Painel Financeiro: O que é, funcionalidades e vantagens

Equipe TOTVS | 30 abril, 2021

Controlar o fluxo de caixa do seu negócio é complicado sem uma solução como o painel financeiro que permite o acesso a dados precisos e facilita o gerenciamento das finanças da empresa.

Uma gestão financeira qualificada permite que a empresa se planeje melhor para enfrentar os desafios do mercado. Um dos pontos cruciais é, justamente, garantir recursos, controlar o estoque e manejar tudo que envolve a frente de caixa.

Muitas vezes, é esse o ponto em que rupturas acontecem e o negócio desanda, ocasionando oscilações financeiras que podem comprometer o orçamento da empresa.

Isso implica, claro, na complicação da gestão financeira do negócio — o que pode gerar rombos no seu bolso, além de diminuir a qualidade do serviço ou da produção.

E isso é algo que nenhum empreendedor e/ou gestor quer, certo?

Para evitar esse tipo de problema existe o painel financeiro: uma solução tecnológica que complementa sua gestão financeira, agilizando a leitura de registros e permitindo uma melhor e mais rápida tomada de decisão financeira.

Quer entender mais sobre o assunto? Preparamos um guia completo definitivo sobre o painel financeiro.

Para aprender tudo acerca da ferramenta, basta seguir a leitura!

O que é um painel financeiro?

O painel financeiro é uma solução tecnológica que dá maior visibilidade e controle do fluxo de caixa do seu negócio. Desse modo, permite que você antecipe tendências, necessidades e ainda gere gráficos e relatórios intuitivos.

Além disso, é claro, o painel financeiro permite que você acompanhe projeções de despesas e receitas, simule cenários econômicos para uma visão completa do fluxo de caixa da empresa, com índices de liquidez, inadimplência, prazo médio e valores pendentes.

Trata-se de uma ferramenta capaz de modernizar a gestão financeira de um negócio, substituindo as antiquadas planilhas e facilitando a rotina de gestores financeiros.

É uma solução adequada para negócios com demanda crescente no gerenciamento financeiro, que precisam estar sempre um passo à frente das tendências e necessidades.

O painel financeiro também conhecido como “gerenciador financeiro”  permite planejar ações com antecedência e ajudar na tomada de melhores decisões através da análise, execução e controle das movimentações financeiras de uma organização. Tudo em uma plataforma simples e intuitiva. 

A ferramenta integra esses processos aos sistemas de gestão já presentes na empresa, como o ERP, qualificando o poder de leitura dos dados.

Para que serve um sistema de painel financeiro? 

O sistema de painel financeiro possui uma série de funções importantes para a manutenção do controle das finanças de um negócio, contribuindo diretamente para a saúde financeira do estabelecimento.

Enquanto um ERP permite um controle amplo da sua empresa, o painel financeiro cria uma visão completa do fluxo de caixa (receitas e despesas), para possibilitar a criação de cenários hipotéticos personalizados.

Assim, com o ERP e o painel financeiro o empreendedor ou gestor financeiro têm controle total sobre os processos que garantem o melhor funcionamento do negócio.

Isso inclui etapas fundamentais no dia a dia corporativo, como:

  • Controle de gastos;
  • Controle de cobranças;
  • Gerenciar lista de clientes;
  • Controle das entradas e saídas;
  • Controle das transações financeiras.

Além de facilitar a visualização e, em decorrência disso, o controle sobre cada um desses processos, o painel financeiro oferece rapidez e precisão na tomada de decisão financeira

Por estar integrado ao ERP e oferecer dados precisos em tempo real e de forma automática, o painel financeiro alivia a carga operacional para o gestor e para seu time, possibilitando que foque nas tomadas de decisões e no planejamento estratégico, com base em  análises projetadas e simulações.

Quais segmentos de empresas podem se beneficiar com um sistema de painel financeiro? 

O painel financeiro é uma solução bastante abrangente, com alta aderência no mercado — e em diferentes segmentos.

Ele é para todas as empresas que gostariam de ter uma visão completa de fluxo de caixa, em uma plataforma simples e intuitiva. 

Além disso, o painel financeiro serve como um incrível complemento ao seu aparato de análise de resultado, permitindo até mesmo a criação de simulações, o que fortalece a tomada de decisão.

No entanto, se você busca entender de forma direta o encaixe do painel financeiro conforme o segmento, é possível utilizá-lo em:

  • Agronegócio;
  • Indústria química;
  • Empresas de serviços;
  • Indústria de alimentos;
  • Empresas de manufatura;
  • Instituições de ensino;
  • Incorporação & urbanismo;
  • Atacado, distribuição e varejo;
  • Indústria de madeira e móveis;
  • Indústria de plástico de borracha;
  • Empresas de insumos para saúde;
  • Empresas de calçados e vestuário;
  • Empresas de siderurgia e metal mecânico.

Ou seja, praticamente todo o mercado, certo?

Engana-se quem pensa que o painel financeiro apenas é necessário no varejo ou comércio B2C.

Indústrias podem contar com a solução para fortalecer o controle financeiro, bem como melhorar certas execuções — como a gestão do fluxo de caixa com uma visão completa das contas a pagar e receber.

Desse modo, todas as organizações que contam com o painel financeiro podem se posicionar de forma mais competitiva perante os concorrentes.

E os motivos são vários, mas fica claro o potencial de aprimoramento do planejamento estratégico quando a empresa possui esse tipo de solução em seu portfólio.

Qual é a importância de um sistema de painel financeiro nas empresas? 

O painel financeiro é importante pois serve de braço direito da gestão financeira do negócio ao permitir que profissionais acompanhem o fluxo de caixa em tempo real, além de avaliar períodos personalizados e antecipar tendências. 

Esse é um ponto essencial, pois permite o planejamento de ações com antecedência e mantém o padrão de qualidade constante no processo de gerenciamento das finanças.

Isso quer dizer que o painel financeiro pode auxiliar em atividades relacionadas a:

  • fluxo de caixa
  • projeções e realizado de receitas;
  • faturamento;
  • indicadores de performance;
  • relatórios qualificados.

Desse modo, a solução de gerenciador financeiro facilita o controle do fluxo de caixa da empresa.

Normalmente, conta com atualizações de minutos em minutos, o que permite a visualização completa das transações.

Com isso, o seu negócio pode operar de forma mais segura, otimizando o tempo dos gestores, que podem se ocupar em criar soluções para o negócio — em vez de simplesmente gastarem tempo no acesso a dados e criação de relatórios em planilhas.

Assim, o painel financeiro cumpre funções que, no fim das contas, vão trazer melhores resultados para o negócio.

E o melhor é que, com a solução adequada, esse gerenciamento pode ser feito de qualquer lugar, pois o fator na nuvem também faz parte de um bom painel financeiro.

Quais as funcionalidades do painel financeiro?

Já percebeu como muitas empresas falam sobre gestão financeira sem apontar as soluções para os problemas rotineiros dos negócios? O ERP é uma das principais ferramentas nesse quesito — mas não é a única.

O painel financeiro cumpre o papel de um pilar do bom gerenciamento financeiro, provendo informações sobre o fluxo de caixa e permitindo simulações de cenários financeiros.

Desse modo, é possível entender a ferramenta não apenas como uma facilitadora do acesso ao fluxo de caixa em tempo real ou uma plataforma para visualização das contas a pagar e receber.

É também uma tecnologia que aprofunda o potencial de análise dos gestores financeiros, através da criação de relatórios, simulações e cenários assertivos.

Ou seja, serve de insumo para uma melhor tomada de decisão, através da centralização de indicadores-chave de desempenho do negócio.

Análise de fluxo de caixa

O painel financeiro atua quase como um gerenciador financeiro interno: ele vai facilitar a análise de fluxo de caixa, proporcionando maior entendimento sobre diferentes aspectos da organização.

Esse poder de análise permite que se faça uma avaliação instantânea da saúde financeira do negócio.

Além disso, com a ferramenta correta, é possível criar simulações de cenários hipotéticos — com dados projetados em cima dos reais.

Ou seja, falamos de um diferencial e tanto para o C-Level da empresa, que pode utilizar esse recurso para tomar decisões baseadas em dados e que levem o negócio em direção aos seus objetivos e metas!

Projeção x realizado de receitas e despesas

Manter seu fluxo de caixa positivo pode ser um verdadeiro desafio em muitos casos. 

O painel financeiro de um provedor capacitado permite a projeção e realizado de receitas e despesas.

Dessa maneira, os gestores do negócio podem se manter sempre atentos quanto o que a empresa espera receber e quanto (bem como quando) precisa quitar suas dívidas.

Assim, de forma organizada, intuitiva e de fácil entendimento, os gestores podem entender a situação financeira do negócio no presente e no futuro.

É um recurso que facilita e muito  na hora de desenvolver ou atualizar o planejamento financeiro, pois permite entender a correta alocação de recursos durante certo período de tempo.

Simulação de cenários financeiros

Tamanho acesso aos dados financeiros imediatos, presentes e futuros de um negócio também deve servir de insumo para algo a mais, certo?

Com o painel financeiro certo, é possível que os gestores façam simulações de cenários financeiros futuros (seja em curto, médio ou longo prazo).

É uma forma de contribuir para o planejamento financeiro do negócio, bem como para fortalecer a tomada de decisões.

Imagine só: identificar um período inesperado de baixa em seu fluxo de caixa e, através da ferramenta, entender os impactos caso a tendência siga a mesma?

É possível se preparar para algumas dívidas, renegociar prazos e ainda se antecipar na busca por soluções diferenciadas, como a antecipação de recebíveis — que no caso da TOTVS, pode ser feita dentro do mesmo ecossistema de soluções!

Nova call to action

Ajuste e visualização detalhada das transações

O painel financeiro não cumpriria sua função se não possibilitasse uma melhor visualização das transações, através de um dashboard completo, personalizável e atualizado de forma automática.

Além disso, o painel financeiro também permite a emissão de gráficos e relatórios mais visuais, que facilitem o entendimento sobre cada ponto analisado.

É uma forma de enriquecer o poder de análise dos seus gestores financeiros, possibilitando a identificação de problemas ou oportunidades de forma ágil.

Indicadores de performance

Por fim, com o painel financeiro, você mantém no mapa os principais indicadores de performance da sua empresa — ao menos os mais importantes em relação às vendas ou outro KPI que seja importante acompanhar para o seu negócio.

Ou seja, a partir delas, você pode tirar os insumos para realizar a tomada de decisão que influenciam a produção, a logística, o processo de compras, entre vários outros processos.

É esse tipo de leitura qualificada que falta aos negócios que buscam evolução e diferenciais competitivos estratégicos.

Quais as vantagens de um Painel Financeiro

Afinal, o que ela pode te dar além do que você já tem com uso de planilhas ou mesmo com seu ERP?

Bom, como adiantamos, o painel financeiro serve como um módulo complementar  ao ERP, um braço direito para a gestão financeira do seu negócio.

Além disso, o gerenciador financeiro facilita a modernização da empresa, fechando um gap de integração tecnológica que naturalmente sua empresa vai ter caso contar com soluções específicas, como é o caso do ERP.

Afinal, o ERP é uma solução ampla, mas o alto poder de análise do fluxo de caixa é algo que apenas a integração com o painel financeiro pode promover.

Antes de mergulhar no assunto, porém, vale mencionar que um dos principais benefícios do painel financeiro é a facilidade de uso.

Com uma interface simples, a ferramenta foi pensada para que a leitura dos dados e acesso às informações fosse feita por diferentes áreas e gestores, e não só por especialistas em serviços financeiros. 

Ou seja, não é preciso de gestores ou profissionais experientes em soluções tecnológicas para tirar proveito da solução.

Sua interface é simplificada ao máximo, de forma que cada ação seja realizada com poucos cliques.

Mas e na prática, o que mais o painel financeiro traz ao seu negócio? Listamos algumas vantagens. Confira!

Acesso a dados de forma automática

O que seria da tecnologia aplicada aos negócios se não uma forma de automatizar processos e agregar valor ao dia a dia estratégico da empresa?

Com o painel financeiro isso é possível — especialmente em alguns processos muito importantes já citados, como:

  • Controle do fluxo de caixa;
  • Controle de contas a pagar e receber;
  • Controle das entradas e saídas;
  • Controle das transações financeiras.

Isso traz inúmeros benefícios para o time encarregado da gestão financeira do negócio.

Sabe aquela associação comum entre automatização e um melhor uso das horas e da disponibilidade dos seus funcionários?

É algo que acontece ao aderir a um painel financeiro, pois falamos de processos extremamente operacionais e que, no fim das contas, apesar de importantes, pouco agregam ao negócio.

Com isso, você consegue aproveitar ainda mais do potencial e da expertise dos seus colaboradores.

Integração ao ERP

O painel financeiro pode também ser 100% integrado ao seu ERP.

Você pode realizar isso com uso de APIs ou se escolher um que já tenha integração nativa com a solução ERP da empresa.

É o caso da TOTVS, cujo Painel Financeiro pode ser integrado sem atritos com o ERP.

Assim, você qualifica ainda mais a coleta e armazenamento de informações do negócio, trazendo outra perspectiva para complementar o backoffice tecnológico já instalado.

É justamente essa integração que permite a geração de relatórios, simulações e projeções tão específicas e qualificadas para acompanhamento do fluxo de caixa em tempo real.

Unificação das informações

O painel financeiro aprimora cada aspecto por trás do controle do fluxo de caixa da empresa. Isso tudo é possível por conta do potencial de unificação das informações.

Ou seja, é possível realizar análise do fluxo de caixa,  projeção e realizado de receitas e despesas, simular cenários financeiros e monitorar riscos de forma rápida.

Na mesma interface, você centraliza uma série de operações, além de unificar a leitura das suas execuções através do dashboard qualificado.

Segurança dos dados

Você provavelmente já conhece um pouco sobre o potencial da cloud computing no fortalecimento da segurança das informações corporativas, certo?

A boa notícia é que o painel financeiro é uma solução como o seu ERP, por exemplo: totalmente hospedado na nuvem.

Além de possibilitar mobilidade — ou seja, acesso à interface de qualquer dispositivo, independente do lugar — a nuvem também permite uma melhor segurança dos dados.

Desse modo, todas as informações qualificadas e relevantes para sua gestão (como é o caso de todos os dados do fluxo de caixa) ficam 100% armazenadas na nuvem.

Isso quer dizer que não estão presos à hardwares físicos que podem ser facilmente acessados e extraviados.

Além disso, apenas usuários com acesso podem visualizá-los ou mesmo editá-los.

Outro fator importante atrelado ao armazenamento em nuvem:

Sabe aquela situação chata em que a luz cai e você perde todas as informações, documentos, arquivos e dados que estava trabalhando?

Nesses cenários, o painel financeiro, por ser atualizado frequentemente e ser hospedado na nuvem, assegura a integridade dos dados.

É o caso do TOTVS Painel Financeiro, por exemplo, que traz informações consolidadas em tempo real direto do ERP., 

Monitoramento dos riscos

Falamos muito de visão geral para propor ações construtivas ao negócio, mas o painel financeiro também permite que seu olhar se expanda para as mazelas da gestão atual.

Isso significa que, de forma organizada, você estrutura todas as movimentações em caráter segmentado, de acordo com seus centros de custos.

Assim, é possível analisar “com uma lupa” cada setor do negócio — suas receitas, despesas e indicadores de produtividade.

Ou seja, com o painel financeiro, você pode monitorar tanto os acertos como os erros da execução gerencial, mapeando os riscos para a organização e agindo rapidamente sobre eles.

Tudo isso a partir de duas perspectivas: a macro e a micro.

Assim, com a categorização das receitas e despesas, é possível realizar uma melhor gestão orçamentária, de modo a realocar recursos conforme identificar a necessidade.

Outro ponto que pode ser mencionado é que, com isso, você pode acompanhar a evolução de cada setor, relacionando seu nível de entrega com os resultados financeiros e a mitigação dos riscos.

Funciona, portanto, como laboratório para uma melhor tomada de decisão, que efetivamente impactam seu negócio.

TOTVS Techfin

Em plena transformação digital, contar com tecnologias que facilitem o acesso ao crédito e ainda são integradas ao Backoffice é essencial. Para isso, é importante saber que você pode contar com as vantagens da TOTVS Techfin.

A TOTVS Techfin surge para revolucionar as soluções de crédito, pagamentos e serviços, usando o poder da tecnologia para tornar isso uma realidade. As soluções foram desenvolvidas para facilitar a gestão financeira da sua empresa e oferecer controle total de pagamentos.

Simplifique o ciclo financeiro da sua empresa agora mesmo, entre em contato com a gente!

Nova call to action

Conclusão

Neste guia completo, pudemos explorar juntos tudo sobre o painel financeiro, desde a sua conceituação, até a utilidade da solução, os segmentos que pode beneficiar, sua importância e, claro, suas diversas funcionalidades.

O painel financeiro pode significar muito mais do que um passo além para o seu negócio, mas sua consolidação como um player que busca competir e se posicionar na frente do seu mercado.

É uma solução tecnológica que agrega muito mais do que a automatização de algumas tarefas, mas efetivamente contribui com seu potencial estratégico.

Além disso, o painel financeiro reduz significativamente a carga operacional e manual dos colaboradores, o que se reflete em produtividade e redução de custos.

Incrível, certo?

Agora você também sabe como acessar o melhor painel financeiro do mercado: basta entrar para a família de produtos TOTVS Backoffice e fortalecer a gestão do seu negócio com soluções inteligentes da principal empresa de tecnologia do Brasil.

Que tal começar essa revolução agora? O passo a passo você aprendeu aqui em cima!E agora, que tal continuar aprendendo sobre gestão financeira e administração de negócios, com dicas e mais guias completos? Basta ficar de olho no blog da TOTVS!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.