Sistema para Loteamento: descubra os benefícios

Equipe TOTVS | 06 outubro, 2021

Um dos principais desafios das loteadoras hoje é realizar uma gestão moderna do seu negócio. Mas afinal, como integrar setores e agregar funcionalidades a esse ramo? A resposta está no sistema para loteamento.

O sistema para loteamento ajuda a atender às expectativas dos administradores de imóveis, auxiliando na gestão do portfólio imobiliário. Na prática, isso significa que os profissionais de vendas e locação contam com recursos que facilitam seu dia a dia.

Basicamente, falamos de um ERP para loteadoras, construtoras e incorporadoras gerenciarem seu negócio, coordenarem processos e centralizarem os dados.

Talvez essa seja uma novidade para muitos da área, mas há tecnologias completas capazes de transformar seu negócio, possibilitando que você foque em identificar oportunidades e agregar valor para os clientes em busca de uma moradia ou de um investimento.

Mas afinal, o que é, quais os benefícios e a importância de investir em um sistema para loteamento? Nesse conteúdo, vamos te explicar em detalhes. Confira!

O que é um sistema de loteamento

O software para loteamento é uma ferramenta que ajuda seu negócio a manter total controle sobre a gestão do portfólio imobiliário. Ele permite que você realize uma completa gestão de ativos (como propriedades comerciais, industriais e residenciais). Além disso, oferece maior visibilidade sobre os dados de seus clientes.

Desse modo, pode controlar vários aspectos de cada negociação e ainda controlar as finanças da empresa.

Essa ferramenta possibilita maior satisfação do cliente, pois guarda seus dados e as informações de cada interação em nuvem.

Assim, você, no papel da loteadora, pode utilizar esses dados para identificar oportunidades escondidas ou inativas, potencializando suas receitas.

Na prática, quando falamos de sistema para loteamento, nos referimos a um ERP especializado para empresas do segmento.

Um sistema ERP é uma ferramenta de Enterprise Resource Planning ou um software de Gestão de Planejamento Empresarial. Trata-se do braço direito da gestão de negócios modernos, implementado em empresas de todos os tipos.

A princípio, pode não parecer muito, mas a grande beleza do sistema ERP é justamente sua versatilidade e capacidade de se adaptar a todas as situações e contextos profissionais.

Trata-se de uma ferramenta escalonável que monitora o crescimento da empresa, sendo um dos principais aliados (e causadores) do seu crescimento.

Para que serve um sistema de loteamento?

Um sistema para loteamento serve como base para a gestão de uma empresa imobiliária. Da venda e arrendamento de imóveis, execução de projetos, financiamento até a gestão geral de negócios. Em termos práticos, ele permite planejar recursos, maximizar a produtividade e controlar os gastos.

Não é exagero afirmar que toda empresa do ramo imobiliário precisa de uma solução desenhada para ajudar na gestão do negócio.

Ao implementar o sistema para loteamento em sua empresa, você facilita as operações diárias, ao mesmo tempo que mantém maior controle sobre cada operação.

Entre suas principais características, destacamos os diferentes módulos que permitem ampla visibilidade sobre vários processos, conectando sua empresa de ponta a ponta.

Ou seja, você pode gerenciar recursos de relacionamento com clientes, administrar seu negócio, bem como realizar o gerenciamento de propriedades.

Principais benefícios

Agora, quando falamos da aplicação prática do sistema para loteamento, quais os benefícios que a tecnologia traz? Bom, a lista é extensa. Mas saiba que existem incontáveis vantagens em integrar cada aspecto do seu negócio.

No caso das loteadoras e incorporadoras, todo esquema de gestão de propriedade é um enorme desafio — repleto de detalhes, burocracias e processos.

Cada venda não é apenas uma venda, mas uma jornada tanto para o cliente quanto para sua empresa.

É por isso que o sistema para loteamento atua de maneira tão estratégica, pois pode aproximar as pontas da sua operação, melhorando os resultados.

De qual forma? Explicamos através dos benefícios, veja só:

Aumento da produtividade

Uma das principais vantagens de investir em um sistema para loteamento, é a sua capacidade de suportar toda sua estrutura de negócios: o processamento de pedidos, o mapa integrado de propriedades, os cadastros de clientes, leads (e seu relacionamento com eles) e a contabilidade da empresa.

E claro: lembre-se que falamos de uma tecnologia moderna, capaz de automatizar múltiplas tarefas antes feitas manualmente e de maneira repetitiva.

Isso elimina boa parte da carga operacional do ombro de seu time, que pode focar em negociar mais e melhor!

Redução de custos

Esses benefícios citados acima, levam sua empresa a um estado de produtividade, guiados por resultados e em busca dos objetivos do negócio.

Com o apoio de um sistema moderno, é possível tornar seus processos mais enxutos, padronizados e — especialmente — centralizados.

Assim, tudo — do insight ao monitoramento de indicadores de desempenho — fica restrito a uma única ferramenta.

Com isso, é possível desenhar estratégias mais eficientes, que não apenas representam ganhos financeiros, mas que você também possa focar nos pontos fracos da sua operação, mapeando deficiências através da leitura de dados.

Desse modo, poderá, por exemplo, criar táticas e sugerir ações de melhoria, que reduzam os custos operacionais e compensem o investimento feito na tecnologia.

Com isso, o ROI pode ser notado rapidamente!

Eficiência no processo

Quando falamos em eficiência, lembre-se que falamos na mitigação dos erros. Eficiência trata-se de fazer mais com menos, de forma assertiva e objetiva.

O sistema para loteamento oferece essa oportunidade, pois conta com módulos completos para gestão do seu inventário, como:

  • Gerenciamento de locação
  • Gerenciamento de projetos
  • Gerenciamento de pagamentos

São alguns dos recursos presentes nos principais sistemas, mas que servem como exemplo do quão importantes e completos podem ser.

Com o sistema para loteamento, a empresa desburocratiza boa parte de suas tarefas, especialmente àquelas que envolvam órgãos públicos e instituições financeiras.

Tudo isso por conta de um simples aspecto: o ERP conecta os setores do negócio, integrando cada microprocesso. Desse modo, os dados estão sempre ali, à disposição e atualizados em tempo real.

Assim, é possível conduzir prospecções de maneira mais eficaz, ser mais eficiente nas negociações, bem como monitorar os processos de gestão.

Prospecção de clientes

O sistema para loteamento também oferece funcionalidades para melhorar seu trabalho de prospecção. Na prática, isso significa que você poderá entender quais leads representam as melhores oportunidades.

Tudo isso por conta das ferramentas para gestão da carteira de clientes, que concentra os dados de seus leads e permite que você e seu time possam segmentá-los.

É claro, você pode automatizar ainda mais esses processos com outras ferramentas, como sistemas para automação de marketing.

Desse modo, cria-se um ecossistema completo de soluções que, interligadas, facilitam o processo de prospecção de clientes em potencial, bem como ajudam você a nutrir clientes já estabelecidos para então fidelizá-los.

Como funciona um sistema de loteamento?

O sistema para loteamento integra todos os setores do negócio, conectando os processos estruturais. Tudo de maneira intuitiva e simples de utilizar.

As principais funcionalidades do dia a dia de empresas imobiliárias, podem ser gerenciadas dentro da plataforma, como:

  • faturamento
  • planejamento
  • gestão de leads
  • licitação e aquisição
  • métricas de ocupação
  • verificações de locação
  • gestão de fornecedores
  • gestão de aluguel e renovação entre outros

Com a ajuda de um sistema para loteamento, sua empresa pode se beneficiar da tecnologia para agilizar essas tarefas, bem como complementar outras áreas (como finanças, recursos humanos, construção, material e dados de venda).

Mas exatamente como o sistema para loteamento contribui para uma melhor gestão do seu negócio? Confira:

Integração de dados

Ao empregar um sistema para loteamento, você terá em mãos uma enorme capacidade de integração de dados. Isso vai permitir que você, em seu dia a dia, se concentre mais nas informações do que estritamente nas operações.

Como resultado, você pode reduzir custos e tornar cada processo central para o seu negócio mais eficiente.

Desse modo, é possível entender mais profundamente sobre o perfil de seus clientes, bem como sobre o nível de desempenho da sua organização.

Os sistemas para loteamento podem simplificar o processo de entrada de dados e atualizar as informações em tempo real, com máxima precisão.

Assim, é possível sincronizar o trabalho de cada departamento, aumentando a eficiência da empresa para se manter competitiva.

Isso ocorre porque os dados são necessários para tomar decisões de negócios relevantes dentro do prazo. Além disso, desempenha um papel na minimização das oportunidades perdidas devido a esses problemas.

Gerenciamento de terrenos

Em um negócio imobiliário, é comum que a gestão de seus terrenos seja um processo complicado. São múltiplas unidades a considerar e administrar.

Além, é claro, das questões legais definidas por cada município e estado.

Com o sistema para loteamento, é possível gerenciar diferentes projetos, detalhando cada propriedade, bem como definindo seus preços, status de ocupação, gestão de comissões e muito mais.

Inventário de propriedades

Cada propriedade em seu portfólio faz parte de um denso ecossistema de dados, relativos à material, finanças, construção e muitos outros.

Com o sistema para loteamento, é possível melhorar o controle de aquisição de materiais, reduzindo custos desnecessários e mantendo a melhor qualidade das propriedades que a empresa administra.

Esse sistema ajuda você a manter registros atualizados de todas as suas propriedades, com informações precisas e status de todos os tipos de propriedades armazenadas no banco de dados.

A importância de uma boa gestão para loteadoras

O setor imobiliário faz parte de um mercado muito competitivo. Gerenciar seus terrenos e propriedades não é uma atividade simples, pelo contrário, exige muita atenção a processos variados.

Nesse ponto, uma boa gestão de loteadoras significa também o investimento em tecnologia eficaz.

O sistema certo para loteamento, pode ajudar você a entender as necessidades do seu negócio, servindo de base para que você entenda as melhores soluções.

Tudo com base em dados atualizados do seu inventário de propriedades (sejam terrenos ou propriedades residenciais, escritórios corporativos, comerciais ou industriais).

Este software pode ajudar no mapeamento de terrenos e propriedades, bem como pode lembrá-lo de outros processos, como aquisição, gerenciamento de espaço, atribuição, manutenção do solo e muitos outros.

Em geral, sistemas para loteamento são altamente recomendados para negócios imobiliários que desejam fortalecer sua capacidade competitiva.

Entre os principais ganhos ao investir nessa tecnologia, seu negócio pode identificar:

  • Fluxo de caixa aprimorado
  • Manutenção do propriedades
  • Melhoria na gestão do banco de terrenos
  • Visão geral das finanças da empresa
  • Processamento fácil e rápido de faturas
  • Gestão rápida de venda de propriedades

Sistemas TOTVS para o setor de Construção

Com os sistemas da família TOTVS Construção, você tem em mãos um portfólio completo de ferramentas para controlar sua operação!

Os sistemas TOTVS para Construção são ideais para construtoras, mas também para incorporadoras e demais empresas do mercado imobiliário.

Hoje, temos uma oferta específica para loteadoras que pode proporcionar muito mais produtividade automatizando os mais diversos processos da sua operação.

Na verdade, com a tecnologia TOTVS em geral, você tem em mãos soluções que viabilizam todas as fases de incorporação, como análise de viabilidade, lançamento do empreendimento, gestão de recebíveis e toda a retaguarda da operação.

Além da gestão de imóveis, nossas soluções ajudam você a regularizar sua área de vendas, com controle de propostas e aprovações para a geração de contratos, efetivação das vendas, pós-vendas e gerenciamento da carteira de recebíveis.

Que tal mergulhar nesse ecossistema de possibilidades e entender tudo que as tecnologias TOTVS para Construção podem fazer pelo seu negócio imobiliário?

Hoje, mais de 100 mil imóveis são administrados com produtos da família TOTVS Construção, faça parte dessa revolução!

Leia também: BIM: como está revolucionando a construção civil

Conclusão 

Ao longo deste conteúdo, te explicamos o que é, como funciona e os benefícios de um sistema para loteamento.

Sem dúvidas, implementar tecnologia na gestão do seu negócio imobiliário pode trazer múltiplos benefícios, além de ser um passo certeiro na modernização dos seus processos.

Porém, essa jornada de transformação digital depende de muitos predicados. O principal deles é a tecnologia escolhida.

Nesse ponto, as soluções da família TOTVS Construção, são a escolha ideal para empresas imobiliárias que buscam crescer e se posicionar como referência no mercado.

E você, gostou do conteúdo? Então continue a ler mais acompanhando nosso blog!

Para receber artigos como esse em seu e-mail, que tal se inscrever em nossa newsletter? É só preencher o formulário no topo do artigo!

Nova call to action

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.