Como criar Instagram comercial e usar a favor da sua loja?

Equipe TOTVS | 15 julho, 2022

Se você trabalha com varejo deve entender a força que as redes sociais têm para os consumidores. Por isso, se você está começando, é bem provável que já tenha se perguntado: como criar um Instagram comercial?

O Instagram é uma das principais redes sociais usadas como canais de venda por diversos setores empresariais. E isso não é à toa. 

Segundo dados de um levantamento feito pela We Are Social e a Hootsuite em 2022, o aplicativo reúne mais de 122 milhões de usuários no Brasil.

A movimentação de pessoas nessa rede é enorme e a tendência é que isso continue a crescer. Por essa razão, empresas de varejo precisam estar dentro desse espaço comercial e usá-lo a seu favor.

Pensando nisso, reunimos um conteúdo para falar mais sobre essa rede social e, principalmente, como criar um perfil comercial no Instagram. Esse será o primeiro passo para fazer desse app um aliado na alavancagem das suas vendas. Boa leitura!

O que é Instagram comercial?

Afinal, o que é uma conta comercial no Instagram? Ela nada mais é do que um formato de uso dessa rede voltado para comércios ou criadores digitais.

E como é o Instagram comercial? A ideia desse serviço, chamado “Instagram for Business”, é fazer da plataforma um meio de divulgação do seu produto, serviço ou conteúdo. 

Por essa razão, oferece recursos extras às marcas que optam por ele, a exemplo de métricas de engajamento e a possibilidade de fazer campanhas pagas.

Ele foi criado em 2016 justamente para atender especificamente aos  empreendedores que têm encontrado na rede social uma vitrine digital para mostrar o seu trabalho. 

omni by moddo

Qual a diferença entre o perfil comercial e o pessoal no Instagram?

A diferença entre perfil comercial e pessoal é a finalidade: enquanto o primeiro serve para a promoção de vendas e divulgação, o segundo é focado em pessoas “anônimas” que podem postar conteúdos pessoais.

Já do ponto de vista visual, não há muitas diferenças entre uma conta comercial e uma conta pessoal. E, embora seja possível uma empresa ou um influenciador digital usar um perfil pessoal, o mais indicado é optar pelo comercial.

Isso acontece porque os insights trazidos pelo Instagram for Business fazem bastante diferença para quem usa essa plataforma como meio de trabalho.

Por que criar um Instagram comercial? Conheça algumas vantagens

Se você já entendeu como essa funcionalidade opera, antes de falar sobre como criar um Instagram comercial, é importante também compreender o porquê de fazer isso

Alguns dos motivos podem ser o acesso a métricas sobre o seu negócio, o melhor conhecimento do público e o aumento de alcance e vendas da marca. A seguir, vamos falar sobre cada um desses pontos.

Acessar métricas sobre o seu negócio

A primeira vantagem de criar um Instagram comercial é poder acompanhar todos os dados do seu negócio na plataforma. 

Assim como os indicadores de varejo são importantes para entender a performance da loja, para esse canal, as métricas funcionam da mesma maneira.

Ter dados valiosos sobre as publicações é importante para entender como o uso dessa rede social está convertendo em vendas para uma empresa, por exemplo.

Para cada formato de conteúdo – feed, reels, story, live -, podem existir estatísticas específicas. No caso do feed, por exemplo, você pode acompanhar métricas como:

  • alcance: o número total de pessoas que sua publicação alcançou:
  • impressões: o número total de vezes que as pessoas visualizaram o post;
  • compartilhamentos: a soma do número de envios do seu conteúdo por mensagem direta e repostagem.

Além disso, você pode coletar informações sobre o seu perfil a partir da visão geral dos insights, que mostram dados como contas alcançadas, contas com engajamento e o ganho de seguidores.

Conhecer melhor seu público

Um segundo ganho que se tem ao utilizar Instagram comercial é que você passa a acompanhar melhor seus consumidores.

É por meio dos dados oferecidos pelo serviço que você vai passar a entender, por exemplo, quais são os conteúdos e tipos de formatos que mais geram interesse no seu público. 

Isso é importante também pois há muitas lojas que apenas existem no Instagram, dessa forma, ter dados detalhados sobre  idade, localização e gênero são o principal meio de conhecer quem compra com você.

Além disso, na medida em que você se aproxima dos seus seguidores, você pode ter insights sobre como promover um atendimento de qualidade ainda melhor. 

Dessa forma, ao entender melhor o que as pessoas querem, você pode criar campanhas e produtos pensados especificamente de acordo com essas preferências.

Aumentar o alcance da sua marca 

Reconhecimento de marca é uma estratégia almejada por muitas empresas. E o Instagram é um dos melhores ambientes para buscar por isso.

Para mostrar a relevância de se ter um perfil comercial, vamos trazer aqui alguns dados reunidos pela Hootsuite.

  • 58% dos usuários dizem que estão mais interessados ​​em uma marca depois de vê-la em uma história;
  • 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no Instagram;
  • 50% das pessoas usam o Instagram para descobrir novas marcas.

Todas essas estatísticas comprovam a relevância de estar em uma plataforma que tem mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo.

O seu alcance de marca pode acontecer, por exemplo, por meio dos anúncios ou posts virais, nos quais as pessoas podem passar a associar a sua empresa com seu nicho de mercado

Aumentar as vendas de produtos ou serviços

Por fim, um último benefício de criar um Instagram comercial é, provavelmente, o objetivo maior de uma loja de varejo: vender mais. 

Se mais pessoas conhecem sua marca, fica mais fácil de chegar no seu público. Você pode e deve trabalhar em planos de conversão para transformar seguidores em clientes.

Ferramentas como a aba “Loja” são ideias para que os usuários naveguem e encontrem novos empreendimentos de forma prática, conectando mais facilmente seu produto com quem precisa dele.

Como criar um Instagram comercial? Confira o passo a passo

Você já deve ter entendido que vale muito a pena criar uma conta nessa rede social. Mas, afinal, como criar um Instagram comercial do zero?

A seguir, vamos explicar tudo que você deve fazer para deixar sua conta funcionando.

Seja quem está começando uma loja de varejo ou quem já tem um perfil pessoal, mas usa pouco, o passo a passo vale para todos.

Tenha uma conta pessoal

O primeiro passo para quem quer saber como criar Instagram comercial é ter uma conta ativa na rede social. Se você já tem um perfil pessoal, portanto, essa etapa não será necessária.

Mas, caso você nunca tenha usado o Instagram, vai ser preciso baixar o aplicativo. A partir daí, você vai criar a sua conta pessoal normalmente, com o e-mail da sua empresa.

Será preciso criar um nome de usuário para a sua marca e, ainda, definir uma senha para sua conta.

Acesse as configurações

Tendo sua conta pessoal configurada, será hora de acessar as Configurações do Instagram. Como a maioria das pessoas faz isso pelo celular, aqui iremos mostrar os passos feitos nesse aparelho.

Chegando nessa parte, você irá clicar em Conta. Depois disso, irá rolar a tela até o final, clicando em Mudar para conta profissional. 

Escolha sua categoria

Depois que você escolher a mudança, aparecerá uma mensagem na tela falando para você “Obter uma conta comercial gratuita” e apenas será preciso apertar em continuar. Em seguida, será a hora de escolher sua categoria. 

A opção vai depender apenas do seu nicho. Existe uma variedade muito grande de opções e você pode escolher se vai querer mostrar qual é sua categoria no perfil.

Além da categoria, o próximo passo será escolher entre empresa e criador de conteúdo. Para empresas varejistas, a melhor opção é a primeira, que será a própria sugestão do app.

Preencha as informações

Em seguida, vão aparecer mais passos que envolvem o preenchimento de informações. Você deve preencher seus dados de contato da empresa, como telefone, e-mail e endereço.

Faça a integração com o Facebook

Após isso, será a hora de integrar sua conta comercial com sua página profissional do Facebook.

Essa conexão é fundamental pois você só consegue criar anúncios dessa forma. É o gerenciador de negócios do Facebook que possibilita a geração de campanhas.

Feito isso, você irá seguir os passos instruídos pelo próprio Instagram para configurar seu perfil comercial. 

Seguindo todos esses passos, sua conta profissional já vai estar pronta para usar. Simples, não é mesmo?

Como ter sucesso com seu Instagram comercial?

Para converter seguidores em clientes não basta ter uma conta profissional. E é por isso que muitas pessoas se perguntam: como criar um instagram comercial de sucesso?

A seguir, vamos trazer 4 dicas fundamentais para quem quer ter sucesso em seu perfil comercial no Instagram.

1. Interaja com seus seguidores

Uma dica básica para quem quer fazer o Instagram crescer é interagir com os seguidores. Assim como em qualquer canal, a relação que você constrói com os possíveis clientes faz toda a diferença.

Esse ponto é fundamental pois não adianta ganhar seguidores se você não consegue retê-los. Por essa razão, não se esqueça de quem já segue você e de se esforçar para que essa pessoa compartilhe o seu perfil com conhecidos, além de continuar acompanhando as publicações do seu negócio.

Para tanto, você deve criar publicações interativas, que motivem o público a falar com você. Não esqueça também de valorizar quem se engaja nessa interação.

Compartilhe mensagens positivas sobre o seu perfil, responda aos comentários no feed e sempre dê um retorno às mensagens dos seguidores, mesmo que sejam reclamações.

2. Usufrua dos recursos disponíveis

O segundo ponto quando o assunto é ter sucesso com o Instagram comercial é abusar dos recursos disponíveis com esse serviço.

Você deve testar todas as ferramentas que a plataforma disponibiliza, não se limitando a apenas fotos no feed e stories. Invista em vídeos no reels e promova lives. Diversificando os formatos, você vai descobrir qual é o melhor. 

Também não deixe de acompanhar as novas atualizações e observar tudo que está em alta para lojas. Você pode, por exemplo, criar catálogos de produtos

Estar por dentro do que há de novo no Instagram é a melhor forma de mostrar para o seu público que você sabe usar bem a plataforma.

3. Aposte em hashtags estratégicas

As hashtags são um elemento bastante estratégico para um negócio, afinal, se configuram como uma maneira de alcançar novas pessoas. 

Esse jogo da velha amplia sua visibilidade para contas que não seguem você. Por essa razão, ver quais hashtags relacionadas aos seus produtos e serviços estão sendo mais acessadas é uma escolha inteligente para promover seu perfil.

Um dado curioso é que, em 2022, a hashtag mais popular foi a palavra “love”, também de acordo com os dados reunidos pelo Hootsuite.

Além disso, é possível criar # novas, como uma forma de branding. Uma hashtag exclusiva para a sua empresa ou para as suas campanhas pode agregar valor ao seu negócio.

4. Invista em anúncios e campanhas

Em último lugar, mas não menos importante, invista em campanhas pagas. Apesar de ser possível conseguir ampliar o alcance de forma orgânica, há um limite de ganhos com isso.

Dessa forma, os anúncios se tornam a melhor maneira de alcançar mais pessoas de forma rápida nessa rede social. Você pode criar publicações patrocinadas tanto no feed como nos stories.

Mas afinal, como vender pelo Instagram por meio de campanhas? É por meio do gerenciador de negócios do Facebook que você consegue criar anúncios de forma completa para o Instagram. 

Além de realizar algumas configurações básicas, você precisa definir qual é seu objetivo com a campanha e segmentar seu público, como forma de fazer com que seu conteúdo chegue em quem realmente possa se interessar.

Como criar uma bio para seu Instagram empresarial?

A bio do Instagram é um local extremamente estratégico para seu negócio, sendo o principal campo de informações escritas sobre sua marca.

Além disso, é o único lugar do perfil que permite inserir um link clicável. Você pode inserir também botões de contato, como e-mail, telefone e WhatsApp da sua loja.

Para criar uma bio interessante, você deve se preocupar com 3 coisas:

  • resuma qual é a proposta e o que sua marca vende;
  • use palavras-chave relativas ao seu negócio;
  • invista em um pequeno texto chamativo para o link.

A importância de um bom atendimento ao cliente nas redes sociais

A relação que você constrói com seu seguidor no Instagram é uma janela para a reputação que você estabelece para a sua marca.

Como mostrou o relatório da Zendesk para 2020, 6 em cada 10  entrevistados enxergam como o primeiro requisito para uma boa experiência a facilidade de conseguir resolver um problema.

E, como muitos clientes chegam até a marca pelo Instagram, saber ser resolutivo por esse canal será crucial. Mas isso não significa que essa relação pare por aí.

Ter um canal de comunicação integrado para a sua loja considerando os vários meios de contato para o seu cliente chegar até você vai fazer toda a diferença para oferecer um atendimento personalizado de verdade.

TOTVS Omni by Moddo

A melhor forma de garantir que o atendimento ao cliente está sendo de qualidade é oferecendo uma estrutura de comunicação que seja bem integrada.

A estratégia omnichannel faz com que todas as informações coletadas no contato com o cliente sejam compartilhadas. Dessa forma, fica muito mais fácil de entender seu cliente e fornecer um serviço personalizado. 

A TOTVS Omni by Moddo permite que sua loja conecte todos os estoques, oferecendo dashboards para acompanhar todos os canais de vendas e relatórios que suportam o dia a dia da operação.

Que tal usar uma plataforma para gerenciar sua loja? Conheça mais sobre esse sistema omnichannel!

Conclusão

Viu como criar seu Instagram comercial é simples? O mais difícil, na verdade, é manter uma estratégia que faça essa plataforma trazer um retorno para sua marca, seja para reconhecimento ou para vendas.

Além de mostrar as vantagens e o passo a passo para criar sua conta, apresentamos diversas dicas para fazer seu perfil ter sucesso. 

É fundamental integrar-se com os seguidores, apostar em hashtags e, claro, investir em campanhas pagas.

Além disso tudo, manter uma boa relação com seu público também é fundamental. A TOTVS Omni by Moddo é a melhor forma de garantir isso.

E, se você quer aprender mais sobre o universo do setor varejista, aproveite para ler sobre varejo 4.0!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.