crm educacional

CRM Educacional: Essencial para as instituições de ensino

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO | 26 dezembro, 2019

As instituições de ensino têm, cada vez mais, buscado se adaptar ao novo cenário educacional que envolve aplicações de tecnologia no dia a dia, tanto na rotina de professores como na de estudantes. Nesse cenário, a adoção de um CRM Educacional faz toda a diferença.

A ideia de um CRM, facilita pontos cruciais da comunicação entre instituição e responsáveis pelos estudantes. Afinal, a ferramenta proporciona um processo contínuo de relacionamento, fortalecendo a fidelização.

Além disso, o sistema é um ótimo exemplo de modelo preditivo, isto é, informações e dados disponibilizados pela plataforma, permitem visualizar a jornada do cliente e potencializar a conversão. Assim, os negócios conseguem se planejar antecipadamente e tomar  decisões estratégicas. 

Quais instituições podem usar um CRM educacional?

Se engana quem acha que um sistema crm é apenas para grandes instituições. O sistema pode ser aplicado em diferentes níveis educacionais, como na básica, superior e continuada.

Na educação básica, por exemplo, softwares atuam na aprovação e manutenção de toda estrutura curricular. Outro ponto é a automatização de matrícula, rematrícula e processamento de notas.

Já no nível superior, um dos diferenciais do CRM para educação é a redução de inadimplência, gestão de casos em que ocorre financiamento estudantil e, também, atendimento à legislação conforme exigências e regulamentações do Ministério da Educação.

Para a educação continuada, um dos principais desafios é manter os preços competitivos ante as outras possibilidades do mercado. Por isso, um software atua na otimização de processos para que haja a diminuição de custos operacionais. 

Como um software pode ajudar?

Um software CRM auxilia em três processos principais, que são os pilares do bom desempenho do negócio: 

1- Captação

O primeiro passo é adquirir clientes. Nesse sentido, possuir um cadastro eficiente de potenciais contratantes do seu serviço faz toda a diferença. Com o CRM educacional, gestores conseguem controlar nome e dados de contato dos leads captados.

Uma boa dica é optar por sistemas que ofereçam mais recursos nessa etapa, como a possibilidade de incluir cursos ou turmas que o lead demonstrou interesse, e claro, o estágio da jornada de compra.

Outro ponto importante é o acompanhamento do atendimento. Um CRM para escolas e outras instituições de ensino, deve constar o histórico de atividades e a frequência do contato realizado.

O CRM educacional também pode apoiar o setor de marketing em ações offline, como a inscrição de interessados em eventos de apresentação de cursos ou master classes. 

2- Permanência

Um segundo passo é diminuir o nível de evasão de estudantes. Independentemente do motivo, um sistema auxilia nesse acompanhamento e controle. Uma boa forma de mensurar indicadores é por meio da aproximação no relacionamento.

Uma proposta é facilitar o contato por meio de aplicativos móveis. A TOTVS possui a solução eduCONNECT, que é um bom exemplo de como a comunidade acadêmica pode estar mais integrada aos pais de seus estudantes – e mesmo com os próprios alunos – em um fluxo de informação contínuo. 

Assista ao vídeo do funcionamento da solução na prática!

Para os pais, a solução é muito interessante, uma vez que fornece dados do desempenho escolar dos filhos, mudanças na programação do calendário escolar e solicitações de professores.

A tecnologia também atua na aprendizagem. Soluções que envolvem possibilidades tecnológicas deixam o processo mais dinâmico e oferecem novas abordagens de conteúdos presentes na grade curricular. Assim, a sua instituição torna-se mais competitiva. 

3- Fidelização

As instituições gastam muito tempo e energia fornecendo atendimento personalizado a cada  um dos envolvidos na comunidade acadêmica. Um ótimo jeito de tornar esse processo mais ágil é o atendimento digital integrado.

Fidelização e atendimento mais rápido podem fazer toda a diferença. A solução TOTVS Saída Inteligente, por exemplo, otimiza a saída das crianças na escola com o tempo dos pais. 

Por meio da ferramenta, professores podem visualizar quais pais estão mais próximos da escola e preparar estes alunos primeiro. Assim, todos ganham, desde os responsáveis que minimizam o tempo de espera, a escola que garante espaço físico para estacionamento dos carros e, para as crianças, o processo é mais seguro. 

Nova call to action

Integração com outras ferramentas!

Vale dizer que, para maior aproveitamento do seu CRM educacional, o ideal é que a plataforma se integre a modelos acadêmicos on-line, ao sistema de gestão do negócio, desde o controle de ponto, folha de pagamento, estoque, faturamento, chegando até a automação de marketing.

A solução da TOTVS segue as normativas do MEC, como CENSOS, ENADE e outros e já atua há mais de 20 anos no segmento educacional. Com produtos que se adaptam aos diferentes portes e níveis, a nossa solução é escalável. Conheça nosso CRM e saiba todos os pontos onde ele pode ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *