Como o pagamento com QR Code pode ajudar nas vendas da sua loja?

Equipe TOTVS | 03 novembro, 2022

As tecnologias dentro do varejo são responsáveis por transformar muitas dinâmicas quando falamos em compras. E um dos grandes exemplos disso é o pagamento com QR Code.

Esse código visual serve, de maneira geral, para acelerar o acesso a algo, seja página, site ou, nesse caso, o pagamento de uma compra.

Pagar com QR Code tem se tornado mais comum não só pela facilidade de implementação mas também pela agilidade, otimização e segurança nas operações.

Se você tem um negócio e pensa em investir nesse meio de pagamento, nosso artigo vai ajudar você com isso.

A seguir vamos explicar como funciona o pagamento com QR Code, como implementar essa solução no varejo e, claro, sobre a importância de usar a tecnologia para melhorar as vendas. Boa leitura!

O que é pagamento com QR Code?

QR Code (Quick Response Code) é um tipo de código de barras bidimensional composto por quadrados brancos e pretos que podem ser lidos por um dispositivo móvel. Com isso, consegue direcionar o usuário para o pagamento.

Ele foi desenvolvido no Japão nos anos 2000. No entanto, só se popularizou nos últimos anos. 

E isso se deu especialmente entre as empresas de comércio eletrônico, que usam o código para fornecer informações adicionais sobre seus produtos.

Embora seja visto apenas como um código de barras, ele é bem mais complexo: pode conter até 7.089 dígitos ou 4.296 caracteres, incluindo caracteres especiais e pontuação.

E, como esse código bidimensional tem a capacidade de armazenar diversas informações, ele também tem sido usado como um meio de pagamento, para que os consumidores possam finalizar uma compra.

Em suma, um QR Code para pagamento é o que torna possível acessar plataformas transacionais e direcionar transferências, por meio de dados bancários.

Como funciona o pagamento pelo QR Code?

O pagamento pelo QR Code funciona como um código que pode ser lido por um celular ou outro dispositivo eletrônico, que redireciona o pagamento para a conta do vendedor.

Para usá-lo, basta apontar o celular para o código e seguir as instruções na tela. Muitas vezes, o smartphone funciona como o escaneador.

Ao escanear o QR Code com a câmera do celular, a pessoa que vai comprar precisa apenas confirmar o pagamento. Nesses casos, ele é processado instantaneamente.

O pagamento com QR Code pode ser usado em diversas situações, como para pagamentos de serviços e compras, em lojas físicas ou virtuais.

Muitas instituições financeiras oferecem pagamentos com QR Code entre diferentes contas bancárias, simplificando as transações.

Embora não seja o único tipo, esse pagamento também é sem contato. Ou seja, não é preciso trocar dinheiro ou cartões com seu cliente para finalizar uma venda.

Um panorama sobre o pagamento com QR Code no Brasil

Embora o QR Code não seja uma tecnologia recente, o pagamento nesse formato é novo no Brasil. E a tendência é que ele se fortaleça mais.

Esse cenário pode ter sido fortalecido pela própria pandemia de covid-19. Segundo pesquisa da Ivanti, devido ao cenário pandêmico, 83% das pessoas afirmaram que usaram um código QR para fazer um pagamento pela primeira vez.

Mas, para além de um quadro de isolamento, quando estamos falando mais especificamente do Brasil, dados nacionais também revelam essa tendência.

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis, feita em 2022, 46% dos brasileiros com smartphone fazem pelo menos um pagamento com QR Code em 30 dias.

Ou seja, eles são usuários ativos mensais (MAUs) desse meio de pagamento. E, além disso, nos últimos 12 meses, saltou de 53% para 67% a proporção de brasileiros com smartphone que já experimentaram pagar com QR Code.

E, se for feito um recorte geracional, a pesquisa mostra que esse meio de pagamento é mais popular entre jovens de 16 a 29 anos, sendo que 74% já experimentaram o QR Code para finalizar uma compra.

Nesse cenário, o estudo ainda mostra algo particular do Brasil: um dos fatores que contribui para a popularização do QR Code é o avanço do PIX.

Para pagamento presencial e online, lojas e sites de e-commerce apresentam um QR Code como meio para receber o pagamento instantâneo. E isso tem sido muito prático para os consumidores.

Quais são as vantagens de receber pagamento com QR Code?

Agora que você já entendeu que o pagamento com QR Code é uma tendência nacional, vamos falar sobre os ganhos práticos para as lojas em receber pagamentos com essa tecnologia.

Os principais benefícios são a facilidade de implementação e uso, a otimização do fluxo de caixa e, ainda, segurança nas operações financeiras.

Para entender melhor sobre alguns desses benefícios, acompanhe os próximos tópicos!

Facilidade para implementar e usar

O QR Code é bom para os lojistas, pois, em primeiro lugar, é muito fácil de implementar e usar. Com esse código, a loja pode dispensar a necessidade de pegar a maquininha de cartão e, ainda, ter custos como taxas.

E essa instalação é bem simples. É preciso apenas ter um sistema que permita criar o código e integrar os dados ao PDV e ao sistema de gestão. Com isso, gera-se um QR Code dinâmico para aquele pagamento.

Por ser simples, esse meio de pagamento é bastante conveniente tanto para o varejista quanto para o cliente. E essa é uma excelente opção para lojas ou restaurantes movimentados, por exemplo.

Otimização do fluxo de caixa

Um ponto sobre fazer vendas com QR Code é que você acompanha os valores em tempo real. E isso é ideal para empresas que desejam saber o quão bem seus produtos ou serviços estão vendendo.

Com ele, o dinheiro pode cair na conta na mesma data ou no dia seguinte. Já no pagamento com cartão de crédito, esse prazo é bem mais longo, sendo feito a partir de 30 dias. E tudo isso reflete na atualização do fluxo de caixa.

Além disso, com pagamentos com QR Code, em caso de erro, é possível enviar o dinheiro de volta mais rápido para o cliente, o que evita problemas maiores durante o processo de compra.

Pagamento muito mais ágil

Ao escanear um QR Code, as informações de pagamento são automaticamente carregadas e enviadas para o destinatário. Isso significa que a transação ocorre em segundos, sem ter que esperar o pagamento ser processado pelo banco.

Além de ser instantâneo, o pagamento pode ser conferido diretamente no aplicativo usado para receber o valor no caso do PIX, por exemplo. O único critério para usar o QR Code é ter internet, comum para outras operações também.

E essa agilidade reflete em uma maior retenção dos clientes. Quanto mais fácil for realizar o pagamento, maiores serão as chances de o cliente finalizar a compra com você. Ou seja, essa agilidade melhora a experiência de compra e você vende mais.

Segurança nas operações financeiras

O pagamento com QR Code é uma forma segura de pagamento, pois você só precisa escanear o código para confirmar a transação. E, ainda por cima, o cliente precisa confirmar a transação antes de ela ser feita.

Ou seja, assim como em qualquer operação, é necessário que o consumidor cheque o valor que está sendo pago e se os dados da sua empresa estão corretos.

Além disso, o QR Code pode ser mais confiável que os pagamentos tradicionais, pois as informações de pagamento são criptografadas e não podem sofrer interceptações.

Como implementar essa solução no varejo?

Existem três maneiras de se usar esse pagamento no varejo: via aplicativo, usando um maquininha ou gerando um código próprio.

Veja como funciona cada um das principais de formas de aceitar pagamento QR Code:

  • aplicativo de pagamento: com a conta no PicPay ou no Mercado Pago, por exemplo, basta escanear o QR Code exibido na tela para que o cliente possa realizar o pagamento dentro do app também;
  • usando uma maquininha: quase todas as máquinas disponíveis já possuem a criação do código QR para pagamento. Caso não seja possível, basta fazer uma atualização de software e assim criar um QR Code para receber valores;
  • QR Code próprio: costuma ser preciso informar o valor da compra e os dados da conta bancária para onde o pagamento será enviado. Após gerado, basta exibir o QR Code na loja.

Imprimir o código e deixá-lo à vista dentro da sua loja, e perto do local de pagamento, é fundamental para facilitar a transação.

Como evitar fraudes no pagamento com QR Code?

Embora seja uma forma segura de pagamento, há alguns golpes que podem acontecer, principalmente em ambientes virtuais. É por essa razão que os lojistas devem ter alguns cuidados:

  • optar por uma  plataforma de pagamento segura e confiável;
  • garantir um sistema antifraude e certificado de segurança;
  • conhecer bem a navegação e os hábitos dos consumidores.

Além disso, é preciso alertar seus públicos para alguns outros cuidados, a fim de redobrar a segurança, como:

  • verificar se o QR Code está sendo exibido de forma legível;
  • conferir se o endereço do site ao qual o QR Code está sendo exibido é o mesmo do site oficial da loja;
  • sempre entrar em contato com a loja para confirmar se a oferta é real.

Pagamento com QR Code: dúvidas frequentes

Na sequência, separamos algumas dúvidas frequentes em relação ao pagamento com QR Code e seus processos. Acompanhe!

Quanto tempo demora para cair o dinheiro pago pelo QR Code?

Muitos vendedores podem se perguntar: o pagamento com QR Code cai na hora? No entanto, isso varia de acordo com a plataforma escolhida.

O lojista pode escolher o período em que deseja receber o pagamento, mas em muitos casos o valor pode entrar em 1 dia útil.

Tem como pagar com QR Code no crédito?

Alguns sistemas permitem o pagamento com QR Code no crédito. Nesses casos, quando o cliente faz o pagamento, é pedido ainda o código de segurança.

É possível pagar com QR Code no PIX?

O PIX foi um dos principais formatos que fez com que o QR Code se popularizasse. Nesse caso, o código de barra corresponde à chave da loja, que pode ser o CNPJ, telefone, e-mail ou chave aleatória.

Para isso, basta o cliente abrir o aplicativo do banco dele, selecionar a opção de fazer PIX com QR Code e apontar para a chave codificada do seu estabelecimento.

Contar com sistemas de pagamento instantâneo, como o TOTVS Pagamento Instantâneo para sua loja também pode ajudar nisso.

Soluções de pagamento integradas são ideais para a sua empresa reduzir custos e taxas de inadimplência, digitalizar as transações financeiras e aumentar as vendas.

Aumente suas vendas com as tecnologias TOTVS para o Varejo

Já imaginou integrar gestão de estoque, controle financeiro e gerenciamento de todos os canais de venda em um só lugar? Com as tecnologias TOTVS para o setor varejista, isso é possível.

Nossos sistemas possuem funcionalidades que permitem a integração da sua operação para otimizar todo o gerenciamento.

Assim, é possível vender produtos de qualquer estoque, entregando a partir de uma loja diferente quando necessário.

Conheça agora mesmo os nossos sistemas e aplicações para varejistas!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

O pagamento com QR Code é uma modalidade ágil de finalizar uma venda, trazendo mais facilidade para você e seu cliente.

Entre seus principais ganhos, está a facilidade para implementar e usar, a otimização do fluxo de caixa e, ainda, a maior agilidade na hora de pagar.

Ao usar as tecnologias, portanto, é preciso se preocupar com um sistema de pagamento instantâneo assim como é fundamental se preocupar com a gestão de loja como tudo.

As tecnologias TOTVS para o varejo vão transformar a experiência dos seus consumidores e aumentar as vendas do seu negócio.

E, se você quer ler mais sobre serviços financeiros que envolvem sua loja, leia também sobre pagamento por aproximação!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.