Frete SPOT: o que é, como funciona e principais riscos

Equipe TOTVS | 13 julho, 2022

Existem diversas modalidades de fretamento para atender a uma operação logística, mas quando surge uma demanda inesperada ou urgente, o frete SPOT é a solução mais efetiva.

Com esse serviço, é possível fazer a entrega imediata de mercadorias, mantendo a qualidade no atendimento e o compromisso com o prazo de envio.

Isso faz toda a diferença na gestão logística e facilita a resolução de problemas que poderiam gerar a insatisfação dos consumidores, prejudicando o seu negócio.

Por isso, é importante saber como funciona esse tipo de fretamento, seus benefícios e riscos. 

Neste artigo, você encontra todas essas informações, além de dicas exclusivas para economizar na contratação do frete na modalidade SPOT. 

Siga a leitura para conferir!

O que é frete SPOT?

O frete SPOT é um serviço de transporte contratado de forma esporádica, com uma transportadora diferente daquela que normalmente realiza as entregas da empresa.

Neste sistema de fretamento, o transporte é feito de maneira instantânea para atender a demandas inesperadas sem perder o prazo de entrega determinado.

De maneira geral, a situação mais comum é o fechamento de contratos anuais com transportadoras para executar a condução de mercadorias.

Contudo, qualquer negócio está sujeito a imprevistos e emergências. Nestes casos, a modalidade SPOT é uma solução de transporte prática, ágil e eficiente.

Podemos dizer que esse tipo de frete é uma espécie de “quebra-galho” da operação logística. 

Como funciona o frete SPOT?

Na prática, o frete SPOT realiza o transporte imediato de cargas com o objetivo de atender a demandas extras, não previstas no contrato com a transportadora oficial da empresa.

Para isso, uma transportadora de fora da relação de prestadores de serviço é contratada.

Nesta modalidade de transporte, o pagamento é feito à vista para garantir que a entrega seja feita em caráter de urgência.

O processo de contratação desse serviço pede agilidade e eficiência para encontrar a melhor cotação de um transporte seguro e capaz de atender ao prazo estipulado.

É importante que o responsável pela operação logística cumpra todas as obrigações legais e realize o pagamento conforme acordado com a transportadora contratada.

Nova call to action

Quais são as principais características desse tipo de frete?

Existem pontos específicos que qualificam essa modalidade especial de entrega, e é preciso estar atento a eles para aproveitar o serviço da melhor forma possível e fazer uma boa gestão de frete.

Para entender melhor como funciona um contrato spot, listamos as principais características desse tipo de fretamento para compartilhar com você. Veja quais são elas abaixo.

Variedade de cargas

Se você tem um portfólio variado, com diversos tipos de produtos, o serviço spot pode se fazer necessário em algumas situações.

Isso porque um dos diferenciais dessa modalidade é a capacidade de atender a um amplo leque de cargas, com volumes e características distintas.

Podemos usar como exemplo uma loja de eletrodomésticos: esse tipo de comércio vende desde uma simples tostadeira até uma geladeira, cargas com volume e cuidados totalmente diferentes.

Nestes casos, nem sempre é fácil negociar tabelas de fretes com um bom custo-benefício e que atendam aos diferentes padrões de carga. 

Já o contrato spot atende a toda a variedade de mercadorias.

Urgência

A necessidade de atender a demandas urgentes é um dos principais motivadores para a contratação do frete SPOT, o que torna essa uma importante característica do serviço.

Seja por algum problema de atraso na entrega, pedido de devolução ou demandas inesperadas, é sempre importante buscar maneiras eficientes para cumprir o prazo de entrega.

Entrega imediata

Outro diferencial do frete na categoria SPOT é a entrega imediata das mercadorias.

Essa modalidade costuma oferecer prazos bem menores do que os normalmente disponibilizados por transportadores que atuam sob contrato de frete tradicional.

As empresas que trabalham com serviço SPOT têm uma infraestrutura específica, pensada para atender às demandas urgentes que citamos no item anterior com qualidade, eficiência e segurança.

Pagamento à vista

Como esse é um serviço realizado fora do contrato fechado com transportadoras que normalmente fazem o frete para a sua empresa, a cobrança costuma ter vencimento imediato.

Quando você fecha um contrato com uma transportadora para prestação de serviço, essa cobrança acontece de forma diferente.

Existe um período de corte, que engloba todas as entregas realizadas dentro de um prazo estabelecido no acordo. 

Os valores desses fretes são somados após a execução dos serviços durante o período de corte, e só então o boleto é enviado.

Preços maiores

A característica de imediatismo nas entregas tem uma consequência: preços mais elevados.

O gerenciamento da estrutura necessária para atender a demandas urgentes é diferente e tem um custo maior, que precisa ser repassado de alguma forma ao cliente. 

Por isso, outra particularidade da modalidade SPOT é a cotação normalmente mais alta do que as negociações com as transportadoras contratadas para cuidar das entregas convencionais da empresa.

Quais são as vantagens do frete SPOT?

O produto passa por diversas etapas antes de chegar ao cliente final. A última fase, conhecida como last mile, é também uma das mais importantes: a movimentação da mercadoria até o destino.

Quando o frete SPOT é bem utilizado, ele traz inúmeros benefícios para essa etapa de transporte de cargas e entrega de mercadorias, refletindo no processo logístico como um todo. 

Além de solucionar casos emergenciais, a modalidade ainda contribui de outras maneiras para a gestão logística do seu negócio.

A seguir, você confere uma lista com as principais vantagens do serviço de fretamento na categoria SPOT.

Rapidez e efetividade

Como falamos no item anterior, entregar os produtos dentro do prazo estabelecido deve ser uma prioridade na gestão logística da sua empresa.

No fretamento SPOT, agilidade e efetividade são pontos garantidos no transporte das mercadorias. 

O serviço é voltado para o atendimento a entregas pontuais e emergenciais, por isso está totalmente preparado para trabalhar com o carregamento imediato.

Além disso, a contratação não tem toda a etapa de negociação e definição de tabelas de fretes, por isso é muito mais rápida do que os métodos tradicionais de entrega.

Vale destacar a importância de contar com empresas confiáveis para realizar essas entregas de maneira segura. 

Prazo de entrega menor

Os prazos oferecidos pela categoria SPOT são muito menores, pois não há carga fracionada ou paradas para coleta durante o percurso de entrega.

Dessa forma, é possível reduzir significativamente o tempo de transporte, garantindo que a mercadoria chegue ao seu destino final muito mais rápido. 

Para aumentar ainda mais a eficiência, o setor também atende às cargas fora do padrão, como aquelas com volume acima do contratado para a transportadora da empresa, por exemplo.

Clientes mais satisfeitos

Agilidade na entrega é sinônimo de felicidade para as empresas e também para os clientes, que ficam ansiosos pelo recebimento das compras.

Garantir um serviço de qualidade com prazo reduzido aumenta significativamente o nível de satisfação dos consumidores.

Proporcionar uma boa experiência de compra ao seu público é um passo fundamental para estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente e conquistar a confiança do mercado.

Com isso, a tendência é conquistar a fidelização dos clientes, assim como a atração de novos compradores. 

Menos erros internos

Como vimos no item anterior, a falta de uma entrega no prazo esperado afeta diretamente na satisfação do cliente.

Os atrasos causam uma impressão de falhas e desorganização nos processos, fazendo com que os consumidores tenham uma visão negativa da empresa. 

Por outro lado, quando você contrata um frete na modalidade SPOT, o serviço de transporte fica sob a responsabilidade de uma empresa especializada. 

Dessa forma, é possível reduzir erros internos na operação logística e ainda desenvolver uma visão positiva da sua marca no mercado.

E as desvantagens?

É verdade que o fretamento do tipo SPOT é capaz de trazer muitas vantagens para a operação logística, mas o serviço também tem seus pontos negativos.

Como a modalidade pede uma agilidade na contratação, isso limita o conhecimento sobre a transportadora e também as negociações para conseguir melhores preços.

Pensando nisso, é importante ficar atento às desvantagens do contrato SPOT. Veja quais são as principais:

  • quando mal planejado, resulta em uma operação desorganizada;
  • falta de conhecimento sobre a transportadora contratada;
  • necessidade de fazer o pagamento à vista;
  • frete com custo mais alto.

Quais riscos o frete SPOT traz para as empresas?

Um dos principais riscos do frete SPOT é em relação aos custos logísticos do serviço contratado. 

Quando o uso desse tipo de fretamento não é bem planejado ou se torna muito frequente, pode haver um prejuízo financeiro para a empresa.

Como já explicamos aqui, essa modalidade de entrega tem um custo mais elevado por atender a demandas pontuais e urgentes de forma imediata. 

Isso significa que a contratação constante deste serviço vai representar despesas bem altas para a sua empresa.

Por isso, é importante deixar essa modalidade de frete apenas para as situações emergenciais. 

Caso perceba um aumento significativo na necessidade de contratação, vale a pena revisar os contratos com as transportadoras oficiais para adequá-los às demandas da empresa.

Saiba como economizar ao usar o frete SPOT

Embora tenha um custo mais elevado, muitas vezes, o serviço SPOT pode ser necessário. A boa notícia é que existem formas de economizar na contratação.

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado sobre as transportadoras que oferecem esse tipo de atendimento. 

A dica é fazer essa sondagem antes mesmo que a necessidade de contratar um frete urgente se apresente. 

Dessa forma, você consegue comparar preços e avaliar os serviços oferecidos por cada empresa com calma.

Selecione as transportadoras mais qualificadas e com melhor custo-benefício, criando uma lista para facilitar o contato na hora da contratação. 

Outra opção para reduzir os custos é optar pelo método de carga compartilhada, em que o transporte pode pegar mercadorias de outro cliente no trajeto de retorno, por exemplo. 

Apesar dessas dicas serem muito úteis, a melhor solução é buscar estratégias para reduzir o uso do frete SPOT no seu negócio.

Para isso, faça um bom planejamento logístico, organize o fluxo da operação e alinhe as necessidades da empresa com a transportadora.

Frete tradicional ou frete SPOT: qual a melhor opção?

O frete SPOT oferece serviços diferentes daqueles disponibilizados no frete tradicional, por isso os dois métodos acabam atendendo a demandas distintas.

Na prática, fechar um contrato de fretagem convencional com a transportadora é o mais indicado, pois garante o atendimento dos envios com planejamento a longo prazo.

Nestes casos, tudo é feito conforme as condições estabelecidas no acordo.

Já a categoria SPOT deve ser vista como um serviço esporádico, voltado para atender aos pedidos urgentes.

Esse é um tipo de serviço mais comum em empresas menores, com um volume menor de entregas.

A tecnologia como aliada em suas operações logísticas

Com o avanço das vendas online, torna-se cada vez mais necessário encontrar soluções para otimizar as operações logísticas. 

Só no setor de e-commerces, houve um aumento de 16,9% no número de pedidos em 2021: foram 353 milhões de entregas registradas, segundo estudo da Neotrust

Esse resultado indica um crescimento nas vendas e nos lucros, mas também representa a necessidade de manter a qualidade nas entregas.

Os atrasos e a falta de envios ainda estão entre as principais reclamações dos consumidores, levando à insatisfação e à perda de novas compras. 

Dentro deste cenário, a tecnologia aparece como grande aliada para aprimorar o fluxo logístico e evitar qualquer tipo de problema com as entregas.

TOTVS Planejamento de Rotas

Dentre as tecnologias mais eficientes na gestão de fretes, o TOTVS Planejamento de Rotas é destaque.

O sistema disponibiliza funcionalidades essenciais para otimizar as suas entregas, agilizando o transporte e reduzindo os custos em até 30%!

Basta selecionar os pedidos desejados e a ferramenta analisa para você detalhes como pontos de entrega, veículos disponíveis e até mesmo possíveis restrições logísticas.

Com esses dados, você consegue encontrar a rota mais vantajosa para cada entrega.

Garanta agilidade e economia nas entregas com o TOTVS Planejamento de Rotas!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, entendemos que o frete SPOT é um serviço esporádico, voltado para o atendimento de demandas pontuais. 

Ele é uma ótima solução para entregas inesperadas e urgentes, mas o ideal é que o serviço seja utilizado apenas nessas situações.

Como vimos neste artigo, o contrato SPOT apresenta vantagens nesses casos, mas também tem seus pontos negativos.

Por isso, é importante focar no planejamento logístico e aplicar as dicas compartilhadas neste conteúdo para reduzir os gastos com esse tipo de fretamento.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.