Como funciona o WhatsApp Business e como sua loja pode aproveitá-lo?

Equipe TOTVS | 04 outubro, 2022

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens instantâneas para empresas, podendo ser usado tanto no celular como em um computador. Mas você sabe como o WhatsApp Business funciona?

Essa modalidade se tornou uma excelente aliada para empreendedores que buscam melhorar o relacionamento com seus clientes.

Deste modo, qualquer negócio consegue administrar sua conta de forma fácil e prática, além de usar diversas funcionalidades.

Se você quer entender como aproveitar esse aplicativo para a sua loja, acompanhe nosso artigo. Vamos trazer um guia completo sobre o assunto. Boa leitura!

WhatsApp Business: como funciona?

Essa ferramenta foi criada para facilitar o contato entre as empresas e seus clientes. Ela permite que lojas criem um perfil com informações essenciais, como endereço, website e descrição da empresa.

No entanto, pode ir muito além disso. Algumas das funções do WhatsApp Business são:

  • mensagens automáticas: o aplicativo permite configurar uma mensagem para ser enviada automaticamente quando alguém entrar em contato pela primeira vez;
  • análise de mensagens: ele oferece um relatório detalhado de todas as mensagens enviadas e recebidas, possibilitando uma melhor gestão das conversas;
  • link curto: o app permite criar um link curto para que novos clientes possam iniciar uma conversa com sua loja;
  • catálogo de produtos: você pode cadastrar seus produtos dentro do aplicativo e enviar para seus clientes quando for solicitado;
  • etiquetas: elas permitem que sua equipe categorize as conversas de acordo com algum critério e facilitam a jornada do cliente.

Qual a diferença do WhatsApp normal para o Business?

Algumas pessoas podem ter dúvidas em relação à diferença entre as duas versões do aplicativo. A principal diferença entre elas é o foco, ou seja, foram criadas para atender a necessidades diferentes.

Enquanto a versão “normal” é voltada para o uso pessoal, a Business é para empresas, com um serviço que prioriza o atendimento aos clientes.

Sabendo disso, fica fácil entender por qual razão a versão comercial oferece mais recursos e funcionalidades, não é mesmo?

Outra diferença é que na versão normal é preciso cadastrar o número de telefone para criar uma conta, já na Business é possível usar um número comercial.

Isso facilita muito a gestão das conversas, já que se consegue separar as mensagens profissionais das pessoais.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business?

Depois de entender como o WhatsApp Business funciona, você pode estar se perguntando: qual é a vantagem prática de usar essa versão do aplicativo?

Bom, a principal vantagem é que, como falamos, esse recurso foi criado para facilitar o atendimento aos clientes. Ele dá a possibilidade de criar um perfil comercial, com endereço, site, e-mail e outras informações.

Com ele, é possível desenvolver um canal de comunicação com seus consumidores. E não importa se você é uma empresa grande ou um pequeno empreendimento.

A partir daí, os principais ganhos dessa conta comercial são:

  • melhora da experiência do usuário;
  • maior proximidade com os clientes;
  • centralização das informações;
  • mais segurança na comunicação.

Conheça os 2 tipos de contas do WhatsApp Business

Existem dois tipos de contas nessa versão: a “conta comercial padrão” e a “conta comercial oficial”. Essa última também pode levar o nome de “verificada”. Mas o que isso significa?

Conta comercial padrão

A conta comercial padrão é o tipo comum da versão business do app para qualquer empresa. Ela permite o acesso a todas as ferramentas que citamos antes, mas não garante a propriedade da sua marca em relação àquele número.

Conta comercial oficial

Já a conta comercial oficial, além de ter todas as funcionalidades, ganha um selo de verificação, atestando ser a aquisição daquele número. Além disso, naturalmente, gera maior credibilidade para a empresa.

No entanto, para ter uma conta verificada, não é necessário pagar. 

São dois critérios para essa verificação: é preciso que a empresa seja conhecida no segmento de atuação e use a versão do WhatsApp Business API (que iremos explicar mais a frente), por exemplo.

Como usar o WhatsApp Business?

Para usar esse aplicativo, é preciso, antes de qualquer coisa, instalá-lo. A seguir, vamos mostrar o passo a passo para sua loja utilizar o WhatsApp Business.

Faça download e leia os termos de uso

Primeiro de tudo, baixe o aplicativo gratuitamente na Google Play Store ou na App Store. Depois, você deve abri-lo no seu celular.

Feito isso, é hora de ler os Termos de Serviço e, em seguida, selecionar CONCORDAR E CONTINUAR para aceitá-los.

Confirme seu número de telefone

Selecione o seu país no menu suspenso para adicionar o código correspondente e insira seu número de telefone em formato internacional.

Depois, toque em AVANÇAR ou OK e, em seguida, toque em OK para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou ligação. Para concluir, insira o código de seis dígitos.

Permita o acesso aos contatos e fotos

Os contatos podem ser adicionados ao aplicativo usando a lista de contatos do aparelho.Outra opção que vale a pena ser selecionada é autorizar o acesso do aplicativo aos vídeos, arquivos e fotos do seu aparelho.

Crie uma conta e configure seu perfil

Após o passo anterior, é hora de criar sua conta. Insira seu nome comercial, selecione uma categoria para sua empresa e adicione uma foto de perfil.

Toque em CONHECER > Perfil comercial. Depois disso, aproveite para adicionar informações sobre sua empresa, como seu endereço comercial, horário de atendimento, entre outras.

Ao finalizar, você já pode entrar em contato com seus clientes!

5 dicas para usar o WhatsApp Business da melhor forma

Agora que você entendeu como funciona o WhatsApp Business e como usá-lo, é fundamental conhecer algumas estratégias para tirar o melhor proveito desse canal e oferecer o melhor atendimento ao cliente possível. São elas:

  1. Conheça seu consumidor e adapte a linguagem;
  2. Mostre os benefícios desse canal direto;
  3. Garanta rapidez nas suas respostas;
  4. Personalize as ofertas da sua loja;
  5. Use o WhatsApp Pay para compras.

Nos próximos tópicos, vamos explorar como se pode colocar em prática cada uma dessas dicas. Acompanhe!

1. Conheça seu consumidor e adapte a linguagem

O primeiro passo para uma boa comunicação é saber com quem se está conversando. Uma das principais vantagens desta versão é poder checar o perfil do cliente e, assim, adaptar sua linguagem e ofertas.

Isso não significa que automaticamente sua loja terá uma base de dados gigante sobre cada pessoa, mas é possível identificar o gênero e a faixa etária do seu cliente, por exemplo.

O legal é que, a partir da primeira conversa, você pode ter uma análise do comportamento e passar a oferecer produtos mais adequados e personalizados a essas pessoas.

2. Mostre os benefícios desse canal direto

Depois de identificar o seu público, é hora de mostrar os motivos pelos quais vale a pena conversar com sua loja diretamente no aplicativo.

Uma boa estratégia para isso é usar o Status. A cada duas semanas – ou em um prazo que for mais confortável para seu negócio —, você pode trocar o status para anunciar uma promoção ou novidade da sua loja.

Isso ajuda a manter o cliente interessado em conversar com sua marca sempre que surgir alguma novidade ou dúvida.

3. Garanta rapidez nas suas respostas

Uma das principais queixas dos clientes é a falta de rapidez nas respostas. Nessa versão, dá para usar alguns recursos para garantir que as mensagens sejam respondidas em um curto período de tempo.

O primeiro deles é o recurso de away message, uma mensagem automática enviada para quem entrar em contato quando seu negócio não estiver aberto. Isso ajuda a avisar o cliente que sua resposta pode demorar um pouco.

Outra opção é o uso de respostas rápidas. Com elas, sua equipe pode criar mensagens prontas para responder a perguntas frequentes dos clientes e resolver dúvidas mais simples!

4. Personalize as ofertas da sua loja

Com esse aplicativo, dá também para criar um catálogo de produtos para enviar diretamente para os clientes. Isso é ótimo para fazer ofertas personalizadas e aumentar as vendas.

Para isso, basta categorizar todos os clientes semelhantes e, então, criar uma lista de transmissão. Esse tipo de recurso, ao contrário de grupos no WhatsApp, permite que você envie a mesma mensagem para diversas pessoas isoladamente.

Essa pode ser uma boa solução à criação de um grupo, dando uma sensação ao cliente de maior proximidade e atenção, principalmente porque a conversa será sempre privada.

5. Use o WhatsApp Pay para compras

Em último lugar, temos o WhatsApp Pay. Trata-se de uma ferramenta recentemente liberada para o Brasil e que está ganhando mais espaço como um meio de pagamento.

Ela permite enviar dinheiro para outras pessoas pelo aplicativo de forma rápida e segura. Por isso, pode ser uma boa solução para quem vende produtos digitais ou serviços pagos online.

Embora essa funcionalidade ainda esteja em fase de testes, já é possível fazer transações em alguns estabelecimentos.

WhatsApp Business: dúvidas frequentes

Para finalizar, vamos responder a algumas dúvidas frequentes em relação a esse tema. Confira!

O que é WhatsApp Business API?

A API é uma ferramenta para empresas de maior porte que desejam automatizar o aplicativo com a integração dele às suas plataformas. Essa versão permite que as conversas gerem dados e sejam feitas por chatbots.

O WhatsApp Business é pago?

Não. Assim como a de uso pessoal, essa versão é gratuita e pode ser baixada tanto para Android quanto para iOS.

Pode usar o mesmo número do WhatsApp no WhatsApp Business?

Não. Cada conta precisa ter um número diferente. Para usar qualquer versão, é preciso cadastrar um número único de telefone no aplicativo.

Como colocar horário de funcionamento no Business?

Para adicionar o horário de funcionamento da sua loja, basta acessar as configurações do perfil e clicar na opção “Horário de atendimento”.

Depois, é só selecionar os dias e o período em que sua loja estará aberta. Em seguida, essa informação já vai estar disponível para os seus clientes!

Como funciona a lista de transmissão no Business?

Como falamos, a lista de transmissão é uma ferramenta que permite enviar mensagens para diversos contatos de uma só vez. Para isso, basta cadastrar todos os números na lista e, então, escrever a mensagem.

Toda vez que sua conta fizer o envio dessa maneira, o conteúdo enviado vai ser o mesmo para a base de clientes.

Essa pode ser uma ótima solução para quem está considerando ter uma conta comercial. Afinal, ela facilita o envio de ofertas e promoções para diversos clientes sem a necessidade de um contato por vez.

Aumente o faturamento do seu negócio com as tecnologias TOTVS para o Varejo

Depois de entender tudo sobre como o WhatsApp Business funciona, fica claro que ele pode ser uma ótima ferramenta para lojas que querem vender mais por meio do digital.

Mas esta é apenas uma tecnologia que pode ajudar no faturamento do seu negócio.

Muito provavelmente seu negócio funciona com mais de um canal de venda. Portanto, ter um sistema de gestão de loja que considere esses diferentes meios é fundamental.

Por isso, você precisa conhecer as tecnologias TOTVS para o varejo!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

O WhatsApp Business funciona como uma ótima ferramenta para quem quer vender produtos e serviços online. Deste modo, consegue-se enviar mensagens em massa, ofertas e promoções para seus clientes de forma rápida e prática.

Mas as lojas que desejam otimizar esse uso precisam considerar aspectos como o perfil do consumidor, a rapidez nas mensagens e a personalização das ofertas.

Além disso, para quem tem uma operação além do WhatsApp, é preciso contar com uma tecnologia que considere todos os meios, como os sistemas e aplicações da TOTVS para o setor varejista.

E, se você gostou do conteúdo e quer trazer melhorias para seu negócio, não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Roberto Dias Santos diz:

    Otimo, Adorei seu post, Tem um aplicativo chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse aplicativo é um agregador de sites de classificados, esse Software tem mais de 340 sites de anuncios onde você pode anunciar totalmente grátis, usando esse programa você pode anunciar seu material automaticamente nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, ele gera muitas visitas. Sempre uso esse programa para fazer anuncios. Fica ai a dica... Seu post foi excelente. Bom dia.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.