Virtual machine: entenda esse conceito e as vantagens para o seu negócio

Virtual Machine, máquina virtual ou apenas VM é um conceito muito utilizado em computação para obter maior performance com segurança. Mas, na prática, você sabe exatamente como funciona essa ferramenta? De forma bastante resumida, podemos dizer que os VMs são “computadores dentro de computadores”. Porém, com alguns procedimentos operacionais específicos no caminho. Entre eles, está …

Equipe TOTVS | 30 janeiro, 2023

Virtual Machine, máquina virtual ou apenas VM é um conceito muito utilizado em computação para obter maior performance com segurança.

Mas, na prática, você sabe exatamente como funciona essa ferramenta?

De forma bastante resumida, podemos dizer que os VMs são “computadores dentro de computadores”. Porém, com alguns procedimentos operacionais específicos no caminho.

Entre eles, está o uso de um software conhecido como hypervisor, que permite a criação de um ambiente digital dentro de um hardware.

Acompanhe, neste artigo, todos os detalhes sobre o conceito de máquina virtual, as formas de aplicar e tudo que pode entregar em termos de desempenho e segurança para o seu negócio.

O que é uma virtual machine?

Uma Máquina Virtual (VM) é um poderoso ambiente de computador, que permite que o usuário execute múltiplos sistemas operacionais, programas de software e redes em um único hardware. 

Ela opera separadamente do dispositivo físico (host), e cada VM oferece sua própria configuração e características únicas. 

A utilização de VMs oferece muitas vantagens, como portabilidade, alta segurança, utilização otimizada de recursos e custos reduzidos com equipamentos.

Uma virtual machine pode simplificar ambientes complexos de TI, envolvendo todas as configurações em um único pacote organizado. 

Se você está à procura da eficiência de vários PCs sem elevar custos, experimentar uma Máquina Virtual pode ser um caminho promissor.

inteligência artificial

Quais as características de uma máquina virtual?

As máquinas virtuais são ferramentas úteis que podem beneficiar as operações corporativas de inúmeras maneiras. 

Elas proporcionam flexibilidade, conveniência e eficiência ao trabalhar com diferentes sistemas de software ou ambientes digitais. 

Também permite que você mude entre elas com facilidade e sem a necessidade de implementar hardwares adicionais. 

As VMs criam uma simulação de um sistema de computador dedicado, permitindo que vários sistemas operacionais e programas sejam executados no mesmo dispositivo físico. 

Elas também têm a capacidade de particionar com segurança os dados em seu ambiente simulado, economizando tempo e dinheiro. 

A capacidade de uma virtual machine de executar vários programas simultaneamente sem comprometer o desempenho, faz dela uma solução atraente para aqueles que precisam de uma experiência computacional confiável. 

Inclusive, os sistemas operacionais podem ser distintos. 

Por exemplo, se seus colaboradores utilizam Windows, mas você deseja armazenar dados em Linux, ambos os sistemas coexistem sem problemas em VMs diferentes.

Como funciona uma máquina virtual?

Para criação de uma VM dentro de um hardware é preciso de um hypervisor, que é um software de virtualização.

Atualmente existem várias plataformas, bastante sofisticadas, para criar esses sistemas operacionais que são indistinguíveis dos sistemas nativos no quesito funcionalidade.

Por meio de um hipervisor ou monitor da máquina virtual, é possível criar vários “VMs guests” em um único hardware que vai compartilhar os seus recursos.

Como os VMs guests utilizam um único servidor, suas operações vão precisar de menos processamento para ter a mesma eficiência operacional.

Virtualização e hipervisores: entenda os conceitos

Sobre os hypervisors, é importante ressaltar que eles são peças chave para virtualização das máquinas. 

Contudo, há dois tipos que podem ser utilizados para implementar uma máquina virtual na sua operação que são:

Tipo 1 – Bare metal 

O tipo 1 ou bare metal, é quando o hypervisor é instalado diretamente na máquina para criação dos VMs guests.

No sistema operacional Linux existe o hipervisor KVM e nos modelos mais modernos já vem instalado e pronto para uso.

Tipo 2 – Hosted 

No modelo hosted, os VMs são configurados em um servidor e são executados na máquina.

Ou seja, o hypervisor fica dentro de um host e não diretamente no hardware.

Muitos optam por esse modo pela segurança, porém a tendência é deixar os VMs guest mais lentos.

Baixe agora mesmo o estudo de Panorama das Carrerias 2030

Qual o objetivo de uma máquina virtual?

A principal utilização de uma virtual machine é fazer com que usuários tenham a melhor experiência computacional possível utilizando a mesma máquina.

Outro ponto é a segurança, já que com uso de uma máquina virtual existe o recurso de snapshots, onde se cria um ponto de recuperação após modificações.

Com isso, é possível restaurar uma VM em poucos segundos sem que isso interrompa as operações dos demais hosts na sua empresa.

Para que essa solução pode ser utilizada?

Basicamente, pode ser utilizada em qualquer operação que precise de um maior poder computacional com baixo custo.

Por exemplo, com uma VM, você pode ter um hardware que opera em Linux com um sistema Windows ou MacOs rodando por meio das virtual machines.

Virtual machine: vantagens e desvantagens

A aplicação dessa ferramenta na sua operação empresarial vai trazer vantagens e desvantagens, é importante compreendê-las antes de tomar uma decisão. 

Considere sempre quais as funções que vão funcionar por meio das VMs e quais aplicações serão necessárias para execução de determinadas tarefas. 

Confira as características das máquinas virtuais:

Vantagens

Uma das principais vantagens das VMs é permitir que você faça uso de um computador sem estar vinculado a um lugar físico.

Ou seja, para uma empresa, o ambiente de trabalho pode ser bem menor, já que será necessário apenas um hardware para hospedar várias máquinas virtuais.

Ambientes reduzidos consequentemente demandam menos custos.

Também podemos destacar a flexibilidade, uma vez que você poderá ter vários sistemas na mesma máquina, e pode até isolar uma deles para fins específicos.

Com isso, você pode executar ações dentro de uma máquina virtual sem que isso interfira no funcionamento do host principal.

Também vale ressaltar que a recuperação de dados em VMs são muito mais eficientes, inclusive com possibilidade de backups e testes de sistemas, sem comprometer o disco rígido.

Por fim, você terá uma consolidação do servidor, otimizando os recursos físicos da máquina e de quebra atingindo uma ótima performance computacional com total segurança.

Desvantagens

As principais desvantagens do uso de virtual machines passam diretamente pela necessidade de um hardware potente para aguentar vários sistemas.

Se o hardware não for devidamente preparado, você pode sofrer com instabilidade quando várias VMs que operam simultaneamente atinjam os limites de sobrecarga da CPU.

Outro ponto de destaque negativo é que as máquinas virtuais tendem a ser um pouco mais lentas que os hosts, portanto, sua implementação é ideal para operações mais simples.

Usos de aplicações que exijam muita força computacional, como editores de vídeo, por exemplo, não são indicados para este tipo de ferramenta.

Tipos de VMs existentes

Há essencialmente dois tipos de máquinas virtuais, as de processamento e de sistema.

Cada uma vai entregar uma funcionalidade diferente e a seguir veremos as principais distinções:

VM de processamento

Esses ambientes virtuais executam programas que não dependem de plataformas, como algumas aplicações de uso no dia a dia. 

Aplicações que rodam em modo “portable” tem um funcionamento parecido, pois possuem os recursos de um software sem a necessidade de instalação. 

VM de sistema

Neste modelo também são compartilhados os recursos físicos do host com as VMs guests, portanto, é um formato mais completo que vai demandar um hardware potente.

Tipos de virtualização usadas pelas máquinas virtuais

Os tipos de virtualização que as virtual machines utilizam vão depender das finalidades de uso na sua operação.

Para entender melhor, podemos dividir nas seguintes funcionalidades:

Hardware 

Este é o modelo padrão, onde é utilizado um hipervisor para criação das VM que podem ser no mesmo sistema operacional do hardware ou em outro.

Por exemplo, uma máquina em Linux pode hospedar uma VM em MacOs ou em Windows.

Software

Ao aproveitar os recursos que o hardware host possui, é possível fazer a virtualização de softwares para uso de aplicativos não nativos e acesso remoto a aplicativos virtuais.

Armazenamento

Essa função serve principalmente para proteção de dados e consolida informações de um hardware físico em ambientes virtuais, que podem ser duplicados para maior cibersegurança.

Em outras palavras, se o hardware sofrer um ataque de ransomware, você pode restaurar os dados sem precisar pagar por um resgate.

Área de trabalho

É um modelo de virtualização para que você possa ter acesso remoto a sua área de trabalho em outras máquinas.

Em outras palavras, é uma área de trabalho virtual que pode ser acessada em qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Rede

Por fim, a virtualização de redes proporciona a criação de sub-redes dentro do mesmo servidor para usos distintos.

Isso maximiza o desempenho de cada usuário, e faz ajustes automáticos na largura da banda para um uso mais eficiente.

Por exemplo, se alguém está em uma videochamada, vai precisar de uma sub-rede com mais banda, enquanto o usuário que precisa apenas de acesso aos dados, utiliza bem menos banda.

Contêiner e virtual machine: qual a diferença?

Outro conceito bastante similar às máquinas virtuais são os contêineres.

A principal diferença é que os contêineres fazem a virtualização apenas das ferramentas do sistema, bibliotecas, tempo de execução e configurações de execução de aplicativos.

Sua utilização também é mais restrita, pois cria aplicativos distribuídos em nuvem ou agrupam vários softwares para simplificar a implementação.

De forma simplificada, podemos entender que os contêineres são VMs com menos recursos.

Dicas para implementar uma virtual machine na empresa

Para entender como implementar e como usar as virtual machine na sua operação, separamos algumas dicas práticas.

Cada tipo de operação terá suas particularidades, contudo, compreender as bases te ajudará a adaptar as VMs para sua realidade operacional.

Antes de tudo, é necessário fazer investimentos em tecnologias de hipervisor para que a implementação das máquinas virtuais seja realmente eficiente.

Após analisar os aspectos internos do seu negócio, é possível buscar a opção que melhor se encaixa na sua operação.

Importante reforçar que a melhor maneira de instalar VMs é com auxílio de um profissional técnico especializado para fazer a adequação dos sistemas de maneira segura.

Levando isso em conta, a seguir vamos trazer algumas dicas para fazer a implementação.

Faça a instalação de um software de hipervisor e após concluída siga os passos indicados para criar uma máquina virtual.

Cada tipo de software terá suas particularidades, portanto recomendamos buscar soluções que tenham um bom suporte técnico.

Atualmente o mercado oferece uma série de opções de hipervisores, mas é fundamental que você não olhe apenas para o preço na hora de escolher.

Isso porque, um software que não seja tão eficiente, pode não só deixar as operações mais lentas, como também expor seu computador a ameaças.

Um bom serviço de virtualização vai trazer não só a performance necessária como também protocolos para otimizar a cibersegurança no seu negócio.

Por fim, busque opções que ofereçam processamento em nuvem e backups frequentes para não correr o risco de perder dados importantes.

TOTVS Developers

O conceito de virtual machine é bastante útil para as empresas, desde que aplicados da forma adequada.

Com o TOTVS Developers, você vai encontrar inúmeras soluções que facilitam o dia a dia de desenvolvedores da área, e ajudam a otimizar vários processos.

Aqui você também fica por dentro dos conteúdos técnicos, sobre este e outros assuntos que vão contribuir para uma maior eficiência e segurança digital no seu negócio.

As nossas ferramentas são desenvolvidas com a mais alta tecnologia para unir eficiência com uma interface amigável, que pode ser utilizada por desenvolvedores iniciantes e experientes.

Conheça nossas soluções desenhadas para otimizar as operações de devs e fique por dentro dos nossos conteúdos técnicos.

Conclusão

Em suma, virtual machines são ferramentas incrivelmente úteis quando se trata de gerenciar múltiplos softwares ou ambientes — dando aos usuários a liberdade e conveniência de que necessitam para suas atividades computacionais.

Sua utilização pode beneficiar empresas de todos os tipos, ainda mais em um mundo como o de hoje onde o cuidado com os dados está em alta após implementação da LGPD.

Há especialistas que dizem que os dados dos usuários e empresas será um grande ativo em um futuro próximo, por isso é importante entender as opções para gerenciá-los com segurança e eficiência.

Na TOTVS, trabalhamos sempre com soluções baseadas em tecnologias de ponta, convertidas em ferramentas de uso prático para empresas e operações de todos os tamanhos.

Todos os setores do seu negócio podem se beneficiar de uma ferramenta TOTVS, e para os devs temos conteúdos e soluções técnicas que vale a pena conferir.

Aproveite para saber das novidades do mercado tecnológico de antemão se inscrevendo na nossa newsletter!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.