Como criar Instagram comercial e usar a favor da sua loja?

Equipe TOTVS | 03 agosto, 2023

A maioria das pessoas que trabalha com varejo entende a importância que as redes sociais possuem. Justamente por conta de tamanha relevância, tornou-se mandatório para os profissionais da área saber como criar Instagram comercial.

O Instagram é uma das principais redes sociais usadas como canais de venda por diversos setores empresariais. E isso não é à toa. 

Segundo o Relatório de Visão Geral Global Digital 2022, feito pela We Are Social e a Hootsuite em 2022, existem 4,62 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo.

A movimentação de pessoas nessa rede é enorme e a tendência é que isso continue a crescer. Por essa razão, empresas de varejo precisam estar dentro desse espaço comercial e usá-lo a seu favor.

Pensando nisso, reunimos um conteúdo para falar mais sobre essa rede social e, principalmente, como criar um perfil comercial no Instagram. Esse será o primeiro passo para fazer desse app um aliado na alavancagem das suas vendas. Boa leitura!

Nova call to action

O que é Instagram comercial?

Uma conta comercial no Instagram é um formato de uso voltado para comércios ou criadores digitais.

A ideia desse serviço, chamado “Instagram for Business”, é fazer da plataforma um meio de divulgação do seu produto, serviço ou conteúdo. 

Por essa razão, ela oferece recursos extras às marcas que optam por usá-la, como métricas de engajamento e a possibilidade de fazer campanhas pagas.

Ele foi criado em 2016 justamente para atender especificamente aos empreendedores que têm encontrado na rede social uma vitrine digital para mostrar o seu trabalho. 

Qual a diferença entre o perfil comercial e o pessoal no Instagram?

Para entender como criar Instagram comercial, é preciso saber no que ele se difere de um conta pessoal e quais são as suas vantagens para as empresas. 

Enquanto o Instagram comercial serve para a promoção de vendas e divulgação, o pessoal é focado em pessoas “anônimas” que podem postar conteúdos pessoais.

Assim, o perfil comercial é ideal para quem quer usar o Instagram como uma ferramenta de marketing, vendas ou relacionamento com o público. Com ele, você pode acessar recursos exclusivos, como: 

  • estatísticas sobre o desempenho dos seus posts, stories e reels, como alcance, impressões, interações, cliques e seguidores;
  • informações sobre o perfil dos seus seguidores, como gênero, idade, localização e horários de maior atividade;
  • botões de contato, como e-mail, telefone ou endereço, que facilitam a comunicação com os seus clientes;
  • possibilidade de criar anúncios pagos para promover o seu conteúdo ou o seu negócio;
  • integração com outras plataformas, como Facebook, WhatsApp e Messenger;
  • acesso ao Instagram Shopping, que permite marcar produtos nos seus posts e stories e direcionar os usuários para o seu site ou loja virtual.

O perfil pessoal é mais indicado para quem quer usar o Instagram como uma forma de expressão pessoal, compartilhando momentos da sua vida, interesses ou opiniões. Com ele, você pode aproveitar recursos como:

  • privacidade, ou seja, pode escolher quem pode ver o seu conteúdo e quem pode interagir com você;
  • criatividade, podendo usar filtros, stickers, músicas e efeitos nos seus posts, stories e reels;
  • diversão, podendo participar de desafios, enquetes, quizzes e lives com os seus amigos ou celebridades;
  • comunidade, podendo seguir pessoas que você admira ou se identifica, curtir e comentar os seus posts e enviar mensagens diretas.

A escolha entre o perfil comercial e o pessoal depende do seu propósito no Instagram. Você pode mudar a qualquer momento nas configurações do aplicativo. O importante é criar um conteúdo de qualidade, que seja relevante e interessante para o seu público.

5 passos para criar um Instagram comercial

Você já deve ter entendido que vale muito a pena saber como criar Instagram comercial. Mas, afinal, como criar uma conta do zero?

A seguir, explicaremos tudo que você deve fazer para deixar sua conta funcionando.

Seja quem está começando uma loja de varejo ou quem já tem um perfil pessoal, mas usa pouco, o passo a passo vale para todos.

1. Tenha uma conta pessoal

O primeiro passo para quem quer saber como criar Instagram comercial é ter uma conta ativa na rede social. Se você já tem um perfil pessoal, portanto, essa etapa não será necessária.

Mas, caso você nunca tenha usado o Instagram, vai ser preciso baixar o aplicativo. A partir daí, você vai criar a sua conta pessoal normalmente, com o e-mail da sua empresa.

Será preciso criar um nome de usuário para a sua marca e, ainda, definir uma senha para sua conta.

2. Acesse as configurações

Tendo sua conta pessoal configurada, será hora de acessar as Configurações do Instagram. Como a maioria das pessoas faz isso pelo celular, aqui iremos mostrar os passos feitos nesse aparelho.

Chegando nessa parte, você irá clicar em “Conta”. Depois disso, irá rolar a tela até o final, clicando em “Mudar para conta profissional”

3. Escolha sua categoria

Depois que você escolher a mudança, aparecerá uma mensagem na tela falando para você “Obter uma conta comercial gratuita” e apenas será preciso apertar em “Continuar”. Em seguida, será a hora de escolher sua categoria. 

A opção vai depender apenas do seu nicho. Existe uma variedade muito grande de opções e você pode escolher se vai querer mostrar qual é sua categoria no perfil.

Além da categoria, o próximo passo será escolher entre empresa e criador de conteúdo. Para empresas varejistas, a melhor opção é a primeira, que será a própria sugestão do app.

4. Preencha as informações

Em seguida, aparecerão mais passos que envolvem o preenchimento de informações. Você deve preencher seus dados de contato da empresa, como telefone, e-mail e endereço.

5. Faça a integração com o Facebook

Após isso, será a hora de integrar sua conta comercial com sua página profissional do Facebook.

Essa conexão é fundamental, pois você só consegue criar anúncios dessa forma. É o gerenciador de negócios do Facebook que possibilita a geração de campanhas.

Feito isso, você irá seguir os passos instruídos pelo próprio Instagram para configurar seu perfil comercial. 

Seguindo todos esses passos, sua conta profissional já estará pronta para usar. Simples, não é mesmo?

Por que criar um Instagram comercial? Conheça algumas vantagens

Se você já entendeu como essa funcionalidade opera, antes de falar sobre como criar um Instagram comercial, é importante também compreender o porquê de fazer isso

Alguns dos motivos podem ser o acesso a métricas sobre o seu negócio, o melhor conhecimento do público e o aumento de alcance e vendas da marca. A seguir, vamos falar sobre cada um desses pontos.

Acessar métricas sobre o seu negócio

A primeira vantagem de criar um Instagram comercial é poder acompanhar todos os dados do seu negócio na plataforma. 

Assim como os indicadores de varejo são importantes para entender a performance da loja, para esse canal, as métricas funcionam da mesma maneira.

Ter dados valiosos sobre as publicações é importante para entender como o uso dessa rede social está convertendo em vendas para uma empresa, por exemplo.

Para cada formato de conteúdo – feed, reels, story, live -, podem existir estatísticas específicas. No caso do feed, por exemplo, você pode acompanhar métricas como:

  • alcance: o número total de pessoas que sua publicação alcançou;
  • impressões: o número total de vezes que as pessoas visualizaram o post;
  • compartilhamentos: a soma do número de envios do seu conteúdo por mensagem direta e repostagem.

Além disso, você pode coletar informações sobre o seu perfil a partir da visão geral dos insights, que mostram dados como contas alcançadas, contas com engajamento e o ganho de seguidores.

Conhecer melhor seu público

Um segundo ganho que se tem após aprender como criar Instagram comercial é que você passa a acompanhar melhor seus consumidores.

É por meio dos dados oferecidos pelo serviço que você vai passar a entender, por exemplo, quais são os conteúdos e tipos de formatos que mais geram interesse no seu público. 

Isso é importante também pois há muitas lojas que apenas existem no Instagram, dessa forma, ter dados detalhados sobre  idade, localização e gênero são o principal meio de conhecer quem compra com você.

Além disso, na medida em que você se aproxima dos seus seguidores, você pode ter insights sobre como promover um atendimento de qualidade ainda melhor. 

Dessa forma, ao entender melhor o que as pessoas querem, você pode criar campanhas e produtos pensados especificamente de acordo com essas preferências.

Aumentar o alcance da sua marca 

Reconhecimento de marca é uma estratégia almejada por muitas empresas, e o Instagram é um dos melhores ambientes para buscar por isso.

Para mostrar a relevância de se ter um perfil comercial, vamos trazer aqui alguns dados reunidos pela Hootsuite.

  • 58% dos usuários dizem que estão mais interessados ​​em uma marca depois de vê-la em uma história;
  • 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no Instagram;
  • 50% das pessoas usam o Instagram para descobrir novas marcas.

Todas essas estatísticas comprovam a relevância de estar em uma plataforma que tem mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo.

O seu alcance de marca pode acontecer, por exemplo, por meio dos anúncios ou posts virais, nos quais as pessoas podem passar a associar a sua empresa com seu nicho de mercado

Aumentar as vendas de produtos ou serviços

Por fim, um último benefício depois de você aprender como criar Instagram comercial é, provavelmente, o objetivo maior de uma loja de varejo: vender mais. 

Se mais pessoas conhecem sua marca, fica mais fácil de chegar no seu público. Você pode e deve trabalhar em planos de conversão para transformar seguidores em clientes.

Ferramentas como a aba “Loja” são ideias para que os usuários naveguem e encontrem novos empreendimentos de forma prática, conectando mais facilmente seu produto com quem precisa dele.

Como ter sucesso com seu Instagram comercial?

Para converter seguidores em clientes não basta ter uma conta profissional. É por isso que muitas pessoas se perguntam: como criar um instagram comercial de sucesso?

A seguir, vamos trazer 4 dicas fundamentais para quem quer ter sucesso em seu perfil comercial no Instagram.

1. Interaja com seus seguidores

Uma dica básica para quem quer fazer o Instagram crescer é interagir com os seguidores. Assim como em qualquer canal, a relação que você constrói com os possíveis clientes faz toda a diferença.

Esse ponto é fundamental pois não adianta ganhar seguidores se você não consegue retê-los. Por essa razão, não se esqueça de quem já segue você e de se esforçar para que essa pessoa compartilhe o seu perfil com conhecidos, além de continuar acompanhando as publicações do seu negócio.

Para tanto, você deve criar publicações interativas, que motivem o público a falar com você. Não esqueça também de valorizar quem se engaja nessa interação.

Compartilhe mensagens positivas sobre o seu perfil, responda aos comentários no feed e sempre dê um retorno às mensagens dos seguidores, mesmo que sejam reclamações.

2. Usufrua dos recursos disponíveis

O segundo ponto quando o assunto é ter sucesso com o Instagram comercial é abusar dos recursos disponíveis com esse serviço.

Você deve testar todas as ferramentas que a plataforma disponibiliza, não se limitando a apenas fotos no feed e stories. Invista em vídeos no reels e promova lives. Diversificando os formatos, você vai descobrir qual é o melhor. 

Também não deixe de acompanhar as novas atualizações e observar tudo que está em alta para lojas. Você pode, por exemplo, criar catálogos de produtos

Estar por dentro do que há de novo no Instagram é a melhor forma de mostrar para o seu público que você sabe usar bem a plataforma.

3. Aposte em hashtags estratégicas

As hashtags são um elemento bastante estratégico para um negócio, afinal, se configuram como uma maneira de alcançar novas pessoas. 

Esse jogo da velha amplia sua visibilidade para contas que não seguem você. Por essa razão, ver quais hashtags relacionadas aos seus produtos e serviços estão sendo mais acessadas é uma escolha inteligente para promover seu perfil.

Um dado curioso é que, em 2022, a hashtag mais popular foi a palavra “love”, também de acordo com os dados reunidos pelo Hootsuite.

Além disso, é possível criar # novas, como uma forma de branding. Uma hashtag exclusiva para a sua empresa ou para as suas campanhas pode agregar valor ao seu negócio.

4. Invista em anúncios e campanhas

Em último lugar, mas não menos importante, invista em campanhas pagas. Apesar de ser possível conseguir ampliar o alcance de forma orgânica, há um limite de ganhos com isso.

Dessa forma, os anúncios se tornam a melhor maneira de alcançar mais pessoas de forma rápida nessa rede social. Você pode criar publicações patrocinadas tanto no feed como nos stories.

Mas afinal, como vender pelo Instagram por meio de campanhas? É por meio do gerenciador de negócios do Facebook que você consegue criar anúncios de forma completa para o Instagram. 

Além de realizar algumas configurações básicas, você precisa definir qual é seu objetivo com a campanha e segmentar seu público, como forma de fazer com que seu conteúdo chegue em quem realmente possa se interessar.

Como criar uma bio para seu Instagram empresarial?

A bio do Instagram é um local extremamente estratégico para seu negócio, sendo o principal campo de informações escritas sobre sua marca.

Além disso, é o único lugar do perfil que permite inserir um link clicável. Por isso, você pode inserir também botões de contato, como e-mail, telefone e WhatsApp da sua loja.

Para criar uma bio interessante, você deve se preocupar com 3 coisas:

  • resuma qual é a proposta e o que sua marca vende;
  • use palavras-chave relativas ao seu negócio;
  • invista em um pequeno texto chamativo para o link.

A importância de um bom atendimento ao cliente nas redes sociais

A relação que você constrói com seu seguidor no Instagram é uma janela para a reputação que você estabelece para a sua marca.

Como mostrou o relatório da Zendesk para 2020, 6 em cada 10  entrevistados enxergam como o primeiro requisito para uma boa experiência a facilidade de conseguir resolver um problema.

E, como muitos clientes chegam até a marca pelo Instagram, saber ser resolutivo por esse canal será crucial. Mas isso não significa que essa relação pare por aí.

Ter um canal de comunicação integrado para a sua loja considerando os vários meios de contato para o seu cliente chegar até você vai fazer toda a diferença para oferecer um atendimento personalizado de verdade.

Tecnologias TOTVS para o Varejo

Já imaginou integrar gestão de estoque, controle financeiro e gerenciamento de todos os canais de venda em um só lugar? Com as tecnologias TOTVS para o setor varejista, isso é possível.

Nossos sistemas possuem funcionalidades que permitem a integração da sua operação para otimizar todo o gerenciamento.

Além disso, oferecem uma estrutura de comunicação que é bem integrada, o que garante que o atendimento ao cliente seja de qualidade.

Uma estratégia omnichannel faz com que todas as informações coletadas no contato com o cliente sejam compartilhadas. Dessa forma, fica muito mais fácil entender seu cliente e fornecer um serviço personalizado. 

Conheça os nossos sistemas e aplicações para varejistas e tenha mais agilidade em todos os processos!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Viu como criar Instagram comercial é simples? O mais difícil, na verdade, é manter uma estratégia que faça essa plataforma trazer um retorno para sua marca, seja para reconhecimento ou para vendas.

Além de mostrar as vantagens e o passo a passo para criar sua conta, apresentamos diversas dicas para fazer seu perfil ter sucesso. 

É fundamental integrar-se com os seguidores, apostar em hashtags e, claro, investir em campanhas pagas.

Além disso tudo, manter uma boa relação com seu público também é fundamental e com as tecnologias TOTVS para o varejo são a melhor forma de garantir isso.

Se você quer aprender mais sobre o universo do setor varejista, aproveite para ler sobre varejo 4.0 em nosso blog!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Azulejos Alcino Vala diz:

    Excelente fazer a página para a minha Empresa.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.