Roteirização de entregas: benefícios e como fazer

Equipe TOTVS | 09 novembro, 2022

A roteirização de entregas é uma prática que traz diferentes benefícios para as empresas de logística, reduzindo os custos como pedágios e combustível, além de permitir que a empresa faça as entregas mais rapidamente, aumentando a satisfação dos clientes.

Por esse motivo, hoje vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre a roteirização de entregas, como implementá-la na sua empresa e qual a melhor plataforma para que você comece a fazer mais entregas em menos tempo. Boa leitura!

O que é roteirização de entregas?

A roteirização de entregas é o processo de definir e estruturar rotas e trajetos para empresas de maneira estratégica, utilizando-se de objetivos e seguindo indicadores claros para promover a redução dos custos logísticos.

Em outras palavras, trata-se de um atividade que visa a otimização de tempo e distância percorrida ou mesmo a qualidade das vias utilizadas.

A roteirização de entregas busca encontrar um caminho capaz de levar o produto do centro de distribuição até a casa do cliente final o mais rápido possível.

Simultaneamente, os gestores devem olhar para o processo com uma visão panorâmica, considerando os objetivos da empresa e quais ações podem ser tomadas para aumentar a produtividade e a eficiência da logística.

Ao implementar uma estratégia de roteirização na sua empresa, você deve, portanto, observar aspectos como o tipo de transporte sendo utilizado, as estradas e vias preferenciais, a hora do dia, a previsão do tempo, o número de semáforos, interseções e curvas no caminho etc.

Ou seja, a roteirização é uma metodologia que visa otimizar as rotas de entrega de modo para que a gestão logística se torne cada vez mais eficiente.

Nova call to action

Quais são os benefícios da roteirização de entregas?

Confira a seguir os principais benefícios de implementar a roteirização de entregas na sua empresa:

Economia de custos e de tempo

A roteirização é uma das melhores soluções para diminuir o tempo entre cada uma das suas entregas, tanto no caso de entregas em outras cidades ou estados, quanto para empresas que precisam fazer remessas dentro de um mesmo município.

No caso das viagens longas, o planejador de rotas consegue fornecer opções de rotas otimizadas, que consomem menos tempo, combustível e pedágios, de modo que você pode diminuir os custos do frete cobrado dos clientes.

Já no caso de entregas dentro do município, você pode aliar a roteirização a uma estratégia de zoneamento, de modo que os veículos não tenham de se deslocar grandes distâncias para fazer mais de uma entrega.

Em outras palavras, ao separar sua frota por zonas da cidade, você evita que esses veículos tenham de trafegar longas distâncias e permite que façam um grande número de entregas em um espaço de tempo menor.

Isso garante uma economia de tempo, fazendo com que sua equipe faça mais entregas ao longo do dia, e de combustível, uma vez que os veículos irão precisar rodar menos para fazer mais entregas.

Processos mais eficientes e ágeis

A roteirização também é capaz de tornar os seus processos mais eficientes e ágeis de diversas formas diferentes, seja oferecendo mais rapidez no planejamento de rotas ou na geração de indicadores de desempenho importantes.

Em outras palavras, as lideranças terão mais tempo hábil para focar em outros aspectos do negócio uma vez que os processos de criação de trajetos serão automatizados.

Isso permite uma economia de tempo, que pode ser utilizado para coleta e análise de dados e informações e na gestão da qualidade da frota de maneira geral.

Monitoramento das atividades em tempo real

A metodologia da roteirização de entregas também permite que você implemente um sistema de monitoramento das atividades em tempo real.

Mesmo que a sua empresa não instale um rastreador veicular ou rastreador de cargas, é possível colocar paradas estratégicas na rota para que o motorista entre em contato com a empresa para dar atualizações de como vai a viagem.

Por exemplo: em uma viagem interestadual, por exemplo, você pode programar paradas em locais estratégicos, com bom sinal de telefone, e instruir os motoristas a ligarem para a empresa sempre que chegarem nesse local.

Dessa forma, você pode fazer o acompanhamento da entrega e entrar em contato com os clientes para fazer a manutenção da sua ansiedade.

Melhora na tomada de decisão

Como vimos, a roteirização oferece uma série de indicadores de desempenho importantes para que você consiga identificar gargalos na operação e tomar melhores decisões.

Por exemplo, ao fazer a roteirização com o software especializado como o TOTVS Roteirização e Entregas, você consegue uma estimativa de quantos litros de combustível serão necessários para que a entrega seja realizada.

Você pode contrastar o número previsto pelo software com o desempenho real do caminhão para identificar problemas com a operação, como o desgaste de pneus, por exemplo, que aumenta o consumo do veículo e diminui a sua autonomia.

Dessa forma, você conseguirá identificar quais veículos precisam de manutenção preventiva antes de qualquer problema acontecer.

Melhora na gestão da frota e da equipe

Outro benefício da roteirização é que ele aprimora a gestão da frota e da equipe, evitando períodos de ociosidade ou sobrecarga de trabalho.

As rotas otimizadas garantem rapidez e qualidade na realização da operação, além de menos gastos com horas extras, já que a jornada de trabalho será melhor controlada.

Os roteirizadores também ajudam a prevenir problemas que podem atrasar as entregas, como trajetos longos e lentos, áreas de risco e acesso às rodovias e centros urbanos.

Soluções como o TOTVS Roteirização e Entregas geram o trajeto ideal com o objetivo de melhorar o trabalho dos motoristas, fazendo com que cheguem mais rápido nos clientes e ainda tenham tempo hábil para fazer serviços adicionais, agregando valor à empresa.

Ou seja, trata-se de um sistema que é capaz de aumentar de maneira eficaz a produtividade das suas equipes internas e de campo.

Possibilidade de usar janela de entregas

Em várias cidades brasileiras, existem limitações de horário nos quais os caminhões e outros veículos podem passar pelo processo de carga e descarga, além de legislações que limitam os espaços de estacionamento para caminhões nos centros urbanos.

Chamadas de “janelas de entrega”, esses intervalos precisam ser respeitados para que a empresa opere dentro da legalidade e não esteja sujeita a multas ou outras penalidades que possam comprometer a operação no curto e longo prazo.

Além disso, em muitos casos, os próprios destinatários podem limitar os períodos de tempo para o recebimento das mercadorias compradas, o que acaba dificultando ainda mais a operação e exigindo um controle de tempo mais acurado.

Os sistemas de roteirização são verdadeiros aliados no cumprimento desses prazos, pois permite que você se programe de maneira eficiente para evitar qualquer tipo de problema.

Mais segurança nas operações

Se a sua empresa investir em trajetos planejados e inteligentes, tanto os seus condutores, quanto a carga que você está transportando estarão mais seguros.

Ao não fazer um planejamento de rotas adequado, aumentam as chances dos motoristas precisarem improvisar por trajetos desconhecidos e terem de fazer curvas bruscas, andar em alta velocidade ou pegar atalhos em ruas perigosas.

Quando você faz a roteirização, ou seja, quando define o trajeto a ser utilizado, você evita que esse tipo de problema aconteça, o que garante mais segurança para a carga sendo transportada e para o motorista responsável pelo transporte e entrega.

Possibilidade de integração a outros sistemas

Outra vantagem muito importante da roteirização de entregas é que, no caso do TOTVS Roteirização e Entregas, é possível integrar esse programa a outros sistemas de gestão, como ERPs, por exemplo.

Dessa forma, você terá um sistema capaz de criar e definir rotas inteligentes integrado com os softwares de gestão da sua empresa, cortando diversas etapas do processo e automatizando diversas tarefas repetitivas.

Aumento da satisfação do cliente

Por fim, o maior e mais importante benefício da roteirização de entregas para as empresas é que trata-se de uma metodologia capaz de aumentar significativamente a satisfação dos clientes.

É simples: com o roteirizador, sua empresa fará mais entregas em menos tempo, ou seja, os pedidos de seus clientes vão chegar mais rápido até eles.

A rapidez e a eficiência nas entregas é um fator determinante para a satisfação dos clientes, estimulando-os a voltar a contratar  a sua empresa no futuro e até a indicar a sua marca para amigos e conhecidos que precisam do seu tipo de serviço.

Como fazer roteirização de entregas?

Confira agora um passo a passo para fazer a roteirização de entregas na sua empresa:

  1. Estude os percursos: conheça as distâncias, faça cálculos, explore as diferentes possibilidades e identifique as rotas mais efetivas;
  2. Entenda a condição das vias: vias mal cuidadas e mal preservadas podem ser um perigo para o seu veículo, que fica mais vulnerável a acidentes e pode precisar de reparos com maior frequência, então dê preferência para vias bem conservadas;
  3. Estime os gastos: para que a sua entrega seja de fato lucrativa, você precisa entender quanto vai gastar com combustível, pedágio e horas extras (quando necessário), pois somente assim você conseguirá precificar o frete de modo que a entrega fique lucrativa para a sua empresa;
  4. Avalie a sua demanda: levante o número de entregas que você precisa fazer e quais veículos vai utilizar para cada entrega, pois assim você conseguirá diminuir os custos da operação, bem como o tempo ocioso de veículos e motoristas;
  5. Defina o melhor trajeto: com a ajuda de um software de roteirização como o TOTVS Roteirização e Entregas, você deve escolher o melhor trajeto de acordo com o seu objetivo, seja gastar menos combustível e pedágio ou fazer a entrega o mais rápido possível.

Roteirização de entregas: dúvidas frequentes

Agora confira algumas perguntas frequentes sobre a roteirização de entregas:

A planilha de roteirização de entregas é uma solução eficiente?

Não. A planilha de roteirização é uma ferramenta útil para fazer o controle de entregas, mas definitivamente não é uma solução adequada se você deseja realmente aumentar a eficiência das entregas, ou seja, diminuir o tempo e os gastos com combustível.

Nesse caso, a melhor solução é um roteirizador profissional, como o TOTVS Roteirização e Entregas, que faz todo o processo de definição de rotas inteligentes de maneira automatizada, considerando os gastos com combustível e pedágio.

O que é um sistema de roteirização?

Um sistema de roteirização de entregas nada mais é do que um software que automatiza os processos de criação de rotas para que você não precise mais gastar tempo definindo qual é o melhor trajeto de acordo com os seus objetivos.

Em outras palavras, esse software fornece, ao se inserir os endereços de saída, paradas e destino, várias opções de trajeto automaticamente e você pode personalizar suas preferências para economizar em pedágio e combustível ou em busca do trajeto mais rápido.

Qual melhor roteirizador de entregas?

O melhor roteirizador de entregas é o TOTVS Roteirização e Entregas, que se utiliza da tecnologia da geolocalização para criar rotas inteligentes e capazes de fornecer economia de custos com gasolina e pedágios.

Existe algum roteirizador de entregas gratuito?

Sim. Existem algumas ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para a roteirização, como o Google Maps ou o Waze, por exemplo.

Essas plataformas, contudo, não atendem as demandas e necessidades de uma grande empresa e são mais úteis para o uso em situações pontuais, do dia a dia.

No caso das empresas, é necessário contar com uma solução especializada, como o TOTVS Roteirização e Entregas, pois, além de ser mais robusta, essa solução se integra a outros sistemas de gestão da sua empresa, automatizando diversos processos.

Em outras palavras, com o Waze e Google Maps, por mais que a roteirização seja feita de maneira automática, você terá de fazer a manutenção dessas rotas manualmente, o que vai tomar tempo das suas equipes com uma tarefa desnecessária.

Como escolher um programa de roteirização de entregas para seu negócio?

Para escolher o melhor programa de roteirização para a sua empresa, é preciso que você, antes de tudo, se pergunte sobre quais são as suas reais necessidades e objetivos.

Se você deseja fazer mais entregas em menos tempo gastando menos com combustível e pedágios, então a solução perfeita para você é o TOTVS Roteirização e Entregas.

Otimize suas operações com o TOTVS Roteirização e Entregas

Para que uma operação logística seja bem sucedida, é preciso contar com um bom planejamento de rotas como base para todas as etapas.

Esse planejamento vai ajudar a identificar os melhores meios de transporte para cada rota.

Neste contexto, a tecnologia entra como uma grande aliada. 

E, quando o assunto é transporte rodoviário, você pode contar com o TOTVS Roteirização e Entregas!

Trata-se de um sistema que ajuda o seu negócio a encontrar o trajeto mais vantajoso para cada entrega.

A ferramenta faz uma análise completa dos pontos de entrega, da distância entre os pontos e das restrições logísticas com base nos dados de cada pedido.

Dessa forma, você consegue otimizar os processos e reduzir os custos da operação em até 30%. 

Tudo isso com possibilidade de integração com ERPs para simplificar ainda mais a gestão logística do seu negócio.

Use a tecnologia do TOTVS Roteirização e Entregas para aumentar a eficiência das suas entregas!

Conclusão

Como vimos, a roteirização de entregas traz inúmeros benefícios para as empresas, como a diminuição nos gastos com combustível e pedágio.

Mas os benefícios não param por aí. Os sistemas de roteirização também garantem mais entregas em menos tempo, melhoram a gestão de frotas, podem ser integrados a outros sistemas de gestão e aumentam a satisfação dos clientes.

Além disso, trazem mais segurança para operação e possibilitam um controle maior da janela de entregas, ou seja, chega de ficar com o caminhão parado por conta da legislação das cidades sobre os horários para carga e descarga.

O melhor sistema de roteirização disponível no mercado hoje é o TOTVS Roteirização e Entregas. Faça o seu teste gratuito!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.