Management 3.0: otimize a sua gestão, valorize seus colaboradores e aumente a produtividade

Equipe TOTVS | 23 fevereiro, 2023

O management 3.0 é a vanguarda na estrutura de gerenciamento de equipes de um negócio, agregando vários conceitos de metodologia ágil sob seu conceito base.

É uma quebra no paradigma do organograma corporativo tradicional, em que a hierarquia é sempre de cima para baixo.

Neste modelo, as relações se tornam horizontais, o que cria uma rede de gerenciamento muito mais eficiente.

Porém, sua aplicação não é tão simples, já que mobiliza todos os setores e colaboradores em prol de uma mudança na cultura operacional.

Neste artigo, vamos trazer os principais conceitos que compõem o management 3.0 e fazer um comparativo com os modelos anteriores.

Acompanhe a leitura para descobrir como a tecnologia pode te ajudar a implementar esse método na sua empresa.

Management 3.0: o que é?

Management 3.0 é uma metodologia voltada a acelerar os processos operacionais nas instituições, utilizando os pontos fortes dos colaboradores.

De uma maneira colaborativa, que valoriza toda a equipe, esse método cria um ambiente para que todos possam contribuir com o aprimoramento dos processos da empresa.

Isso tira dos gerentes, diretores e demais líderes a centralização total da gestão. Assim, permite que o time tenha mais autonomia para gerir as atividades e otimizá-las conforme identificam pontos de melhoria.

A figura de um líder ou gestor ainda existe nessa forma de gestão 3.0, porém, estes poderão se dedicar a planejar o crescimento da empresa.

A origem desse estilo de liderança

Management 3.0 foi um termo cunhado por Jurgen Appelo, um consultor de gestão holandês e autor de vários livros. 

Ele desenvolveu a estrutura para reunir ideias de desenvolvimento organizacional, engenharia e psicologia para criar um ambiente de trabalho eficaz onde as equipes possam ser produtivas e criativas. 

Também publicou livros sobre o tema da gestão 3.0, incluindo “Liderando para a Felicidade”, “Como Mudar o Mundo: Gestão de Mudanças 3.0″ e muito mais.

totvs rh

Na prática, como o management 3.0 funciona?

Não existe uma fórmula universal para aplicar o management 3.0 em toda organização, porque a sua premissa parte de considerar as particularidades dos colaboradores.

A aplicação prática vai movimentar toda a estrutura da empresa e isso implica a transformação da mentalidade de todos os integrantes do time, principalmente os gestores.

Às vezes, não é tão fácil abrir mão de formas de gerir que já estão tão enraizadas na nossa cultura, então é preciso um alto grau de desprendimento das lideranças.

Em um cenário de gestão 3.0, o gestor atua mais na retaguarda, municiando os colaboradores para que esses tenham os meios para aprimorar as suas funções.

Entra até uma relação maior de confiança do líder para com o seu time, que quando bem feita estabelecida, cria um ambiente que se retroalimenta.

O gerente confia que o time vai executar bem sem precisar do microgerenciamento, em contrapartida recebe feedbacks do que pode ser melhorado na operação.

A evolução das metodologias de gerenciamento até os dias atuais

Estamos abordando uma nova forma de gestão mais ágil e eficiente, porém ela não surgiu do nada.

A implementação do management 3.0 vem de aprimoramentos em cima de modelos anteriores, no caso o 2.0 e o 1.0.

Então, vamos entender como foi a evolução para chegar no que temos hoje em termos de gestão eficiente:

Management 1.0

Esse é o modelo tradicional, onde se respeita a hierarquia corporativa padrão.

Em geral, falamos daquela estrutura onde tem um dono, um gestor e depois o time operacional. 

Claro que algumas operações podem ter mais de um gerente, mas a base é sempre a centralização do poder de decisão em poucas pessoas.

Ou seja, o funcionário segue as ordens de um encarregado, que trouxe essas diretrizes diretamente do gestor/dono, sendo um modelo inflexível de gestão.

Se um funcionário não rende, será trocado, como peças de uma máquina.

De forma bem simplificada, essa é a síntese do management 1.0.

Management 2.0

Na primeira evolução da gestão, as principais empresas do mercado passaram a reconhecer que colaboradores não são meras engrenagens de uma máquina, mas sim, ativos valiosos.

Com isso, passaram a adotar indicadores e métricas em que os profissionais pudessem ser avaliados e encaixados em funções onde rendem mais.

Em outras palavras, essa versão pega o que tinha de bom no management 1.0 e preenche as lacunas para melhorar a eficiência da gestão.

Porém, apesar de um olhar mais voltado ao funcionário, esse modelo ainda centraliza muito das operações nos líderes, o que ainda cria gargalos.

Limitações das versões anteriores 

O principal limitador da gestão 1.0 e da 2.0 é a escalabilidade, já que a empresa passa a ficar totalmente dependente da disponibilidade dos seus líderes.

Isso gera gargalos, pois o poder de decisão fica centralizado em poucas pessoas que nem sempre estarão acessíveis.

Outro fator limitante é que conforme a empresa cresce em demandas, esses gestores vão ficar mais atarefados, se tornando um entrave no progresso do negócio.

Quais são os princípios do management 3.0?

A grande sacada que diferencia o management 3.0 dos seus antecessores é que foi criada uma metodologia que se materializou em uma literatura que valida o processo.

Apesar de não ser uma fórmula mágica como já falamos, ter um embasamento é fundamental para a aplicação eficiente deste modelo de gestão.

O caminho é começar a olhar para os integrantes da empresa como um tipo de rede composta de pessoas.

Esse fator traz um alto grau de imprevisibilidade, porém potencializa as melhores características dos integrantes do time.

Ou seja, a gestão 3.0 não ignora o aspecto humano de um negócio, pelo contrário, ela abraça isso de forma a usar positivamente na operação.

Baseados nisso, Jurgen Appelo desenvolveu os 6 princípios da metodologia de management 3.0 que veremos em detalhes a seguir:

Energizar pessoas

Essa energia é oriunda da motivação, e para criar isso nas corporações é preciso mudar todo o ambiente.

Muitos empregadores acreditam que basta o salário para motivar uma equipe, mas cada vez mais vemos pesquisas que refutam essa ideia.

Os profissionais têm buscado senso de propósito na hora de escolher um emprego, e isso é o que vai ser o fator motivador para entregarem uma boa performance.

Quando você aplica esse conceito da gestão 3.0 na sua empresa, você passa a identificar o que de fato é valorizado por sua equipe.

Muitas vezes, os colaboradores só não enxergam um propósito no que fazem porque isso não os foi mostrado.

Por isso é fundamental apresentar aos funcionários a relevância de suas atividades e realocá-los se necessário.

Tenha em mente que eventualmente alguns profissionais não vão se identificar com os propósitos, portanto poderão deixar a empresa, e isso faz parte da adequação.

Empoderar equipes

Na mesma linha de dar um propósito relevante para as atividades das equipes, é preciso também empodera-las.

E isso não é apenas para fazê-los se sentir bem, é também para que as equipes sintam a confiança de se auto gerenciarem.

Esse empoderamento muda a dinâmica de gestão, fazendo com que os próprios colaboradores produzam de forma mais eficiente sem a necessidade de cobranças de um líder.

No médio prazo, isso vai criar um ambiente que se retroalimenta com a troca de informação de gestores e funcionários.

Desenvolver competências

Na gestão 3.0, o objetivo da empresa passa a ser qualificar os seus times em prol da maior eficiência produtiva.

Dessa forma, se um funcionário está sendo improdutivo, é preciso treiná-lo para aprimorar suas habilidades.

Contudo, essa ideia de treinamentos deve ser rotineira e contemplar toda a equipe, já que sempre é possível aprimorar as proficiências do time.

Além das habilidades operacionais, na gestão 3.0 também é incentivado a implementação de treinamentos de soft skills.

Tudo isso faz com que os profissionais da sua empresa sejam muito mais completos.

Alinhar restrições

O management 3.0 é uma forma de flexibilizar as operações corporativas descentralizando o comando.

Porém, isso não significa que não devam existir regras, principalmente quando se trata de projetos longos e complexos.

O primeiro passo para gestão eficiente é dividir projetos complexos em tarefas menores para um acompanhamento progressivo da operação.

Portanto, é fundamental que alguns limites e restrições sejam estabelecidos para que todo o time esteja alinhado no que é possível executar e o que não tem como.

Aumentar as estruturas

A gestão eficiente permite que as empresas se expandam, mas no caso da gestão 3.0, esse crescimento é considerado como algo gradual.

Isso permite que os gestores trabalhem uma maneira de aumentar a estrutura sem interferir no bem-estar dos colaboradores.

Do contrário, isso pode acabar com o ambiente de produtividade criado, já que as equipes podem ficar sobrecarregadas.

Aplicando os conceitos de management 3.0, as metas estabelecidas serão realizáveis e o crescimento vai acontecer em uma velocidade razoável para todos se adaptarem mais rapidamente.

Vale dizer que nesse modelo de gestão, algumas equipes irão contribuir para expansão da empresa, podendo assumir a frente de novos projetos dispensando a atuação de um gestor.

Melhorar tudo

O último princípio da gestão 3.0 contempla todos os anteriores e trata-se da mentalidade de constante melhoria.

É preciso que as lideranças tenham a compreensão de que os erros fazem parte da operação e não devem ser personalizados, mas sim corrigidos a nível institucional.

Com o tempo, os processos serão cada vez mais aperfeiçoados resultando em uma operação ainda mais otimizada e menos custosa.

Quais vantagens esse modelo de gestão traz para as empresas?

De forma geral, a principal vantagem desse modelo de gestão é a otimização dos processos como um todo, o que leva a diminuição de custos e aumento na produtividade.

Além disso, há grandes benefícios também para as equipes, e os principais deles são:

  • Criação de um ambiente que favorece a criatividade;
  • Estimula a inovação;
  • Eleva a produtividade da equipe;
  • Aumenta o engajamento de todos;
  • Reter e atrair talentos para sua empresa.

A diferença entre management 3.0 e métodos ágeis

Em certo nível, os métodos ágeis estão presentes na formação dos conceitos de management 3.0.

O próprio Jurgen Appelo menciona em seus livros que utilizava várias metodologias ágeis na sua atuação profissional.

Podemos dizer seguramente que essa mentalidade focada em agilidade foi muito importante para que ele criasse as bases para a gestão 3.0.

Acrescentou a isso a visão de colocar as pessoas como base do processo para criar um ambiente de gestão descentralizado.

Outro ponto que foi agregado é a ideia de flexibilidade e praticidade na gestão, atributo presentes em metodologias ágeis como o lean.

No fim das contas, podemos dizer que são métodos complementares, principalmente em se tratando do uso de softwares para agilizar processos.

Como implementar o management 3.0 em sua organização?

Antes de pensar em adotar o management 3.0 como método principal de gestão, saiba que será preciso romper com os modelos hierárquicos tradicionais.

Por mais que pareça mais seguro ter uma gestão 1.0 ou 2.0, as chances são que seu negócio está perdendo competitividade com a concorrência.

Muitas empresas já adotam a metodologia de gestão 3.0 e vem observado um aumento não só na produtividade mas também nas inovações.

Na prática, a implementação da metodologia no seu negócio vai passar pelos seguintes passos:

  • Criação de um ambiente que favoreça as contribuições dos colaboradores;
  • Reconhecimento das conquistas do time e recompensa por performance positiva;
  • Reforçar as conversas periódicas visando alinhamento de expectativas;
  • Permitir que ideia venham não apenas das lideranças;
  • Dar mais autonomia às equipes.

Um bônus que vale citar aqui para implementação do management 3.0 é adotar software de gestão de pessoas como os sistemas de RH da TOTVS, que oferecem os recursos para adequar sua operação.

Exemplos de empresas que já adotaram essa estratégia

No Brasil, não faltam exemplos de empresas que já adotam a gestão 3.0, afinal, temos uma das maiores comunidades de management 3.0 do mundo.

Grandes fintechs como a PagSeguro cresceram muito utilizando essa metodologia.

Bancos tradicionais como o Itaú também adotaram o modelo e estão colhendo os benefícios.

Em geral, startups ou empresas ligadas a mercados digitais tendem a crescer muito após aplicar a gestão 3.0 nas suas operações.

Sistemas de RH da TOTVS

Os sistemas de RH da TOTVS sempre estiveram entre as melhores soluções do mercado para gestão de pessoas, já que entendem as necessidades do mercado nacional.

Para aplicar a metodologia de management 3.0, é preciso conhecer bem seus colaboradores. Neste sentido, eles serão grandes aliados na implementação do método.

Entendemos que é importante uma gestão estratégica, porém não desconsideramos o aspecto humano, por isso nossas soluções são completas para o seu RH.

Saiba mais sobre os sistemas de RH da TOTVS e aumente a produtividade das suas equipes com uma gestão moderna e arrojada.

Conclusão

O management 3.0 incorpora várias metodologias ágeis e as estrutura de uma forma que possam ser aplicadas e entreguem bem-estar a colaboradores e produtividade para as empresas.

Gerar um bom ambiente de trabalho é uma necessidade cada vez maior, e investir nisso é investir em mais produtividade e qualidade de vida para todos os envolvidos.

A tecnologia vem para colaborar, e com os sistemas RH da TOTVS não faltam ferramentas para que você otimize sua operação e mantenha sua equipe engajada e trabalhando com propósito. Conheça!

Quer saber mais sobre outros métodos ágeis? Assine nossa newsletter e não perca as novidades.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.