Google Meu Negócio: como funciona, como cadastrar e anunciar

Equipe TOTVS | 05 março, 2024

O Google Meu Negócio é uma ferramenta indispensável para qualquer empreendimento que quer ser encontrado no principal mecanismo de busca da internet.

Lançado em 2014 e totalmente gratuito, esse serviço do Google tem ajudado milhares de empresas a serem descobertas, aumentando o reconhecimento de marca e, principalmente, o número de vendas.

Se você tem uma loja e quer aumentar a visibilidade dela, apostar nesse instrumento é uma excelente opção. 

E, para que você possa entender mais sobre o tema, preparamos um conteúdo para explicar tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta. Vamos nessa? Boa leitura!

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, ou simplesmente GMB, é uma plataforma que permite o cadastramento da sua empresa no Google, tornando-a mais acessível e visível nos resultados de pesquisas do buscador.

Esse serviço é a principal forma de aumentar a presença digital da sua loja e fazer com que potenciais clientes possam se conectar, do ponto de vista local, com o que você está vendendo.

Com ele, você pode ser encontrado tanto no buscador do Google como também no Google Maps, serviço de pesquisa e visualização de mapas da mesma empresa.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Na prática, os usuários vão pesquisar um termo relacionado ao seu negócio. A partir disso, eles vão encontrar as melhores opções para essa intenção de busca, o que vai fazer com que eles tenham acesso a dados da empresa.

Vamos imaginar que você tem um restaurante de comida chinesa. Se alguém que mora perto da sua empresa busca por estabelecimentos próximos para comer yakissoba, seu negócio será uma das opções. 

Dessa forma, caso você seja cadastrado no Google Meu Negócio, ao pesquisar “restaurantes chineses”, o usuário será apresentado ao seu estabelecimento, juntamente com seus dados de contato, localização e até seu cardápio digital.

Há uma série de recursos interessantes que podem ser aproveitados por um negócio, como, por exemplo:

  • postar fotos e vídeos da empresa e dos produtos;
  • receber comentários e as notas de clientes;
  • responder avaliações do público sobre o atendimento;
  • fazer anúncios e promoções de produtos ou serviços;
  • oferecer serviços de reserva para seu estabelecimento;
  • exibir o horário de funcionamento e de maior movimentação;
  • realizar postagens com novidades e eventos sobre seu negócio.

Quanto mais recursos você utilizar e mais informações você fornecer, maior a chance de ganhar relevância com essa ferramenta.

Quais os benefícios do GMB para os lojistas?

Empresas que são validadas no Google têm uma série de ganhos para o negócio que, no final das contas, vão interferir numa maior visibilidade.

Entre as principais vantagens de investir nessa funcionalidade, estão: destaque na primeira página do Google, canal de comunicação com os clientes, aquisição de novos clientes e insights a partir de métricas da plataforma.  

A seguir, vamos falar como cada um desses aspectos são positivos para sua loja. Acompanhe!

Posição de destaque na primeira página 

A primeira vantagem de investir no Google Meu Negócio é a visibilidade que isso oferece. Como essa ferramenta aparece no topo da busca, você consegue ter uma posição de destaque na primeira página do Google. 

E esse é o espaço mais valioso do buscador.

Para começar a entender o valor de ocupar a primeira página, basta reforçar um importante dado sobre os mecanismos de busca.

Um estudo do Zero Limit revelou que menos de 1% dos usuários clicam em links posicionados na segunda página de resultados. 

A pesquisa ainda mostra que esse usuário passa do top 3 ou do top 5 apenas em 3% das buscas. 

Ou seja, o espaço se torna um grande campo de descoberta tanto para reconhecimento de marca como para uma maior conversão.

Por isso, quanto mais em cima, melhor – e o GMB garante isso. 

Canal de comunicação com os clientes

A comunicação que a sua empresa tem com o público é fundamental. E garantir que ela esteja integrada e atualizada para qualquer canal é importante.

Um dos recursos fundamentais do Google Meu Negócio é a possibilidade de se comunicar com seus clientes ou potenciais clientes.

Entre as funcionalidades associadas a isso, está a possibilidade dos usuários seguirem as fichas de empresas. Com isso, eles podem estabelecer um canal direto com a sua loja.

As pessoas podem clicar no botão de “mensagem” para falar com você e, toda vez que isso acontecer, você será notificado.  

Você também pode – e deve – responder a todos os feedbacks dos clientes nessa plataforma, reduzindo o impacto e preservando sua imagem.

Conquista e aquisição de novos clientes

Ao entender como funciona o Google Meu Negócio, fica fácil compreender que a aquisição de clientes é um grande ganho – consequência natural de se estar em uma posição de destaque no Google. 

Como mostram os dados reunidos pelo Media Captain, 97% dos usuários aprendem principalmente sobre empresas locais no online.

Isso significa que, efetivamente, pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço vão procurar opções para atender às necessidades delas e, assim, chegar até você.

É por essa razão que estar ativo e acompanhar a movimentação dos usuários fará toda a diferença. Segundo o Think With Google, 88% dos consumidores confiam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais.

Dessa forma, se você tem se preocupado em oferecer um bom atendimento ao seu público e as pessoas têm dado retornos positivos sobre seu negócio, isso vai servir como uma prova social para quem acha sua loja no Google.

Acesso a métricas sobre a ficha da empresa

Em último lugar, o acesso a métricas sobre a ficha da empresa também é uma importante vantagem de usar esse serviço. É possível criar diversos insights por meio das informações de desempenho da sua ficha.

Se você se dedicar a isso, pode usar esses dados a favor da sua estratégia de marketing.  Com essa ferramenta, você consegue ver os acessos diários da sua ficha e comparar com os acessos do seu site. 

Também é possível saber a ação do usuário depois de ver sua ficha, como, por exemplo, se fez alguma pergunta ou tentou ligar para seu estabelecimento.

Por fim, ao saber quais palavras as pessoas usam no Google para achar seu negócio, você poderá escolher os melhores termos e informações para descrever a sua loja.

Como cadastrar no Google Meu Negócio?

Para fazer o cadastro da sua loja no Google My Business, basta seguir alguns passos. Acessando a página Perfil da empresa, você deverá fazer o login e clicar em “Gerenciar sua Empresa”.

Em alguns casos, a sua empresa pode ter sido criada automaticamente pelo Google, e você deverá reivindicar a autoria. Do contrário, será necessário criar o seu perfil.

Com isso, você vai precisar inserir todas as informações relevantes da sua loja, como nome da empresa, telefone, site e a categoria de mercado.

Em seguida, você vai confirmar que tem a autorização para gerenciar a empresa e o local do seu negócio. Depois, será redirecionado para o seu painel de controle. 

No entanto, até começar a usar, você vai precisar esperar chegar um código. Há algumas formas de fazer a verificação: telefone, mensagem de texto, e-mail ou vídeo. 

A depender do caso, será preciso verificar com mais de um método.

Depois de recebê-lo, você vai poder confirmar sua loja e, assim, seguir os próximos passos recomendados pelo próprio Google, adicionando mais informações em sua página. 

Como anunciar no Google Meu Negócio da melhor forma?

Apesar de ter um perfil com sua loja cadastrada e entender o que é Google Meu Negócio, muitas pessoas ainda podem ter a dúvida: como fazer anúncios bem sucedidos?

Existem algumas boas práticas que você pode seguir para garantir que seu negócio possa tirar o maior proveito dessa ferramenta. Conheça cada uma delas!

Utilize o máximo de recursos disponíveis

A primeira dica de otimização dessa ferramenta é utilizar ao máximo todos os recursos que ela disponibiliza. São opções como imagens, postagens e reservas, que podem servir de diferencial para o maior uso pelos usuários.

Se você não tem nenhuma imagem da sua loja, por exemplo, está na hora de ter. 

De acordo com o próprio Google, empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rotas no Google Maps e 35% mais cliques no site.

Além disso, ao oferecer serviços como postagens sobre promoções, mais pessoas podem se interessar pelos seus produtos e, com o recurso de reservas, usuários podem fazer agendamentos diretamente na página, facilitando o processo.

Sempre mantenha seus dados atualizados

Pode parecer algo bastante óbvio, mas muitas empresas esquecem de atualizar dados em todos os canais que possuem com seus clientes.

Isso também vale para o GMB. Não basta ter uma presença nesta plataforma, é preciso garantir que ela esteja atualizada. 

Não esqueça de indicar ao Google o seu horário de funcionamento, site, telefone ou localização caso haja mudanças.

É isso o que torna mais fácil para o próprio Google fazer a ponte até seus consumidores.

Além disso, você pode fazer o uso do app para dispositivos móveis a fim de obter todas as atualizações relativas à sua presença online, seja onde você estiver.

Use as palavras-chave de forma estratégica

De forma geral, o Google Meu Negócio se estabelece como uma ferramenta de SEO local,  pois ajuda a destacar uma empresa que está próxima geograficamente do usuário.

E, assim como funciona para os sites indexados no Google, as palavras-chave do seu negócio também precisam ser bem pensadas para essa funcionalidade. É fundamental usar as principais buscadas para seu nicho de mercado.

Voltando a aquele exemplo do restaurante chinês, uma forma de otimizar nesse sentido seria, por exemplo, na descrição, colocar algo como: “somos o restaurante chinês X, com o melhor yakissoba da região Y.” 

Monitore toda performance do seu perfil

Em último lugar, o GMB é uma inteligente forma de entender melhor o comportamento dos seus consumidores. Por essa razão, quanto mais você acompanhar a performance do seu perfil, melhor será essa compreensão.

Isso vai ajudar não só a oferecer um serviço mais completo na plataforma como também a expandir a prática para a sua loja, seja ampliando os canais de comunicação, de venda ou de produtos.

Como tem total relação com o Google Maps, essa ferramenta também pode ajudar você a entender melhor como as pessoas se relacionam com o seu estabelecimento físico e o que pode ser melhorado na sua localização. 

Dúvidas frequentes sobre o Google My Business

Na sequência, separamos algumas dúvidas frequentes em relação a esse tema. Acompanhe!

Qual é a função do Google Meu Negócio?

O principal objetivo do GMB é trazer mais visibilidade para o seu negócio. Para isso, a plataforma possibilita um cadastramento de informações essenciais sobre o estabelecimento, como contato, horário de funcionamento e localização.

Como excluir fotos do Google Meu Negócio?

Acesse “Mostrar perfil”, no seu Perfil da Empresa, e selecione a opção “Por proprietário”, localizada no painel esquerdo. Basta encontrar a foto que deseja excluir e clicar na opção “Excluir”, no canto superior direito da imagem.

Como adicionar administrador no Google Meu Negócio?

Nas configurações do perfil, clique em “Pessoas e Acesso”; depois, no canto superior esquerdo da página, selecione “Adicionar” e informe o endereço de e-mail ou nome do novo administrador. Por fim, em Acesso, selecione “Administrador” e clique em “Convidar”.

Como alterar endereço no Google Meu Negócio?

Para mudar o endereço no Google My Business, basta entrar em “Editar perfil” e selecionar “Local”. Em “Local da Empresa”, clique em editar, digite o novo endereço e selecione “Salvar”.

Como excluir o Google Meu Negócio?

Para excluir o perfil da sua empresa, você deve ir até a ferramenta de negócio, clicar em gerenciar locais, selecionar a empresa que deseja excluir – caso tenha mais de uma –, selecionar depois “ações” e ir na opção “remover”.

Conheça as tecnologias TOTVS para o Varejo

O GMB é uma importante ferramenta para aumentar sua presença de mercado no universo digital, assim como para destacar as informações dos pontos físicos do seu negócio, caso eles existam.

Seu cliente pode ver seu produto ou sua marca pela internet mas optar por comprar na loja física, por exemplo. 

Neste caso, ter uma estratégia omnichannel que pensa na integração dos canais de vendas da sua empresa vai fazer toda a diferença.

Já imaginou integrar gestão de estoque, controle financeiro e gerenciamento de todos os canais de venda em um só lugar? Com as tecnologias TOTVS para o setor varejista, isso é possível.

Nossos sistemas possuem funcionalidades que permitem a integração da sua operação para otimizar todo o gerenciamento.

Assim, é possível vender produtos de qualquer estoque, entregando a partir de uma loja diferente quando necessário.

Conheça agora mesmo os nossos sistemas e aplicações para varejistas!

Conclusão

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita para empresas, que permite a visibilidade dos estabelecimentos nos resultados de pesquisas locais associadas ao Google Maps.

Investir nesse meio de contato com seus potenciais clientes é fundamental, pois permite que você seja facilmente encontrado, conquiste novos compradores e possa ter insights valiosos sobre o comportamento de quem te procura.

Aliado a isso, as tecnologias TOTVS para o setor varejista permitem a implementação de uma comunicação que fortalece sua empresa, em todos os canais de vendas em que ela estiver.

E, se você quer saber mais sobre negócios no universo digital, leia também sobre como criar Instagram comercial!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.