Inteligência Artificial

Conheça a Carol e saiba como transformar o seu negócio HOJE

Ter informações inteligentes vai mudar o
rumo do seu negócio!

Um dos pontos cruciais para um negócio ter sucesso hoje é, sem dúvida, a possibilidade de tomar as decisões certas no momento certo. Mas como fazer isso tendo que interpretar uma imensidão de dados que transitam nas empresas a cada segundo?

Com o uso da inteligência artificial isso é possível. Essa tecnologia recebe, entende e interpreta dados das mais diversas origens para apresentar em um só lugar insights e informações capazes de apoiar decisões das mais variadas em uma velocidade surpreendente.

Com as informações necessárias e o poder computacional da inteligência artificial, cria-se um mundo de possibilidades em que a tecnologia trabalha a favor do negócio fazendo com que a empresa economize tempo e dinheiro.

Carol. A plataforma de inteligência artificial da TOTVS

A Carol é a plataforma de dados e inteligência artificial da TOTVS. Ela vem sendo desenvolvida desde 2015 por equipes de cientistas de dados e engenheiros do TOTVS Labs, centro de desenvolvimento e open innovation da companhia na Carolina do Norte (EUA), e em São Paulo, no Brasil. Utilizando as melhores linguagens do mercado e  tecnologias próprias da TOTVS, ela veio para revolucionar a gestão de dados de empresas de todos os portes. 

Por meio de técnicas como deep learning, machine learning e algoritmos, a plataforma é capaz de extrair dados dos mais diversos sistemas de gestão existentes na sua empresa e  analisar o comportamento desses dados para transformá-los em insights de valor que auxiliam gestores na tomada de decisão. Ela foi pensada para entregar  informações simples de serem compreendidas pelos usuários, sem nunca abrir mão de segurança e privacidade.

Isso só é possível porque os algoritmos da Carol atuam com base em análises de processos anteriores, inclusive feitos por inteligência humana, para melhorar automaticamente o desempenho final de qualquer processo de negócio.

Desta forma, a Carol está pronta para trabalhar para você gerando previsões, análises avançadas e te colocando um passo à frente dos seus concorrentes.

Qual é a diferença entre Inteligência Artificial e Machine Learning?

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial é uma divisão da ciência da computação que conecta máquinas, robôs, algoritmos e softwares que apresentam comportamento inteligente.

Em geral, um sistema baseado em IA funciona coletando uma quantidade de dados e analisando-os para encontrar padrões e tendências. Ele é capaz deconstruir predições de forma automática e com velocidade.

Um bom exemplo é a função do Facebook de reconhecer pessoas nas fotos e sugerir marcações. As recomendações de produtos e serviços feitos por sites como Netflix e Amazon são outros exemplos de como utilizamos a IA no nosso dia a dia.

As limitações atuais da tecnologia permitem que o software ou a máquina consigam realizar um número restrito de ações, não havendo ainda a chamada Superinteligência, um algoritmo capaz de realizar todas as ações humanas com a mesma maestria em que realizamos.

Machine Learning

Como o nome sugere, Machine Learning é a parte da Inteligência Artificial que cuida dessa capacidade de a máquina aprender. O objetivo é que os softwares consigam desenvolver atividades sem programação específica para aquilo.

Tanto ML quanto IA têm ganhado destaque nos últimos anos, devido, principalmente, ao aumento do número de dados disponíveis e à evolução da capacidade de processamento dos computadores.

Não dá para saber se as previsões mais futuristas – como a Superinteligência – vão realmente se tornar realidade. O que é certo é que a IA e ML estão mesmo transformando os negócios.

Junte-se aos
mais de 30 mil
clientes TOTVS.

bom-futuro
unimed
kicaldo
docol
renner
steck
unilever
marfrig

Quais são as principais habilidades da Carol?

As possibilidades de gerenciamento de dados com a Carol podem ser infinitas. Conheça algumas delas:

Forecast e previsão

Utilizando seus algoritmos, a Carol se conecta ao seu ERP para extrair dados. Com isso, ela se torna capaz de analisar o passado para prever o futuro e se torna uma aliada poderosa quando o assunto é a tomada de decisão relacionada a vendas, churn, quebra de estoque e previsão de desempenho financeiro, por exemplo.

Recomendação

Por meio de uma combinação de algoritmos estatísticos de machine learning, ela é capaz de entender os padrões de ações já adotados em processos feitos por humanos, e assim consegue fazer recomendações de como agir em processos similares. Com isso, ela pode recomendar sugestões de preço, prospecção de clientes, e até mesmo sugerir pacotes de seus serviços e produtos baseados no que o seu cliente já comprou antes.

Otimização

Mais performance e padronização. Entre as técnicas utilizadas pela Carol está a de Deep Neural Network. Ela é capaz de analisar o comportamento de modelos de processos utilizados para agir de acordo com completa independência. Essa habilidade funciona muito bem em processos de auditoria, por exemplo.

Visão computacional

Câmeras trabalhando com dados real time. Essa habilidade é o processo de modelagem e replicação da visão humana usando software e hardware. Com a Carol, as câmeras do seu negócio deixarão de ser utilizadas apenas para segurança e passarão a possibilitar uma experiência para o seu cliente final por meio de reconhecimento facial ou até mesmo realidade aumentada.

Experiência de conversação

Web ou mobile, informação a um click de distância. Utilizando de processamento de linguagem natural (ou NLP) torna-se possível criar estruturas de conversação inteiras, considerando não só os que a Carol conseguiria coletar, mas também dados consumíveis de outras origens por meio de integrações via  APIs.

Está buscando mais conteúdo sobre gestão e inovação? Toda semana publicamos conteúdos novos sobre esses temas.

O que a Carol tem para a minha empresa HOJE?

Desenvolvemos aplicações utilizando a Carol para que sua empresa possa começar a usar já. Todos, integrados nativamente com os ERPs da TOTVS, e também com diversos outros sistemas de mercado.

Carol Clock-in

O Carol Clock-in é uma solução que utiliza a habilidade de visão computacional e reconhecimento facial para possibilitar a batida de ponto do colaborador à distância e offline, dispensando o uso do tradicional relógio de ponto eletrônico e otimizando operações em que é necessário o deslocamento de funcionários e negociação com terceiros. Com ele, o colaborador pode bater o ponto de qualquer lugar mesmo sem internet, utilizando apenas a câmera do celular ou tablet e receber o comprovante por e-mail. Os dados da batida ficam gravados e assim que o app identifica sinal de internet faz a sincronização automática, enviando todos os dados para o ERP inteiramente de acordo com a portaria 373.

  • Redução do custo com manutenção de relógios de ponto;
  • Maior mobilidade para a empresa e para o colaborador;
  • Dispensa o uso de bobinas de papel;
  • Dados totalmente seguros;

CASO DE USO

O Grupo Bom Futuro otimizou o processo de batida de ponto de seus colaboradores com o Carol Clock-in, evitando custos com deslocamento dos trabalhadores da lavoura para o escritório diariamente para bater o ponto.

Carol for Auditing

Solução desenvolvida para otimizar tempo e investimento no processo de auditoria de guias pelos convênios médicos. Utilizando a habilidade de otimização, o Carol for Auditing aprende o processo de decisão de um médico auditor ao aprovar ou rejeitar um procedimento com mais de 90% de precisão. Com isso, a aplicação consegue de forma totalmente independente avaliar todas as guias médicas e sugerir ao auditor a ação a ser tomada. Além disso, todas as ações feitas no app são sincronizadas real time com o ERP da sua empresa.

  • Redução significativa de custos operacionais;
  • Melhoria no atendimento aos pacientes;
  • Aumento da produtividade;
  • Permite cálculo do ROI antes mesmo de ser implementado;

Carol Assistant

Solução de experiência de conversação da Carol, é mais do que um simples chatbot ou árvore de decisão. Por meio de linguagem natural (ou NLP) é possível criar estruturas de conversação com dados coletados pela Carol e por APIs. Com ela integrada ao seu sistema de gestão, por exemplo, é possível receber insights extraídos dos seus próprios dados para auxiliar na tomada de decisão. Além disso, ela também pode trabalhar como assistente virtual fazendo atendimento totalmente digitalizados aos seus clientes.

  • Insights fornecidos a partir da análise da concorrência;
  • Melhoria no tempo e qualidade do atendimento;
  • Redução de custos operacionais;
  • Atendimentos personalizados de acordo com o perfil do cliente;

CASO DE USO

O Bemacash, solução da TOTVS para micro e pequenas empresas, possui um plano que já contém o Carol Assistant embarcado. Ela dá insumos sobre preços, concorrência e custo para os clientes. Tudo isso por menos de R$ 300,00 por mês. É o único sistema de gestão do país que oferece inteligência artificial por esse preço para o cliente.

Contrate também Carol como plataforma

A plataforma de dados da Carol é onde tudo acontece, ela é a base de tudo que é possível desenvolver a partir dessa tecnologia e roda 100% na nuvem. É nela que são criados os apps de acordo com a sua necessidade, como os exemplos citados acima.

Se você tem um time de tecnologia de dados na sua empresa, a plataforma Carol permite instalar seus próprios conectores e criar dashboards personalizados de acordo com a sua demanda utilizando engines. Dessa forma, você poderá conectar dados de qualquer lugar, até mesmo de fontes fora do seu negócio, adicionando algoritmos de machine learning providos pela Carol para obter mais inteligência para as suas necessidades.

Contrate um projeto de consultoria sob medida para sua empresa

Se você tem interesse em saber como seus dados podem trabalhar a favor do seu negócio, mas não sabe por onde começar ou não tem um time especialista, recomendamos a Carol Consultoria. Nesta modalidade de contratação, você conta com os cientistas de dados da TOTVS para desenvolverem um projeto de inteligência artificial exclusivo para a sua empresa e moldado para o seu modelo de negócio. Desde a consultoria de dados, a validação de modelos e testes de aderência, ajudamos você a explorar e validar ideias, definir business plan e expectativa de ROI para finalmente colocar o projeto em prática.

Por que devo usar a Carol na minha empresa?

A inovação e a inteligência artificial nos fornecem uma gama enorme de possibilidades para o futuro. Todavia, criar uma cultura de inovação e implementar esta tecnologia de forma eficaz pode ser uma tarefa extremamente difícil.

É por isso que, aqui na TOTVS, queremos mudar essa lógica e facilitar a adoção da inteligência artificial em empresas de todos os portes e segmentos, por meio da Carol.

A Carol está sendo embarcada nos sistemas TOTVS para atender à demanda dos usuários dos sistemas de gestão e softwares corporativos, fornecendo um acesso rápido e financeiramente acessível.

Quanto mais organizações usarem a tecnologia, mais inteligente e certeira ela será em suas sugestões e tomadas de decisão. Não deixe que a sua empresa tenha dificuldade com as mudanças. Entre em contato conosco. Estamos preparados para ajudar você neste desafio.

Alavanque os resultados da sua empresa com as aplicações inovadoras da Carol!