avaliacao-de-desempenho

Como a avaliação de desempenho é essencial nas empresas?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 23 abril, 2020

A avaliação de desempenho é uma forma de valorizar o capital humano dentro da sua empresa, identificando pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos pelos colaboradores.

Quando usada da forma correta, a avaliação de performance é um dos melhores meios para identificar problemas de integração de equipes, falhas na liderança, gaps entre o colaborador e a função exercida por ele, carência de treinamento, entre outros.

Também é fundamental que o departamento de RH da organização faça um mapeamento dos procedimentos, práticas e indicadores de resultados, criando um dicionário de competências, essencial para o planejamento do RH. Se você quer fazer uma melhor análise de desempenho no seu negócio, continue a leitura e descubra!

Objetivos da avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho de funcionários tem entre seus objetivos principais agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, monitorar e reter talentos — parte muito importante para o bom andamento das equipes.

A gestão precisa de informações concretas sobre o estado de integração e identificação dos colaboradores com suas respectivas atividades. Os funcionários, por sua vez, precisam ser reconhecidos pelo valor que agregam à organização, ao passo em que recebem treinamentos para se desenvolverem cada vez mais.

Com os indicadores de desempenho, o RH faz uma leitura das necessidades dos colaboradores e profissionais de gestão. Dessa forma, é possível saber com mais clareza os pontos que afetam a estabilidade da empresa, colocando ações estratégicas em prática antes de problemas surgirem no caminho.

New call-to-action

Tipos de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho conta com mais de uma maneira para ser aplicada. Confira as principais variações dessa abordagem a seguir.

Autoavaliação

Realizada em duas fases, primeiramente é montado um questionário, onde o colaborador pensa sobre si mesmo, identificando suas melhores características, juntamente com outros pontos a serem desenvolvidos.

Posteriormente, ao lado de um líder, são definidos passos para potencializar seu trabalho. Na avaliação de desempenho individual, são reconhecidas as próprias lacunas, tornando-se mais simples explorar um crescimento constante.

Avaliação do time

Tão importante quanto a avaliação individual, a análise da equipe como um todo também é essencial, já que os resultados tanto positivos quanto negativos não dependem de uma única pessoa.

A avaliação de desempenho da equipe abre a possibilidade para ajustes entre os membros do grupo. É possível realizar ajustes para alinhar os membros da equipe (como a gestão de conflitos), aperfeiçoar o fluxo de trabalho, trazer fluidez à comunicação e relacionamento, etc.

Avaliação de desempenho 360º

Na avaliação 360, todos os envolvidos na rotina do trabalho são incluídos no processo de análise e, por isso, é uma das mais completas e eficientes formas de mensurar desempenho.

Nesse formato, além do colaborador, participam da avaliação líderes, equipes, e até mesmo clientes e fornecedores. Ao final, as considerações do avaliado e dos avaliadores são comparadas, o que traz uma abordagem enriquecedora de feedbacks e insights.

Avaliação por competências

Nesse formato, a avaliação não se limita ao resultado apresentado no desempenho. A abordagem de competências aborda fatores fundamentais, conhecidos por CHA, que podem ser definidos como:

  • C: conhecimento (aptidões cognitivas, quando se sabe algo);
  • H: habilidade (domínio psicomotor, quando se sabe executar),
  • A: atitude: (fator motivador, quando se quer fazer).

Avaliação quantitativa

Esse formato se baseia em números e resultados alcançados em determinado período. O propósito é conferir se o colaborador conseguiu atingir as metas estabelecidas no período designado a ele.

Por ser baseada em dados, esse tipo de avaliação é mais seguro e assertivo, e explora temas como:

  • Ausências e faltas;
  • Conquista de novos clientes;
  • Satisfação do público,
  • Retenção e padronização de qualidade.

A avaliação quantitativa também pode ser aplicada ao time com a finalidade de descobrir quais funcionários são mais ou menos produtivos.

Avaliação da gestão

Quando falamos em avaliação de desempenho, é comum a associação imediata à performance dos colaboradores. Mas é importante lembrar que os líderes também entram nesse processo.

Os gestores também precisam ser avaliados, afinal, são responsáveis por levar o time aos resultados projetados. Quando a liderança não está boa, essa baixa geralmente é repassada à equipe. A avaliação, então, é feita na maior parte pelos colaboradores, oferecendo um panorama geral sobre a situação.

A tecnologia na avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que permite identificar e analisar o potencial de cada colaborador, auxiliando a aprimorar o desempenho das equipes e refinando a relação entre as diferentes hierarquias da empresa. A responsabilidade e a autonomia também são estimuladas.

Ao contar com uma solução tecnológica, você otimiza a rotina não somente do setor de recursos humanos, mas da organização como um todo. O ERP conta com um módulo de gestão de pessoas, onde é possível configurar de maneira prática as avaliações que mais se encaixam ao perfil do seu negócio.

A partir do resultado da avaliação de desempenho, é possível saber se as habilidades técnicas e comportamentais estão adequadas ou se precisam ser desenvolvidas e lapidadas.

Questionários de avaliação interna podem ser aplicados por meio de plataformas automatizadas de pesquisa, com rapidez, praticidade e análise de resultados em tempo real.

Todos esses pontos têm impacto direto no aumento da produtividade e busca de resultados, pois, ao contrário do que é tido no senso comum, em que as avaliações são feitas de forma periódica, o processo é realizado continuamente.

Limitar a análise de performance a uma época específica é uma prática ultrapassada e que não vai ao encontro das exigências do mercado, que exige superação constante.

Avaliação de desempenho é com a TOTVS

Ao longo desse conteúdo, apresentamos os tipos de avaliação de desempenho e seus objetivos dentro das rotinas administrativas. Ao contar conosco para alcançar melhores resultados, facilitar seus processos e otimizar rotinas, sua organização tem tudo para crescer e se destacar da concorrência. Pensando nisso, é importante saber qual abordagem faz mais sentido no seu modelo de negócio.

Atuando há mais de três décadas, a TOTVS é referência em tecnologia e acredita no Brasil que faz. Ao contrário do que você pode estar pensando, nossos sistemas não são voltados apenas para grandes empresas, atendendo também organizações de pequeno e médio porte.

Se você se interessa pelo tema e quer conhecer mais sobre o tópico, confira agora nosso outro artigo sobre o assunto. Não deixe de acompanhar o blog da TOTVS e assinar a newsletter, para não perder nenhuma novidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *