Carteiras digitais: o que são e quais as melhores

Equipe TOTVS | 21 julho, 2022

Hoje, a carteira já não ocupa espaço na bolsa: graças à tecnologia das carteiras digitais, basta ter o celular em mãos para fazer suas compras com segurança e tranquilidade.

Com o crescimento das transações online, o mercado financeiro precisou adaptar os métodos de pagamento e desenvolver soluções mais eficientes para atender às demandas do consumidor.

Isso impulsionou o surgimento de inovações tecnológicas como a carteira digital, que garante praticidade nas compras em estabelecimentos físicos e virtuais.

Neste artigo, vamos entender melhor como funciona essa tecnologia e conhecer todos os benefícios proporcionados por ela, além de conferir as melhores carteiras virtuais.

Continue a leitura com a gente para saber mais!

O que são carteiras digitais?

As carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets, são versões eletrônicas das contas bancárias e dos cartões de crédito e débito.

Elas podem ser acessadas pelo celular, pelo desktop ou por dispositivos inteligentes, como os smartwatches, por exemplo. 

Dessa forma, é possível fazer compras sem a necessidade de carregar uma carteira física com você, nem mesmo dinheiro ou cartões. 

Toda essa praticidade conquistou o coração dos usuários, como mostram os dados da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). 

Segundo a pesquisa, 61% dos brasileiros que possuem smartphones dentro dos grupos sociais A, B e C já fazem uso recorrente das e-wallets no dia a dia.

Nova call to action

Como as carteiras digitais funcionam?

Antes de seguirmos com este conteúdo, apresentando os benefícios que uma carteira digital pode proporcionar, precisamos entender como a tecnologia funciona.

De maneira geral, a e-wallet é um aplicativo que armazena os seus dados bancários ou dos seus cartões, permitindo o uso dessas informações para realizar transações com o dispositivo digital onde elas estão registradas.

Na prática, funciona assim: você insere os dados do seu cartão no aplicativo, que criptografa as informações e as armazena.

Para realizar o pagamento, tudo o que você precisa fazer é acessar o aplicativo, autorizar o uso e aproximar o dispositivo da maquininha de cartão. 

Também é possível fazer a transação por QR Code, desde que a carteira ofereça essa função.

A cada pagamento, o aplicativo gera um token único e aleatório, que só pode ser lido pelo gateway de pagamento do estabelecimento.

É o mesmo processo realizado no pagamento por aproximação com o cartão, mas aqui utiliza-se o smartphone, smartwatch ou outro wearable que disponibilize o serviço.

No caso das compras online, é preciso selecionar a opção carteira digital entre os meios de pagamento e usar o PIN – que é a senha da sua carteira – para concluir a operação. 

Vale destacar que é possível registrar mais de um cartão ou até mesmo diferentes contas bancárias na sua carteira. 

Caso cadastre mais de um, basta selecionar qual deseja utilizar na hora de realizar o pagamento. 

Quais são os benefícios das carteiras digitais?

Quando pensamos nas vantagens dessa tecnologia, podemos citar pontos positivos tanto para os usuários quanto para as empresas que escolhem trabalhar com o meio de pagamento digital.

Confira os principais benefícios para os clientes:

  • possibilidade de armazenar documentos, como ingressos e cartões de embarque;
  • oportunidade de conseguir cashback e descontos nas compras;
  • maior controle sobre as operações financeiras;
  • praticidade nas transações;
  • pagamentos mais rápidos;
  • segurança garantida;
  • serviço gratuito.

Já para as empresas, as principais vantagens do pagamento com carteira digital são:

Quais são os tipos de carteiras digitais?

Agora que já entendemos o que é carteira digital, é preciso esclarecer que existem diferentes tipos dessa tecnologia financeira.

São três modelos principais presentes no mercado. Confira as características de cada um deles a seguir:

Carteira digital online

Esse é o tipo de carteira digital mais comum, acessada via smartphone. A mobilidade e o fácil acesso pelo celular torna este modelo mais presente na vida dos usuários. 

Para que as transações sejam possíveis, esse método utiliza chaves privadas, garantindo a segurança do processo.

Além disso, os pagamentos normalmente são realizados por QR Code neste modelo de e-wallet.

Carteira digital desktop

No modelo desktop, os dados ficam armazenados em um computador ou notebook. Para realizar o pagamento, é preciso ter acesso ao dispositivo no qual as informações foram registradas.

Como esse método não apresenta mobilidade, como acontece com a carteira online, o número de usuários costuma ser menor. 

Entretanto, isso também aumenta a segurança das transações, principalmente porque esse tipo de carteira digital gera duas chaves privadas, que ficam salvas no HD.

Na prática, o modelo é mais usado em operações de compras online feitas pelo computador.

Carteira digital de hardware

As carteiras de hardware armazenam as informações de maneira offline, em um dispositivo físico, como um pen drive, por exemplo. 

Por apresentar essas características, as carteiras digitais de hardware são consideradas mais seguras.

Apesar do alto nível de segurança, este modelo ainda apresenta dois fatores negativos que reduzem a sua utilização entre os usuários.

O primeiro deles é a falta de mobilidade e o segundo é o custo da tecnologia, que tende a ser mais elevado neste tipo de e-wallet.

Carteiras digitais são mais seguras que cartões físicos?

A segurança é uma preocupação comum quando falamos sobre dinheiro e dados bancários. Mas, no caso das carteiras digitais de pagamento, você pode ficar tranquilo.

Essa tecnologia é mais segura do que os cartões físicos, uma vez que todas as operações feitas pela carteira digital são criptografadas e tokenizadas. E o que isso significa?

A gente explica: todas as informações cadastradas na e-wallet passam pelo processo de criptografia, ou seja, são convertidas em códigos. 

Esses códigos podem ser acessados apenas por instituições autorizadas. Além disso, eles passam também pela tokenização, que gera uma versão digital dos dados compartilhados por você.

Isso significa que nenhum dos números reais dos cartões registrados por você ficam salvos na carteira ou no dispositivo. 

Portanto, se você perder o celular, por exemplo, ninguém vai conseguir acessar suas informações com tanta facilidade.

Vale lembrar ainda que os dispositivos costumam pedir algum tipo de autorização do usuário antes de concluir a transação, como senhas, digital ou reconhecimento facial.

Conheça as principais tendências em meios de pagamento

Pix, pagamento por QR Code, carteiras digitais: as inovações tecnológicas têm surgido com uma agilidade cada vez maior. Por isso, fica até difícil acompanhar todas as tendências do mercado financeiro.

Apesar disso, é importante ficar atento aos meios de pagamento disponíveis e às características de cada um para atender às demandas dos consumidores.

Quem trabalha no comércio, seja ele físico ou virtual, sabe que os hábitos de consumo estão diferentes, e hoje os clientes prezam pela praticidade. Não à toa, os métodos de pagamento digitais têm ganhado espaço. 

Só o Pix já é usado por 71% dos brasileiros, como divulgou o Banco Central. Como vimos aqui, as carteiras digitais também ultrapassam os 60%. 

Além do fortalecimento destes métodos, quando falamos sobre as tendências em meios de pagamento, podemos destacar mais uma inovação anunciada pelo Banco Central: o real digital.

O conceito é exatamente o que parece: uma versão virtual da moeda brasileira, que vai funcionar como uma extensão do dinheiro físico, permitindo transações digitais. 

Com diretrizes já definidas e primeira fase de testes prevista para 2023, este novo método de pagamento tem todo potencial para ganhar o mercado, por isso merece nossa atenção.

Quais as melhores carteiras digitais de 2022?

Agora que já estamos bem familiarizados com o conceito de e-wallet, você deve estar se perguntando qual a melhor carteira digital, certo?

Com o crescimento desse método de pagamento, aumentaram também as opções à disposição dos usuários.

Existem diversas carteiras muito eficientes, mas é preciso analisar as características de cada uma delas para entender qual atende melhor às suas necessidades.

Pensando nisso, listamos as melhores carteiras digitais de 2022. Confira a seguir as funcionalidades de cada modelo.

Mercado Pago

A carteira digital do Mercado Pago foi uma das primeiras a ser criada e utilizada pelos brasileiros. O pagamento é feito por QR Code ou em máquinas da Cielo em estabelecimentos credenciados.

O grande diferencial para os consumidores, é a possibilidade de usar essa e-wallet para fazer compras no Mercado Livre.

Já para os lojistas, o Mercado Pago traz a oportunidade de acesso a uma maquininha própria de pagamento, sem taxa de adesão ou cobrança de aluguel.

Veja outras características e funcionalidades importantes disponíveis nessa carteira:

  • conta digital gratuita com rendimento de até 100% do CDI;
  • Pix e transferências gratuitas para outras contas;
  • pagamento de boletos, inclusive parcelado;
  • saque sem cartão (operação com taxa);
  • cashback e cupons promocionais.

O aplicativo pode ser baixado em dispositivos com sistema Android e iOS. Para fazer o cadastro, é preciso ter mais de 18 anos.

PicPay

O PicPay oferece uma das carteiras digitais mais aceitas pelos estabelecimentos e permite o registro de pessoas a partir dos 16 anos.

Com essa conta, é possível fazer pagamentos por QR Code ou Pix. 

Dentre as funcionalidades e vantagens do aplicativo, podemos destacar:

  • opção de PicPay Card com versão débito e crédito, sem anuidade;
  • carteira digital gratuita com rendimento de até 130% do CDI;
  • pagamento de boletos, com opção de parcelamento;
  • transferência gratuita entre contas;
  • ofertas de cashback.

Além dessas características, o PicPay oferece uma versão para empresas, que permite aceitar essa carteira digital no site, assim como dá acesso ao serviço de pagamentos recorrentes e recebimento de pagamentos a distância.

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

PagBank

A carteira do PagBank é uma das mais tradicionais do mercado e tem como destaque a sua conexão com as maquininhas nos modelos Moderninha e Minizinha, uma grande vantagem para os empreendedores.

Confira as outras funcionalidades disponibilizadas pelo aplicativo:

  • transferências e pagamentos gratuitos ilimitados;
  • saques em caixas eletrônicos 24 horas;
  • cartão internacional sem anuidade;
  • cashback nas recargas de celular;
  • pagamento de contas.

Para usar o aplicativo, é preciso ter mais de 18 anos. A plataforma está disponível para Android e iOS.

Paypal

Outra plataforma bem tradicional no mercado é a carteira do Paypal, uma das primeiras criadas. Com ela, é possível registrar diversos cartões, além de fazer depósitos em dinheiro via boleto bancário.

Conheça outros benefícios:

  • reembolso do valor do frete em compras realizadas com o Paypal;
  • possibilidade de pagamento com o saldo disponível na carteira;
  • opção de adicionar cartão de débito à sua e-wallet;
  • conversão de moedas em compras internacionais;
  • possibilidade de ganhar dinheiro com joguinhos.

O Paypal ainda oferece soluções específicas para empresas e tem aplicativo disponível para Android e iOS.

Ame Digital

A Ame Digital é a carteira do grupo B2W, conhecida pelo cashback disponível em compras de sites parceiros da marca.

Essa também é uma e-wallet totalmente gratuita, destinada para uso básico ou ainda por empreendedores.

Confira outras vantagens de usar Ame Digital:

  • pagamento entre contas Ame por QR Code;
  • cartão de crédito gratuito com benefícios;
  • cartão pré-pago internacional sem taxas;
  • registro de cartões de crédito e débito;
  • pagamento por aproximação.

O aplicativo da Ame está disponível para Android e iOS.

Iti

Apesar de ser apresentado como uma conta digital, o Iti, aplicativo do banco Itaú, traz características que são consideradas como e-wallet.

Conheça algumas dessas características:

  • transferências de dinheiro via DOC ou TED gratuitas;
  • saques em terminais eletrônicos 24 horas;
  • pagamentos de contas e boletos;
  • possibilidade de gerar cobranças;
  • cartão de crédito sem anuidade.

Uma grande vantagem aqui é o programa Itimania, que apresenta missões mensais com prêmios.

Apesar dos benefícios, vale destacar que o serviço do Iti está disponível apenas em maquininhas da Rede. Para os vendedores, os lucros são repassados em tempo real.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android e iOS.

Google Pay

O Google Pay é uma carteira digital desenvolvida exclusivamente para usuários do sistema Android. 

A plataforma é bem simples de usar e permite o cadastro de cartões de diversas instituições financeiras. Conheça as principais funcionalidades:

  • possibilidade de registrar programas de fidelidade;
  • pagamentos via cartão de crédito ou débito;
  • integração com o Paypal.

Apple Pay

Os usuários do sistema iOS também contam com uma carteira digital exclusiva: a Apple Pay.

Esse serviço de e-wallet já vem integrado ao sistema operacional do smartphone, o que garante ainda mais praticidade ao público.

A carteira aceita diversos bancos e bandeiras, além de oferecer toda a segurança do Touch ID ou Face ID no momento de autorizar uma transação.

Veja outros benefícios:

  • possibilidade de comprar e armazenar ingressos na wallet da Apple;
  • opção de pagamentos via MacBook com Touch ID;
  • pagamento por aproximação.

Samsung Pay

Além de contar com o sistema Google Pay, os usuários de dispositivos da Samsung também têm acesso à carteira digital exclusiva da marca.

A Samsung Pay já vem instalada nos smartphones mais recentes e para utilizá-la basta registrar seus cartões de crédito ou débito.

O serviço permite pagamentos por aproximação e traz os seguintes benefícios:

  • recompensas pelo programa Samsung Rewards;
  • transferências gratuitas e instantâneas;
  • emissão de boletos.

Por que você deve oferecer boas soluções de pagamentos para seus clientes?

As soluções de pagamentos são a ponte entre clientes e lojistas, por isso precisam funcionar muito bem para que os dois lados sejam bem atendidos.

Oferecer soluções variadas e de qualidade é um passo importante para trazer praticidade, agilidade e segurança à jornada de compra do seu consumidor.

Além disso, as tecnologias contribuem para redução de custos operacionais, para a digitalização das transações e ainda aumentam as vendas, diminuindo a taxa de inadimplência do seu negócio.

Soluções como o Pix, pagamento cartão, TEF e as próprias carteiras digitais, trazem benefícios tanto para empresas quanto para os consumidores ao simplificar as transações financeiras.

A gestão financeira fica ainda mais simples quando você conta com serviços que integram todas essas ferramentas de pagamento, como é o caso dos que são oferecidos pela TOTVS Techfin!

TOTVS Techfin

A TOTVS Techfin é a frente de serviços financeiros B2B da maior empresa de tecnologia do Brasil. Ela traz as soluções de pagamento ideais para os seus clientes, incluindo carteiras digitais.

A plataforma conta com três soluções principais: 

  • TOTVS Pagamento Instantâneo: recebe pagamentos via Pix e carteiras digitais;
  • TOTVS Pagamento TEF: solução que integra os meios de pagamento via maquininha à gestão do PDV do seu negócio;
  • TOTVS Pagamento Cartão: pagamentos por cartão de crédito, em lojas físicas e virtuais.

Com essas ferramentas, é possível otimizar os processos financeiros do seu negócio, com a vantagem de ter serviços integrados para facilitar a gestão.

Além disso, as soluções oferecem checagem automática das operações, garantindo mais segurança contra fraudes e evitando falhas no processo. 

Simplifique as transações financeiras com as soluções de pagamento do TOTVS Techfin!

Conclusão

Neste artigo, entendemos o que são as carteiras digitais, seus benefícios e as melhores opções dessas soluções de pagamento, que prometem conquistar cada vez mais espaço no mercado.

Além disso, compartilhamos com você algumas tendências em meios de pagamento e falamos sobre a importância de oferecer boas soluções aos seus clientes.

O mercado financeiro está passando por um processo de transformação digital, mas é preciso estar preparado para atender às novas demandas que surgem com as mudanças.

Tecnologias como as carteiras digitais chegam para simplificar o dia a dia das empresas e dos consumidores. 

Agora que você já conhece mais sobre o assunto e também sabe como a TOTVS Techfin pode ajudar, traga a inovação para o seu negócio e otimize a gestão financeira!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.