Tecnologias digitais: confira o que são, qual a importância e exemplos

Equipe TOTVS | 17 abril, 2023

Olhe a sua volta e responda: quantas tecnologias digitais te ajudam neste exato momento? Só os conhecimentos e as soluções, para os negócios e a vida pessoal, que estão neste conteúdo, já são grandes exemplos de ajuda tecnológica. 

Pois bem! Não dá mesmo para negar que os recursos digitais tomaram conta das nossas vidas. E o mais importante é ter a consciência de que, quando bem usados, eles permitem uma série de benefícios para a vida pessoal e profissional. 

As empresas de quaisquer setores, por exemplo, podem ter mais facilidade para lidar com documentos que precisam ser assinados. Ficou curioso para entender melhor isso? 

Quer descobrir outros benefícios das tecnologias digitais? A partir daqui, você vai ter um grande guia para saber desde como surgiram essas tecnologias até quais são os recursos tecnológicos mais recentes. 

Acompanhe o conteúdo! 

O que são tecnologias digitais?

Os cientistas definem as tecnologias digitais como: “Conjunto de tecnologias que permite, principalmente, a transformação de qualquer linguagem ou dado em números, isto é, em zeros e uns (0 e 1)”. 

Essa é uma definição da autora Ana Elisa Ribeiro, do Departamento de Linguagem e Tecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Vamos simplificar um pouco mais… Essa definição significa que, para ver e ouvir todo o conteúdo que aparece em telas (como imagens, vídeos, textos e sons), números são traduzidos para os dispositivos eletrônicos exibirem determinados conteúdos. 

O mais interessante é que, dentro do leque de tecnologias digitais, existem inúmeros recursos que ajudam a vida pessoal e profissional de bilhões e bilhões de pessoas. 

Infográfico TOTVS Assinatura Eletrônica

Como ocorreu o surgimento da tecnologia digital?

As tecnologias digitais começaram a aparecer no século XX, causando grandes impactos para a indústria, a economia e a sociedade, no geral. De 1950 a 1970, o mundo assistiu à transição de recursos analógicos para digitais. 

Em 1946, foi lançado o primeiro computador eletrônico, já na década de 70, a Microsoft inovou por meio do lançamento de seus computadores pessoais. Ou seja, os materiais e recursos extremamente tecnológicos, usados na atualidade, são evoluções de outras tecnologias já pré-existentes. 

Dos primeiros computadores pessoais foram desenvolvidos outros com capacidade de operação mais rápida e, ao mesmo tempo, com maior espaço de armazenamento de dados

Fora outros avanços das tecnologias, como a criação de smartphones, robôs domésticos, assistente virtual, Smart TV e afins.

Qual o papel das tecnologias digitais?

Na medida em que o mundo evolui, também podemos ver uma impressionante evolução das tecnologias digitais. De fato, elas se tornaram parte das nossas vidas, mais do que isso, revolucionaram a forma como nos comunicamos, aprendemos e fazemos negócios. 

Dos smartphones à Internet das Coisas, estamos conectados a uma vasta rede de informações e facilidades que, antes, eram inimagináveis. Além disso, hoje, podemos trabalhar remotamente, falar com qualquer pessoa, em qualquer lugar, e acessar ou vender diversos serviços online.

Então, dá para afirmar, sem medo, que o papel das tecnologias é tornar a vida das pessoas mais fácil, eficiente e confortável. 

O crescimento contínuo das tecnologias digitais é empolgante e, muitas vezes, até algo inacreditável. E imagine só o que o futuro nos reserva, não é mesmo? As tecnologias digitais ainda têm muito a evoluir e surpreender. 

Conheça os benefícios da tecnologia digital

São inúmeros os benefícios das tecnologias digitais para o dia a dia. Nós separamos algumas das facilidades para você conhecer ou se lembrar e, assim, apostar em mais ferramentas tecnológicas. 

Veja só quais são os principais benefícios: 

  • Comunicação fácil e ágil — por meio de mensagens instantâneas, e-mails, videochamadas e afins;
  • Maior facilidade de aprendizado — cada vez mais aparecem novos cursos (de graduação, especialização ou, mesmo, livres) que podem ser feitos online;
  • Mais interatividade, seja para o meio social ou profissional — pelas redes sociais, por exemplo, é possível interagir com bilhões de pessoas (ao mesmo tempo), inclusive, com clientes;
  • Total comodidade para tarefas diárias — as tecnologias digitais também desenvolveram inteligência artificial que facilita tarefas domésticas, como aspirar a casa, acender as luzes e fechar cortinas (de modo automático);
  • Melhora da gestão do trabalho — também podemos citar as ferramentas que auxiliam na organização e cumprimento de tarefas profissionais;
  • Maior entendimento sobre os negócios — algumas ferramentas digitais permitem que as empresas estudem e entendam, mais e melhor, o comportamento dos clientes;
  • Dentre tantos outros casos. 

Exemplos de tecnologias digitais

Benefícios diversos: esse termo poderia ser utilizado para resumir as tecnologias digitais. Anteriormente, mostramos alguns exemplos de facilidades tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional. 

A seguir, nós vamos falar mais sobre algumas tecnologias. Veja! 

Tecnologias digitais na educação

Foi-se o tempo em que, para aprender, os alunos só podiam recorrer a livros, cadernos e apostilas. Hoje, mais do que nunca, os estudantes podem usar várias ferramentas que facilitam a assimilação de conteúdos — e isso vale para todas as idades. 

Quais os tipos de tecnologias digitais na educação?

Um dos maiores exemplos de tecnologias digitais na educação são as plataformas — ambientes digitais onde os alunos entram para assistir a videoaulas (gravadas e ao vivo), acessar biblioteca virtual, participar de chats e fóruns, fazer exercícios etc. 

Tudo isso é o que faz com que muitos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, possam ser ofertados na modalidade de ensino a distância (EaD). 

Além desses exemplos, também existem o Google Meet (para realizar videochamadas), o Google Acadêmico (que reúne artigos científicos), dentre outras plataformas. 

Vale destacar que até jogos têm sido usados como tecnologias digitais para o aprendizado de crianças e jovens, em abordagens de gamificação na educação.

Tecnologias digitais de informação e comunicação

A difusão de informações e a comunicação também são contempladas com as tecnologias do digital. Aqui estão alguns exemplos gerais de ferramentas que somam para o conhecimento e a troca de informações: 

  • smartphone;
  • tablet;
  • notebook;
  • e-mail;
  • aplicativos de mensagens instantâneas;
  • aplicativos de videochamadas;
  • fóruns;
  • chats;
  • dentre outros.

Aqui, vale o destaque para redes sociais e plataformas de vídeos, como o Instagram e o YouTube, em que cientistas e profissionais, no geral, compartilham suas ideias, descobrimentos e, assim, somam ao conhecimento de bilhões de pessoas. 

Uma prova disso é que, durante a pandemia causada pela Covid-19, essas tecnologias digitais se mostraram ainda mais importantes. 

É que, com o distanciamento social, umas das poucas formas de se manter informado e entender aquela realidade era justamente por redes sociais e plataformas de vídeos. 

Nesse contexto, muitos cientistas, como biólogos e infectologistas, ganharam uma repercussão enorme, ao explicarem, por meio de lives no YouTube, os possíveis rumos de uma pandemia. 

Para as empresas, essas ferramentas também são de extrema importância, independentemente da época e do contexto. Por exemplo, uma loja de roupas pode divulgar vídeos com dicas de estilo, além de postagens a respeito de novidades da loja nas redes sociais. 

Resumindo: essas formas de divulgar informações ajuda a criar mais identificação com o público-alvo, como uma forma de estratégia de marketing omnichannel. Logo, fica mais fácil fidelizar clientes e, ainda, atrair novos interessados nos negócios. 

Tecnologias digitais para mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um dos principais fatores ligados à qualidade de vida. Quem vive em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, sabe que as tecnologias do digital são indispensáveis. 

O maior exemplo disso, sem dúvidas, são os aplicativos para pesquisa e visualização de mapas — como o Waze e o Google Maps. Nesses apps, é possível traçar rotas mais rápidas, acompanhar o trânsito e, até mesmo, receber alertas (como de radar e de acidente). 

Ou seja, tecnologias assim são grandes auxiliares para quem tem que encarar o trânsito diariamente. 

Outros exemplos de tecnologias digitais para a mobilidade urbana são: 

  • integração entre meios de transporte — em São Paulo, por exemplo, é possível usar um só cartão de transporte para andar de ônibus, metrô e trem;
  • aplicativos de smartphone para alugar bicicletas — uma realidade em diversas cidades brasileiras;
  • aplicativos de celular que mostram como utilizar o transporte público — o Moovit, por exemplo, mostra qual ou quais ônibus, linhas do metrô ou do trem o usuário precisa pegar para chegar a um destino escolhido.

Como princípios éticos devem estar presentes em tecnologias digitais?

A ética digital é um conjunto de ações para garantir que o meio digital tenha privacidade, segurança, respeito e dignidade. É por isso que existem diversas leis brasileiras que desenvolvedores de tecnologias, empresas e usuários precisam seguir à risca. 

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) —  n.º 13.709/2018 — é um dos casos que impõem princípios éticos para os meios digitais. Para quem não sabe, a LGPD é a legislação que garante proteção sobre o tratamento de dados na internet. 

Para além da LGPD, as empresas que trabalham com os meios digitais, para prestar seus determinados serviços, precisam se atentar aos seguintes princípios éticos: 

  • Utilização da internet com segurança;
  • Uso de softwares que ofereçam total segurança de dados (tanto da empresa quanto dos clientes); 
  • Estudo sobre as legislações brasileiras sobre proteção de usuários na internet; 
  • Treinamento de funcionários e equipes;
  • Transparência, para os clientes, sobre como funcionam os serviços digitais;
  • Entre outros. 
Baixe agora mesmo o estudo de Panorama das Carrerias 2030

Quais são as principais tendências para o futuro?

Tudo o que falamos até aqui mostra o quanto a tecnologia avançou ao longo do tempo. 

O avanço, claro, não para por aqui. As tecnologias ainda vão entregar muito mais facilidades surpreendentes. Enquanto você lê este texto, certamente, muitos cientistas trabalham para, em breve, lançarem mais facilidades digitais. 

Veja algumas outras soluções que são grandes promessas daqui em diante: 

Blockchain

Blockchain é uma tecnologia que permite que as informações sejam compartilhadas, dentro de ambientes virtuais, de maneira segura e transparente. Nessa lógica, basicamente, as informações são atreladas como se fossem blocos de dados mesmo, por isso o nome Blockchain. 

Uma curiosidade: essa tecnologia foi criada para resolver problemas de confiança e segurança em transações financeiras, como as de Bitcoin. A eficiência do bloco de dados foi tanta que, desde então, tem sido aproveitada em outros setores, como saúde, logística, indústria automotiva, dentre outros segmentos. 

A tecnologia Blockchain possui características únicas que a tornam revolucionária, como a descentralização e maior transparência sobre repasse de informações. Isso explica o potencial dela para transformar o modo como a sociedade lida com a troca de informações.

Tecnologia 5G 

A tecnologia 5G é a mais recente geração de conectividade móvel, que também promete revolucionar a maneira como nos conectamos com o mundo. Com velocidade de download  de até 100 1 Gbit /s, a 5G abre portas para novas possibilidades, como a Internet das Coisas e a realidade virtual

Além disso, ela proporciona um melhor desempenho em redes congestionadas e maior confiabilidade. No Brasil, de acordo com o Governo Federal, a 5G já está disponível em todas as capitais

Inteligência Artificial

Você certamente já ouviu falar sobre inteligência artificial. Também conhecida como IA, esta é uma tecnologia que permite que máquinas e computadores realizem tarefas que, normalmente, exigem o pensamento e a capacidade de aprendizagem humana. 

Por meio do uso de algoritmos, a IA é capaz de analisar grandes ambientes de dados, reconhecer padrões, tomar decisões e, até mesmo, aprender com experiências anteriores. 

Atualmente, a inteligência artificial é utilizada em diversas áreas, como saúde, finanças e transportes, oferecendo soluções mais rápidas e precisas. 

A inteligência artificial ainda tem muito a evoluir, mas, com certeza, já está mudando o mundo que conhecemos. Aliás, nos últimos meses, uma das IAs tem ganhado muita relevância… Estamos falando do Chat GPT, que constrói textos realistas por meio do diálogo com usuários da plataforma. 

TOTVS Assinatura Eletrônica

A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, também tem soluções tecnológicas que ajudam empresas e clientes no dia a dia. 

Um dos sistemas oferecidos é o TOTVS Assinatura Eletrônica, criado para simplificar a assinatura e autenticação de documentos (com validade jurídica e segurança) das empresas. 

O sistema também oferece: 

  • Solução SaaS, trial grátis com documentos ilimitados por até 30 dias;
  • Diminuição do famoso “vai e vem” de contratos na empresa;
  • Conformidade com a LGPD;
  • Personalização de e-mail;
  • Agenda;
  • Assinatura e rubricas manuscritas;
  • Login por meio de Biometria e Reconhecimento Facial
  • Integração com outras plataformas, como Google Drive;
  • Dentre outros benefícios. 

Conheça mais sobre a ferramenta para assinatura eletrônica da TOTVS! Garanta muito mais facilidade para as rotinas da sua empresa! 

Conclusão 

Neste conteúdo, você soube o que são, como surgiram e quais são os grandes casos de tecnologias digitais. Vale lembrar que os recursos digitais fazem total diferença para a vida pessoal e profissional. 

No ambiente de trabalho, a ferramenta para assinatura eletrônica da TOTVS é ideal para reduzir o “vai e vem” de documentos e contratos que precisam ser assinados. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Aproveite para produzir também o conteúdo que produzimos sobre segurança de documentos.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.