Google Meu Negócio: quais as vantagens de uma loja investir nele?

Equipe TOTVS | 09 agosto, 2022

O Google Meu Negócio é uma ferramenta indispensável para qualquer empreendimento que quer ser encontrado no principal mecanismo de busca da internet.

Lançado em 2014 e totalmente gratuito, esse serviço do Google tem ajudado milhares de empresas a serem descobertas, aumentando o reconhecimento de marca e, principalmente, o número de vendas.

Se você tem uma loja e quer aumentar a visibilidade dela, apostar nesse instrumento é uma excelente opção. 

E, para que você possa entender mais sobre o tema, preparamos um conteúdo para explicar tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta. Vamos nessa? Boa leitura!

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma que permite o cadastramento da sua empresa e de informações relativas a ela para que as pessoas possam achá-la mais facilmente.

Esse serviço é a principal forma de aumentar a presença digital da sua loja e fazer com que potenciais clientes possam se conectar, do ponto de vista local, com o que você está vendendo.

Com ele, você pode ser encontrado tanto no buscador do Google como também no Google Maps, serviço de pesquisa e visualização de mapas da mesma empresa.

Como funciona o Google Meu Negócio?

Na prática, os usuários vão pesquisar um termo relacionado com o seu negócio. A  partir disso, eles vão encontrar as melhores opções para essa intenção de buscar, o que vai fazer com que eles tenham acesso a dados da empresa.

Vamos imaginar que você é um restaurante de comida chinesa. Se alguém que mora perto da sua empresa está buscando estabelecimentos próximos para comer yakissoba, você vai ser uma das opções. 

Dessa forma, caso você seja cadastrado no Google Meu Negócio, ao pesquisar “restaurantes chineses”, você será apresentado ao usuário, juntamente com seus dados de contato e localização e até seu cardápio digital.

No entanto, os serviços disponíveis para empresas que se cadastrem no Google Meu Negócio podem ir muito além de apenas serem encontrados. 

Há uma série de recursos interessantes que podem ser aproveitados por uma loja ou negócio. Além de informações básicas sobre o estabelecimento, outros recursos disponíveis nessa plataforma são:

  • postar fotos e vídeos da empresa e dos produtos;
  • receber comentários e as notas de clientes;
  • responder avaliações do público sobre o atendimento;
  • fazer anúncios e promoções de produtos ou serviços;
  • oferecer serviços de reserva para seu estabelecimento;
  • exibir o horário de funcionamento e de maior movimentação;
  • realizar postagens com novidades e eventos sobre seu negócio.

Quanto mais recursos você utilizar e mais informações você fornecer, maior a chance de você ganhar relevância com essa ferramenta.

Quais são os benefícios que o Google Meu Negócio traz para as lojas?

Empresas que são validadas no Google têm uma série de ganhos para o negócio que, no final das contas, vão interferir numa maior visibilidade, afinal, ele está aparecendo para as pessoas. 

Entre as principais vantagens de investir nessa funcionalidade, estão: destaque na primeira página do Google, canal de comunicação com os clientes, aquisição de novos clientes e insights a partir de métricas da plataforma.  

A seguir, vamos falar como cada um desses aspectos são positivos para sua loja. Acompanhe!

Posição de destaque na primeira página 

A primeira vantagem de investir no Google Meu Negócio é a visibilidade que isso oferece. Como essa ferramenta aparece no topo da busca, você vai conseguir ter uma posição de destaque na primeira página do Google. E esse é o espaço mais valioso do buscador.

Para começar, basta reforçar um importante dado sobre os mecanismos de busca: 9 em cada 10 pessoas só clicam em links que estão na primeira página do Google, como mostram dados reunidos pela Publer sobre o tema.

Junto a isso, um estudo do Zero Limit também revelou que os primeiros cinco resultados da busca orgânica recebem 67,6% dos cliques.  A partir do sexto, no entanto, esse percentual passa a ser de 3%. 

Por isso, quanto mais em cima – e o Google Meu Negócio garante isso -, melhor. E esse espaço se torna um grande campo de descoberta tanto para reconhecimento de marca como para uma maior conversão, não é mesmo?

Canal de comunicação com os clientes

A comunicação que a sua empresa tem com o público é fundamental. E garantir que ela esteja integrada e atualizada para qualquer canal é importante.

Um dos recursos fundamentais do Google Meu Negócio é a possibilidade de se comunicar com seus clientes ou potenciais clientes.

Entre as funcionalidades associadas a isso, está a possibilidade dos usuários  seguirem as fichas de empresas.  Com isso, os usuários podem estabelecer um canal direto com a sua loja.

As pessoas podem clicar no botão de “mensagem” para falar com você e, toda vez que isso acontecer, você será notificado.  

Você também pode – e deve – responder a todos os feedbacks dos clientes nessa plataforma, reduzindo o impacto e preservando sua imagem.

Conquista e aquisição de novos clientes

Uma das consequências naturais de estar em uma posição de destaque no Google é conquistar novos clientes. 

Como mostram os dados reunidos pelo Media Captain, 97% dos usuários aprendem principalmente sobre empresas locais no online.

Isso significa que, efetivamente, pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço vão procurar opções para atender às necessidades delas e, assim, chegar até você.

É por essa razão que estar ativo e acompanhando a movimentação dos usuários fará toda a diferença. Segundo o Think With Google, 88% dos consumidores confiam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais.

Dessa forma, se você tem se preocupado em oferecer um bom atendimento ao seu público e as pessoas têm dado retornos positivos sobre seu negócio, isso vai servir como uma prova social para quem acha sua loja no Google Meu Negócio.

Acesso a métricas sobre a ficha da empresa

Em último lugar, o acesso a métricas sobre a ficha da empresa também é uma importante vantagem de usar esse serviço. É possível criar diversos insights por meio das informações de desempenho da sua ficha.

Se você se dedicar a isso, pode usar esses dados a favor da sua estratégia de marketing.  Com essa ferramenta, por exemplo, você consegue ver os acessos diários da sua ficha e comparar com os acessos do seu site. 

Também é possível saber a ação do usuário depois de ver sua ficha, como, por exemplo, se fez alguma pergunta ou tentou ligar para seu estabelecimento.

Por fim, ao saber quais palavras as pessoas usam no Google para achar seu negócio, você poderá escolher os melhores termos e informações para descrever a sua loja.

Como fazer cadastro no Google Meu Negócio?

Para fazer o cadastro da sua loja no Google Meu Negócio, basta seguir alguns passos. Acessando a página Perfil da empresa, você deverá fazer o login e clicar em “Gerenciar sua Empresa”.

Em alguns casos, a sua empresa pode ter sido criada automaticamente pelo Google, e você deverá reivindicar a autoria. Do contrário, será necessário criar o seu perfil.

Com isso, você vai precisar inserir todas as  informações relevantes da sua loja, como nome da empresa, telefone, site e a categoria de mercado.

Em seguida, você vai confirmar que tem a autorização para gerenciar a empresa e o local do seu negócio. Depois, será redirecionado para o seu painel de controle. 

No entanto, até começar a usar, você vai precisar esperar chegar um código. Há algumas formas de fazer a verificação: telefone, mensagem de texto, e-mail ou vídeo. A depender do caso, será preciso verificar com mais de um método.

Depois de recebê-lo, você vai poder confirmar sua loja e, assim, seguir os próximos passos que a própria carta enviada pelo Google orienta, adicionando mais informações em sua página. 

Como usar o Google Meu Negócio da melhor forma?

Apesar de ter um perfil no Google Meu Negócio com sua loja cadastrada, muitas pessoas ainda podem ter a dúvida: como ganhar dinheiro com o Google Meu Negócio? Ou seja, como fazer que esse uso tenha um bom efeito?

Existem algumas boas práticas que você pode seguir para garantir que seu negócio possa tirar o maior proveito dessa ferramenta. Conheça cada uma delas!

Utilize o máximo de recursos disponíveis

A primeira dica de otimização dessa ferramenta é utilizar ao máximo todos os recursos que ela disponibiliza. São opções como imagens, postagens e reservas que podem servir de diferencial para o maior uso pelos usuários.

Se você não tem nenhuma imagem da sua loja, está na hora de ter. De acordo com o próprio Google, empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rotas no Google Maps e 35% mais cliques no site.

Além disso, ao oferecer serviços como postagens sobre promoções, mais pessoas podem se interessar pelos seus produtos e, com o recurso de reservas, usuários podem fazer agendamentos diretamente na página, facilitando o processo.

Sempre mantenha seus dados atualizados

Pode parecer algo bastante óbvio, mas muitas empresas podem esquecer de atualizar dados em todos os canais que possuem com seus clientes. Por isso, você precisa adicionar o Google Meu Negócio dentro desse fluxo.

Ou seja, não basta ter uma presença nesta plataforma, é preciso garantir que ela esteja atualizada. Não esqueça de indicar ao Google o seu horário de funcionamento, site, telefone ou localização caso haja mudanças.

É isso o que torna mais fácil para o próprio Google fazer a ponte até seus consumidores.

Além disso, você pode fazer o uso do app para dispositivos móveis a fim de obter todas as atualizações relativas à sua presença online, seja onde você estiver.

Utilize as palavras-chave de forma estratégica

De forma geral, o Google Meu Negócio se estabelece como uma ferramenta de SEO local,  pois ajuda a destacar uma empresa que está próxima geograficamente do usuário.

E, assim como funciona para os sites indexados no Google, as palavras-chave do seu negócio também precisam ser bem pensadas para essa funcionalidade. É fundamental usar as principais buscadas para seu nicho de mercado.

Voltando a aquele exemplo do restaurante chinês, uma forma de otimizar nesse sentido seria, por exemplo, na descrição, colocar algo como: “somos o restaurante chinês X, com o melhor yakissoba da região Y.” 

Monitore toda performance do seu perfil

Em último lugar, o Google Meu Negócio é uma inteligente forma de entender melhor o comportamento dos seus consumidores. Por essa razão, quanto mais você acompanhar a performance do seu perfil, melhor será essa compreensão.

Isso vai ajudar não só a oferecer um serviço mais completo na plataforma como também a expandir a prática para a sua loja, seja ampliando os canais de comunicação, de venda ou de produtos.

Como tem total relação com o Google Maps, essa ferramenta também pode ajudar você a entender melhor como as pessoas se relacionam com o seu estabelecimento físico e o que pode ser melhorado na sua localização. 

Google Meu Negócio: dúvidas frequentes

Na sequência, separamos algumas dúvidas frequentes em relação a esse tema. Acompanhe!

Qual o valor do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é pago? Não. Não há qualquer custo para usar o Google Meu Negócio.  Essa plataforma é totalmente grátis, funciona como um serviço de publicidade gratuito para as lojas que querem aumentar a presença digital.

Qual o tamanho da imagem para postagens no Google Meu Negócio?

De acordo com o Google, as fotos devem ter 720 pixels de largura e 720 pixels de altura. O formato precisa ser  JPG ou PNG.

O Google Meu Negócio vai acabar?

Na verdade, essa ferramenta vai passar por uma série de mudanças de usabilidade em 2022. A atualização vai fazer com que a manutenção do perfil seja pelo Google Maps e pela pesquisa do Google (Search).

Para ajudar nessa transição, o próprio Google está direcionando os donos de empresas a gerenciarem seu “Perfil da Empresa”, como mostramos.

Como excluir o Google Meu Negócio?

Para excluir o perfil da sua empresa, você deve ir até a ferramenta de negócio, clicar em gerenciar locais, selecionar a empresa que quer excluir – caso tenha mais de uma- , selecionar depois “ações” e ir na opção “remover”

Aumente as vendas do seu negócio com o TOTVS Omni by Moddo

O Google Meu Negócio é uma importante ferramenta para aumentar sua presença de mercado no universo digital, assim como para destacar as informações dos pontos físicos do seu negócio, caso eles existam.

Seu cliente pode ver seu produto ou sua marca pela internet mas optar por comprar na loja física, por exemplo. Neste caso, ter uma estratégia omnichannel que pensa na integração dos canais de vendas da sua empresa vai fazer toda a diferença.

O TOTVS Omni by Moddo é o melhor sistema omni do mercado e oferece dashboards inteligentes e intuitivos com dados e indicadores da sua

operação e do seu estoque em tempo real.

Descubra como integrar seus canais e transforme sua operação em omnichannel com o TOTVS Omni by Moddo!

omni by moddo

Conclusão

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita para empresas que permite que sejam encontradas nos resultados de pesquisas locais associadas ao Google Maps.

Investir nesse meio de contato com seus potenciais clientes é fundamental, pois permite que você seja facilmente encontrado, conquiste novos compradores e possa ter insights valiosos sobre o comportamento de quem te procura.

O TOTVS Omni by Moddo permite a implementação de uma comunicação que fortalece sua empresa, em todos os canais de vendas em que ela estiver.

E, se você quer saber mais sobre negócios no universo digital, leia também sobre como criar Instagram comercial!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.