O que é uma insurtech, como funciona e suas vantagens

Imagem de relógio para tempo de leitura.

Tempo de leitura: 9 minutos

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 30 junho, 2023

Você sabia que quando uma palavra é composta por tech pertence ao grupo de empresas inovadoras? É isso que a insurtech é: uma startup criada para o segmento de seguros, que utiliza tecnologia para inovar no setor.

Essas empresas são diferentes das seguradoras tradicionais e podem atuar em vários segmentos do mercado de seguros, como saúde, vida, automóvel e residência.

Além disso, podem proporcionar processos mais ágeis, personalizados e digitais, bem como dados e inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente e reduzir os custos.

Ficou curioso para conhecer ainda mais sobre uma insurtech? Neste artigo, você entenderá tudo sobre o assunto e ainda conhecerá alguns tipos de empresas inovadoras do setor de seguros.

Acompanhe o nosso artigo e confira!

Nova call to action

O que é uma insurtech?

Trata-se de um modelo de startup utilizado para o setor de seguros e que vem da junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia). 

Ela é responsável por digitalizar qualquer processo que envolva as seguradoras ou corretoras de seguros, que têm impacto na forma como os clientes contratam planos de seguro.

Além disso, a insurtech nasce com um DNA tecnológico e transforma o modelo atual da indústria de seguros, com a implementação de novas tecnologias e um modelo escalável. 

Com isso, maximiza os resultados e proporciona benefícios para seguradoras, corretoras e todos os segurados.

Essas tecnologias mudam a forma de exercer as funções, o que auxilia para que tudo possa ser feito com mais rapidez e eficiência, principalmente na venda de produtos e na otimização de processos.

Vale ressaltar que muitas insurtech trabalham junto com outras seguradoras tradicionais, para fornecer serviços com custos menores e mais simples.

Como funciona uma insurtech?

Já imaginou fazer uma contratação de seguros sem burocracia, de maneira simples e fácil? É isso que a insurtech proporciona. Ela funciona transformando a estrutura empresarial das seguradoras, com o objetivo de promover melhorias no processo e trazer inovações.

Caso você já tenha contratado um seguro, sabe como o processo pode ser burocrático, com vários documentos com termos complexos, condições que são difíceis de serem compreendidas, entre outros impasses. 

Por isso, a insurtech vem para desburocratizar tudo isso e facilitar o processo. Ela proporciona novas maneiras da empresa se relacionar com o cliente e facilita a comunicação, com o uso de ferramentas tecnológicas como blockchain, machine learning e inteligência artificial.

No entanto, o seu foco é a digitalização, que permite que as corretoras de seguros priorizem a automação e parem de utilizar processos manuais. Assim, todos os serviços ficam concentrados em plataformas digitais, com interface amigável e de fácil utilização.

Além disso, também é possível personalizar o serviço de acordo com o segmento de cada cliente, pois a demanda é sempre diferente uma da outra.

As vantagens oferecidas por esse modelo de negócio

Agora que você já sabe o que é e como funciona a insurtech, mostraremos algumas vantagens desse modelo de negócio. Confira:

  • redução de processos burocráticos: menos documentos são exigidos e todos os contratos são simplificados, além de não ter taxa para cancelamento;
  • oferta personalizada: a insurtech sabe que cada consumidor tem as suas características e, por isso, preza pela construção de um seguro totalmente personalizado e que atenda às suas necessidades;
  • produtos mais acessíveis: o acesso à internet e às novas tecnologias possibilitaram aos consumidores mais facilidade para consultar os produtos da seguradora;
  • corretores mais analíticos e estratégicos: todos os colaboradores da seguradora são preparados para lidar com as novas ferramentas e oferecerem o suporte sempre que o cliente solicitar. Por isso, eles conseguem ser mais analíticos e estratégicos nas propostas;
  • maior produtividade para as equipes: como a insurtech possibilita mais otimização de tempo e automação dos processos de seguro, a equipe consegue ser mais produtividade;
  • gestão de sinistros: por meio de aplicativo, é possível fazer o gerenciamento de sinistros com agilidade, o que facilita todo o processo;
  • melhora na satisfação dos clientes: com um processo mais ágil, facilidade de contratar um seguro e menos burocracia, os clientes se sentem mais satisfeitos.

Tudo isso mostra como a insurtech tem oportunidade de inovar e fazer a diferença para conquistar os clientes. Além disso, ela reduz os custos e aumenta as receitas com a otimização dos recursos.

Vale ressaltar que esse modelo de negócio tem mais flexibilidade e agilidade para testar, validar hipóteses e fazer ajustes necessários, além da facilitação do planejamento e da execução das atividades da empresa.

Exemplos de insurtechs no Brasil

Você sabia que existem 129 insurtechs no Brasil, o que representa 32% do total do continente, segundo estudo da Latam Insurtech Journey? Além disso, a América Latina tem 352 insurtechs registradas.

As insurtechs brasileiras são totalmente colaborativas, com 51% delas dedicadas aos serviços aos clientes.

Tudo isso mostra como elas estão crescendo e tentam trazer inovação e eficiência para o setor de seguros. Para que você possa conhecer algumas delas, separamos exemplos. Confira a seguir:

Youse

A Youse foi fundada em 2015 e oferece opções de seguros mais abrangentes para casa, vida e carro. Todos os três têm vários tipos de coberturas, e o cliente pode montar o pacote de acordo com a sua realidade, como seguro auto, seguro de vida e seguro residencial.

Todo o processo pode ser feito online e tem um programa de recompensas, o Youse Friends, em que o cliente participa com um grupo de pessoas que possui o mesmo seguro. 

Assim, quando ninguém aciona a cobertura, todos recebem uma recompensa em pontos que podem ser trocados por dinheiro depois de um ano.

Kakau Seguros

A Kakau Seguros é uma insurtech ou plataforma digital de serviços por assinatura que também disponibiliza uma contratação online.

Ela surgiu em 2017 e cria soluções de seguros utilizando inteligência artificial para proteção de bicicletas e celulares. A cobertura serve para roubos e furtos qualificados e quebra acidental.

Os seus tipos de seguros são: Kaku Mobi (proteção para bicicletas) e Kaku Protege (proteção para tablets e celulares).

Pier Seguros

A Pier Seguros foi fundada em 2018 e oferece seguros para celulares e automóveis com contratação online. 

Possibilita que você escolha o ressarcimento de 80% ou 100%, caso algo aconteça com o seu celular, por exemplo. A proteção é contra roubo, furto simples e qualificado, com cobertura nacional.

Já com o seguro para automóveis, é possível adicionar outras coberturas, como serviço de quilômetros ilimitados, além da cobertura básica.

Flix

A Flix surgiu em 2020 com o objetivo de oferecer serviços personalizados com o seguro residencial. 

Para contratá-lo, é possível fazer tudo online com o preenchimento de formulário, a partir da escolha de um limite de cobertura financeira para pagar por mês. 

O plano emergencial é composto pela visita de encanadores, eletricistas e chaveiros, por exemplo, até 2 vezes ao mês. Se o cliente quiser, pode adicionar mais serviços na hora da contratação.

Thinkseg

A Thinkseg foi fundada em 2016, e a contratação pode ser feita online. Ela possui os seguintes serviços:

  • Pay per: é ideal para quem não usa carro com frequência, dado que o pagamento é realizado de acordo com o carro e os quilômetros rodados durante o mês;
  • Mão na roda: é a opção para quem usa carro diariamente. É possível incluir outros serviços, como assistência residencial.

Minuto Seguros

A Minuto Seguros foi fundada em 2011 e é uma das maiores corretoras de seguros de carro do país. Ela oferece diversos serviços, como seguro de vida, de viagem, de saúde e residencial.

Tudo pode ser feito de maneira online pela sua plataforma, que foi uma das pioneiras em trabalhar com o digital.

Em 2021, a Minuto Seguros foi adquirida pela Creditas, empresa conhecida por suas soluções de crédito e consumo.

Expectativas quanto ao futuro das insurtechs

As insurtechs estão em crescimento e com mudanças constantes. Com isso, os próximos anos podem fazer com que ocorra uma verticalização.

Isso porque uma nova geração de empresas está reunindo novos conjuntos de dados para criar um produto mais superior e que atenda às necessidades dos novos consumidores.

Outro ponto é que os canais e marcas estão conectando clientes a produtos de seguro, o que proporciona várias oportunidades. Ou seja, as seguradoras têm mais dados e uma distribuição mais eficiente, e os consumidores têm uma cobertura mais relevante.

Um exemplo é a Tesla, que consegue oferecer taxas de seguro de veículos até 30% mais baratas para os proprietários, porque possui dados que podem ser utilizados para oferecer esses serviços com mais eficiência. 

Vale ressaltar que o uso da inteligência artificial está cada vez mais presente em todos os setores. Isso porque, com ela, é possível ter mais serviços personalizados e um atendimento digital mais ágil. 

Tudo isso melhora a comunicação entre empresa e consumidores, além de fazer com que todos os processos sejam executados mais rapidamente.

TOTVS Assinatura Eletrônica

Como você viu, a insurtech é mais uma empresa de inovação tecnológica na área de seguro e tem o objetivo de desburocratizar a contratação do mesmo.

Para facilitar ainda mais, nada melhor do que contar com um sistema que faz a assinatura dos contratos e documentos de maneira simplificada, como o TOTVS Assinatura Eletrônica.

Com o sistema da TOTVS, é possível enviar os contratos que precisam de assinatura e validação, que podem ser acompanhados pelo remetente.

Além disso, é possível fazer o armazenamento em nuvem de todos os documentos, que podem ser acessados sempre que for preciso, com rapidez e facilidade.

Simplifique ainda mais os processos de assinatura e armazenamento da sua insurtech! Utilize o sistema TOTVS Assinatura Eletrônica!

Infográfico TOTVS Assinatura Eletrônica

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é insurtech, uma empresa que usa tecnologia para oferecer serviços de seguros de forma inovadora e eficiente, bem como entendeu o seu funcionamento.

Também abordamos um panorama referente ao futuro das empresas inovadoras, além de conhecer algumas das principais empresas do setor e com várias coberturas diferentes.

Para finalizar, ainda recomendamos um sistema que assina e armazena os seus documentos com eficiência, o TOTVS Assinatura Eletrônica.

Para completar, que tal continuar aprendendo sobre tecnologia? Recomendamos o nosso artigo sobre armazenamento digital de documentos.

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


X

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.