Redes sociais para as empresas: quais são as principais e como as lojas devem usar?

Equipe TOTVS | 07 abril, 2023

Dificilmente encontramos empresas com sucesso no mundo virtual sem um bom posicionamento em plataformas de comunicação. Por isso que as redes sociais para empresas têm sido um ponto de partida para muitos negócios varejistas online.

Twitter, Instagram, Pinterest e até mesmo TikTok são canais que podem ser usados a favor de uma loja, se ela quiser vender mais no meio digital. Contudo, o mais importante é entender que esses espaços estão em constante evolução.

Isso significa que novas redes sociais surgem enquanto outras perdem relevância para diferentes tipos de negócios. Por isso, toda empresa deve saber quais são os canais mais interessantes para ela prosperar, certo?

Pensando no quanto é importante estar nas redes e, ao mesmo tempo, saber selecionar as mais adequadas, preparamos esse conteúdo para ajudar os empreendedores. Se você quiser entender mais sobre essas plataformas e como escolher em quais investir, continue lendo!

Qual a importância das redes sociais para as empresas?

A experiência digital que os negócios proporcionam aos clientes tem se mostrado um grande diferencial para quem consome online. Essa é uma das descobertas do Relatório de Tendências em CX 2021, realizado pela Zendesk.

E, se antes as pessoas achavam que essas plataformas eram apenas para postar conteúdo pessoal, os consumidores já entendem que as redes sociais para empresas é algo consolidado.

Na verdade, não só 87% das pessoas fazem compras online, como 75% delas usam as redes sociais para procurar produtos. Esses dados são da Pesquisa Social Commerce 2.0, feita pela All In e Opinion Box.

Ou seja, as pessoas vêem esses ambientes também como um canal de venda, não apenas de entretenimento. Em resumo: a maneira como as pessoas compram no varejo digital mudou, agora as mídias sociais se tornaram uma grande oportunidade para as empresas.

As redes sociais para empresas são importantes estratégias de marketing, pois funcionam tanto como excelente forma da loja ser descoberta pelo público como um meio para fechamento de vendas.

Além desses benefícios, elas também oferecem a possibilidade de melhorar o relacionamento com os clientes, por meio de uma conexão mais próxima.

Os consumidores querem se sentir especiais e também compreender melhor o negócio para que ele se torne um referencial aos olhos deles.

E, no final das contas, é tudo isso que torna as redes sociais para empresas fundamentais: elas permitem criar mais um laço necessário entre loja e consumidor.

Quais as melhores redes sociais para empresas?

Além de serem ótimas para os negócios, as redes sociais são muitas. Cada ano surgem novas plataformas para os usuários. Mas é claro que também há aquelas mais bem consolidadas e que contam com uma grande quantidade de pessoas ativas.

Considerando isso, vamos reunir as principais plataformas que as lojas podem usar para divulgar sua marca e vender. São elas:

  1. LinkedIn;
  2. Instagram;
  3. Tik Tok;
  4. Facebook;
  5. YouTube;
  6. WhatsApp;
  7. Twitter;
  8. Pinterest.

A seguir vamos falar sobre como funcionam cada uma dessas plataformas. Acompanhe!

1. LinkedIn

Você sabe como as empresas usam as redes sociais para contratar? Pelo Linkedin. Essa é a principal rede social para profissionais, onde todos compartilham conteúdo sobre assuntos relacionados ao trabalho.

É uma rede social muito útil para empresas que querem se conectar com parceiros e gerar leads qualificados, sobretudo no B2B. Mas isso não impede o varejo de estar presente na rede, principalmente para gerar valor para o seu público.

Com conteúdos interessantes, as lojas podem se comunicar com seus consumidores e mostrar até mesmo seus casos de sucesso. Porém, o fechamento de vendas não é tão grande para o varejo.

A plataforma possui diversos recursos interessantes, desde ferramentas gratuitas até um plano premium pago. Para ter mais alcance, ela também oferece planos e anúncios pagos, mas o orçamento pode ser de acordo com o que se deseja conquistar.

2. Instagram

É impossível falar sobre redes sociais para empresas e não citar o Instagram. A rede pertencente à Meta conta com 2 bilhões de usuários ativos globalmente.

Ela é ideal para criar e compartilhar conteúdos visuais, como fotos ou vídeos. No caso do varejo, essa plataforma é usada com frequência para divulgar produtos e servir como canal de vendas. Mas isso não significa que todo nicho do mercado vai se adaptar a ela.

Essa possibilidade acontece pois, todos os dias, milhões de pessoas estão nesse ambiente, seja para ver conteúdo divertido ou para comprar. Além disso, essa mídia social tem funções como stories, lives e anúncios pagos, que permitem captar leads qualificados e gerar vendas.

O aplicativo também oferece a opção Instagram para empresas. É uma conta focada em lojas que querem acompanhar melhor a performance do perfil e trabalhar estratégias de marketing e vendas dentro da plataforma. Ou seja, perfeito para empreendedores!

3. Tik Tok

A grande rede social do momento — como falamos, há sempre novas tendências surgindo — é o Tik Tok. O aplicativo chinês tem ganhado mais força no Brasil e já conta com quase 4,8 milhões de usuários brasileiros ativos e 1 bilhão no mundo.

Tem sido também aproveitado por empresas porque consegue oferecer ótimas oportunidades para as lojas. A rede é perfeita para produção de conteúdos divertidos e curtos, ideais para conquistar seguidores e gerar identificação com a marca, principalmente quando se usa o humor.

Além disso, o TikTok permite anunciar na plataforma para aumentar alcance e divulgar produtos e serviços com facilidade. Ou seja, há a possibilidade de direcionar para uma página de venda, por exemplo.

Dessa forma, essa rede social faz com que seja possível que uma loja chegue mais longe, oferecendo boas chances de gerar vendas — mesmo sendo um meio novo. No entanto, esse canal acaba sendo mais focado para um público jovem.

4. Facebook

O Facebook — apesar de não ser tão relevante como antes — ainda é uma opção para quem deseja empreender. Muitas pessoas acham que a rede morreu, mas a verdade é que existem muitos usuários lá ainda, principalmente um público mais velho.

A plataforma conta com mais de 115 milhões de usuários brasileiros ativos (mais da metade da população) e possui diversas ferramentas que permitem criar conteúdos interessantes. E, assim como outras redes, permite gerar leads qualificados e, ainda, vender produtos.

Diferentemente de muitas redes, essa não depende apenas de recursos visuais. Ou seja, é possível trabalhar apenas texto, embora isso nem sempre seja vantajoso quando se está falando de empresas e vendas.

Por lá também, as lojas podem divulgar seus produtos por meio de posts patrocinados no feed do usuário com o Gerador de Anúncios do Facebook. Ele também controla os anúncios no Instagram, rede social também pertencente à empresa.

5. YouTube

O YouTube é uma rede social que não poderia também faltar nessa lista: estamos falando sobre o segundo site mais acessado do Brasil e do mundo, após o Google. A diferença é que ela tem o foco em vídeo e, de forma semelhante, funciona como um buscador da internet visual.

Uma boa estratégia para se aproveitar essa rede é criar conteúdos informativos, divertidos e educativos. Por meio deles, é possível conversar com o público-alvo e oferecer mais do que um simples produto: uma experiência.

Além disso, empresas podem trabalhar anúncios no YouTube para gerar leads qualificados ou direcionar para as redes sociais da empresa — ou até mesmo canais de vendas — na descrição dos vídeos.

O alcance do YouTube pode gerar um retorno muito interessante e ainda pode consolidar a empresa, visto que ela se mostra como antenada às preferências do público. Mas tudo isso depende do que ela está trabalhando como conteúdo.

6. WhatsApp

Apesar de nem sempre ser encarado como uma rede social, o WhatsApp também funciona como uma. Inclusive, é a rede de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: são mais de 135 milhões de usuários.

Por meio do aplicativo, é possível gerenciar grupos de clientes, gerar leads qualificados e enviar promoções para aqueles que estão inscritos na lista da loja.

Além disso, é muito vantajoso para quem deseja ter um contato personalizado com os clientes: a resposta das mensagens enviadas pode ser bem rápida e isso facilita bastante o trabalho da equipe da empresa.

O WhatsApp (que pertence à Meta junto com o Instagram e Facebook) possui também uma versão Business. Ele permite que as lojas tenham um perfil próprio com selo de verificação, além de catálogo de produtos e mensagens automáticas, entre outras funcionalidades únicas.

7. Twitter

Também não poderíamos deixar de fora o Twitter. Apesar de ter uma base menor que as redes citadas anteriormente (estão falando sobre 19 milhões de usuários ativos no Brasil), a plataforma de “microblog” é muito poderosa para quem deseja ter um alcance maior.

Nela, assim como no Instagram ou TikTok, novos seguidores podem ser conquistados por meio de hashtags (#). Elas servem para que usuários interessados em determinado assunto encontrem facilmente algum conteúdo relacionado a ele.

Além disso, a plataforma também permite postagens patrocinadas, que podem ser direcionadas a um público específico. Nesse sentido, é possível criar campanhas de vendas de produtos para chegar nos potenciais consumidores.

Um grande aspecto dessa rede são os memes, que podem ser aproveitados pelas empresas. Os conteúdos criativos e divertidos tem grande potencial para viralizar nesse canal, furando até mesmo a bolha dos seguidores.

8. Pinterest

Para fechar a lista das redes sociais para empresas, vale a pena citar também o Pinterest. Estamos falando de uma rede social que também cresceu bastante nos últimos anos e tem em torno de 46 milhões de usuários no Brasil.

O Pinterest funciona como uma busca visual, assim como o Youtube — mas tem o foco diferente: lá os usuários não procuram tanto por informações, na verdade, eles querem encontrar fotos e referências.

Além disso, os usuários podem salvar essas imagens para consultar depois (e comprar). Nesse sentido, é possível criar conteúdos relevantes para que a marca possa aparecer em uma busca de imagens.

Podem ser fotos ou vídeos que mostram um produto em uso e comparações com outros itens, por exemplo. Também dá para direcionar posts para redes sociais oficiais da marca ou o site de e-commerce, pois há possibilidade de patrocinar postagens.

Como usar as redes sociais para empresas?

Quando falamos de varejo, talvez o principal ponto seja usar as redes enquanto canais de venda para os usuários. Por isso, é importante ter uma estratégia de marketing digital para que os clientes possam ser direcionados ao site da loja e comprar um produto.

Além disso, as redes sociais podem servir também como canais de relacionamento entre varejista e consumidor: um espaço para ouvir críticas, mas também opiniões dos usuários sobre os produtos

Isso tudo favorece a imagem da empresa e pode gerar muito mais engajamento. As redes sociais como Twitter e TikTok podem ser usadas para criar conteúdos divertidos para que a marca seja vista por outros vieses.

E ainda, uma estratégia de “influenciadores”, ou seja, marketing de influência também é bem interessante para alavancar as vendas, principalmente quando tem uma forte conexão com o produto da loja.

Criar parceiras pode ser uma excelente estratégia de aumentar a visibilidade da sua loja!

Como escolher em quais redes sociais investir?

Essa resposta depende muito de qual é o nicho que sua marca atua. Sendo assim, a primeira dica é: faça uma análise do seu público-alvo, para saber em quais redes ele está mais presente. Assim, você consegue ter um melhor direcionamento de conteúdos e investimentos.

Por exemplo, um público mais jovem certamente estará mais presente no TikTok ou Twitter, certo? Já quem busca por conteúdos de moda pode ser encontrado facilmente no Instagram ou Pinterest. A segunda dica é: não tente abraçar todas redes sociais disponíveis.

Se sua empresa não tem um time de marketing digital para produzir conteúdos e administrar redes, melhor investir em uma ou duas redes que sejam mais relevantes para sua marca.

Por fim, é bem interessante levantar quais redes fornecem maiores resultados e investir nestas. Dessa forma, é possível ter um melhor direcionamento de conteúdos e engajamento dos seguidores.

Em suma, redes sociais para empresas podem ser ideais para aumentar o alcance da marca e gerar mais vendas. Porém, é importante que se tenha uma boa estratégia de marketing digital para conseguir bons resultados desses canais, ok?

Tecnologias TOTVS para varejistas

A tecnologia digital tornou os consumidores mais exigentes e bem-informados. Ou seja, eles sabem que boas empresas estão presentes nas redes sociais e, mais do que isso, usam diversos canais para vender.

Por isso, investir em ferramentas de integração dos canais de venda e cruzamento de informações é fundamental para ter sucesso com o seu calendário comercial.

As tecnologias TOTVS voltadas ao setor varejista permitem que a sua loja ofereça um serviço que atenda às expectativas do seu cliente, integrando todos os seus canais de vendas, sejam físicos ou online.

Por meio de comunicação conectada, seu negócio consegue ter um ambiente operacional que integre diversos dados da sua operação e a torne muito mais precisa.

Saiba tudo sobre os nossos sistemas e aplicações desenvolvidos para o varejo!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Novas experiências digitais têm se tornado possíveis porque as empresas estão nas redes sociais. Por isso, quando bem utilizadas e de forma estratégica, são excelentes ferramentas para gerar mais vendas.

Com elas é possível alcançar novos públicos, ampliar a visibilidade da marca e criar relacionamento com o cliente. Basta entender bem quem é seu cliente e quais são as plataformas que mais valem a pena pro seu nicho.

Mas para ter diversos canais de vendas, é preciso contar com tecnologias omnichannel. Se você quer ter mais sucesso, é um excelente investimento.

E agora, antes de finalizar, que tal seguir lendo os conteúdos aqui do blog da TOTVS? Confira tudo sobre como vender online!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.