Conheça 13 exemplos de aplicações da inteligência artificial nas empresas

Equipe TOTVS | 21 fevereiro, 2024

A resposta automática no chat, o envio automático do e-mail marketing, a segmentação de um anúncio: as aplicações da inteligência artificial (IA) já fazem parte do dia a dia e tornaram-se grandes aliadas do universo corporativo.

Para se ter uma ideia, 58% dos executivos colocaram a IA entre as principais prioridades estratégicas da empresa em resposta a uma pesquisa da Bain & Company.

O percentual é um reflexo dos inúmeros benefícios proporcionados pela tecnologia – que deve ser aplicada de forma estratégica para gerar bons resultados. 

Por isso, esse conteúdo explica onde é aplicada a inteligência artificial nas organizações, com exemplos de uso no dia a dia empresarial. Continue a leitura para conferir!

13 aplicações da inteligência artificial no dia a dia das empresas

A IA aparece de diferentes formas na rotina de companhias dos mais diversos tamanhos e segmentos. 

Segundo o relatório da Bain & Company, citado no início deste conteúdo, o principal uso da inteligência artificial nas empresas é voltado para aumentar a eficiência de processos e reduzir custos gerais. 

No Brasil, esse é o foco de 84% dos executivos, seguido pela utilização da tecnologia na melhoria da experiência do consumidor, citada também por 63% dos entrevistados.

A presença crescente dessas soluções nas organizações é inegável e deve ser um ponto de atenção para manter a inovação e competitividade no mercado.

Diante disso, separamos alguns exemplos de aplicação da inteligência artificial para compartilhar com você. Confira quais são eles a seguir. 

1. E-mail

Não é novidade que o e-mail é um canal de comunicação muito utilizado pelas empresas, mas a IA trouxe otimizações importantes para aprimorar diversas tarefas do dia a dia.

Uma delas é a automação de e-mail marketing, que pode ser disparado automaticamente e de forma personalizada conforme a etapa do funil em que cada usuário se encontra. 

Nesse contexto, a inteligência artificial também ajuda a entender o comportamento desses usuários, antecipar necessidades e, dessa forma, melhorar o contato entre marca e público.

Outra aplicação interessante é o filtro de spam. Com o uso de machine learning, as plataformas de e-mail conseguem identificar os conteúdos indesejáveis e impróprios para bloquear essas mensagens de maneira automática. 

2. Buscadores online

Buscadores online como o Google apresentam algumas das principais aplicações da inteligência artificial – muitas vezes desconhecidas, mesmo para quem utiliza as plataformas diariamente.

A verdade é que os buscadores utilizam a IA exatamente para entender o comportamento do usuário e entregar recomendações de conteúdo alinhadas à intenção de busca e às preferências de cada um.

Muito além disso, a busca inteligente garante maior praticidade no processo de pesquisa com ferramentas como a busca por imagem e a busca por voz. 

Com isso, os mecanismos de busca conseguem entregar respostas mais precisas e personalizadas, o que gera uma experiência muito mais completa e satisfatória ao usuário. 

3. Chatbots

No setor de comunicação, a IA aprimorou os chatbots e transformou o atendimento ao cliente, garantindo processos mais rápidos, eficientes e automatizados.

Com o processamento de linguagem natural (NPL), os robôs são capazes de reproduzir o comportamento humano e promover uma interação automatizada sem parecer um contato mecanizado.

Aliada ao machine learning e as assistentes virtuais, essa solução aprende mais a cada conversa e, com isso, consegue personalizar cada vez mais o atendimento. 

Essa é uma das tecnologias mais utilizadas para otimizar a rotina da empresa. Para se ter uma ideia, a pesquisa CX Trends 2023, da Zendesk, mostrou que 60% dos líderes pretendem investir na tecnologia conversacional com assistentes virtuais.

4. Ferramentas de gestão

Outro uso muito comum da inteligência artificial nas empresas são as ferramentas de gestão, desenvolvidas para otimizar o processo de tomada de decisões e aprimorar a administração de diferentes setores do negócio.

Além de permitir a automação de tarefas, esses sistemas também podem ser conectados aos bancos de dados para fornecer análises detalhadas, que trazem informações importantes para o planejamento estratégico da organização.

Entre essas ferramentas, é possível encontrar soluções voltadas para as mais diversas frentes, como:

  • gestão financeira;
  • gestão de pessoas;
  • gestão de compliance;
  • gestão de desempenho.

5. Análise de dados

Como citamos, as aplicações da inteligência artificial apresentam análises detalhadas de dados, o que contribui para o desenvolvimento de uma gestão data driven (baseada em dados).

A tecnologia permite o processamento de um grande volume de informações e, a partir disso, é capaz de identificar padrões e fornecer insights valiosos para a empresa.

Com essa análise de dados é possível, por exemplo, avaliar as preferências do consumidor e aprimorar estratégias de customer success, antecipar a demanda de estoque ou ainda entender as respostas do público em relação ao lançamento de um novo produto. 

A IA também simplifica o gerenciamento dos dados da empresa, que podem ser armazenados com maior segurança e de maneira centralizada, tornando o acesso mais fácil e seguro.

6. Previsão de tendências

Ao possibilitar uma análise avançada de dados, a inteligência artificial também é capaz de prever diferentes cenários. Com isso, ela pode antecipar demandas e tendências do mercado. 

Na prática, isso contribui diretamente para a competitividade dos negócios no mercado, uma vez que permite adaptações mais rápidas a novos cenários ou mudanças de comportamento de consumo.

Dessa forma, os dados conseguem ajudar a desenvolver novos produtos alinhados às necessidades do mercado e do público-alvo, por exemplo.

Muito além disso, a IA impulsiona a inovação dentro da empresa ao monitorar as novidades e trazer insights sobre ferramentas, estratégias, demandas dos consumidores e até mesmo sobre o cenário econômico a médio e longo prazo.

7. Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é mais um exemplo de machine learning dentro das aplicações da inteligência artificial, além de ser um ótimo tipo de ferramenta de segurança digital.

Para as empresas, um exemplo dessas soluções é o uso de reconhecimento facial no controle de ponto. Além de promover a segurança, essa tecnologia facilita a gestão da jornada de trabalho dos colaboradores.

Esse tipo de aplicação também ajuda no controle de acesso a espaços e arquivos importantes da empresa, mantendo a privacidade e evitando o vazamento de informações.

8. Assistente pessoal

As assistentes pessoais, como a Alexa e a Siri, também têm ganhado cada vez mais destaque nos ambientes empresariais graças à praticidade proporcionada no dia a dia. 

Basta um comando de voz para anotar reuniões na agenda, receber um lembrete importante ou até mesmo controlar o ar condicionado do escritório.

É claro que as funções de uma assistente pessoal não param por aí: elas também podem contribuir para o customer experience.

Na central de atendimento, por exemplo, as assistentes conseguem direcionar o usuário para o setor adequado ou até mesmo esclarecer dúvidas frequentes independente da interferência humana. 

Isso economiza tempo dos atendentes, gera respostas mais rápidas e desafoga a central de atendimento, o que evita a falta de uma comunicação eficiente com os consumidores.

9. Segurança cibernética

A aplicação da inteligência artificial na área de segurança avançou muito nos últimos anos e hoje contempla diferentes atividades realizadas no mundo digital.

Falamos aqui sobre o reconhecimento facial, mas existem outras ferramentas que contribuem para a segurança cibernética, como:

  • blockchain;
  • criptografia;
  • assinatura eletrônica;
  • proteção de dados em sistemas de nuvem;
  • identificação de falhas e ameaças em sistemas de segurança;
  • fornecimento de insights relevantes para aprimorar a estratégia de segurança;
  • automação de análise dos acessos e bloqueio automático em caso de suspeitas.

Ao identificar padrões suspeitos, detectar ameaças e monitorar constantemente os sistemas de segurança, a IA garante a proteção contra ataques cibernéticos e aprimora a segurança digital da empresa.

10. Marketing e vendas

Os setores de marketing e vendas podem aproveitar os benefícios da IA de diferentes formas, desde a personalização da jornada de compra até a otimização de anúncios.

Isso porque a inteligência artificial permite segmentar o público, analisar o comportamento do usuário e entregar conteúdos específicos para o perfil de cada pessoa.

Sabe quando você busca por um produto e depois se depara com inúmeros anúncios ou sugestões de materiais sobre ele? Pois é, esse é um exemplo clássico desse tipo de aplicação da IA no marketing.

Para conhecer mais sobre quais são as aplicações da inteligência artificial nesse contexto, separamos alguns outros exemplos. Confira:

  • retargeting;
  • algoritmos de recomendação;
  • atendimento conversacional com assistente virtual;
  • IA generativa para produção de conteúdos e imagens;
  • monitoramento do funil de vendas e qualificação de leads.

11. Recursos Humanos

Outro setor que tem muito a se beneficiar com a IA é o de Recursos Humanos. Da automação do cálculo e fechamento da folha de pagamento até a análise de performance de cada profissional, a tecnologia é uma grande aliada da área.

A aplicação da inteligência artificial no RH pode ser realizada em diferentes atividades, como:

  • gestão de pessoas;
  • recrutamento e seleção;
  • atração e retenção de talentos;
  • controle de ponto e jornada de trabalho;
  • monitoramento de desempenho dos colaboradores.

12. Indústria

Na indústria, a automação de processos contribui para uma operação mais eficaz, rápida e otimizada, além de reduzir custos, aumentar a produtividade e minimizar erros.

Além do processamento de grandes volumes de dados já citado neste conteúdo, que ajuda na tomada de decisões e no planejamento estratégico das empresas, a inteligência artificial também é uma grande aliada em outros pontos da operação industrial, como:

  • uso inteligente e consciente de matéria-prima;
  • previsão de demanda e controle de estoque;
  • planejamento de manutenção preditiva;
  • proteção de dados e segurança digital;
  • desenvolvimento de novos produtos.

Os sistemas de gestão já permitem centralizar diferentes atividades em um mesmo lugar, facilitando o controle completo da operação.

13. Logística

As aplicações da inteligência artificial também se estendem para a operação logística, que tem um grande apoio na análise avançada de dados da ferramenta.

Com ela, é possível avaliar o tráfego e o clima em tempo real, bem como calcular gastos com transporte, rastrear cargas e prever as demandas logísticas da empresa.

Muito além de auxiliar na tomada de decisões, isso permite avanços importantes para o setor logístico, como a otimização de rotas, redução de custos e maior agilidade nas entregas. 

Benefícios da inteligência artificial

Conhecemos algumas das principais aplicações da inteligência artificial nas empresas, mas, afinal, quais benefícios elas podem trazer para o desenvolvimento do seu negócio?

A resposta é: inúmeros! Essa tecnologia possibilitou a criação de soluções inteligentes que tornam-se cada vez mais importantes para o universo corporativo.

Confira alguns benefícios proporcionados pela IA:

  • melhoria na comunicação interna;
  • ganho de agilidade e eficiência no atendimento;
  • tomada de decisões informadas e mais assertivas;
  • aumento da produtividade e eficiência nos processos;
  • oportunidade de criar experiências mais personalizadas;
  • solução de problemas mais ágil com assistentes virtuais;
  • automação de tarefas repetitivas, reduzindo erros e custos.

Inteligência Artificial da TOTVS

Com a crescente presença da inteligência artificial no ambiente corporativo, é essencial optar por soluções seguras e realmente eficientes. 

A TOTVS integra inteligência artificial em todos os seus produtos, buscando potencializar resultados significativos na gestão do seu negócio.

Com essa tecnologia, é possível otimizar a gestão de dados para trazer mais previsibilidade a sua empresa, bem como recomendações de melhoria e automação de processos para ampliar a produtividade. 

Aliada às soluções TOTVS, a inteligência artificial potencializa o seu negócio. Com ela, você pode, por exemplo, interpretar dados da empresa toda em um só lugar, concentrando informações e insights relevantes para tomadas de decisões muito mais estratégicas.

Conheça os produtos TOTVS e impulsione os resultados do seu negócio!

Conclusão

Depois de conhecer tantas aplicações da inteligência artificial, fica claro que elas estão cada vez mais presentes não só no dia a dia das empresas, como também em nosso uso pessoal.

No universo corporativo, as soluções que contam com IA são grandes oportunidades de transformar o negócio.

Ferramentas como os chatbots, os sistemas de análise de dados e de segurança digital, contribuem diretamente para a eficiência da empresa.

Adotar essas tecnologias é sinônimo de prosperidade dentro de um mercado empresarial em constante evolução.

Por isso, não deixe de acompanhar as mudanças impulsionadas por essas aplicações e busque inovar na sua organização.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.