Frete e transporte de pequenas cargas: guia completo!

Equipe TOTVS | 19 julho, 2022

O setor de frete e transporte de pequenas cargas vem crescendo significativamente nos últimos anos graças ao aumento na demanda de e-commerces e lojas virtuais, que normalmente terceirizam essa função.

Trata-se de uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro, em um cenário de franco crescimento.

Por isso, hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa área do mercado e como criar uma transportadora do zero. Boa leitura!

O que é o transporte de pequenas cargas?

Frete e transporte de pequenas cargas é um tipo de serviço caracterizado pelo uso de veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e caminhões pequenos para o transporte de cargas fracionadas de diversos produtos, que vão de perecíveis até mercadorias de grande valor.

O diferencial desse tipo de serviço é a sua praticidade e agilidade, assim como custos menores de deslocamento e manutenção.

Isso porque esse é um tipo de transporte intraurbano, ou seja, que se mantém dentro das cidades e seus satélites, ou seja, não é focado em longas distâncias, como viagens até outra cidade ou estado.

Um roteirizador é uma ferramenta excelente para melhorar o transporte de cargas pequenas, pois permite que a sua equipe fracione as frotas por região da cidade, gerando uma economia significativa de combustível, pois as entregas estão concentradas em uma única região.

Mas não é só isso, programas como o TOTVS Planejamento de Rotas também são capazes de diminuir muito o tempo de entrega, aumentando a satisfação de seus clientes.

Como funciona o serviço de frete e transporte de pequenas cargas?

O serviço de frete e transporte de pequenas não exige um grande investimento para começar a operar de maneira eficiente e lucrativa.

Na verdade, é possível começar somente com um veículo e um celular, por onde você irá atender aos seus clientes.

Mas conforme a operação se expande e a empresa vai adquirindo novos veículos, é preciso utilizar softwares e soluções de gestão de frotas, como o TOTVS Planejamento de Rotas.

Nesse estágio, a operação é mais complexa e diversos fatores devem ser considerados, como a vida útil dos veículos, a necessidade de manutenção, as ruas mais movimentadas e, assim, a necessidade de uso de um roteirizador inteligente.

Trata-se de uma maneira de ajudar você e seu time a criar rotas otimizadas, que evitem o trânsito ou áreas perigosas da cidade.

Além disso, também é possível saber o local exato dos motoristas da sua frota em tempo real por meio do rastreamento veicular e, assim, entrar em contato sempre que for necessário alterar alguma rota para melhorar a eficiência das entregas.

Nova call to action

Frete e transporte de pequenas cargas: conheça os ramos de atuação

O transporte de cargas pequenas possibilita que as empresas atuem nos mais diferentes ramos de atividade.

Cada uma delas vai exigir um tipo de veículo diferente para garantir a máxima eficiência nas entregas dentro da cidade.

Veja a seguir algumas das principais áreas de atuação de quem realiza frete e transporte de pequenas cargas:

Encomendas

Os serviços de entrega e distribuição vêm cada vez mais sendo terceirizados pelas empresas, especialmente no caso das marcas que atuam exclusivamente com e-commerce.

No segmento das encomendas, tanto motos, vans e utilitários quanto caminhões pequenos conseguem atender às demandas e realizar o transporte das mercadorias.

As empresas podem querer fazer contratos ou apenas terceirizar as entregas de acordo com os pedidos, por isso, verifique qual esquema se encaixa melhor no seu plano de negócios. 

Encomendas urgentes

No caso das encomendas urgentes, atender aos pedidos com agilidade é o fator principal.

Por esse motivo, o ideal é que o transporte de pequenas cargas urgentes seja feito por meio de motos, utilitários ou os chamados VUCs, ou Veículos Urbanos de Carga.

Também é preciso que o seu time de gestão logística entenda a urgência de cada situação e que seja capaz de reorganizar o setor em parceria com o setor de entregas, rendendo um lucro maior para a sua empresa e garantindo clientes satisfeitos. 

Mudanças

O nicho das mudanças, por fim, é dominado pelo mercado de mudanças residenciais, que trazem uma grande gama de oportunidades para o empreendedor.

No entanto, também é possível atender a empresas, especialmente aquelas que pertencem ao setor de eventos, uma vez que só alugam móveis e decorações para festas.

O importante é que você conheça bem o mercado e explore as oportunidades ao seu redor, pois assim pode garantir que a renda do serviço venha.

Um panorama sobre o mercado de frete e transporte de pequenas cargas

Os serviços de frete e transporte de cargas pequenas se encontram em franco crescimento e representam uma nova tendência do mercado, já que são muito mais ágeis que os modelos anteriores.

Mas, além disso, também existem outros fatores que favorecem o crescimento do setor, como o crescimento dos e-commerces, já que produtos adquiridos na internet tendem a ser mais leves e menos volumosos.

Além disso, a logística reversa, ou seja, o transporte de resíduos sólidos obrigatório, favorece muito o setor de transporte fracionado.

Outro fenômeno que vem sendo estudado é a atomização das encomendas, ou seja, compras frequentes e em menor volume, o que também representa uma vantagem para o setor de frete e transporte de pequenas cargas.

Por fim, o comércio está, cada vez mais, se expandindo para o interior do país, e apostar em pequenas cidades, onde há menos concorrentes, pode ser uma ótima forma de aumentar a sua receita.

Como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas?

Agora veja como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas na prática:

Crie um plano de negócio

O primeiro passo na criação de qualquer tipo de empreendimento consiste em criar um plano de negócios, pois esse documento é crucial para que você consiga planejar bem suas ações e consiga medir os resultados.

No caso de empresas de transporte de pequenas cargas, você deve considerar diversos fatores, como o investimento inicial, os gastos mensais com combustível e manutenção, a folha de pagamento dos colaboradores, o seu ticket médio etc.

Ou seja, o plano de negócios é uma ferramenta que permite tornar a sua ideia de negócio em um empreendimento autossustentável e lucrativo.

No portal do Sebrae para empreendedores, é possível encontrar diversos cursos online gratuitos com orientações de como elaborar um plano de negócios.

Atente-se às questões legais

Outro fator muito importante é se informar sobre as principais leis que regulamentam a atividade no Brasil.

Você vai precisar se inteirar, por exemplo, sobre como funciona o controle de jornada para motoristas, quais são as regras para o transporte de cargas, o que é a Lei da Balança, GRIS, DACTE, CTe e várias outras siglas.

Aprender tudo sobre como funciona a legislação e quais são os principais documentos necessários para a operação é fundamental para evitar problemas com a justiça e ter o seu negócio prejudicado de qualquer forma.

O mesmo vale, portanto, para o estudo a respeito da legislação tributária das empresas de transporte, pois, estando em dia com o fisco, sua empresa pode participar de licitações e começar a fornecer para o poder público, aumentando as fontes de receita. 

Inicie com um baixo investimento

É recomendado para qualquer negócio iniciante que comece com um custo baixo, pois assim você reduz o risco do investimento.

Uma das formas de reduzir os riscos iniciais da operacionalização de um novo negócio é utilizar uma estrutura alugada.

Durante as primeiras fases do desenvolvimento da operação, é preciso considerar se é mesmo necessário uma estrutura física e avaliar quais serão os custos adicionais de um investimento como esse.

A estrutura para quem está começando deve ser bem simples, mas considerar alguns pontos essenciais, como local para guardar os veículos com segurança, ambiente para receber clientes, entre outros.

Também é preciso garantir a pontualidade nas entregas, que é o que as pessoas que buscam esse tipo de serviço procuram acima de tudo.

Entenda o processo produtivo da sua empresa

O maior desafio de prestar um serviço de transporte de pequenas cargas é cumprir os horários.

São muitos os fatores que podem interferir e comprometer a entrega das encomendas dentro do prazo, como o trânsito, acidentes, problemas nos veículos etc.

Por esse motivo, o principal diferencial do seu negócio deve ser a rapidez na entrega e a segurança da carga sendo transportada.

Qualquer que seja o modelo de entrega em que você pretende atuar, é preciso conhecer bem o processo produtivo das empresas de transporte para evitar falhas que possam causar prejuízos e perdas de clientes importantes.

As etapas do transporte, portanto, devem ser bem definidas e divididas de acordo com pedido, região, precificação, coleta, translado etc.

Conte com uma infraestrutura adequada

Outro ponto muito importante é encontrar um local que tenha uma infraestrutura adequada para a operação, com um local seguro para armazenar os veículos e um escritório ou ponto de parada que dê visibilidade ao negócio.

Uma das principais vantagens das empresas de transporte de pequenas cargas é que você não precisa se preocupar com a localização do escritório, pois os serviços normalmente são contratados por telefone.

Contudo, é fundamental que você se mantenha atento ao aspecto da localização para atender com qualidade a seus clientes.

Em outras palavras, você precisa de um local de boa visibilidade e que esteja em uma região vantajosa para entregar para toda a cidade.

Procure por instalações perto dos locais de maior procura e onde seja fácil para que os veículos saiam nas horas de concentração de trânsito ou para evitar bloqueios para veículos de carga.

Adquira os equipamentos necessários

Quem deseja apostar no segmento de frete e transporte de cargas precisa conseguir alguns equipamentos, como:

  • Veículos – caminhão de pequeno porte, furgão, utilitários ou moto;
  • Número de telefone celular – para realizar contato com os clientes.

Já no caso de empresas de pequeno porte, são necessários equipamentos operacionais e material de escritório, como:

  • Utilitários e furgões para cargas de até 1.500 kg;
  • Aparelhos e sistema de rastreamento (GPS e monitoramento);
  • Notebook ou desktops;
  • Mesas e cadeiras;
  • Impressoras;
  • Smartphones.

Contrate um serviço de roteirização

Se você deseja fornecer um serviço verdadeiramente competitivo, então precisa investir em um serviço de roteirização, como o TOTVS Planejamento de Rotas.

Um sistema de roteirização profissional como esse é capaz de reduzir drasticamente o tempo das entregas e os custos com gasolina e manutenção dos veículos.

Treine os colaboradores

Mesmo que você não tenha um sistema de roteirização e trabalhe fazendo a maior parte da administração de maneira mecânica, é preciso investir no treinamento dos colaboradores.

Você precisa se certificar de que seus motoristas estão devidamente instruídos sobre os principais procedimentos e que a sua equipe de gestão de frotas e roteirização conheça as melhores técnicas e práticas para otimizar o serviço.

Faça a divulgação do negócio

Por fim, é fundamental fazer a divulgação do seu negócio, para que assim você consiga atingir um número maior de pessoas e aumentar o número de pedidos de entrega.

Existem diversas estratégias que você pode adotar para aumentar a visibilidade do seu negócio. Confira algumas delas a seguir:

  • Ponto de visibilidade: escolha um local de grande acesso para estacionar seus veículos, especialmente se você realiza mudanças. Bairros residenciais e vias próximas a condomínios são ótimas opções;
  • Cartões de visita e folders: os folders podem ser distribuídos em locais estratégicos, como prédios residenciais e locais onde existem potenciais clientes;
  • Placas publicitárias: é possível personalizar placas com seu contato e colocá-las em locais de grande visibilidade, o que aumenta as chances de as pessoas te encontrarem;
  • Networking: sempre participe de feiras, eventos, encontros profissionais e outras situações para aumentar a sua rede de contatos e clientes;
  • Redes sociais: as mídias sociais também são uma ótima ferramenta para atingir um número maior de clientes, seja por meio das redes sociais, como Facebook, Instagram ou LinkedIn, seja por meio de estratégias de inbound marketing, como e-mail marketing ou plataformas de busca como o Google.

A tecnologia como aliada em suas operações logísticas

Se você deseja começar um negócio no setor de frete e transporte de pequenas cargas ou se já tem um negócio no ramo, precisa utilizar a tecnologia a seu favor.

Hoje, existem diversos softwares que simplificam todos os processos logísticos e de gestão de frota para que você possa focar em outros pontos da sua empresa.

Se você deseja ter competitividade no mercado, então precisa investir em soluções tecnológicas, pois elas vão colocar a sua empresa no século 21.

Uma das soluções mais interessantes nesse sentido é o TOTVS Planejamento de Rotas, que você vai ver no tópico a seguir.

TOTVS Planejamento de Rotas

A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do Brasil e possui um portfólio completo de sistemas e plataformas de gestão voltadas para os mais diversos setores do mercado, sendo um deles o transporte de pequenas cargas.

O TOTVS Planejamento de Rotas, por exemplo, é capaz de garantir mais agilidade nas entregas com um sistema de roteirização profissional.

Como vimos, os roteirizadores permitem diminuir o tempo entre as entregas, assim como os gastos com combustível e manutenções.

Isso porque essa solução garante um maior controle sobre a operação, permitindo que você acompanhe a posição de cada veículo em tempo real.

Experimente o TOTVS Planejamento de Rotas gratuitamente clicando aqui!

Conclusão

Como vimos, o setor de frete e transporte de pequenas cargas está em franca ascensão devido a diversos fatores, como a expansão do e-commerce, que normalmente terceiriza a função da entrega.

Dentro do setor, ainda existem muitas áreas em que as empresas podem atuar, como com encomendas ou mudanças.

Seja qual for a área onde a sua empresa atue, é possível aumentar a sua competitividade, otimizar o tempo das entregas e economizar com gastos de combustível e manutenção com soluções inteligentes como o TOTVS Planejamento de Rotas. Faça seu teste grátis agora!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.