PDV móvel: o que é, como funciona e 8 vantagens

Equipe TOTVS | 10 janeiro, 2023

O PDV móvel é uma ferramenta mobile que permite o atendimento ao cliente e gerenciamento do negócio de maneira flexível, por meio de um equipamento portátil conectado ao seu sistema de gestão.

Com a necessidade de apresentar diferenciais que atraiam os consumidores, a adesão a esse tipo de sistema é cada vez maior, especialmente pelo fato de oferecer uma melhor experiência ao cliente.

O foco em oferecer um bom atendimento, aliado ao fortalecimento dos meios de pagamento digitais, aumenta ainda mais as vantagens de contar com esse modelo de PDV para modernizar o negócio. 

Para entender como funciona e conhecer os benefícios dessa tecnologia, continue a leitura até o final!

O que é um PDV móvel?

O PDV móvel é uma tecnologia que permite que o cliente efetue pagamentos e transações de maneira móvel. Funciona como um terminal de vendas portátil, conectado ao seu sistema de frente de caixa a partir da internet.

Conhecido como mPOS (Mobile Point-of-Sale), esse sistema permite que você realize vendas de maneira flexível, sem a necessidade de processar os pagamentos em um terminal de vendas fixo.

Essas transações podem ser aceitas via tablets, smartphones ou dispositivos próprios para a tarefa.

Além disso, o ponto de venda móvel distingue-se especialmente por processar novas formas de pagamentos, como por carteiras digitais e demais tecnologias de aproximação.

Como funciona um PDV móvel?

Não é difícil descrever como funciona o ponto de venda móvel. Trata-se basicamente de um terminal de vendas portátil, que aceita transações de vários tipos (cartão, carteira digital, pagamento por aproximação etc.), de qualquer lugar da empresa ou fora dela.

É uma tecnologia que encurta a experiência de compra do cliente, retirando obstáculos entre o cliente e o produto.

Desse modo, é possível otimizar a jornada do consumidor e facilitar seu contato com aquilo que comprou.

Os sistemas de PDVs móveis seguem a lógica dos modelos tradicionais, mas adicionam dois ingredientes a mais na dinâmica para modernizar o processo: o hardware e o software.

Com eles, a tecnologia elimina a necessidade de um terminal físico, utilizando a nuvem para capturar e armazenar informações de vendas e clientes de qualquer local.

O aumento da tendência de uso de PDV móvel

De acordo com os dados, o ponto de venda móvel não é apenas uma tendência, mas já uma realidade para o varejo.

Segundo estudo da Juniper Research, os valores movimentados a partir de PDVs móveis devem ultrapassar US$1,9 trilhão até 2024.

Conforme conta a consultoria, esse movimento foi apoiado pelo crescimento impulsionado pela criação de novos negócios, como pop-up stores e a modernização dos vendedores ambulantes.

A verdade é que cada vez mais varejistas reconhecem os benefícios e as oportunidades que o PDV móvel traz aos seus negócios.

Não por menos, pequenos e médios varejistas enxergaram a necessidade de adotar a tecnologia justamente para atender às demandas dos clientes.

Para 53% dos empresários entrevistados para uma pesquisa da Capterra, sua principal prioridade tecnológica era a de introduzir o ponto de venda móvel em seus negócios.

Outros 48% assinalaram que, no topo de suas prioridades, está a melhoria e atualização de seus PDVs atuais — o que provavelmente se concretizará em uma mudança para o sistema portátil.

PDV móvel x PDV fixo: quais as diferenças? 

Para entender melhor como funciona o sistema móvel, vale comparar a tecnologia com o sistema de PDV tradicional.

Bom, a distinção mais óbvia é simples e está relacionada ao hardware.

O PDV fixo, mais tradicional dos varejos, é operado a partir de um local fixo.

A ele, está ligado um display que exibe as informações financeiras de cada transação, bem como uma maquininha de cartão, a caixa registradora e uma impressora de recibos.

Já o PDV móvel é a versão portátil, exclusivamente digital, desse sistema.

Com ele, você tem integração com o mesmo sistema de controle financeiro do PDV fixo, mas tudo pode ser feito diretamente no equipamento portátil, que permite também processar pagamentos digitais, por aproximação e móveis.

O modelo móvel possibilita, por exemplo, que o garçom de um restaurante feche as contas dos clientes sem que eles precisem formar filas em frente ao caixa: basta levar o PDV até a mesa, já com a conta fechada. 

Em poucos segundos, o consumidor confirma os valores, realiza o pagamento e pronto!

Os recibos podem ser enviados via SMS para o cliente ou, se o dispositivo móvel possuir impressora, podem ser entregues na hora.

Quais são as vantagens de investir em um PDV Móvel?

Não é coincidência que o crescimento do sistema para PDV móvel esteja tão em evidência. A tecnologia favorece os varejistas, dos menores aos maiores, tornando seu atendimento muito mais flexível e ágil.

Além disso, o modelo traz outros benefícios para o negócio. Confira os principais a seguir!

1. Agilidade e eficiência 

O PDV pode acelerar e melhorar todo o processo de vendas, contribuindo para um checkout mais ágil e eficaz.

Afinal, a tecnologia fornece aos clientes várias opções de pagamento.

Os sistemas suportam cartões de débito e crédito, gift cards e cupons, além das carteiras digitais e demais dispositivos de pagamento por aproximação.

Com o ponto de venda móvel, você proporciona uma verdadeira experiência “tap-and-go“, permitindo que os clientes rapidamente finalizem suas compras e sigam seu caminho.

2. Redução de custos operacionais

Talvez você não tenha feito a relação logo de cara, mas o uso do modelo móvel de PDV pode reduzir de maneira significativa os custos operacionais do seu negócio.

Na verdade, foi algo que a pesquisa já mencionada da Capterra viu: um dos principais motivos para varejistas adotarem o ponto de venda móvel foi a relação custo-benefício.

Para 90% dos entrevistados, essa tecnologia é extremamente eficaz no que diz respeito aos custos.

O motivo é simples: PDVs tradicionais costumam ter um custo inicial considerável, desde os gastos mais elevados de instalação até as taxas de atualização.

Com o modelo móvel, o varejista economiza esse dinheiro inicial e otimiza os gastos. 

Além do uso do hardware ser muito intuitivo, necessitando de pouquíssimo treinamento, a tecnologia integra-se ao sistema da loja, atualizando os dados no sistema financeiro de maneira automática.

Outro ponto é que os PDVs móveis costumam ser cobrados em um modelo de assinatura.

Assim, com uma taxa mensal acessível, você garante os mais diversos recursos para fechar vendas com mais agilidade – além de contar com atualizações gratuitas!

3. Gerenciamento em tempo real 

Para varejistas, acesso e capacidade de gestão em tempo real são características necessárias para o sucesso do negócio.

O PDV móvel proporciona isso: a solução é conectada ao sistema financeiro do negócio por meio da internet, com dados salvos na nuvem.

Desse modo, toda a gestão de informações é instantânea e integrada: cada ação tomada é registrada no sistema em tempo real, permitindo que os gestores vejam a evolução das vendas, monitorem o desempenho do time e observem falhas.

4. Otimização da experiência do cliente 

Os sistemas PDV tradicionais possuem uma desvantagem operacional que acaba prejudicando muitos varejistas: eles compartimentam o customer experience, trazendo mais obstáculos para a jornada de compra.

Isso é algo que varejos com PDVs móveis não experimentam. Caso queira uma informação sobre os produtos, por exemplo, basta que o funcionário acesse os dados em seu dispositivo móvel – que pode ser até mesmo seu smartphone.

Além disso, eles podem reservar o produto para checkout ali mesmo, no corredor, facilitando todo processo de conclusão da venda.

Ou seja, podemos falar que o Ponto de Venda Móvel ajuda os funcionários a fazer um trabalho melhor, ajudando os clientes.

5. Segurança

A segurança de dados financeiros é um elemento indispensável no uso destes dispositivos.

É por isso que os sistemas móveis contam com toda tecnologia de criptografia end-2-end, tokenização e autenticação dinâmica, facilitando e blindando cada transação financeira.

Além disso, o fato de ter o PDV com sistema móvel na loja ou restaurante também confere maior segurança e comodidade ao cliente.

6. Mobilidade

Como o nome já diz, a mobilidade é um dos grandes benefícios do sistema móvel. 

Essa tecnologia possibilita a compra por smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, garantindo a funcionalidade de atender aos clientes, realizar pedidos e aceitar diversas formas de pagamento, tudo de maneira remota.

7. Atualizações frequentes

Além de oferecer atualizações frequentes para aprimorar o sistema, os PDVs móveis também costumam realizar a troca e a atualização de informações em tempo real.

Isso significa que os vendedores podem se comunicar entre si e acessar informações sempre atualizadas sobre produtos, estoque, pagamentos e promoções, garantindo agilidade no atendimento.

8. Espaço para aumentar a vitrine

Como o sistema para PDV móvel não precisa de um terminal fixo, outro grande benefício é em relação ao espaço físico da loja.

Sem a necessidade de ter um balcão com caixa, é possível utilizar o espaço livre para aumentar o mostruário e exibir uma vitrine maior, criando um visual ainda mais atrativo ao consumidor. 

O que é necessário para implementar um PDV móvel em seu negócio? 

Interessado em uma solução de ponto de venda móvel? Antes de investir, saiba o que é necessário garantir em sua empresa, bem como os passos a seguir para tomar a melhor decisão!

  • Identifique as necessidades do seu negócio;
  • Considere taxas e funcionalidades dos modelos para escolher o melhor;
  • Verifique o suporte disponível e entenda como funciona a configuração do PDV;
  • Entenda o nível de capacitação necessária para seus funcionários e verifique se o fornecedor oferece treinamentos.

O que avaliar ao escolher um PDV móvel?

Agora que você já entendeu qual o valor de um ponto de venda móvel para o seu negócio, bem como o que é necessário para implementar na sua operação, resta a dúvida: o que avaliar em um provedor? 

Bom, temos algumas dicas para compartilhar a seguir. 

Sistema utilizado

O sistema para PDV móvel deve ser robusto e inteligente, de modo que flexibilize totalmente seu atendimento ao cliente, permitindo o uso de smartphones e tablets, tanto iOS como Android, ou mesmo via desktop!

Busque pela opção que melhor atenda às necessidades da sua empresa, com uma ampla gama de funcionalidades e diferenciais.

Formas de pagamento

Hoje em dia, não há operação bem-sucedida no varejo se a empresa não flexibilizar as formas de pagamento aceitas.

Um bom ponto de venda móvel já vai oferecer isso de maneira nativa, um recurso do próprio sistema.

Assim, você pode facilitar o processo de vendas, permitindo pagamentos digitais, móveis e por aproximação.

Bateria

Ao escolher o hardware de um PDV móvel, busque entender sua capacidade de bateria. É essencial para que sua operação flua de maneira organizada, sem erros no meio do expediente.

É algo fundamental para deliverys, por exemplo, que precisam levar os PDVs móveis para diferentes localizações em uma única viagem.

Design do equipamento

Ainda no tópico hardware, busque avaliar se o dispositivo possui um design que facilita as operações de vendas dentro da empresa.

Ou seja, se tem um tamanho adequado para ser carregado pelos corredores do ponto de venda ou nas mochilas de delivery.

TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus 

Um sistema de gestão especializado no varejo de moda com módulos que permitem a organização de tarefas e ainda oferecem mobilidade? Temos! 

O TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus é a tecnologia especializada para gerenciar desde as rotinas administrativas até a retaguarda do seu varejo, que permite tornar sua operação verdadeiramente omnichannel.

O sistema possui APIs que podem ser integradas a todos os canais de venda do seu varejo, seja um app ou desktop, o que facilita as rotinas administrativas e aumenta a produtividade da sua loja.

Um dos módulos disponíveis é justamente a função de integrar o PDV móvel, oferecendo maior flexibilidade para os clientes. Ainda é possível emitir cupom fiscal eletrônico direto do mobile.

Modernize agora mesmo a gestão da sua loja. Saiba mais sobre o TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus!

Conclusão

O PDV móvel foi criado para facilitar as operações varejistas, tornando as transações mais rápidas e seguras.

Porém, essa é uma tecnologia que proporciona muito mais, impulsionando também o crescimento da empresa por meio da integração de dados e informações.

Cada vez mais varejistas estão experimentando essas inovações e benefícios.

Neste conteúdo, nós mostramos os principais deles, provando como o ponto de venda móvel oferece economia, acessibilidade e uma melhor experiência ao cliente.

Além disso, também falamos sobre os diferenciais do TOTVS Varejo Lojas – Linha Protheus.

E agora, que tal experimentar mais essa inovação em sua loja? Esperamos que os resultados sejam excelentes!

Nova call to action

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.