Currículo Lattes: dicas para destacar o seu e informações sobre a ferramenta

Equipe TOTVS | 28 fevereiro, 2023

Se você é um acadêmico, já deve conhecer bem o currículo Lattes, e para os gestores de instituições de ensino, é importante saber mais sobre esse assunto.

Trata-se de uma plataforma online brasileira desenvolvida pelo sistema CVlattes, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Funciona como um repositório público em que pesquisadores, acadêmicos e profissionais têm acesso para pesquisar, atualizar e registar os seus currículos, que são posteriormente disponibilizados online. 

Isso facilita bastante a organização e divulgação de pesquisas acadêmicas em várias áreas.

A plataforma contém publicações, projetos de investigação, congressos frequentados, habilitações literárias, prémios e distinções recebidos, competências adquiridas em diversas áreas, entre outras informações profissionais relevantes. 

A plataforma Lattes também disponibiliza uma API que permite aos desenvolvedores integrar seus dados com aplicações externas.

Portanto, é um instrumento importantíssimo para desenvolvimento educacional e, neste artigo, você vai entender tudo sobre o assunto.

O que é currículo Lattes?

A ideia de integrar dados e publicações científicas no Brasil surgiu ainda na década de 1980 dentro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Pesquisa).

A versão embrionária era um formulário padrão, que servia para catalogar pesquisadores e suas contribuições científicas.

Conforme essa base de dados foi ampliada e  a tecnologia evoluiu, esta passou a atuar como um tipo de currículo acadêmico formal.

O seu nome é uma homenagem a Cesare Mansueto Giulio Lattes, um dos cientistas mais importantes da história acadêmica nacional.

Contudo, a versão online semelhante a que temos hoje foi implementada oficialmente em 1999 e é utilizada por todas as universidades brasileiras que tenham um programa de pesquisas.

Todos os acessos aos dados publicados no currículo Lattes são públicos, visto que o objetivo é fomentar os avanços científicos.

Além disso, é uma validação importante para a carreira de qualquer cientista que quer ser reconhecido no meio acadêmico.

e-book totvs rh

Para que serve o currículo Lattes?

Como vimos, a essência está em ser um organizador online de publicações de cunho científico e acadêmico. 

Porém, não basta preenchê-lo com trabalhos realizados, é preciso ter consciência da importância do que irá figurar ali.

Afinal, a reputação do acadêmico está em jogo, uma vez que os dados são de acesso público.

Os conteúdos do seu currículo Lattes devem refletir também o seu histórico acadêmico, e alguns itens que podem aparecer nele são:

  • Palestras em instituições;
  • Eventos, feiras e exposições;
  • Trabalhos relevantes realizados;
  • Entrevistas para veículos variados;
  • Artigos de co-autoria ou individuais;
  • Outras habilidades relevantes no contexto acadêmico/científico.

A lista é bem grande, por isso destacamos esses conteúdos que são os mais presentes na plataforma.

Qualquer pessoa pode usar essa ferramenta?

Em tese, qualquer pessoa pode acessar o site do CNPq e criar o seu currículo Lattes.

No entanto, não é uma ferramenta para fins corporativos. 

Ou seja, uma empresa privada não vai levar tanto em consideração suas habilidades só por estarem listadas na ferramenta.

Para acadêmicos, o Lattes é algo que tem muito peso para a carreira, por isso traz campos de preenchimento para informações específicas de trabalhos científicos.

Em outras palavras, essas informações serão acessadas por outros acadêmicos, por isso devem ter um rigor técnico mais elevado do que um currículo padrão.

Qual a importância desse currículo no mundo acadêmico?

É uma ferramenta imprescindível, pois para qualquer tipo de oportunidade que seja pleiteada no setor, o Lattes será a primeira fonte de pesquisa.

De certa forma, ele valida as contribuições científicas de um indivíduo, e como deve ser preenchido em linguagem técnica, tem maior relevância para eventuais contratações ou mesmo conseguir financiamentos de pesquisas.

Qual é o momento certo de criar um currículo Lattes?

Não tem exatamente um momento certo, vai depender das necessidades e objetivos profissionais de cada um.

Em geral, estudantes universitários já podem criar um Lattes, o que é recomendável para documentar suas realizações acadêmicas na faculdade.

Isso porque, com algumas informações básicas, o estudante já pode criar o seu na plataforma e se alimentar de informações conforme for conquistando.

Novamente, vale ressaltar que isso não é uma obrigatoriedade para todos que entram no ensino superior, já que um estudante pode preferir ingressar no mercado privado.

A função dessa ferramenta é servir de base de dados e informações voltadas a uma carreira acadêmica.

Como fazer currículo Lattes?

Caso você esteja em um momento que lhe parece interessante criar o seu Lattes, temos o passo a passo ideal para você:

1 – Acesse a plataforma do CNPq

Primeiro passo é entrar no site da Plataforma Lattes no site do CNPq.

Recomendamos evitar o acesso por celular, já que o site não é tão responsivo, e pode ser facilmente preenchido em um computador ou notebook.

2 – Vá em “Cadastrar Novo Currículo”

Na aba “acesso direto” tem uma opção de “Cadastrar Novo Currículo”, tudo localizado à direita da tela.

Logo na sequência já aparece a opção “Currículo Lattes” com 3 itens para escolher, sendo o terceiro o “Cadastrar Novo Currículo”.

3 – Insira os dados

Ao clicar para cadastrar um novo currículo você será direcionado a uma nova aba onde terá os campos para preencher com seus dados.

Nessa etapa vai ser solicitado país de origem, e-mail e uma senha.

4 – Dados pessoais

Depois de cadastrado, é o momento de colocar suas informações pessoais. Itens com o ícone de um cadeado ao lado devem ser preenchidos, porém não serão exibidos ao público.

Esse também é o momento de colocar sua foto de perfil, e a recomendação é usar uma imagem que passe um ar mais profissional.

5 – Endereço

Agora é só inserir as informações de endereço e contatos gerais, com opção de colocar tanto o residencial quanto o da instituição em que trabalha.

6 – Formação Acadêmica

Finalmente, chegamos às informações sobre a formação acadêmica, como instituição de ensino, nível atual da formação, data de início e final do curso.

Caso ainda seja estudante, pode colocar apenas a data de início do curso e sinalizar que está em andamento.

7 – Outros dados profissionais

Aqui vão os seus dados atuais de profissão, semelhante a um curriculum vitae tradicional.

Dados como cargo, período, empresa, natureza do vínculo etc.

8 – Área de atuação

Na sequência vem a opção de selecionar qual a área de atuação que você atua.

As áreas disponíveis para escolha são:

  • Artes ou Outra
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Humanas
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Engenharias
  • Linguística
  • Letras

Dentro dessas áreas haverão também os ramos de atuação mais específicos, incluindo o preenchimento de habilidades especiais, como falar um outro idioma.

9 – Envie o currículo para plataforma

Todos esses passos concluídos, basta subir o currículo para a ferramenta. É fundamental que você revise todas as informações ali inseridas.

Como já mencionamos, sua reputação será avaliada por esse currículo, então é importante ter certeza das informações que estão ali.

O próprio sistema informa caso algum dado esteja faltando, mas o preenchimento errado não tem aviso, por isso é importante a revisão.

Após isso, em cerca de 24 horas seu Lattes estará disponível na plataforma, inclusive com opção de acessar para editar alguns pontos.

O que colocar no currículo Lattes?

Em um currículo Lattes é possível elencar todos os seus feitos acadêmicos, desde organizações de feiras na faculdade, até pesquisas científicas mais sofisticadas.

O quanto de informação deve ser colocada ali é da escolha de cada um, porém o que é considerado como uma boa prática é optar pelo que é mais relevante para sua área.

Por exemplo, se seu objetivo acadêmico atual é ir para uma área de biologia, talvez não seja tão relevante ter no currículo algo relacionado à comunicação.

No mais, tudo vai depender do seu momento profissional, pois estudantes não vão ter muitas conquistas acadêmicas, então vale preencher com o que tiver a princípio, depois é possível editar e lapidar esse currículo.

Dicas para destacar seu currículo

Você pode colocar várias coisas no Lattes, mas é importante tomar alguns cuidados para deixá-lo mais vistoso perante ao seus pares.

A seguir, temos algumas dicas para deixá-lo mais atrativo e impactante.

Comece rápido e com pouco

O lado bom de já começar seu Lattes nos primeiros anos do ensino superior é que fica bem mais fácil de preencher.

Imagine um profissional de 10 anos de experiência, com doutorado, começando a preencher agora o currículo. Esse processo levaria muito tempo, concorda?

Quando você faz isso à medida que vai adquirindo conquistas, o processo fica bem mais simples.

Organize os diplomas e certificados

Para um currículo acadêmico é claro que os certificados de conclusão de curso e diplomas terão um peso maior, então é ideal organizá-los de forma a dar destaque.

Essas são as principais informações que vão ser consideradas no meio científico, então ter acesso rápido a elas vai ajudar muito em processos seletivos.

Mantenha atualizado

A cada nova conquista, vá atualizando o seu currículo, pois isso é uma maneira eficiente de mostrar que sua vida acadêmica ainda está ativa e prolífica.

Faça benchmarking

Os dados da plataforma são públicos, ou seja, seus pares também irão colocar seus currículos lá e isso é uma boa chance de analisá-los. É o que se chama de benchmarking.

Isso pode te dar uma ideia do que é preciso adicionar ao seu, e o que pode ser melhorado em comparação com um possível concorrente.

Evite erros gramaticais e de digitação

Um erro bobo no Lattes tem um peso muito grande, mesmo que seja de digitação.

Isso denota uma certa falta de atenção, por isso é fundamental fazer duas ou três revisões dos textos que irão para a plataforma.

Não minta no currículo

Esse é um documento que tem uma relevância enorme, cujas informações podem ser checadas, e se for constatada alguma discrepância, isso causará um baque enorme na sua reputação.

É importante ser preciso nas informações colocadas, então nem mesmo florear um dado ou aumentar algum atributo será bem visto.

Seja direto e transparente com as informações, pois elas serão devidamente checadas.

Busque sempre certificados

Por vezes alguns cursos como seminários, por exemplo, não costumam oferecer certificados, contudo, sempre que possível solicite uma declaração de conclusão.

Mesmo que não seja um documento validado junto a instituições de ensino estatais, só de ter uma comprovação da sua participação ali é relevante para o currículo. 

Confira as respostas para outras dúvidas sobre o tema

Algumas dúvidas sobre o assunto são bastante comuns, principalmente para quem ainda está ingressando na vida acadêmica, a seguir esclarecemos algumas delas.

Como buscar um currículo Lattes?

No próprio site do CNPq tem um aba onde você pode pesquisar os currículos.

Na aba lateral, vá em “Acesso Direto”, clique em “Currículo Lattes” e por fim na opção “Buscar Currículo”.

Insira o nome do pesquisador e no botão buscar para que seja pesquisado na base de dados o currículo em questão.

Como atualizar o currículo Lattes?

Não só para erros, mas também para alterar alguma informação que não se mostra mais tão relevante, há opção de editar seu currículo.

Na mesma aba onde você busca os currículos, também tem um item que é “Atualização de Currículo”.

Nesse ponto é importante ter os seus dados de acesso e a sua senha.

Como colocar foto no currículo Lattes?

Quando você está criando o seu currículo vai ter a solicitação para inserir uma foto, mas caso você queira trocar, também é possível.

Na aba “Meu currículo” há um item que é “Revisar/Alterar” e aí é só fazer upload de uma imagem que atenda os critérios solicitados ali.

Como baixar currículo Lattes em PDF?

Para exportar seu currículo em PDF basta clicar em “Arquivo” e na opção “Imprimir”. 

Selecione a opção “gerar PDF” e a versão vai abrir no leitor de PDF instalado no seu computador.

Como excluir currículo Lattes?

É possível excluir o currículo, apesar de não ser algo tão usual.

Para isso, o processo é um pouco diferente, sendo necessário enviar um e-mail para o CNPq com seus dados solicitando a remoção.

O pedido será analisado e o currículo eventualmente excluído. Importante enviar o e-mail pela sua conta que está cadastrada na plataforma.

TOTVS Educacional

A plataforma Lattes é uma evolução relevante para o sistema educacional brasileiro já que usa a tecnologia para facilitar a disseminação e acesso a informações acadêmicas.

Para potencializar ainda mais a gestão nas instituições de ensino, o TOTVS Educacional é o sistema certo.

Com vários recursos pensados para otimizar a gestão administrativa, deixa tempo de sobra para que você foque nos alunos.

Nossa solução ainda tem um sistema simples para que a importação do currículo Lattes seja feita diretamente nele, assim todas as informações relevantes ficarão em um só lugar.

Conheça todos os recursos do TOTVS Educacional para a sua instituição de ensino.

Conclusão

O currículo Lattes é o documento online que reúne as realizações de profissionais que vão ingressar na carreira acadêmica.

É uma forma de organizar documentos científicos e pesquisas acadêmicas relevantes, deixando seu acesso público.

Esse avanço é importante para instituições de ensino e para seus alunos, aliado a isso, utilizar soluções como o TOTVS Educacional vai otimizar ainda mais a gestão administrativa do setor.

Veja mais detalhes do nosso sistema e entenda como pode ser útil no seu dia a dia.

Confira outros conteúdos em primeira mão assinando a nossa newsletter.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.