limpando sua caixa de e-mails ou organizando pastas de documentos, por exemplo.

Redução de custos

Com a integração de dados de todos os departamentos da organização, um software de gestão financeira ajuda o gestor a acompanhar a situação do negócio com maior segurança, considerando contas a pagar e receber, fluxo de caixa, etc.

É a partir da solução tecnológica que também é possível criar ações estratégicas que têm o objetivo de aumentar a produtividade e desempenho sem impactar nos custos, investindo recursos em pontos certeiros da empresa.

Adequação à legislação

O software de gestão atende todos os requisitos da legislação, ajudando a manter todas as exigências fiscais, contábeis e financeiras em dia, mantendo o negócio sem problemas com o Fisco e evitando multas e outras sanções que podem até acabar com a companhia.

Sendo assim, os módulos do sistema são atualizados de acordo com as mudanças na lei vigente, como a LGPD, por exemplo. O sistema, inclusive, conta com integração direta aos programas desenvolvidos pelo governo, o que facilita no cumprimento das regras.

Busque o melhor software de gestão para sua empresa

Cada negócio tem sua especialidade e seu objetivo, e é por isso que não existe apenas um software para todos. De acordo com a realidade da empresa, e seu ramo de atuação, é possível escolher diversos tipos de sistema que melhor se adequam mas, um ERP pode ser sempre o ponto de partida para essa padronização e automação de processos.. 

Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é um software de gestão e por que ele é tão importante para as empresas que desejam se destacar em relação à concorrência, também citando as principais vantagens oferecidas.

A TOTVS é referência em software de gestão com uma tecnologia robusta que atende a empresas de todos os segmentos. 

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o tema, descubra por que o software ERP pode ser a opção ideal para sua empresa. E não se esqueça de assinar a newsletter e continuar acompanhando nosso blog para não perder nenhuma novidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *