Como receber pagamento por cartão de crédito? Descubra aqui!

Equipe TOTVS | 09 fevereiro, 2022

Para um varejo, a possibilidade de oferecer diferentes meios de pagamentos ao seu cliente é essencial para se estabelecer como referência no mercado. Mas, afinal, como receber pagamento por cartão de crédito?

Apesar de muito utilizado hoje em dia, existem empreendedores que ainda não conhecem as diferentes maneiras de fechar uma venda a partir deste método.

Além dos pagamentos com cartão físico, é possível que o cliente utilize alguma carteira digital, para a realização de pagamentos online.

Que tal aprender mais sobre o assunto? Criamos um conteúdo completo para explicar como receber pagamento por cartão de crédito e as vantagens deste método. Confira!

Quais são as vantagens de receber pagamentos por cartão de crédito?

Antes de aprender na prática como receber pagamento por cartão de crédito, é preciso compreender as vantagens desse modelo. Afinal, quais os benefícios de oferecer esse método de pagamento?

Separamos alguns dos principais para você conferir, veja só:

Menor chance de inadimplência

A inadimplência é um dos grandes problemas do comércio e controlá-la, após acontecer, é um enorme desafio.

Os pagamentos via cartão reduzem esse risco, já que uma vez que a compra é efetuada, o pagamento será realizado necessariamente.

E caso o comprador não pague a sua fatura, é com a administradora do cartão/banco que ele precisa se entender, e não com o seu negócio.

Facilidade e comodidade para o cliente

Com o cartão de crédito, o cliente não precisa carregar consigo dinheiro em espécie. Afinal, o cartão cobre qualquer compra dentro do seu limite.

Outro ponto é que, hoje em dia, ao receber pagamentos online, o cliente sequer precisa do cartão de crédito em mãos, já que pode utilizar seu smartphone, por exemplo.

Opção de parcelamento

Caso a sua loja possibilite e a maquininha ou sistema de pagamento permita, é possível oferecer um complemento ao método: parcelar as compras.

Desse modo, os clientes podem aumentar seu ticket e gastar mais, com a comodidade de parcelar o pagamento para pagar aos poucos, encaixando a compra em seu orçamento.

Maior controle de caixa

Ao integrar seu caixa e o terminal de pagamento a um sistema de controle financeiro, você controla mais facilmente o seu caixa.

Isso significa que todas as entradas são registradas na hora e você pode fazer a conciliação de cartões com total praticidade, com apenas alguns cliques. Ou seja, total controle de caixa.

Ótima opção para vender pela internet

E, claro, ao entender como receber pagamento por cartão de crédito, sua empresa pode também começar a vender pela internet.

Afinal, muito além de boletos e PIX, é comum que os clientes online optem pelo pagamento via cartão de crédito.

Nesse caso, a integração com uma plataforma de pagamento completa ou uma alternativa, como o PayPal, pode ser muito interessante para aumentar a acessibilidade.

Como receber pagamento por cartão de crédito?

Para saber como receber pagamento por cartão de crédito, você precisa entender que há diversas variáveis nesse tipo de operação, como a maquininha ou mesmo receber pagamento online.

A forma tradicional, com a maquininha em seu ponto de venda, exige que você contrate o serviço que medie a relação entre seu estabelecimento e os bancos e bandeiras de cartão.

Normalmente, as próprias fornecedoras de maquininhas proporcionam isso — e há várias opções no mercado.

Portanto, escolha aquela que melhor se adapte às suas necessidades.

Fique de olho nas taxas cobradas, no preço de implementação do sistema/maquininha (algumas são gratuitas) e como funciona a movimentação do dinheiro recebido.

Destacamos este último ponto pois algumas empresas impõem limitações, como transferir o dinheiro obtido apenas após 24 horas, por exemplo.

Além disso, busque por maquininhas que aceitem o pagamento por cartão de crédito, débito e, se possível, com parcelamento.

Claro que isso pode significar uma taxa extra, o que deve ser incluído na sua estratégia de precificação.

Como receber pagamento com cartão de crédito pelo celular?

Uma das maneiras de receber pagamento por cartão de crédito é por meio do celular. Pode não parecer, mas você pode utilizar um smartphone no lugar da maquininha!

Para isso, o principal é escolher um serviço que permita esse tipo de operação. Alguns serviços de maquininha já oferecem essa alternativa.

Como é possível? Graças à tecnologia NFC, que possibilita o pagamento por aproximação, que consta nos cartões de crédito e débito, bem como nos smartphones.

O que significa que o seu smartphone também precisa ter essa tecnologia — uma boa notícia é que a maioria dos dispositivos atuais possui.

Além disso, é preciso ter uma conexão estável à internet e, claro, uma conta bancária para que os pagamentos sejam transferidos.

Como receber por cartão de crédito online?

Você também pode receber por cartão de crédito online, seja na sua loja virtual ou mesmo se você não possuir um e-commerce.

Se você possui um comércio virtual, pode contratar um gateway de pagamentos, que processa as transações e integra os participantes desse processo (bancos, operadoras, adquirentes etc.).

Além disso, existem diferentes plataformas de pagamento que integram sua conta bancária e facilitam o pagamento online a clientes em lojas virtuais.

Agora, para empresas sem uma estratégia digital, existem maneiras de aceitar pagamento de cartão de crédito, como os próprios sistemas que explicamos anteriormente.

Todos dependem de uma conexão à internet para funcionar.

Quais são as melhores formas de receber pagamentos online?

Agora que você aprendeu como receber pagamento por cartão de crédito, temos certeza que você se interessou na opção de receber pagamentos online, certo?

Se você está pensando em expandir seu portfólio de meios de pagamento, conheça as principais maneiras de realizar pagamentos online hoje:

Cartão de crédito e débito

Com um sistema que possibilite pagamentos por cartão de crédito e débito online, você oferece uma opção segura e popular para os clientes.

Por meio desse método, é possível planejar financeiramente as compras sem precisar sair de casa — e claro, ainda considerando a possibilidade de parcelá-las.

Boleto bancário

O boleto bancário é prático e extremamente acessível — especialmente para clientes desbancarizados.

É possível pagar um boleto em qualquer agência bancária ou lotérica (e claro, para quem possui conta digital, é possível utilizar o aplicativo ou Internet Banking).

PIX

O PIX é uma criação recente do Banco Central, uma forma de pagamento e transferência de dinheiro instantânea.

Para utilizá-lo, basta ter uma conta em qualquer banco autorizado pelo BC. Inclusive, o PIX para empresas já é bastante popular entre os negócios.

A transação pode ocorrer apenas com uma chave (e-mail, CPF, CNPJ, número de telefone ou código gerado aleatoriamente) ou QR Code (apontando a câmera do seu smartphone).

Link de pagamento

Apesar de não ser um meio de pagamento, o link de pagamento é uma forma de conectar o cliente ao tipo de pagamento que preferir.

O link é criado pela loja e pode ser enviado por qualquer aplicativo de mensagens ou SMS. Uma vez que o cliente o abra, ele poderá escolher entre diferentes tipos de pagamento, como PIX via QR Code, boleto bancário ou um link do PayPal, por exemplo.

A tecnologia como aliada para a gestão de pagamentos do seu negócio

Desde que os cartões de crédito se tornaram mais populares, a tecnologia ocupou um espaço de destaque no varejo. Hoje, não é diferente.

Para empresas que visam mais agilidade, segurança e estabilidade no check-out, um sistema de pagamento é essencial!

Especialmente porque métodos de pagamento tradicionais, como dinheiro em espécie ou mesmo o boleto, são considerados antiquados e custosos.

Com a tecnologia, você digitaliza todo o processo de pagamento dos clientes, integrando dados em tempo real ao seu sistema de controle financeiro, o que permite uma melhor gestão das finanças.

E falando em integração, uma solução de pagamento possibilita a unificação de diferentes meios, de modo que seu negócio ofereça não apenas a opção do pagamento via cartão, mas via PIX e carteiras digitais!

Além disso, dependendo da tecnologia, você pode acessar um painel financeiro completo, que mostra os dados sobre entradas e saídas do seu negócio, simplificando a análise das finanças.

Soluções de pagamento TOTVS Techfin

Você já conhece as soluções de pagamento da TOTVS Techfin? Com elas, a sua empresa simplifica as transações financeiras e oferece mais facilidade aos clientes.

Olha só:

TOTVS Pagamento Cartão: elimine os boletos e garanta a realização de transações financeiras presenciais e online, por meio de aplicativos, portais e e-commerce.

TOTVS Pagamento Instantâneo: ofereça novos meios de pagamentos digitais aos seus clientes, como PIX e carteiras digitais, sem necessidade de aderir a diversos sistemas e maquininhas.

TOTVS Pagamento TEF: integre as soluções de pagamentos à gestão do seu PDV e garanta mais eficiência e controle das transações financeiras.

Gostou? Então conheça mais sobre os planos, diferenciais e benefícios das soluções de pagamento TOTVS Techfin!

Nova call to action

Conclusão

Neste conteúdo, explicamos como receber pagamento por cartão de crédito e a importância de aderir a diferentes meios de pagamento em seu negócio.

Além disso, contamos um pouco mais sobre como receber pagamentos online e o papel fundamental da tecnologia para uma integração e gestão financeira bem-sucedida.

Gostou do artigo? Então continue lendo o nosso blog! Confira o que é saúde financeira da empresa e como melhorá-la!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Comentários deste post

  1. Roberto Dias Santos diz:

    Joia, Me ajudou muito seu artigo, somente para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode divulgar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue obter trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer publicidade e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a dica... Seu texto me ajudou muito. Grato pela possibilidade

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.