On-premise vs cloud: comparativo de todos os recursos para encontrar o melhor para o seu negócio

Afinal, por que é importante entender as diferenças entre on-premise vs cloud? Atualmente o armazenamento e a computação em nuvem estão em alta, mas você já considerou se realmente valem a pena? Ou é melhor contar com uma estrutura de dados interna? Esta é uma discussão complexa e vai depender muito das necessidades da instituição, …

Equipe TOTVS | 15 fevereiro, 2023

Afinal, por que é importante entender as diferenças entre on-premise vs cloud?

Atualmente o armazenamento e a computação em nuvem estão em alta, mas você já considerou se realmente valem a pena? Ou é melhor contar com uma estrutura de dados interna?

Esta é uma discussão complexa e vai depender muito das necessidades da instituição, porém é preciso comparar a estrutura on-premise vs cloud.

Os chamados ambientes on-premise são aqueles estruturados dentro do espaço físico de uma empresa ou instituição.

Por outro lado, o cloud computing não demanda uma estrutura física, uma vez que você terceiriza o processamento a outros servidores que operam em nuvem.

No artigo de hoje, vamos explorar tudo sobre o assunto para ver no comparativo on-premise vs cloud qual pode ser a solução ideal para o seu negócio.

Acompanhe a leitura e entenda como aplicar!

O que é um serviço on-premise?

On-premise é o termo para serviços no local e oferece a conveniência e a familiaridade de ter uma estrutura montada no seu próprio ambiente. 

Ao fornecer acesso a recursos computacionais nas instalações ou nas proximidades, as empresas são capazes de manter seus dados dentro de seu controle e protegidos dos riscos de ameaças cibernéticas. 

Mantê-lo próximo também elimina a necessidade de implantar e gerenciar ambientes complexos de TI, ao mesmo tempo em que dá às empresas total visibilidade em suas aplicações e sistemas. 

A flexibilidade de utilizar tal sistema nas instalações de uma empresa também permite soluções mais personalizadas que se adaptam às necessidades específicas da empresa, sem ter que se preocupar com questões relacionadas à segurança ou à conformidade. 

Nova call to action

O que é cloud computing?

A computação em nuvem está ganhando rapidamente popularidade como a forma preferida de gerenciar, armazenar e acessar dados para empresas de todos os tamanhos. 

Ela revolucionou a forma como trabalhamos, e dá a capacidade de acessar dados de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. 

A computação em nuvem permite aos usuários armazenar suas informações em um espaço virtual e acessá-las remotamente, liberando-os da preocupação com a capacidade de armazenamento ou compra de hardware físico. 

Na medida em que mais empresas se juntam ao comboio da banda e adotam a tecnologia da nuvem, elas enfrentam menos tempo parado durante as operações de manutenção, uma vez que não terão que se preocupar com questões relacionadas ao hardware. 

Para aqueles que começam com a computação em nuvem, mas não têm certeza de como fazê-lo, existem muitos serviços que oferecem treinamento e suporte na instalação e funcionamento de seu próprio servidor de nuvem. 

Com a tecnologia em nuvem tornando a informação mais fácil de compartilhar e gerenciar do que nunca, não há fim para o quanto você pode realizar com apenas alguns cliques.

Quais são as vantagens de contar com esses sistemas em sua organização?

As vantagens variam muito, pois é preciso considerar as necessidades de uma empresa.

Nem sempre uma instituição terá o espaço físico para comportar uma estrutura on-premise. Assim, a nuvem é a alternativa.

Por outro lado, se sua operação lida com dados mais sensíveis que demandam um controle maior e uma cibersegurança rígida, é mais seguro investir no on-premise.

A melhor forma de esclarecer quais vantagens cada modalidade pode ter é compreender as suas diferenças de implementação e utilização.

On-premise vs cloud: quais são as diferenças?

Em síntese, on-premise é uma estrutura de computação e armazenamento de dados que fica no espaço físico de uma instituição enquanto cloud fica na nuvem.

De forma simplificada, nuvem é um conceito em que vários servidores são utilizados para armazenar e processar dados, e apesar desse nome eles também ficam em um lugar físico.

A principal diferença é que, para quem utiliza, o acesso é remoto.

Para além dessas diferenças estruturais, há também distinções em aplicação e utilização como veremos a seguir.

Implantação

No modelo on-premise a empresa precisa dispor um local para que seja construída uma infraestrutura de TI que atenda às suas necessidades computacionais.

O local em que fica o servidor demanda hardwares específicos e também uma climatização para que não superaqueça os equipamentos.

Com o cloud computing, a implantação é feita em um servidor remoto, que pode ser público, mas a grande maioria é privado quando se trata do uso corporativo.

Geralmente as instalações que oferecem o serviço de cloud possuem vários “computadores” que podem alocar mais ou menos recursos para suas necessidades.

Isso porque, nem todos os usuários estarão utilizando os mesmos recursos computacionais ao mesmo tempo.

Manutenção

Na comparação on-premise vs cloud, a manutenção é o item mais discrepante.

Uma vez que você estabeleça uma estrutura física na sua empresa, a manutenção do hardware fica por sua conta.

Portanto, imagine que haja um pico de energia que queima algum componente, a sua empresa pode ficar parada até a correção.

E saiba que isso acontece até em servidores cloud, mas há uma diferença.

Quando você está utilizando cloud computing, o provedor tem vários servidores nas instalações. Se por acaso o local onde seus dados estão alocados enfrentar problemas, os dados simplesmente serão realocados em um novo server.

Dessa forma as suas operações não param para aguardar a correção dos equipamentos.

Capacidade de armazenamento

As instalações on-premise terão a capacidade de armazenamento que você definir na hora de montar a estrutura de TI.

O que precisa ser levado em consideração é que quanto mais capacidade de armazenamento, maior será a estrutura e o ambiente precisará comportá-las adequadamente.

É possível também deixar slots (espaços vazios na estrutura) para que possa ser adicionado mais dispositivos de armazenamento à medida que a empresa cresce.

No cloud computing a capacidade de armazenamento é quase que ilimitada, e a questão são apenas os custos.

A depender do serviço escolhido, é possível contratar uma margem para momentos em que seja necessário uma maior capacidade.

Por exemplo, você tem um serviço em nuvem com dez terabytes de armazenamento, mas ultrapassou em um terabyte este limite, esse excedente pode entrar na margem e não ser cobrada.

Esse é um exemplo geral, pois cada provedor pode ter suas próprias regras, portanto consulte as opções antes da contratação.

Custos

Como falamos sobre a estrutura, equipamentos e climatização do on-premise vs cloud, você deve estar pensando que a primeira opção custa mais, certo?

Na verdade não é bem assim, tudo depende da necessidade da empresa.

Podem existir instalações on-premise simples para operações pequenas, assim como haver cloud computing robustos para empresas gigantescas.

Nesses casos extremos, teremos diferenças de custos claras.

Porém, no caso do on-premise, toda a manutenção fica com a empresa, e no longo prazo isso irá gerar mais custos.

Isso sem considerar um eventual defeito no servidor físico que traria um prejuízo enorme já que sua operação ficaria parada até o conserto do problema.

Por fim, as opções de servidor em nuvem podem ser customizadas, então, no comparativo direto tendem a custar menos e serem mais eficientes que as soluções on-premise em geral.

Acessibilidade

Para instalações on-premise o acesso é definido pelo que o proprietário quer, afinal, a estrutura estará ali na empresa sob controle do TI.

Então, o time de TI da empresa é quem define as prioridades de acesso e pode liberar ou restringir usuários como quiser.

Nas soluções em nuvem, toda a criptografia fica na responsabilidade do provedor, porém você pode solicitar acessos, a depender do que seu plano contempla.

Se esses servidores passarem por alguma instabilidade ou manutenção, pode ser que você não consiga acessar seus dados por um tempo.

Contudo, esse é um cenário extremo e raramente acontece, ainda assim há opções para criar uma redundância de segurança quanto a isso.

Segurança

As instalações on-premise terão a segurança que a estrutura permite, além do acesso físico que deve ser restrito.

O ambiente local na empresa deve ser acessado só por funcionários autorizados e os equipamentos operados por especialistas em TI, já que qualquer invasão compromete todos os dados ali contidos.

No cloud computing não é diferente, e cada vez mais a cibersegurança tem sido o principal foco de melhoria desses sistemas.

Novamente, tudo depende da empresa que provê o serviço de nuvem e o que elas possuem em dispositivos e sistemas de cibersegurança.

Compliance

A segurança dos dados armazenados também vão ter repercussões legais, por isso não é um ponto a ser negligenciado.

Estruturas on-premise precisam respeitar as legislações de proteção de dados como a LGPD, portanto é preciso garantir a conformidade.

Ou seja, o proprietário deve saber exatamente onde estão os dados armazenados, principalmente aqueles referentes aos seus clientes.

O mesmo vale para o cloud computing, então busque serviços que tenham um compliance bem definido.

Em um eventual vazamento de dados, a responsabilidade é da empresa que disponibilizou os dados e não do serviço de nuvem.

On-premise vs cloud: as semelhanças entre os dois modelos

As diferenças são várias, mas também há algumas semelhanças entre os modelos.

A maior delas é que ambas as soluções são válidas para armazenamento e processamento de dados, e sem dúvidas o melhor dos mundos é utilizar as duas opções.

Em outras palavras, você não está restrito à disputa de on-premise vs cloud, pois é possível utilizar opções híbridas.

Como funciona a nuvem híbrida? 

Os sistemas de nuvem híbrida são opções de maior segurança e controle com custos mais atrativos.

Dessa forma, sua empresa pode ter informações em uma instalação on-premise com backups em nuvens privadas por exemplo.

Ou mesmo, é possível alocar parte da operação na nuvem, principalmente para tarefas que demandam maior performance de computação, enquanto mantém dados sensíveis em uma estrutura on-premise.

Por exemplo, uma grande operação pode ter seus dados financeiros e contábeis alocados em um servidor local seguro, enquanto seus processos de ERP são processados em nuvem. 

Os dois sistemas podem funcionar de forma integrada, garantindo acessibilidade completa e maior controle.

On-premise vs cloud: como escolher a melhor opção para sua empresa?

Corroborando o que falamos ao longo do texto, a melhor opção sempre vai ser aquela que atende ao seu negócio e que o investimento seja compatível com o orçamento disponível.

Para decidir quem vence a disputa on-premise vs cloud, é necessário mapear todos os processos que sua empresa possui, bem como a relevância dos dados a serem armazenados.

Tenha em mente que ter um bom time de profissionais de TI na sua operação é importante em ambos os casos.

No cloud computing, é preciso ter alguém especializado para controlar os processos e fazer uma gestão dos usuários da empresa.

Por outro lado, em um ambiente físico localizado na empresa, o especialista em TI se faz vital para garantir o funcionamento, executando manutenções periodicamente.

Outro ponto que cabe considerar é que os custos com a computação em nuvem podem variar a depender do quanto sua empresa utiliza.

Portanto, é possível organizar os processos de forma a economizar em determinados períodos ou solicitar mais recursos em momentos de necessidade.

Um exemplo simples disso é para um e-commerce que recebe uma média de mil acessos por dia, mas em época de Black Friday sobe para 10 mil usuários diários.

Neste período, o site vai precisar consumir mais recursos e essa flexibilidade é mais fácil de ser feita com o cloud computing do que com on-premises.

Independentemente disso, é sempre importante reforçar a necessidade dessa decisão ser tomada com acompanhamento profissional.

Caso sua empresa já tenha um time de TI, estes saberão melhor do que ninguém o que a operação precisa. Do contrário, busque uma consultoria especializada no assunto. 

TOTVS Cloud

E a escolha mais eficiente é a que traz as ferramentas necessárias para sua operação, e quando o assunto é nuvem, o TOTVS Cloud não tem pares.

Nossas tecnologias são desenvolvidas para que seu armazenamento seja customizável e os recursos alocados à medida que as solicitações aumentam.

Quanto à segurança, o sistema de nuvem da TOTVS tem dispositivos para proteger seus dados das mais variadas ameaças.

Além disso, é possível integrar com outros softwares de gestão trazendo mais agilidade para sua empresa, seguindo as diretrizes de compliance em vigor.

Conheça mais sobre o TOTVS Cloud e saiba como otimizar e diminuir custos na estrutura de TI da sua empresa.

Conclusão

Agora você sabe que na disputa on-premise vs cloud, a melhor opção é a que te entrega eficiência sem comprometer o seu orçamento.

Neste cenário, contar com uma estrutura TOTVS Cloud é ter todas as ferramentas necessárias para armazenar dados e utilizar recursos computacionais que vão agilizar suas operações com segurança.

Compare as opções e veja o que as soluções TOTVS podem fazer pelo seu negócio.

Fique por dentro dos assuntos de tecnologia assinando a nossa newsletter!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.