O desempenho do varejo depende muito das campanhas que estimulam as vendas. Por essa razão, ter um planejamento voltado para isso faz toda a diferença para a sua receita. A sua empresa faz uso de um calendário promocional?
Essa ferramenta vai te ajudar a organizar suas vendas ao longo do ano e, principalmente, o preço dos seus produtos. Com isso, você vai conseguir ter o melhor retorno possível.
Se você trabalha no varejo e quer saber como usá-lo a seu favor, está no artigo ideal. Ao longo do conteúdo, vamos te explicar o que é, qual a importância e como montar o seu para que você tenha sucesso. Vamos nessa? Boa leitura!
O que é um calendário promocional?
Um calendário promocional informa e reúne as principais datas comemorativas de um ano para os vendedores do setor varejista.
Isso se dá pois essa ferramenta serve como uma oportunidade para lembrar e explorar períodos de maiores vendas motivados justamente por essas datas importantes.
Qual a importância do calendário comercial?
O calendário sazonal é importante porque ajuda os vendedores e a gestão de um negócio a terem uma visão mais ampla do plano de ação da empresa. Entre os principais motivos para ter esse planejamento, podemos destacar:
- aumento do número de vendas em datas importantes do ano;
- desenvolvimento de um planejamento mais consistente e organizado;
- facilitação do trabalho dos gestores do negócio;
- credibilidade no mercado de atuação da empresa;
- possibilidade de melhora do investimento em marketing da empresa;
- aumento do índice de satisfação do consumidor.
Calendário promocional para o varejo em 2023
Você nunca pode perder o timing quando o assunto é calendário comercial. E, para isso não acontecer, você precisa se antecipar.
É por isso que, depois de dar algumas dicas mais gerais sobre a criação do calendário promocional, resolvemos reunir algumas das datas de cada mês para te ajudar na criação de uma estratégia.
Apesar de cada empresa, seja de varejo digital ou não, ter um perfil de público, produtos e serviços diferentes, é importante conhecer as principais datas.
A seguir, veja as oportunidades que você pode usar na hora de montar um calendário comercial de varejo!
Janeiro
O primeiro mês do ano é marcado por um período que costuma ser o de férias, principalmente escolares.É também um momento posterior às festas de fim de ano, por essa razão, produtos focados nisso costumam ser barateados em janeiro.
Outro nicho que pode se beneficiar especificamente nesse mês são aqueles que vendem materiais escolares. As aulas sempre começam no começo de fevereiro, portanto, esse mês que antecede é a melhor oportunidade de vender esses produtos.
Além disso, veja algumas datas pouco exploradas nesse mês que você pode aproveitar para realizar campanhas:
- 07 de janeiro – Dia do Leitor: livrarias e marketplaces que vendem livros podem fazer datas comemorativos focadas nisso, ou até mesmo ações para todo o mês;
- 26 de janeiro – Dia da Gula: restaurantes e docerias podem usar essa data a favor para despertar o desejo de comidas específicas em preços especiais.
Fevereiro
O Carnaval será a data comemorativa mais importante do mês. Junto a isso, o segundo mês do ano também é um excelente momento para oferecer liquidações de verão.
Existem algumas datas importantes que podem ser incorporadas por alguns tipos de varejistas:
- 14 de fevereiro – Dia de São Valentim: é quando se comemora o dia dos namorados no exterior, mas a depender do nicho, você pode incorporar;
- 19 de fevereiro – Dia do Esportista: se você é do ramo de saúde ou fitness, é fundamental incorporar essa data nas suas campanhas;
- 21 de fevereiro – Carnaval: é o principal evento de fevereiro, quando ocorre nesse mês, sendo excelente para lojas de fantasia e também produtos de festas.
Março
Quando o carnaval não é em fevereiro, ele naturalmente acontece em março. Por essa razão, também é um mês que pode ser reservado para campanhas focadas nessa festividade.
Entre as principais datas de março para considerar na hora de criar sua estratégia estão:
- 8 de março – Dia da mulher: além de campanhas promocionais de produtos no dia e no mês, é fundamental trazer em discussões do porquê se comemora essa data e mostrar como sua empresa está ligada à luta feminina;
- 15 de março – Dia Mundial do Consumidor: apesar de ser uma data específica, também costuma envolver semanas com ações promocionais para trazer produtos e serviços com preços vantajosos aos consumidores.
Abril
Abril é o mês marcado pela Páscoa. Apesar de ser o feriado da Semana Santa, ele engloba diferentes mercados.
Muitas empresas podem se beneficiar da venda de chocolate para além do clássico ovo da páscoa. No geral, é um mês muito importante para lojas que vendem doces.
Considerando isso, o mês de abril no calendário sazonal é marcado por datas comemorativas como:
- 14 de abril – Dia Mundial do Café: cafeterias e supermercados podem aproveitar essa data internacional para campanhas focadas nesse produto;
- 28 de abril – Dia do Frete Grátis: essa é uma data muito interessante para os consumidores, pois a depender da sua política de frete, muitas pessoas que não comprariam com você por essa razão podem comprar;
- 7 de abril – Sexta Feira Santa: nesse dia, como de tradição, muitos católicos não comem carne, sendo uma oportunidade para mercados e restaurantes oferecerem alimentos alternativos a este;
- 9 de abril – Domingo de Páscoa: já esse dia é o dia em que são entregues os chocolates, sendo uma excelente oportunidade para esse tipo de nicho.
Maio
O mês de maio é conhecido como o mês das mães. Essa é uma das datas com o maior volume de vendas do ano. Muitos setores podem aproveitar para oferecer produtos e serviços focados nesse público.
Segundo dados do relatório da AlliN, o Dia das Mães de 2021 gerou um faturamento de R$6,4 bilhões no e-commerce durante o período do evento, representando um valor de 14% maior em relação ao ano de 2020.
Sendo assim, considerando essa grande data e também outras, no mês de maio, temos:
- 08 de maio – Dia do Turismo: todo o setor de viagens pode aproveitar o turismo para oferecer pacotes promocionais tanto nesse dia como em todo o mês de maio;
- 14 de maio – Dia das Mães: uma excelente oportunidade para os mais diferentes negócios, desde lojas de presentes até restaurantes;
- 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd: o universo geek sempre aproveita maio para campanhas promocionais pautadas nesse público. Por isso, lojas de games, por exemplo, devem aproveitar essa data.
Junho
Esse mês é famoso pelo Dia dos Namorados, em 12 de junho. Por essa razão, muitas marcas investem em promoções para casais. Todos os setores podem se beneficiar dessa data, afinal, há muitas formas de apresentar uma pessoa.
Além disso, junho também é o mês que marca o inverno. Por essa razão, é estratégico também para certos segmentos dentro da moda.
Listando as datas importante do mês, nós temos os seguintes eventos:
- 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente: campanhas voltadas para incentivar o consumo consciente e para mostrar como sua empresa se preocupa com isso são muito bem-vindas;
- 12 de junho – Dia dos Namorados: qualquer empresa que ofereça produtos de uso próprio podem aproveitar para incentivar o presenteio do parceiro ou parceira;
- 24 de junho – São João: embora seja um evento regional, também pode ser muito aproveitado para vender comidas típicas e itens decorativos associados ao tema;
- 28 de junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+: junho é internacionalmente conhecido por ações voltadas ao apoio à comunidade LGBTQIA+.
Julho
O mês que abre o segundo semestre tem pouca representatividade no comércio de uma forma geral. No entanto, como julho também é um mês que marca as férias, existem promoções que podem ser pensadas na área do turismo e do lazer.
Embora não tenha nenhuma grande data, existem algumas comemorações menores que podem ser aproveitadas pelo comércio varejista a depender do nicho. Algumas delas são:
- 20 de julho – Dia dos Amigos: aproveite para divulgar produtos e serviços pensados para o coletivo, além de promoções para dividir com um colega;
- 26 de julho – Dia dos Avós: esse é um ótimo momento para estimular a família e criar campanhas comoventes entre netos e avós.
Agosto
Agosto é marcado pelo Dia dos Pais. Diante disso, há uma série de nichos masculinos que podem se beneficiar com essa data. Um ponto positivo é que as vendas motivadas por essa celebração têm sido maiores nos últimos anos.
De acordo com dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), na semana do Dia dos Pais de 2021, as vendas em shopping centers cresceram 45,4% em relação à data comemorativa de 2020.
Em agosto, seu negócio ainda pode explorar outras datas como:
- 11 de agosto – Dia do Estudante: o retorno das aulas no mês de agosto junto com essa data são uma ótima combinação para o setor escolar. Com isso, lojas de materiais escolares podem usar essa data a seu favor também durante o começo do mês;
- 15 de agosto – Dia dos Solteiros: neste caso, você pode promover ações diversas focadas em pessoas solteiras.
Setembro
Uma das datas que mais movimenta o mês de setembro é o Dia do Cliente, em 15 de setembro.
Dessa forma, você pode aproveitar para criar excelentes campanhas focadas em descontos e ofertas ao público, principalmente aos clientes mais fiéis.
O mês não conta com tantas datas interessantes. Mas, para resumir, outra celebração que pode ser aproveitada pelos varejistas é:
- 13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça: empresas do ramo de bebidas e alimentos, além de restaurantes, podem aproveitar esse tema para fazer vendas diferenciadas.
Outubro
Outubro é o mês das crianças. Empresas de varejo focadas nesse setor devem fazer mais esforços com ações promocionais.
Lojas de moda infantil e de brinquedos são as mais beneficiadas. Além disso, sua empresa pode usar a seu favor outras datas comemorativas como, por exemplo:
- 4 de outubro – Dia Mundial dos Animais: essa data é mais focada em empresas que comercializam produtos pet, mas nada impede que você desenvolva campanhas que agreguem valor a esse tema;
- 29 de outubro – Dia Nacional do Livro: essa é uma data excelente para as livrarias, que podem fazer campanhas promocionais durante a semana de comemoração;
- 31 de outubro – Dia das Bruxas: o Halloween tem sido nacionalizado. Portanto, bares e restaurantes podem aproveitar a data para promover eventos, enquanto lojas de fantasias lucram com a venda de roupas e docerias, de doces.
Novembro
Uma das datas do varejo mais aguardadas de todo o ano acontece na última sexta de novembro: a Black Friday. Em 2023, será no dia 24 de novembro.
Embora seja apenas na última semana do mês, novembro todo costuma ser dedicado a campanhas promocionais voltadas para essa data, que é uma das mais aguardadas por e-commerces, dado que turbina a venda em comércios físicos e virtuais.
O foco é oferecer grandes descontos em preço de produtos, independentemente do ramo do varejo, embora as promoções mais aguardadas geralmente seja as de eletrônicos e eletrodomésticos.
Além da Black Friday, existe a Cyber Monday, que pode cair em novembro ou não. Ela acontece sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday e costuma ser focada em produtos de tecnologia.
Dezembro
O último mês do ano é marcado pelo Natal, também uma das principais datas comemorativas do ano. Por essa razão, todos os esforços do mês costumam ser direcionados para os dias 24 e 25 de dezembro.
A maioria dos setores de varejo podem aproveitar essa data promocional. Afinal, há diferentes tipos de presentes que se pode dar.
Muitos varejistas, principalmente de moda, focam também no Revéillon, ampliando a oferta de roupas na cor branca, tradicionalmente usadas na virada do ano.
O réveillon é o segundo evento lucrativo relacionado a esse mês, dado que sempre são feitas festas nesse período e muitos itens precisam ser comprados. Setores de decoração, bebidas e roupas são os que mais se beneficiam.
Como montar um calendário promocional?
Para montar um calendário promocional você precisa conhecer seu público, analisar anos passados e entender como a sazonalidade afeta seu negócio. Veja mais um pouco sobre esses aspectos a seguir:
- Conheça bem o seu público e o que ele quer;
- Avalie os resultados de campanhas dos anos passados;
- Observe como a sazonalidade afeta seu negócio.
1. Conheça bem o seu público e o que ele quer
Você só vai conseguir ter sucesso com suas campanhas se conhecer bem o seu consumidor. É por isso que ter dados reais sobre o consumo dos seus clientes é um aspecto crucial na hora de montar seu calendário de promoções.
Saber os interesses dos seus compradores vai te ajudar a desenvolver novas abordagens comerciais e modelos específicos de ofertas. Assim, você terá condições de criar produtos especiais, além de ofertas e precificação.
Se o seu cliente não se sentir atraído pela campanha, o seu esforço foi inútil. Por essa razão, não adianta oferecer promoções que não dialoguem com o seu público-alvo.
2. Avalie os resultados de campanhas dos anos passados
O segundo ponto na hora de montar um calendário sazonal é observar o que já deu certo. Se sua empresa não for nova, busque avaliar os resultados das campanhas dos anos passados.
Os resultados reais que sua estratégia anterior gerou para cada promoção oferecida são informações muito valiosas, além de gerarem insights fundamentais para suas novas ações.
Para isso, sempre compare os resultados do ano corrente em relação ao ano passado, considerando também a diferença de orçamento. Você pode ainda avaliar de acordo com períodos de tempo relevantes e menores, como semanas, meses e trimestres.
Uma última comparação que deve ser feita é de acordo com as tendências e mudanças importantes no comportamento de compras que podem acontecer de um período para outro.
3. Observe como a sazonalidade afeta seu negócio
Em último lugar, para montar um calendário comercial, você precisa dar mais importância para as datas que possuem uma maior relação com o seu segmento. A sazonalidade é um conceito fundamental para qualquer gestor.
Isso significa dizer que sua empresa não vai necessariamente fazer promoção em toda data. Se você é um varejista de roupas para mulheres, o Dia dos Pais não será uma comemoração que faz sentido para o que sua loja vende.
Da mesma maneira, se sua empresa é uma loja de biquíni, é preciso distribuir seus esforços de acordo com as estações, pois em períodos de inverno os seus resultados serão menos expressivos em relação ao verão, percebe?
Ao compreender esses aspectos, fica muito mais fácil criar um calendário promocional alinhado com a realidade do seu nicho de mercado.
Como a tecnologia pode ajudar a aumentar as vendas no varejo?
Quem trabalha com varejo precisa se preocupar em integrar a tecnologia nas vendas. É por meio de soluções tecnológicas que você pode acompanhar o sucesso de ações promocionais.
É possível, por exemplo, fazer o acompanhamento em tempo real da operação de vendas, além de ter informações precisas sobre os produtos que seu cliente compra com você. Isso tudo vai fazer com que suas campanhas convertam muito mais.
Tecnologias TOTVS para o Varejo
Investir em ferramentas de integração dos canais de venda e cruzamento de informações é fundamental para ter sucesso com o seu calendário comercial.
As tecnologias TOTVS voltadas ao setor varejista permitem que a sua loja ofereça um serviço que atenda às expectativas do seu cliente, integrando todos os seus canais de vendas, sejam físicos ou online.
Por meio de comunicação conectada, seu negócio consegue ter um ambiente operacional que integre diversos dados da sua operação e a torne muito mais precisa.
Saiba tudo sobre os nossos sistemas e aplicações desenvolvidos para o varejo!

Conclusão
O calendário promocional é a execução do planejamento que tem como propósito definir as promoções mais estratégicas para todo o ano. Os negócios do varejo precisam ter um.
Para isso, é importante conhecer bem o público, analisar dados anteriores e, claro, observar como as datas interferem no seu negócio. Ao escolher as datas do ano que são interessantes, você pode acompanhar os resultados das ações.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Aproveite para conferir também o guia que preparamos sobre tendências do varejo!
Deixe aqui seu comentário