Gestão de tesouraria: o que é, funções e como fazer

Equipe TOTVS | 28 novembro, 2022

Muito popular em todos os tipos de organizações, a gestão de tesouraria desempenha um papel essencial na administração dos recursos financeiros de um negócio. Seu objetivo é manter as finanças em ordem.

Ou seja, na prática, é um setor central no organograma de uma empresa e é capaz de influenciar a tomada de decisão.

Mas o que faz e quais as funções do setor de tesouraria?

Entender seu papel no dia a dia de uma organização é essencial para melhor gerenciar as operações da sua empresa.

Neste guia definitivo, explicamos tudo que você precisa saber sobre o departamento e seus processos. Vamos lá? É só seguir a leitura!

O que é gestão de tesouraria?

A gestão de tesouraria é o processo de gerenciar os recursos financeiros de uma empresa a fim de atingir seus objetivos estratégicos. Isso inclui tudo, desde a gestão do fluxo de caixa de curto prazo até o planejamento de investimento de longo prazo.

À princípio, o departamento pode até não parecer tão interessante ou mesmo vital dentro de uma empresa, mas na verdade é uma parte crítica para a gestão de um negócio de sucesso.

Um bom gerenciamento de tesouraria é essencial para garantir que uma empresa tenha os recursos financeiros necessários para atingir seus objetivos, realizar seus investimentos e controlar sua operação.

Quais as principais funções da gestão de tesouraria?

Agora, o que faz um setor de tesouraria e quais suas funções mais importantes? Separamos em tópicos a seguir, confira:

Planejamento financeiro

A principal tarefa do setor de tesouraria é planejar e gerenciar as finanças de uma empresa.

Assim, ele cuida do desenvolvimento de estratégias para maximizar o retorno dos investimentos enquanto reduz os riscos, assim como o monitoramento do desempenho financeiro.

Contas a pagar e a receber

O departamento de tesouraria também é responsável por rastrear pagamentos e recebíveis, assim como assegurar que todas as transações sejam gerenciadas adequadamente.

De modo geral, é esse setor que gerencia contas a pagar, contas a receber, processamento de cartões de crédito e muito mais.

Fluxo de caixa 

O departamento de tesouraria também está encarregado de monitorar e gerenciar o fluxo de caixa da empresa.

Na prática, inclui realizar a previsão dos pagamentos recebidos, o acompanhamento das despesas e a garantia de que há recursos suficientes disponíveis para cobrir as operações.

eBook Grátis - Guia Prático Para Uma Gestão Financeira Que Garanta o Lucro da Empresa

Gerenciamento de Risco

Finalmente, o departamento de tesouraria tem um papel importante no gerenciamento de risco. Ele deve identificar quaisquer riscos potenciais associados a investimentos ou transações.

Conciliações bancárias

O departamento de tesouraria também vai reconciliar as contas bancárias da empresa. 

Isso inclui verificar se todas as transações estão devidamente registradas, bem como assegurar que quaisquer discrepâncias sejam tratadas de forma apropriada.

Captação e aplicação de verbas

Além disso, o departamento de tesouraria levanta fundos e gerencia a aplicação dos mesmos.

Na prática, sua ação inclui a avaliação de investimentos potenciais, bem como o desenvolvimento de estratégias para assegurar que os fundos sejam utilizados de forma eficaz.

Gerenciamento de riscos

O setor é responsável pelo gerenciamento de risco.

Isso envolve avaliar a exposição da empresa a riscos financeiros, tais como riscos de crédito e de mercado, bem como gerenciar esses riscos através de medidas apropriadas.

Planejamento tributário

Finalmente, ele tem um papel importante no planejamento tributário.

Isso significa que o setor realiza a compreensão e interpretação dos regulamentos tributários, preparando demonstrações financeiras de acordo com as normas legais.

Qual a importância da gestão de tesouraria corporativa?

A gestão de tesouraria corporativa é um campo complexo e em constante mudança que desempenha um papel crítico na saúde financeira de qualquer organização.

Do controle do fluxo de caixa e relações com investidores ao gerenciamento de risco e conformidade, a tesouraria corporativa deve ser capaz de navegar por uma miríade de desafios.

Entretanto, o papel do tesoureiro corporativo não se limita apenas às finanças.

Cada vez mais, eles estão sendo chamados para fornecer insights estratégicos e orientação sobre uma ampla gama de questões, como por exemplo para auxiliar na tomada de decisão acerca de possíveis investimentos para a empresa.

Em resumo, a gestão de tesouraria corporativa é um componente vital de qualquer negócio de sucesso.

Ela requer um profundo entendimento da indústria, dos mercados e da estrutura legal para assegurar que uma empresa tenha os recursos financeiros necessários para atingir seus objetivos, fazer seus investimentos e controlar sua operação.

Quais são os melhores cursos de gestão de tesouraria?

Para aprender mais sobre o tema, é essencial estar por dentro das suas questões teóricas e acadêmicas. Nesse sentido, um curso pode ser uma boa pedida para quem busca se aprofundar no gerenciamento de tesouraria.

Separamos alguns dos principais cursos para você que quer se especializar no assunto:

Gestão de tesouraria: livros que você precisa ler

Outra maneira de se aprofundar no tema é por meio da leitura de obras técnicas e acadêmicas. Felizmente, existem várias publicações que podem contribuir na missão de aprender mais sobre gestão de tesouraria.

Que tal conferir alguns dos principais? Trouxemos os títulos das obras publicadas no Brasil, veja só:

  • Básico em tesouraria: rotinas e procedimentos operacionais, de Márcio Barros Souza e Renato Torquato;
  • Gestão Do Fluxo De Caixa: Perspectivas Estratégica e Tática, de Fábio Frezatti
  • Cálculo financeiro das tesourarias; Bancos e empresas, de José Roberto Securato
  • Práticas Financeiras: Gestão Eficiente do Fluxo de Caixa e de Investimentos, de Masakazu Hoji

O que fazer para ter uma gestão de tesouraria eficiente?

Agora, como assegurar que a sua empresa realize um bom gerenciamento de tesouraria e fique em dia com todas as obrigações financeiras, bem como tenha total transparência sobre seus ativos e recursos em caixa?

Separamos algumas dicas a seguir, confira:

Estruture uma área de tesouraria

O primeiro passo seria a estruturação de uma área de tesouraria em sua empresa.

Esse departamento será responsável por todas as operações relacionadas a recursos financeiros e fluxo de caixa, tais como contas a pagar e receber, reconciliações bancárias, processamento de cartões de crédito e gerenciamento de risco.

Conte com um responsável pelo planejamento estratégico da organização

É essencial que haja alguém encarregado do planejamento estratégico da organização, e essa pessoa deve ter conhecimento e experiência em diferentes áreas, tais como contabilidade, finanças e economia.

Além de ter um entendimento da capacidade financeira da empresa, ele será responsável por avaliar investimentos e definir estratégias.

Capacite os profissionais envolvidos

É importante investir no treinamento de profissionais envolvidos com a gestão de tesouraria, o que os ajudará a ter uma melhor compreensão de suas responsabilidades e dos riscos associados às suas tarefas.

Lembre-se também de criar sistemas de controle que aumentem a redundância para a segurança financeira do negócio.

Para assegurar um controle contábil e financeiro adequado, é importante estabelecer controles internos que possam ser usados para detectar quaisquer irregularidades ou problemas potenciais. Esses sistemas devem ser revisados e atualizados regularmente, conforme necessário.

Invista em um sistema de gestão

Um sistema eficaz de gerenciamento de caixa deve ser implementado para gerenciar as operações diárias, bem como manter o controle dos pagamentos feitos por clientes e fornecedores, monitorar o desempenho dos investimentos, analisar dados financeiros e preparar relatórios

Essa tecnologia vai servir, especialmente, para centralizar e manter os registros precisos.

É possível fazer gestão de tesouraria no Excel?

Sim, é possível fazer a gestão de tesouraria em Excel.

O Excel fornece uma gama de ferramentas que permitem que você monitore e analise seus dados financeiros. Entretanto, para cálculos e análises mais complexas, um software especializado é totalmente necessário.

É importante escolher a ferramenta certa para o trabalho, especialmente porque o departamento se baseia em políticas externas, bem como é amparado por bases legais que devem ser seguidas.

Gesplan Tesouraria e IFRS 16

Sabia que a TOTVS oferece um sistema completo para sua gestão de tesouraria?

Trata-se do Gesplan Tesouraria e IFRS 16, sistema que permite centralizar o controle do departamento, incluindo as operações financeiras, contratos de arrendamento e cláusulas financeiras, operacionais, estatutárias e ambientais nos contratos da sua empresa.

O melhor? A solução é em nuvem, assim, possui custos de implementação reduzidos e pode ser acessada de qualquer dispositivo.

Que tal entender mais sobre o Gesplan Tesouraria e IFRS 16? Confira todos os diferenciais e benefícios da solução!

Conclusão

Uma gestão de tesouraria corporativa de sucesso é essencial para qualquer empresa.

Ela requer conhecimento, experiência e dedicação de todos os envolvidos, a fim de garantir os melhores resultados para a organização.

Com as dicas deste guia, você pode estabelecer um sistema eficiente que ajudará sua empresa a se manter no topo de suas finanças e tomar melhores decisões para o futuro.

As ferramentas certas também devem ser escolhidas para garantir que sua gestão seja eficiente e esteja em conformidade com as políticas externas.

A TOTVS oferece o Gesplan Tesouraria e o IFRS 16, um sistema completo que permite centralizar o controle do departamento e ter maior visibilidade sobre todas as operações.

Aproveite esta solução e prepare-se para uma gestão de tesouraria sucesso!

Antes de finalizar, lembre-se de assinar a newsletter da TOTVS para receber os novos conteúdos direto em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.