PDV Móvel: por que investir nessa tecnologia para o atendimento ao cliente?

Equipe TOTVS | 13 julho, 2021

O PDV Móvel é uma ferramenta mobile que permite o atendimento ao cliente e gerenciamento do negócio de maneira flexível, através de um equipamento portátil conectado ao seu sistema de gestão.

É cada vez maior a adesão dos varejos ao PDV Móvel, pelo simples motivo de oferecer uma melhor experiência do cliente ao público em geral.

Hoje, os negócios devem apresentar diferenciais que atraiam os consumidores.

O atendimento é um dos principais pilares dessa estrutura, sendo grande responsável pelo retorno do cliente ao seu estabelecimento.

Oferecer a oportunidade do cliente pagar pelo que consumiu onde ele estiver, seja em uma mesa à parte ou em uma seção diferente da loja, entra nessa equação.

E faz todo sentido com outra tendência que ganha força: a dos pagamentos móveis, pagamentos por aproximação e também pagamentos digitais.

Para que o seu negócio não perca o momento, é hora de considerar investir no PDV Móvel. Porém, do que se trata essa tecnologia? Vamos te responder tudo neste guia. Continue a leitura até o final!

O que é um PDV Móvel?

O PDV Móvel, conhecido como mPOS (Mobile Point-of-Sale), é uma tecnologia que permite que o cliente efetue pagamentos e transações de maneira móvel. Funciona como um terminal de vendas portátil, conectado ao seu sistema de frente de caixa através da Internet.

Os sistemas de PDV Móvel permitem que você realize vendas de maneira flexível, sem que seja necessário processar os pagamentos em um terminal de vendas fixo.

Essas transações podem ser aceitas via tablets, smartphones ou dispositivos próprios para a tarefa.

É uma tecnologia que amplia a sua estratégia omnichannel.

Além disso, o PDV Móvel distingue-se especialmente por processar novas formas de pagamentos, como por carteiras digitais e demais tecnologias de aproximação.

O PDV Móvel deve ser baseado na nuvem, o que significa que todas as informações são copiadas e armazenadas online de maneira automática.

A aumento da tendência de uso de PDV Móvel

Muito se fala do PDV Móvel como uma tendência. Isso é realmente um fato? Bom, de acordo com os dados, não é apenas uma tendência, como uma realidade para o varejo!

De acordo com dados da Juniper Research, os valores movimentados a partir de PDVs Móveis devem ultrapassar US$ 1,9 trilhão até 2024.

Para você ter noção, apenas em 2019, essa soma já atingiu US$ 850 bilhões.

Conforme conta a consultoria, esse movimento foi apoiado pelo crescimento impulsionado pela criação de novos negócios, como pop-up stores e a modernização dos vendedores ambulantes.

A verdade é que cada vez mais varejistas reconhecem os benefícios e as oportunidades que o PDV Móvel traz aos seus negócios.

Não por menos, pequenos e médios varejistas enxergaram a necessidade de adotar a tecnologia justamente para atender às demandas dos clientes.

Para 53% dos empresários entrevistados para uma pesquisa da Capterra, sua principal prioridade tecnológica era a de introduzir o PDV Móvel em seus negócios.

Outros 48% assinalaram que, no topo de suas prioridades, está a melhoria e atualização de seus PDVs atuais — o que provavelmente se concretizará em uma mudança para o sistema portátil.

Como funciona um PDV Móvel?

Não é difícil descrever como funciona o PDV Móvel: trata-se basicamente de um terminal de vendas portátil, que aceita transações de vários tipos (cartão, carteira digital, pagamento por aproximação), de qualquer lugar da empresa ou fora dela.

É uma tecnologia que encurta a experiência de compra do cliente, retirando outro obstáculo entre o consumidor e o produto.

Desse modo, é possível otimizar a jornada do consumidor e facilitar seu contato com aquilo que comprou — reduzindo também filas, custos, entre outras coisas que logo falaremos.

Para entender melhor, talvez a relação necessária a ser feita é com o sistema de PDV tradicional, veja só:

Com muitos sistemas tradicionais de PDV, todos os dados transacionais são armazenados no terminal de venda — a caixa registradora.

Ela costuma estar conectada a um servidor local, com cabos, posicionada de maneira fixa no balcão da loja.

No final de um dia útil, essas transações são rastreadas manual ou automaticamente, realizando uma referência cruzada com os registros de estoque.

Os sistemas de PDV Móvel adicionam dois ingredientes a mais nessa dinâmica, modernizando-o.

Falamos do hardware e do software.

Nova call to action

Hardware

O sistema de PDV Móvel elimina a necessidade dos terminais de venda fixos, compostos por computadores desktops.

Quando falamos de hardware, falamos do equipamento fixo, que pode ser tanto um smartphone como um terminal portátil (uma maquininha, por exemplo!).

Eles também podem vir com diferentes complementos, como leitor de cartões, chip NFC, leitor de código de barras ou impressora de recibos.

Software

O software do PDV Móvel conecta todos esses dispositivos, utilizando a nuvem para capturar e armazenar informações de vendas e clientes de qualquer local.

Isso dá às empresas a flexibilidade de processar pedidos em qualquer lugar e hora, desde que haja uma conexão com a Internet.

PDV Móvel x PDV Fixo: Quais as diferenças? 

Uma vez que você conhece os benefícios do PDV Móvel, fica difícil não comparar com o PDV Fixo e buscar pelo que diferencia os dois sistemas.

Bom, a distinção mais óbvia é simples e está relacionada ao hardware.

O PDV Fixo, mais tradicional dos varejos, é operado a partir de um local fixo.

A ele, está ligado um display que exibe as informações financeiras de cada transação, bem como uma maquininha de cartão, a caixa registradora e uma impressora de recibos.

Já o PDV Móvel é a versão portátil, exclusivamente digital, desse sistema.

Com ele, você tem integração com o mesmo sistema de controle financeiro do PDV Fixo, mas no equipamento portátil, que permite também processar pagamentos — porém, sendo digitais, por aproximação e móveis.

O PDV Móvel permite que um garçom de um restaurante feche as contas de clientes em restaurantes, sem que esses precisem formar filas em frente ao caixa, por exemplo.

Basta que o garçom leve o PDV Móvel até o cliente, com a conta.

Em poucos segundos, o cliente confirma os valores, realiza o pagamento e pode se dirigir diretamente até a saída!

Os recibos podem ser enviados via SMS para o cliente ou, se o dispositivo móvel possuir impressora, podem ser entregues na mão do mesmo.

Quais são as vantagens de investir em um PDV Móvel?

Não é coincidência que o crescimento do PDV Móvel esteja tão em evidência. A tecnologia favorece o varejo, dos menores aos maiores, tornando seu atendimento muito mais flexível e ágil.

Inclusive, de acordo com outro levantamento da Juniper Research, estima-se que até o fim de 2021, mais de 20% das transações sejam realizadas em um PDV Móvel.

Número expressivo, certo?

Dados como esse só mostram o quão aberto o mercado está para a proposta de flexibilizar as formas e meios de pagamento para o cliente. É tudo uma questão de melhorar sua experiência.

Sua empresa está interessada em obter diferenciais como esses? Então é hora de pensar em investir num PDV Móvel!

São vários benefícios a considerar, como:

Agilidade e eficiência 

O PDV pode acelerar e melhorar todo processo de vendas, contribuindo para um checkout mais ágil e eficaz.

Afinal, a tecnologia fornece aos clientes várias opções para pagar por suas compras.

Esses são sistemas robustos, que suportam cartões de débito, cartões de crédito, gift cards, cupons, bem como carteiras digitais e demais dispositivos de pagamento por aproximação.

Com o PDV Móvel, você proporciona uma verdadeira experiência “tap-and-go“, permitindo que os clientes rapidamente finalizem suas compras e sigam seu caminho.

Além disso, os PDVs Móveis se encaixam perfeitamente em empresas que buscam inovar, como àquelas que não operam em lojas físicas.

Pense em food trucks, empresas de eventos, pop-up stores, feiras de negócios e demais serviços profissionais.

Há sempre uma dificuldade latente de tornar o pagamento por seus serviços um recurso mobile — não com o PDV Móvel!

A tecnologia pode servir a todos, desde varejos que estejam buscando melhorar o fluxo dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, como negócios itinerantes, que querem mais flexibilidade para atuar em constante movimento.

Redução de custos operacionais

Talvez você não tenha feito a relação logo de cara, mas o uso do PDV Móvel pode reduzir de maneira significativa os custos operacionais do seu negócio.

Na verdade, foi algo que a pesquisa já mencionada da Capterra viu: um dos principais motivos para varejistas adotarem o PDV Móvel foi a relação custo-benefício.

Para 90% dos entrevistados, essa tecnologia é extremamente eficaz no que diz respeito aos custos.

O motivo é simples: PDVs tradicionais costumam ter um custo inicial considerável.

Há toda instalação do sistema, adequação do local de trabalho a ele (em termos físicos, proporcionando um caixa seguro para fechar as vendas) e treinamento dos funcionários.

Sem contar que muitos dos sistemas de PDVs tradicionais cobram altas taxas de atualização, para que o varejista siga utilizando sua solução.

Com o PDV Móvel, o varejista economiza esse dinheiro inicial e otimiza os gastos.

Além do uso do hardware ser muito intuitivo, necessitando de pouquíssimo treinamento, o PDV Móvel integra-se ao sistema da loja.

Ou seja, todos os dados serão atualizados no sistema financeiro de maneira automática.

Outro ponto que é bastante interessante é que os PDVs Móveis costumam ser cobrados em um modelo de assinatura.

Assim, com uma taxa mensal e bastante acessível, você pode acessar os mais diversos recursos para fechar vendas com mais agilidade — além de contar com atualizações gratuitas!

Gerenciamento em tempo real 

Para varejistas, acesso e capacidade de gestão em tempo real são características necessárias para o sucesso do negócio.

O PDV Móvel proporciona isso: a solução é conectada ao sistema financeiro do negócio através da Internet, com dados salvos na nuvem.

Desse modo, toda gestão de informações é instantânea: cada ação tomada no PDV Móvel é registrada no sistema no mesmo momento, permitindo que os gestores vejam a evolução das vendas, monitorem o desempenho do time e observem falhas.

O PDV Móvel fornece aos varejistas informações críticas sobre as compras dos clientes, quando e onde eles precisarem.

Ter um sistema desse, que se integra perfeitamente a outro software (por exemplo, à programas de fidelidade) também permite que os varejistas administrem seus negócios de forma mais integrada e eficiente, mesmo durante momentos de pico.

Otimização da experiência do cliente 

Os sistemas PDV tradicionais possuem uma desvantagem operacional que acaba prejudicando muitos varejistas: eles compartimentam o customer experience.

Digamos que um cliente esteja buscando um produto em sua loja e não o encontre. Porém, ele cruza com um atendente e o pergunta sobre a disponibilidade do item, conforme sua demanda de cor, tamanho e quantidade.

Muitas vezes, essa pessoa não sabe a resposta de cabeça. Na verdade, é impossível lembrar todas as informações do estoque, certo?

O que esse assistente faz é se dirigir a outro membro da equipe, muitas vezes no próprio estoque, repetindo o questionamento do cliente.

Vê como é um trajeto repleto de obstáculos? Tudo isso dificulta a compra e piora a experiência do cliente.

Isso é algo que varejos com PDVs Móveis não experimentam. Basta que o funcionário acesse os dados em seu dispositivo móvel — que pode ser até mesmo seu smartphone.

Além disso, eles podem reservar o produto para checkout ali mesmo, no corredor, facilitando todo processo de conclusão da venda.

Ou seja, podemos falar que o PDV Móvel ajuda os funcionários a fazer um trabalho melhor, ajudando os clientes.

Definitivamente, o PDV Móvel é uma solução que adiciona mais flexibilidade às operações críticas do varejo.

Segurança

A segurança de dados financeiros é um elemento indispensável no uso de dispositivos PDVs Móveis.

É por isso que os sistemas móveis contam com toda tecnologia de criptografia end-2-end, tokenização e autenticação dinâmica, facilitando e blindando cada transação financeira.

Além disso, o fato de ter o PDV Móvel na loja ou restaurante também confere maior segurança e comodidade ao cliente.

Sem a necessidade de ter que se deslocar para realizar o pagamento, é menos provável que o mesmo perca ou danifique seu cartão.

O que é necessário para implementar um PDV Móvel em seu negócio? 

Interessado em uma solução de PDV Móvel? Antes de investir, saiba o que é necessário garantir em sua empresa, bem como os passos a seguir, para tomar a melhor decisão!

 Identifique suas necessidades

O PDV Móvel não é a única solução para todos os problemas do seu negócio.

É um sistema que atua de maneira a fornecer um diferencial ao seu atendimento.

Por isso, procure entender suas necessidades e entenda quais opções no mercado possuem as funcionalidades necessárias para saná-las.

Lembre-se que a escolha do PDV Móvel também depende do volume de vendas projetado.

Veja bem: um restaurante com três unidades diferentes possui demandas muito diferentes de um food truck que realiza delivery de comida.

Considere todas essas questões antes de prosseguir!

Escolha um PDV Móvel

Se você já estiver usando um sistema PDV, verifique se o fornecedor oferece opções móveis.

Se não houver nenhum do seu fornecedor atual, considere mudar seu provedor de PDV em vez de executar um sistema PDV Móvel paralelo.

A razão é simples: com o mesmo provedor, a integração de sistemas e aplicativos é super simples, rápida e muito mais segura.

Nessa etapa, lembre-se também de considerar as taxas cobradas a cada transação do PDV Móvel, o suporte técnico oferecido pela provedora, os recursos de segurança, o portfólio de funcionalidades, entre outros elementos.

Entenda como funciona a configuração do PDV Móvel

É comum que a etapa de configuração seja bem rápida hoje em dia, já que todo processo costuma ser automatizado e realizado através de conexão com a Internet.

No entanto, não pense que não há processos e tarefas a serem feitos para que tudo rode com perfeição.

É necessário entender quais testes de hardware fazer (para garantir que todos os dispositivos estejam conectados à rede wi-fi).

Além disso, o software do provedor precisa ser instalado em todos os dispositivos.

Nesse ponto, entenda como os testes de transações são realizados, para que você entenda se tudo está conforme o indicado.

É provavelmente nesse ponto que você, no papel de gestor, terá que configurar permissões aos funcionários.

Dependendo do nível de permissão, pode ser necessário ter que chamar o fornecedor na sua loja.

Portanto, busque entender todos esses detalhes!

Entenda o nível de capacitação necessária para seus funcionários

Infelizmente, a rotatividade em alguns setores do varejo é bem alta. Essa volatilidade pode afetar seu atendimento e a satisfação do cliente.

Por isso, garanta que ao investir em um PDV Móvel, você escolha a opção mais simples e intuitiva do mercado.

Assim, evita que os novos funcionários precisem encarar grandes curvas de aprendizado para dominar o sistema.

Busque entender o suporte do provedor para essa necessidade: ele mesmo oferece documentação (simples, acessível e direcionada) para o treinamento ou a tarefa fica à cargo de um responsável interno em sua empresa?

São perguntas que precisam ser respondidas antes de você fazer o investimento.

Métricas acompanhadas no PDV Móvel

A implementação do PDV Móvel é um investimento como qualquer outro: requer tempo, esforço e recursos financeiros.

Portanto, ele deve fornecer as ferramentas para que você controle seu desempenho, entendendo qual o retorno sobre o investimento (ROI).

Assim, você identifica o que está funcionando e as áreas que precisam de melhorias na empresa!

Agora… Quais métricas o PDV Móvel pode fornecer para aprofundar seu analytics? Veja algumas das principais:

Vendas

Indicadores de vendas que possam ser filtrados por localização, dispositivo móvel, método de pagamento, hora em que foi realizada, profissional de venda responsável, etc.

Essa última, por exemplo, vai servir para identificar os profissionais de melhor desempenho, bem como aqueles que precisam de treinamento adicional.

Estoque

Identifique quais produtos mais estão vendendo, qual o giro de estoque dos itens, quais os produtos parados, qual a taxa de vendas de acordo com fornecedor, quais vendas foram perdidas por conta de falta de estoque, etc.

Tudo isso vai ajudar você a realizar uma melhor política de precificação, o que pode impulsionar mais rapidamente as vendas.

O que avaliar ao escolher um PDV Móvel?

Agora que você já entendeu qual o valor de um PDV Móvel para o seu negócio, bem como o que é necessário para implementar na sua operação, resta a dúvida: o que avaliar em um provedor? Bom, a gente te dá umas dicas, veja só:

Sistema utilizado

O sistema para PDV Móvel deve ser robusto e inteligente, de modo que flexibilize totalmente seu atendimento ao cliente, permitindo o uso de smartphones e tablets, tanto iOS como Android, ou mesmo via desktop!

Busque pela opção que melhor atenda as necessidades da sua empresa, com uma ampla gama de funcionalidades e diferenciais!

Formas de pagamento

Hoje em dia, não há operação bem-sucedida no varejo se a empresa não flexibilizar as formas de pagamento aceitas.

Um bom PDV Móvel já vai oferecer isso de maneira nativa, um recurso do próprio sistema.

Assim, você pode facilitar o processo de vendas, permitindo pagamentos digitais, móveis e por aproximação!

Bateria

Ao escolher o hardware de um PDV Móvel, busque entender sua capacidade de bateria. É essencial para que sua operação flua de maneira organizada, sem erros no meio do expediente.

É algo fundamental para deliverys, por exemplo, que precisam levar os PDVs Móveis para diferentes localizações em uma única viagem.

Design do equipamento

Ainda no tópico hardware, busque avaliar se o dispositivo possui um design que facilita as operações de vendas dentro da empresa.

Ou seja, se tem um tamanho adequado para ser carregado pelos corredores do ponto de venda ou nas mochilas de delivery.

São pequenos detalhes que podem fazer toda diferença e facilitar as transações, melhorando a experiência do cliente.

TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus 

Um sistema de gestão especializado no varejo de moda com módulos que permitem a organização de tarefas e ainda oferecem mobilidade? Temos! 

O TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus é a tecnologia especializada para gerenciar desde as rotinas administrativas até a retaguarda do seu varejo que permite tornar sua operação verdadeiramente omnichannel.

O sistema possui APIs que podem ser integradas a todos os canais de venda do seu varejo, seja um app ou desktop, o que facilita as rotinas administrativas e aumenta a produtividade da sua loja.

Um dos módulos disponíveis é justamente a função de integrar o PDV Móvel, oferecendo maior flexibilidade para os clientes – e ainda emite cupom fiscal eletrônico direto do mobile.

Veja a nossa demo de 1 minuto para conferir a facilidade do TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus!

Modernize agora mesmo a gestão da sua loja. Saiba mais sobre o TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus!

Conclusão

O PDV Móvel foi criado para facilitar as operações varejistas, tornando as transações mais rápidas e seguras.

Porém, essa é uma tecnologia que proporciona muito mais, impulsionando também o crescimento da empresa através da integração de dados e informações.

Cada vez mais varejistas estão experimentando essas inovações e benefícios.

Neste conteúdo, nós mostramos os principais deles, provando como o PDV Móvel oferece economia, acessibilidade e uma melhor experiência do cliente.

Além disso, também falamos sobre os diferenciais do TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus.

E agora, que tal experimentar mais essa inovação em sua loja? Esperamos que os resultados sejam excelentes!

Continue lendo o nosso blog para mais conteúdos e guias como este!

Nova call to action

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.