jornada-do-consumidor

Quais as tecnologias aplicadas na jornada do consumidor?

Equipe TOTVS | GESTÃO VAREJISTA | 22 julho, 2020

A jornada do consumidor consiste em um conjunto de etapas que envolvem o cliente em um processo de compra, e tem seu início desde o momento da identificação da necessidade de sanar um problema, passando pela pesquisa, interesse e fechamento da venda.

Mapear a jornada de compra, portanto, é essencial para criar e oferecer melhores estratégias para seu negócio, potencializando vendas e aperfeiçoando o relacionamento com o cliente. Se você quer saber quais as melhores tecnologias para tornar esse processo realidade, continue a leitura deste artigo.

Tecnologias que reforçam a jornada do consumidor

O processo de decisão de compra observado ao longo da jornada do consumidor é complexo e pode levar algum tempo. É importante contar com a maior quantidade de dados possível, e certas tecnologias e métodos podem ajudar. Confira alguns deles a seguir.

Previsão de jornada do consumidor

Um sistema de gestão é uma ótima alternativa para integrar informações e facilitar o acesso a elas. Com dados melhor organizados e com relatórios precisos, é possível tomar as melhores decisões para a abordagem de vendas.

Acompanhamento de abandono de compra

É essencial fazer um monitoramento dos abandonos de carrinho nos estágios finais de compra. Ao descobrir os motivos das desistências, é possível implementar melhorias na estrutura do site, no atendimento ou na plataforma de pagamento. Um mecanismo que lembre o cliente de finalizar a compra pode ser uma boa ideia

Feedback do consumidor

A pesquisa de satisfação do cliente é fundamental para pautar o desenvolvimento de novas estratégias e abordagens. Nem todos os clientes que compram de uma marca estão 100% satisfeitos, e a partir de seus feedbacks a empresa tem a chance não só de reter e fidelizar esse cliente como captar novos leads.

Omnichannel como estratégia de vendas

O conceito omnichannel diz respeito a uma comunicação entre empresa e consumidor que se estenda por vários canais, cada um com sua particularidade e pontos positivos. O diferencial, porém, é o nível de qualidade e experiência, que deve ser equivalente em todas as plataformas.

Com exigências e critérios cada vez mais elevados, é muito importante oferecer uma experiência de compra imersiva e especial. Os pilares da experiência omnichannel são:

  • Agilidade no atendimento e resolução de problemas;
  • Flexibilidade;
  • Transparência;
  • Empatia,
  • Personalização.

Uma vez que o relacionamento como um todo tem impacto direto na satisfação do público, as marcas precisam ir além para conquistar espaço e se sobressaírem à concorrência.

Nova call to action

CRM

Soluções como o CRM vão além da coleta de dados e automação de marketing, possibilitando interações otimizadas, que se adequam melhor ao perfil e jornad do consumidor de cada cliente.

O Customer Relationship Management consegue identificar preferências e comportamentos de clientes, ajudando a criar ofertas para um nicho de mercado específico, além de sinalizar novas oportunidades sazonais e fazer um acompanhamento de pós-venda, por exemplo.

Click and Collect

O formato click and collect é uma estratégia omnichannel que permite aos usuários iniciarem a jornada do consumidor na loja virtual e retirarem o produto na loja física. Seguindo essa linha, há também a opção do click and reserve, mais voltada aos produtos de vestuário, onde o cliente pode escolher via internet e experimentar a peça antes da compra.

Self-checkout

No self-checkout, os pagamentos podem ser feitos por meio de aplicativos no smartphone ou em PDVs automatizados, em que os alarmes dos itens são desabilitados com a conclusão da compra e o cliente não precisa pegar fila ou passar em caixas.

TOTVS e VTEX: parceria na jornada do consumidor

Com a parceria formada entre a TOTVS e a plataforma VTEX, 100% voltada ao e-commerce, é possível aumentar sua taxa de conversão em 50%, com uma solução de digital commerce que pode unificar de fato a sua operação de ponta a ponta.

Você também pode oferecer conteúdo direcionado aos seus clientes, somados com ofertas e promoções personalizadas, garantindo uma experiência omnichannel e interativa, em um cenário onde a experiência do consumidor tem um impacto significativo.

Dessa forma, sua loja on-line contará com mais de 70 microsserviços e recursos disponíveis, levando a experiência do consumidor e a jornada digital a outro nível. A transformação digital já é uma realidade, e é preciso estar preparado para novas formas de vender, se relacionar e implementar marketing de conteúdo.

Ao longo deste conteúdo, exploramos um pouco mais a fundo a jornada do consumidor no meio digital, dando dicas para melhorar esse processo e elencando algumas das tecnologias que podem ser fortes aliadas nesse processo.

E você, gostou do artigo? A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, referência em tecnologia em inovação e gestão em empresas dos mais diversos segmentos. Não se esqueça de continuar acompanhando o blog e assinar a newsletter para receber todas as novidades diretamente em seu e-mail.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *