Calcular combustível e pedágio: passo a passo!

Equipe TOTVS | 29 novembro, 2022

Calcular combustível e pedágio é uma das tarefas mais importantes de qualquer empresa que trabalha transportando cargas de um ponto A a um ponto B.

Trata-se de um dos custos operacionais mais básicos das transportadoras, e é preciso que os gestores estejam atentos a esses números para garantir que a empresa não termine o mês no vermelho por conta da falta de planejamento.

A boa notícia é que é possível diminuir esse custo corrente com o uso de soluções tecnológicas.

Hoje, vamos te explicar tudo sobre o assunto e como você pode começar a economizar hoje mesmo com os gastos de combustível e pedágio. Boa leitura!

Por que é importante calcular combustível e pedágio da sua frota?

Calcular o combustível e o pedágio da sua frota é essencial para que você consiga balancear as contas e manter a empresa fora do vermelho no final do mês.

Isso porque os gastos com combustível e com pedágio são parte do orçamento de despesas mensal de qualquer empresa que lide com transporte.

Saber quais são os valores gastos é o primeiro passo para conseguir entender melhor como está funcionando a operação da sua empresa e tomar medidas para melhorá-la.

Uma das formas mais eficientes de economizar recursos com o pedágio e combustível é com a ajuda de um sistema de roteirização profissional.

Softwares como esse ajudam a sua equipe de gestão a criar rotas otimizadas, que consomem menos combustível e que evitam os principais pedágios do trajeto.

Nova call to action

Calcular combustível e pedágio: 6 fatores que influenciam no cálculo

O cálculo de combustível e pedágio pode até parecer simples em um primeiro momento, mas existem vários fatores que podem mudar o resultado final.

Confira, a seguir, as principais variáveis que influenciam no cálculo de combustível e pedágio:

1. Autonomia do veículo

A autonomia do veículo diz respeito a quantos quilômetros um determinado automóvel é capaz de rodar com apenas um litro de combustível.

Veículos mais antigos costumam ter uma autonomia menor, já que estão há muito tempo na estrada e contam com boa parte das suas peças desgastadas pelo tempo de uso.

Por isso, também é sempre importante considerar a opção de realizar uma renovação de frota, que pode ter impactos positivos nos gastos com combustível.

Se você deseja saber a autonomia do seu veículo, basta verificar essa informação no manual do automóvel ou procurar na internet pelo modelo e ano do carro em questão.

2. Tipo de combustível usado

O tipo de combustível usado no abastecimento também é uma variável que pode ter um grande impacto nos gastos no final do mês.

As diferenças entre o preço da gasolina, do etanol e do diesel são variáveis e devem ser acompanhados de perto.

Portanto, observe qual o tipo de combustível utilizado, qual o seu preço médio no mercado e, se necessário, considere a opção de fazer uma troca por uma alternativa mais barata ou investir em carros flex, que aceitam tanto gasolina quanto etanol.

3. Variação do preço do combustível

O preço do combustível não é o mesmo em qualquer posto de abastecimento. Na verdade, os valores costumam variar bastante de região para região.

Portanto, antes de enviar seus motoristas para a estrada, faça um levantamento do preço do combustível nos principais postos no trajeto e, se possível, tente entrar em contato previamente com esses estabelecimentos para fazer um acordo.

4. Distância entre o local de origem e destino

A distância entre o local de partida e o destino influencia diretamente no gasto com a entrega, tanto na questão do combustível quanto no número de pedágios.

Se você tem uma entrega interestadual para fazer, por exemplo, é bem provável que seu motorista enfrente um bom número de paradas no meio do caminho.

A melhor alternativa para diminuir os custos com o pedágio é utilizando uma plataforma que o ajude a encontrar os trajetos que passam por menos paradas.

5. Variação do preço dos pedágios

Por fim, a variação do preço dos pedágios no meio do caminho tem um impacto direto no custo do transporte de cargas.

Lembre-se: se o veículo utilizado tiver mais de um eixo, será necessário pagar por dois veículos, e assim por diante.

Portanto, durante o seu planejamento, verifique quantos pedágios existem no caminho, qual o preço de cada um e qual a melhor rota para gastar o mínimo com essas taxas.

6. Número de eixos do veículo

O número de eixos do veículo utilizado também influencia no valor do pedágio a ser cobrado do motorista na hora da passagem.

Veículos com apenas um eixo pagam o valor normal do pedágio, ou seja, a tarifa unitária.

Já veículos com dois eixos, como caminhões leves e caminhões trator de dois eixos têm a tarifa multiplicada por dois.

Veículos com três eixos, por sua vez, têm a tarifa multiplicada por três. Já veículos com quatro eixos, por quatro.

Como calcular combustível e pedágio? Confira o passo a passo

Confira um passo a passo de como calcular o combustível e o pedágio de uma entrega:

Como calcular combustível

Como vimos, para calcular o gasto total de combustível com uma entrega, é preciso, antes de tudo, saber a autonomia do veículo.

Para obter essa informação, você deve ir até o manual do veículo ou procurar na internet pelo modelo e ano do automóvel.

Com essas informações em mãos, será possível saber quanto combustível será necessário para concluir a entrega. Porém, as coisas não param por aí.

Também é necessário levantar o preço do combustível, tanto na partida quanto no local de destino. Assim, você terá tudo na ponta do lápis.

Para ficar mais fácil, vamos a um exemplo.

Imagine que você possua um veículo que faz dez km por litro de combustível e precisa fazer uma entrega a 500 quilômetros de distância.

Sabendo esses dados, basta fazer o cálculo:

Quantidade de combustível necessária = (500 x 1)/10

Quantidade de combustível necessária = 50 L

Ou seja, nesse exemplo, seriam necessários 50 litros de combustível para concluir a viagem.

Agora, o próximo passo é descobrir quanto está o litro de combustível e multiplicar esse valor pelo resultado do cálculo anterior. Deste modo, você terá o custo do combustível.

Como calcular pedágio

Para calcular quanto será gasto com pedágio, é possível conferir no site da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) uma lista com todas as praças de pedágio do país.

Basta fazer o levantamento de quais pedágios serão percorridos pelo seu veículo e, pronto, você vai saber quanto será gasto com pedágio.

Mas, existe uma alternativa mais simples e descomplicada, que é contando com a ajuda de um roteirizador de viagens, que oferece esses dados automaticamente junto às sugestões de rotas.

Ainda assim, vale um lembrete: se você estiver usando um veículo com mais de um eixo, será necessário pagar um preço de pedágio cheio adicional por cada eixo.

Ou seja, se o seu veículo tem dois eixos, você paga o valor do pedágio duas vezes; se tem três, três vezes; e assim por diante.

Como calcular combustível e pedágio ida e volta

Muitas pessoas acham que, para fazer o cálculo de pedágio e combustível de ida e volta, basta utilizar o valor obtido nos cálculos anteriores e multiplicá-lo por dois.

Contudo, isso não é necessariamente verdade, já que o valor despendido na volta pode variar de acordo com o trajeto utilizado e com o preço do combustível na região de destino.

Portanto, o ideal é que você refaça os passos explicados nos tópicos anteriores também na volta, para ter uma estimativa mais precisa do quanto será gasto com ida e volta. 

Calcular combustível e pedágio: dúvidas frequentes

Agora, confira algumas dúvidas frequentes sobre como calcular combustível e pedágio:

Qual aplicativo calcula pedágio e combustível?

Existem vários aplicativos que podem ser utilizados para traçar rotas e saber quanto será gasto de pedágio.

Contudo, essas opções são menos robustas do que os roteirizadores profissionais.

O TOTVS Roteirização e Entregas, por exemplo, permite que você calcule exatamente quanto será gasto com pedágios e com combustível de maneira automatizada.

Basta preencher os dados dentro do sistema e ele vai te oferecer as melhores opções de trajetos para economizar combustível e evitar postos de pedágio.

Qual o melhor site para calcular pedágio?

O melhor site para saber exatamente quanto será gasto com o pedágio é o da ANTT, que contém uma lista com todas as praças de pedágio do país.

Entretanto, esse é um trabalho que vai tomar um bom tempo da sua equipe de planejamento de rotas, o que pode ser contraprodutivo no fim do dia.

Por isso, a melhor opção é contratar um serviço de roteirização profissional para calcular exatamente quanto será gasto com combustível e pedágios.

O que é o vale-pedágio?

O vale-pedágio é um aparato legal que isenta os transportadores de terem de arcar com os pedágios durante o transporte de mercadorias.

Dessa forma, a responsabilidade pelo pagamento do pedágio é dos embarcadores da carga, uma medida que visa a desonerar aqueles que a transportam.

O vale-pedágio foi implementado pela Lei nº 10.561/01, sendo que a ANTT é a responsável por regulamentar, fiscalizar e penalizar aqueles que não cumprem o regulamento.

Graças ao vale-pedágio, tornou-se possível mesclar o custo do pedágio ao valor do frete, reforçando a proteção aos transportadores.

Por esse motivo, hoje se entende como obrigação exclusiva do embarcador pagar antecipadamente pelos pedágios na rota e, então, anexar o comprovante à documentação da carga.

Como saber o preço dos pedágios?

O melhor lugar para saber o preço de cada pedágio individualmente é por meio do site da ANTT, que possui uma lista com todas as praças de pedágio do país.

Quais são os benefícios de contar com um roteirizador?

Os roteirizadores profissionais ajudam as empresas de diversas formas, sendo que duas das principais são na economia de combustível e pedágios.

Com um roteirizador profissional, como o TOTVS Roteirização e Entregas, é possível criar trajetos que consomem menos combustível.

Além disso, também é possível utilizar essa ferramenta para criar rotas que evitem os pedágios do trajeto, trazendo economia para a empresa.

Trata-se de uma das melhores ferramentas para as empresas que estão buscando diminuir os custos da sua operação, além de ser totalmente integrável a outros sistemas de gestão.

Otimize suas operações com o TOTVS Roteirização e Entregas

Para que uma operação logística seja bem sucedida, é preciso contar com um bom planejamento de rotas como base para todas as etapas.

Esse planejamento vai ajudar a identificar os melhores meios de transporte para cada rota.

Neste contexto, a tecnologia entra como uma grande aliada. 

E, quando o assunto é transporte rodoviário, você pode contar com o TOTVS Roteirização e Entregas!

Trata-se de um sistema que ajuda o seu negócio a encontrar o trajeto mais vantajoso para cada entrega.

A ferramenta faz uma análise completa dos pontos de entrega, da distância entre os pontos e das restrições logísticas com base nos dados de cada pedido.

Dessa forma, você consegue otimizar os processos e reduzir os custos da operação em até 30%. 

Tudo isso com possibilidade de integração com ERPs para simplificar ainda mais a gestão logística do seu negócio.

Use a tecnologia do TOTVS Roteirização e Entregas para aumentar a eficiência das suas entregas!

Conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, calcular combustível e pedágio é uma das tarefas mais importantes de qualquer gestor de transportadora.

Isso porque os gastos com esses dois fatores são parte fundamental do custo operacional da empresa, ou seja, são despesas constantes e que devem ser sempre calculadas para que o negócio consiga manter seu bem-estar financeiro ao fim do mês.

Mas, mais do que simplesmente calcular, também é necessário que as empresas busquem formas de diminuir esses custos, a fim de abater o valor do frete e oferecer um serviço mais competitivo para seus clientes.

E uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é contando com a ajuda de um roteirizador profissional, como o TOTVS Roteirização e Entregas. E, então, gostou de aprender sobre como calcular combustível e pedágio? Continue em nosso blog e confira também o artigo que preparamos sobre roteirização de entregas!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.