Roteirização de cargas: o que é, importância e como fazer

Equipe TOTVS | 17 maio, 2022

Roteirização de cargas é um importante processo logístico que ajuda as empresas a organizarem suas operações e economizarem dinheiro com as entregas.

Por meio dessa prática, as empresas conseguem traçar rotas inteligentes e estratégicas, economizando combustível e valores despendidos com horas extras.

Antigamente, todo esse processo precisava ser feito de maneira manual, com cálculos de gasto de gasolina e pedágios que tomavam uma imensa quantidade de tempo da equipe de planejamento de rotas.

Hoje em dia, existem sistemas de roteirização que automatizam a maior parte desse processo, tornando tudo mais organizado e eficiente.

Por isso, hoje vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre roteirização de cargas e como implementar esses processos dentro da sua empresa. 

Continue leitura!

O que é roteirização de cargas?

Roteirização de cargas é o processo de escolha de um trajeto otimizado para o transporte e coleta de cargas.

Em um primeiro momento, podemos considerar que o melhor trajeto é a combinação de dois fatores: o custo do transporte e o tempo gasto para fazê-lo.

Contudo, para determinar com precisão esse roteiro, é preciso levar em consideração outros pontos importantes, como, por exemplo:

  • As necessiades individuais de cada cliente, como os horários para carga e descarga;
  • O tipo de veículo utilizado para cada tipo de entrega;
  • O tipo de carga a ser transportada;
  • A zona onde os veículos irão se deslocar;
  • A condição das estradas;
  • O preço dos pedágios;
  • O volume de tráfego nas estradas;
  • A jornada de trabalho de cada motorista.

É muito importante que o gestor de rotas entenda cada um desses fatores para conseguir fazer um planejamento eficiente e que seja, de fato, econômico.

Por sorte, hoje existem diversos softwares de roteirização que permitem que esse trabalho seja feito de maneira mais automatizada e organizada, com integração a outros sistemas de gestão. Mas veremos isso em mais detalhes adiante. 

Nova call to action

Quais são os tipos de roteirização?

Em linhas gerais, existem três tipos diferentes de roteirização que podem ser aplicados para entregas em escala. São eles:

  1. De um ponto de origem para um ponto de destino;
  2. De vários pontos de origem para vários pontos de destino;
  3. De vários pontos de origem e destinos coincidentes.

No primeiro tipo de roteirização, temos somente um único ponto de origem e um único ponto de destino. O principal objetivo, nesse caso, é escolher o trajeto mais curto e rápido para realizar a entrega.

O segundo tipo de roteirização é mais complexo, pois existem mais variáveis que influenciam todo o processo de distribuição.

Nesse caso, existem diferentes pontos de origem e diferentes pontos de destino. Sendo assim, o objetivo é traçar a rota mais eficiente para realizar entregas com o menor custo possível.

Por fim, no terceiro tipo, temos uma operação que é utilizada quando a empresa visa a atender diferentes clientes em diferentes locais, com um único meio de transporte.

Dessa forma, a rota mais adequada é aquela em que o veículo vai sair do seu ponto de origem passando por todos os destinos e retornando ao ponto de origem, percorrendo a menor distância possível.

Qual a importância da roteirização de cargas para sua frota?

Como vimos, a roteirização de cargas traz inúmeros benefícios para as empresas. Confira a seguir em detalhes as vantagens de uma boa roteirização:

Organização de processos

Um dos principais benefícios da roteirização de cargas para as empresas é a organização da operação logística da empresa.

Por meio de uma boa roteirização, é possível organizar as entregas de maneira mais eficiente, utilizando os veículos certos para as entregas certas.

Quando esse processo é feito com o auxílio de um roteirizador profissional, as vantagens são ainda maiores, pois o seu setor de planejamento ganha tempo para focar em outras atividades importantes do setor logístico da empresa.

Economia de custos

O segundo grande benefício da roteirização de cargas é que ela ajuda as empresas a economizarem com os gastos da operação de entregas.

Uma roteirização eficiente é capaz de reduzir o tempo das entregas, evitando que a empresa desperdice dinheiro com horas extras.

Além disso, também é possível escolher por trajetos que gastem menos combustível, o que gera uma enorme economia no fim do mês.

Por fim, no caso de viagens interurbanas ou interestaduais, é possível planejar as viagens para enfrentar o menor número de pedágios possível, o que impacta diretamente no preço do frete.

Gestão de frotas mais eficiente

A roteirização de cargas também é uma forma de fazer uma gestão de frotas mais inteligente e eficiente. Seu setor logístico será capaz de definir com precisão os trajetos e quais veículos são mais adequados para cada tipo de entrega.

Com um roteirizador integrado a outros sistemas de gestão, é possível organizar as entregas de maneira mais eficiente, economizando tempo das equipes internas.

Além disso, esses softwares também oferecem o acompanhamento em tempo real da frota, o que permite uma comunicação mais precisa com os clientes e um controle maior sobre a frota.

Otimização do tempo de entrega

Uma roteirização de cargas eficiente é capaz de otimizar o tempo das entregas, pois é possível escolher trajetos mais curtos e que evitem grandes congestionamentos.

Você também pode adotar estratégias de entrega na mesma região, para que o tempo entre as descargas seja mais bem utilizado.

Com o tempo, é possível até mesmo realizar entregas antes do prazo combinado, o que vai gerar uma imagem muito boa para a sua empresa e ajudar no processo de fidelização de clientes.

Mais segurança

Por fim, uma roteirização eficiente representa mais segurança para as cargas sendo transportadas e para os motoristas da sua empresa.

É possível, por exemplo, escolher trajetos que evitem regiões muito perigosas ou estradas em más condições, que podem danificar os veículos e aumentar as chances de acidente.

Como fazer roteirização de cargas?

Confira a seguir um passo a passo de como fazer uma roteirização de cargas mais eficiente:

Conheça os detalhes da sua operação

O primeiro passo para fazer uma boa roteirização de cargas na sua empresa é delimitar alguns parâmetros básicos da sua operação, como:

  • O tempo máximo de cada rota;
  • Os veículos utilizados em cada rota;
  • Informações sobre os clientes atendidos;
  • O trecho máximo a ser percorrido pelos veículos;
  • Intervalo em quilômetros entre cada uma das entregas.

Entretanto, lembre-se: esses parâmetros podem (e vão) se alterar ao longo do tempo, com a renovação da frota ou mudanças no perfil dos clientes.

É importante que você tenha todas essas informações sempre atualizadas, pois elas norteiam todas as estratégias de roteirização.

Conte com a tecnologia

O segundo passo para fazer uma boa roteirização de cargas é contar com a ajuda de soluções tecnológicas, como um roteirizador profissional, por exemplo.

Por meio desses softwares de gestão de frotas, você pode acompanhar em tempo real as suas entregas e conversar com os seus clientes sobre o tempo até o produto chegar no destino.

Além disso, também é possível traçar rotas de maneira mais eficiente, escolhendo trajetos mais curtos e economizando tempo de planejamento, uma vez que esses sistemas também oferecem uma opção de cálculo automático de pedágios, por exemplo.

Invista na capacitação dos colaboradores

Outro passo muito importante para fazer uma roteirização eficiente é investir na capacitação dos seus colaboradores, tanto da área interna, quanto da equipe externa.

Você precisa que os seus gestores de frota sejam capazes de escolher as rotas mais eficientes e que a sua equipe de campo saiba operar os equipamentos.

Monitore constantemente

Por fim, uma dica de ouro é monitorar constantemente o status dos caminhões e veículos de entrega ao longo do dia ou da semana.

Fazendo isso, você consegue oferecer para os seus clientes uma previsão de entrega mais acertada, o que vai aumentar a sua credibilidade perante o mercado.

Além disso, você vai conseguir se antecipar a problemas, como estradas congestionadas, por exemplo, e entrar em contato com o motorista para que ele faça uma rota alternativa.

Existe algum curso de roteirização de cargas?

Existem vários cursos de roteirização de cargas disponíveis no mercado e, se você quer implementar essa técnica de maneira eficiente na sua empresa, é importante que contrate profissionais especializados ou que invista na capacitação dos seus colaboradores.

Você pode encontrar vários desses cursos e realizar palestras e workshops dentro da sua empresa para otimizar os processos de entrega.

Como funciona um sistema de roteirização de cargas?

Os sistemas de roteirização de cargas funcionam de maneira bem simples e descomplicada, ajudando nos processos logísticos da empresa de maneira geral.

Eles são integrados com outros ERPs do mercado e, por isso, permitem que você faça a gestão das rotas ao mesmo tempo que gerencia outros setores da empresa.

Além disso, esses sistemas oferecem várias funcionalidades muito úteis para o dia a dia, como, por exemplo, o cálculo automático de pedágios.

Também é possível priorizar por trajetos que evitam os principais pedágios do país.

Contudo, é importante que você se lembre que, apesar de parecer uma boa ideia evitar pedágios em um primeiro momento, essa escolha pode ser mais cara dependendo da situação, pois essas rotas normalmente são mais longas e demoradas.

A verdade é que, no fim das contas, tudo vai depender de qual estratégia você vai utilizar para aquela carga específica, e um sistema de roteirização vai ajudar a escolher qual delas é a melhor para cada situação.

Por fim, os sistemas de roteirização permitem que a empresa tenha total controle da sua frota, pois existe a possibilidade de fazer o acompanhamento em tempo real das entregas.

Como escolher um software de roteirização de cargas?

Os roteirizadores de carga possuem diversas funcionalidades que oferecem diferentes tipos de vantagens competitivas para as empresas.

Entretanto, na hora de escolher qual é o melhor para a sua empresa, você deve, em primeiro lugar, fazer um levantamento das necessidades que envolvem o seu serviço e o que você espera melhorar a partir da utilização de uma ferramenta como essa.

Então se pergunte: qual é o seu objetivo? É o de melhorar os prazos ou a qualidade da entrega? É economizar nos gastos com combustível e hora extra? Ou então você deseja simplesmente poder exercer um controle maior sobre a sua operação?

Não importa a quantidade de necessidades, é fundamental que você as pontue para poder analisar cada opção disponível no mercado, o que nos leva ao próximo passo: comparar.

Após levantar suas necessidades, é preciso pesquisar e comparar os sistemas disponíveis no mercado. O ideal aqui é buscar pelo sistema que melhor atende aos seus objetivos.

Por fim, lembre-se de que é fundamental entender o diferencial de cada produto. Só assim você conseguirá fazer a escolha mais informada e ideal para sanar os problemas que você deseja resolver contratando esse tipo de serviço.

TOTVS Planejamento de Rotas

A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do Brasil e desenvolveu um software que vai ajudar a sua equipe a organizar, planejar e otimizar as rotas logísticas: o TOTVS Planejamento de Rotas.

Esse software tem uma tecnologia que torna o processo de roteirização muito mais ágil, reduzindo os custos logísticos das entregas e tornando a operação mais eficiente.

Veja a seguir um vídeo que exemplifica os principais benefícios do TOTVS Planejamento de Rotas.

O programa considera vários detalhes que podem interferir na sua operação, como o custo total dos pedágios.

Experimente grátis o TOTVS Planejamento de Rotas!

Conclusão

A roteirização de cargas é fundamental para as empresas do setor logístico que precisam lidar com entregas diariamente.

Por meio dessa técnica, é possível reduzir os custos da operação de várias formas, seja nos gastos com gasolina ou com horas extras.

Outro benefício muito chamativo é o fato de ser possível diminuir o tempo entre as entregas, o que vai melhorar a imagem da sua empresa perante o público consumidor.

Por isso, é essencial que as empresas que trabalham com entregas invistam em um sistema de roteirização profissional, como o TOTVS Planejamento de Rotas.

Esse sistema vai ajudar a automatizar processos e a economizar tempo tanto da equipe de campo quanto da equipe interna.

Por isso, conheça mais sobre o TOTVS Planejamento de Rotas e revolucione a operação da sua empresa hoje mesmo!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.