dropshipping

Principais vantagens do dropshipping para o varejo

Equipe TOTVS | GESTÃO VAREJISTA | 14 abril, 2020

Uma estratégia muito utilizada por empresas varejistas para crescerem no mercado é o dropshipping. Isso porque se trata de uma alternativa de venda que ajuda a reduzir custos e pode trazer outros benefícios para o negócio.

No Brasil, o conceito vem crescendo cada vez mais e sendo adotado até por empresas mais tradicionais. Por este motivo, neste artigo, explicamos melhor como o dropshipping funciona e por que você deve começar a pensar em investir nesse modelo de vendas.

O que é e como funciona o dropshipping?

O dropshipping no varejo consiste em colocar seus produtos para serem vendidos em lojas virtuais de terceiros. Um exemplo disso é a Amazon — que permite que e-commerces usem sua plataforma para fazer suas vendas.

Fica a cargo do próprio e-commerce armazenar e enviar os itens. Entretanto, empresas de dropshipping como a Amazon ou as Americanas, no Brasil, cobram uma porcentagem do valor das vendas em sua plataforma. Portanto, é preciso avaliar se o retorno vale a pena.

Podemos observar o dropshipping internacional em empresas como Aliexpress, Wish, eBay, entre outras. Esse método é utilizado há muitos anos no exterior como uma forma de ampliar o alcance de consumidores.

Pode ser um meio vantajoso, especialmente para o e-commerce sem estoque, que não pode arcar com uma loja física ou não é tão conhecido. Serve também como um canal alternativo, para elevar o número de vendas.

Nova call to action

Benefícios do modelo dropshipping

Muitos motivos levam as empresas a buscarem o modelo dropshipping, tanto como seu principal canal de vendas, quanto como um modelo de negócio. Veja a seguir os principais benefícios que esse método oferece:

Baixo investimento

Não é preciso ter muito capital para optar por esse método de negócio. Isso porque não exige ter um grande inventário de produtos e a gestão de estoque é mais simples.

Flexibilidade

O dropshipping também proporciona mais flexibilidade, já que pode ser operado de praticamente qualquer lugar. Basta manter uma comunicação com a plataforma de e-commerce para gerir o negócio de maneira mais eficiente.

Variedade de produtos

Quando você vende através de uma plataforma de dropshipping, pode oferecer uma variedade maior de produtos. Seu e-commerce não precisa necessariamente ser focado em apenas uma categoria.

Como aderir ao dropshipping?

Apesar de poder ser um método de vendas lucrativo para o e-commerce, implementar o dropshipping pode ser desafiador. Por isso, separamos a seguir algumas dicas importantes para quem está pensando sobre essa alternativa. Veja:

Nível de estoque de segurança

É muito comum que e-commerces tenham sempre um nível de estoque de segurança para evitar vender sem ter o produto para entrega. Por este motivo, antes de colocar seu e-commerce em uma plataforma como esta, o ideal é possuir uma quantidade mínima de mercadoria.

Escolha bem a plataforma

Antes de tudo é preciso conhecer a plataforma na qual você venderá seus produtos. É importante saber como essa empresa atende seus clientes e como funcionará essa parceria. Essa precaução evita que seu negócio saia prejudicado e acabe tendo prejuízos financeiros.

Ofereça qualidade de atendimento

Se certifique de que a plataforma de dropshipping escolhida oferece um bom atendimento ao consumidor. Além disso, é sempre importante atender a solicitações como devoluções e outras reclamações o mais rápido possível. Afinal, esse pode ser o primeiro contato que o cliente tem com o seu e-commerce.

Invista em tecnologia

Outra dica importante é investir em tecnologia para otimizar os processos do seu e-commerce. Um exemplo disso é o sistema de gestão para varejo, que ajuda a organizar seu estoque, controlando os produtos que foram vendidos.

Assim você sempre saberá quando abastecer o estoque e evitar falta de produtos para os clientes. Agora que você já entendeu o que é dropshipping, sabe que a tecnologia pode impulsionar ainda mais suas vendas. Entenda mais sobre como essa tecnologia pode beneficiar seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *