Como fazer um calendário promocional e aproveitar as datas comemorativas?

Equipe TOTVS | 08 julho, 2022

O desempenho do varejo depende muito das campanhas que estimulam as vendas. Por essa razão, ter um planejamento voltado para isso faz toda a diferença para a sua receita. A sua empresa faz uso de um calendário promocional?

Essa ferramenta vai te ajudar em como organizar suas vendas ao longo do ano e, principalmente, o preço dos seus produtos. Com isso, você vai conseguir ter o melhor retorno possível. 

Se você trabalha no varejo e quer saber como usá-lo a seu favor, está no artigo ideal. Ao longo do texto vamos te explicar o que é, qual a importância e como montar o seu para que você tenha sucesso. Vamos nessa? Boa leitura!

O que é um calendário promocional? 

Um calendário promocional informa e reúne as principais datas comemorativas de um ano para os vendedores do setor varejista.

Isso se dá pois essa ferramenta serve como uma oportunidade para lembrar e explorar períodos de maiores vendas motivados justamente por essas datas importantes.

Qual a importância desse calendário?

O calendário promocional é importante porque ajuda os vendedores e a gestão de um negócio a terem uma visão mais ampla do plano de ação da empresa. Entre os principais motivos para ter esse planejamento, podemos destacar:

  • aumento do número de vendas em datas importantes do ano;
  • desenvolvimento de um planejamento mais consistente e organizado;
  • facilitação do trabalho dos gestores do negócio;
  • credibilidade no mercado de atuação da empresa
  • possibilidade de melhora do investimento em marketing da empresa;
  • aumento do índice de satisfação do consumidor.

Como montar um calendário promocional?

Mas, afinal, como montar um calendário promocional? Para isso, é importante conhecer seu público, analisar anos passados e entender como a sazonalidade afeta seu negócio. Veja mais um pouco sobre esses aspectos.

Conheça bem o seu público e o que ele quer 

Você só vai conseguir ter sucesso com suas campanhas se conhecer bem para quem você está vendendo. É por isso que ter dados reais sobre o consumo dos seus clientes é um aspecto crucial na hora de montar seu calendário de promoções.

Saber os interesses dos seus compradores vai te ajudar a desenvolver novas abordagens comerciais e modelos específicos de ofertas. Assim, você terá condições de criar produtos especiais, além de ofertas e precificação.

Se o seu cliente não se sentir atraído pela campanha, o seu esforço foi inútil. Por essa razão, não adianta oferecer promoções que não dialoguem com o seu público-alvo.

Avalie os resultados de campanhas dos anos passados

O segundo ponto na hora de montar um calendário promocional é observar o que já deu certo. Se sua empresa não for nova, busque avaliar os resultados das campanhas dos anos passados.

Os resultados reais que sua estratégia anterior gerou para cada promoção oferecida são informações muito valiosas, além de gerar insights fundamentais para suas novas ações.

Para isso, sempre compare os resultados do ano corrente em relação ao ano passado, considerando também a diferença de orçamento. Você pode também avaliar de acordo com períodos de tempo relevantes e menores, como semanas, meses e trimestres.

Uma última comparação que deve ser feita é de acordo com as tendências e mudanças importantes no comportamento de compra que podem acontecer de um período para outro.

Observe como a sazonalidade afeta seu negócio

Em último lugar, para montar um calendário promocional, você precisa dar mais importância para as datas que possuem uma maior relação com o seu segmento.A sazonalidade é um conceito fundamental para qualquer gestor.

Isso significa dizer que você não vai necessariamente fazer promoção em toda data. Se você é um varejista de roupas para mulheres, o Dia dos Pais não será uma comemoração que faz sentido para o que você vende.

Da mesma maneira, se você é uma loja de biquíni, você precisa distribuir seus esforços de acordo com as estações, pois em períodos de inverno os seus resultados serão menos expressivos em relação ao verão.

Ao compreender esses aspectos, fica muito mais fácil criar um calendário promocional alinhado com a realidade do seu nicho de mercado.

Calendário promocional para o varejo 

Você nunca pode perder o timing quando o assunto é calendário promocional. E, para isso não acontecer, você precisa se antecipar. 

É por isso que, depois de dar algumas dicas mais gerais sobre a criação do calendário promocional, resolvemos reunir algumas das datas de cada mês para te ajudar na criação de uma estratégia.

Apesar de cada empresa, seja de varejo digital ou não, ter um perfil de público, produtos e serviços diferentes, é importante conhecer as principais datas.

A seguir, veja as oportunidades que você pode usar na hora de montar um calendário promocional de varejo!

Janeiro

O primeiro mês do ano é marcado por um período que costuma ser o de férias, principalmente escolares.É também um momento posterior às festas de fim de ano, por essa razão, produtos focados nisso costumam ser barateados em janeiro. 

Além disso, veja algumas datas pouco exploradas nesse mês que você pode aproveitar para realizar campanhas:

  • 07 de janeiro – Dia do Leitor: livrarias e marketplaces que vendem livros podem fazer datas comemorativos focadas nisso, ou até mesmo ações para todo o mês;
  • 26 de janeiro – Dia da Gula: restaurantes e principalmente docerias podem usar essa data a favor para despertar o desejo de comidas específicas em preços especiais.

Fevereiro

Nem sempre o carnaval cai em fevereiro, mas quando é neste mês, trata-se da data comemorativa mais importante do mês. Junto a isso, o segundo mês do ano também é um excelente momento para oferecer liquidações de verão.

Além de uma das festas mais importantes, nesse mês existem duas datas que podem ser incorporadas por alguns tipos de varejistas:

  • 14 de fevereiro – Dia de São Valentim: é quando se comemora o dia dos namorados no exterior, mas a depender do nicho, você pode incorporar;
  • 19 de fevereiro – Dia do Esportista:  se você é do ramo de saúde e, principalmente fitness, é fundamental incorporar essa data nas suas campanhas.

Março

Quando o carnaval não é em fevereiro, ele naturalmente acontece em março. Por essa razão, também é um mês que pode ser reservado para campanhas focadas nessa festividade.

Entre as principais datas de março para considerar na hora de criar sua estratégia estão:

  • 8 de março – Dia da mulher: além de campanhas promocionais de produtos no dia e no mês, é fundamental trazer em discussões do porquê se comemora essa data e mostra como sua empresa está ligada a luta feminina;
  • 15 de março – Dia Mundial do Consumidor: apesar de ser uma data específica, também costuma envolver semanas com ações promocionais para trazer produtos e serviços com preços vantajosos aos consumidores.

Abril

Abril é o mês que é bastante conhecido pela Páscoa. Apesar de ser o feriado da Semana Santa, ele engloba diferentes mercados. 

Muitas empresas podem se beneficiar da venda do chocolate para além do clássico ovo da páscoa. No geral, é um mês muito importante para lojas que vendem doces. No entanto, além disso, abril também é marcado por datas comemorativas como:

  • 14 de abril – Dia Mundial do Café: cafeterias e supermercados podem aproveitar essa data internacional para campanhas focadas nesse produto;
  • 28 de abril – Dia do Frete Grátis: essa é uma data muito interessante para os consumidores, pois a depender da sua política de frete, muitas pessoas que não comprariam com você por essa razão podem comprar.

Maio

O mês de maio é conhecido como o mês das mães. Essa data é uma das datas com o maior volume de vendas do ano. Muitos setores podem aproveitar para oferecer produtos e serviços focados nesse público.

Segundo dados do relatório da AlliN, o Dia das Mães de 2021 gerou um faturamento de R$6,4 bilhões no e-commerce durante o período do evento, representando um valor de 14% maior em relação ao ano de 2020.

Para além do segundo domingo de maio, outras datas que também podem ser aproveitadas, embora mais segmentadas, são:

  • 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd: o universo geek sempre aproveita maio para campanhas promocionais pautadas nesse público, por isso, lojas de games, por exemplo, devem aproveitar essa data;
  • 08 – Dia do Turismo: todo o setor de viagens pode aproveitar o turismo para oferecer pacotes promocionais tanto nesse dia como em todo o mês de maio.

Junho

Esse mês é famoso pelo dia dos namorados, em 12 de junho. Por essa razão, muitas marcas investem em promoções para casais. Todos os setores podem se beneficiar dessa data, afinal, há muitas formas de apresentar uma pessoa.

Além disso, junho também é o mês que marca o inverno. Por essa razão, passa a ser uma estratégica para tanto para certos segmentos dentro da moda.

  • 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente: campanhas voltadas para incentivar consumo consciente e para mostrar como sua empresa se preocupa com isso são muito bem-vindas;
  • 28 de junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+: o mês, como um todo, é internacionalmente conhecido por ações voltadas ao orgulho LGBT. Dessa forma, se você quer mostrar apoio, é importante se atentar a isso, principalmente nessa data.

Julho

O mês que abre o segundo semestre tem pouca representatividade no comércio de uma forma geral. No entanto, como julho também é um mês que marca as férias, existem promoções que podem ser pensadas na área do turismo e do lazer.

Embora não tenha nenhuma grande data, existem algumas comemorações menores que podem ser aproveitadas pelo comércio varejista a depender do nicho. Algumas delas são:

  • 20 de julho – Dia dos Amigos: você pode aproveitar para divulgar produtos e serviços pensados para o coletivo, além de promoções para dividir com um colega;
  • 26 de julho – Dia dos Avós: apesar de não ser forte como o dia das mães e pais, esse é um ótimo momento para estimular a família e criar campanhas comoventes entre netos e avós.

Agosto

Agosto é marcado pelo Dia dos Pais. Embora seja mais fraco que o Dia das Mães, há uma série de nichos masculinos que podem se beneficiar com essa data. Um ponto positivo é que as vendas motivadas por essa data têm sido maiores nos últimos anos.  

De acordo com dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), a semana do Dia dos Pais, de 2021, as vendas em shopping centers cresceram 45,4% em relação à data comemorativa de 2020.

Em agosto, seu negócio ainda pode explorar datas inusitadas como, por exemplo:

  • 11 de agosto – Dia do Estudante: o retorno das aulas no mês de agosto junto com essa data são uma ótima combinação para o setor escolar;
  • 15 de agosto – Dia dos Solteiros: em vez de celebrar quem vive a vida a dois, você pode promover ações focadas em pessoas solteiras.

Setembro

Uma das datas que mais movimenta o mês de setembro é o Dia do Cliente, em 15 de setembro. Embora seja semelhante com o dia do consumidor, é um grande evento pois está associado à Semana do Brasil.

Dessa forma, você pode aproveitar para criar excelentes campanhas focadas em descontos e ofertas ao público, principalmente aos clientes mais fiéis. 

O mês não conta com tantas datas interessantes. Então, além desse dia, um que você pode investir se for do ramo de bebidas e alimentos é 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça.

Outubro

Outubro é o mês das crianças. Empresas de varejo focadas nesse setor devem fazer mais esforços com ações promocionais para esse mês.

Lojas de moda infantil e de brinquedos são as mais beneficiadas. Além disso, sua empresa pode usar a seu favor outras datas comemorativas como, por exemplo:

  • 4 de outubro – Dia Mundial dos Animais: essa data é mais focada para empresas focadas em produtos pet, mas nada impede que você desenvolva campanhas que agreguem valor a esse tema;
  • 31 de outubro – Dia das Bruxas: o halloween é bastante comemorado fora do Brasil, mas é possível adequar o tema no país a depender do seu setor e incentivar compras a partir desta data.

Novembro

Uma das datas do varejo mais aguardadas de todo o ano acontece na última sexta de novembro: a Black Friday. 

Embora seja apenas na última semana do mês, Novembro todo costuma ser dedicado a campanhas promocionais voltadas para essa data. Essa é uma das principais datas para e-commerces.

O foco é oferecer grandes descontos em preço de produtos, seja qual for o ramo do varejo, mas as promoções mais aguardadas costumam ser de eletrônicos e eletrodomésticos.

Além da Black Friday, existe a Cyber Monday, que pode cair em novembro ou não. Ela acontece sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday e costuma ser focada em produtos de tecnologia.

Dezembro

O último mês do ano é marcado pelo Natal, também uma das principais datas comemorativas do ano. Por essa razão, todos os esforços do mês costumam ser direcionados para os dias 24 e 25 de dezembro.

A maioria dos setores de varejo podem aproveitar essa data promocional, afinal, há diferentes tipos de presentes que se pode dar.

Muitos varejistas, principalmente de moda, focam também no Revéillon, ampliando a oferta de roupas na cor branca, tradicionalmente usadas na virada do ano.

Como a tecnologia pode ajudar a aumentar as vendas no varejo?

Quem trabalha com varejo precisa se preocupar em integrar a tecnologia nas vendas. É por meio de soluções tecnológicas que você pode acompanhar o sucesso de ações promocionais.

É possível, por exemplo, fazer o acompanhamento em tempo real da operação de vendas, além de ter informações precisas sobre os produtos que seu cliente compra com você. Isso tudo vai fazer com que suas campanhas convertam muito mais.

TOTVS Omni by Moddo

Investir em ferramentas de integração dos canais de venda e cruzamento de informações é fundamental para ter sucesso com o seu calendário promocional.

O TOTVS Omni by Moddo é uma solução de comunicação omnichannel que permite à sua loja oferecer um serviço que atenda às expectativas do seu cliente, integrando todos os seus canais de venda, sejam físicos ou online.

Por meio de comunicação conectada, seu negócio consegue ter um ambiente operacional que integre diversos dados da sua operação e a torne muito mais precisa.

Saiba tudo sobre TOTVS Omni By Moddo!

omni by moddo

Conclusão

O calendário promocional é a execução do planejamento que tem como propósito definir as promoções mais estratégicas para todo o ano. Os negócios do varejo precisam ter um.

Para isso, é importante conhecer bem o público, analisar dados anteriores e, claro, observar como as datas interferem no seu negócio. Ao escolher as datas do ano que são interessantes, você pode acompanhar os resultados das ações.

TOTVS Omni by Moddo é uma solução que faz com sua loja de varejo tenha um potencial muito maior de vendas.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.