No âmbito da distribuição, a rastreabilidade de mercadoria é essencial para que a empresa tenha mais controle sobre as operações. Esse processo ajuda o gestor a monitorar os produtos para estar ciente sobre sua localização.
Essa etapa envolve controle de estoque preciso e de portarias, gestão de frota e agendamentos. Afinal, manter a rastreabilidade é fundamental para evitar estoque parado e, consequentemente, menor geração de receita. Entenda mais sobre o assunto no texto a seguir.
Rastreabilidade: o que é?
O conceito é definido como o poder de monitorar um objeto, sabendo sua localização e tendo uma previsão de quando chegará ao seu destino. Esse processo pode ser utilizado tanto por empresas de manufatura quanto por distribuidoras e transportadoras.
Isso pode ser feito por meio de um código, como o de barras, por exemplo. Quando um produto é marcado por esse código, fica viável saber informações sobre ele, como sua origem, seu destino, o que é, dentre outros dados. Por isso, na rastreabilidade, essas informações são essenciais.
Aplicações da rastreabilidade
A aplicação pode ser feita em diversas atividades, tanto na manufatura quanto no setor de distribuição. Veja, a seguir, algumas das principais aplicações desse processo:
Rastreabilidade de alimentos
Uma das aplicações mais importantes é a rastreabilidade de alimentos, já que o processo ajuda a entender a origem e a validade dos mantimentos. É uma forma de acompanhar a movimentação do produto durante sua fabricação, processamento e transporte.
Isso ajuda a garantir sua qualidade durante toda a cadeia produtiva, até chegar ao seu destino final. Para que seja bem-sucedida, é possível utilizar um sistema, que ajudará no registro das informações e no monitoramento dos alimentos.
Rastreabilidade de medicamentos
A rastreabilidade de medicamentos também é muito importante, pois se trata de produtos que necessitam de um cuidado especial para que sua integridade seja garantida.
Para isso, é necessário que haja um controle sobre os medicamentos desde sua fabricação, manipulação, transporte até as farmácias e equipamentos de saúde.
Quais as vantagens da rastreabilidade?
Após entender mais sobre como funciona o processo, e ver algumas de suas aplicações, é possível entender sua importância. Confira, agora, as principais vantagens em implantar um bom sistema de rastreabilidade no seu negócio.
Segurança e qualidade
Quando a empresa opta pela rastreabilidade, é possível garantir a qualidade e a segurança dos produtos. Isso facilita processos como recalls de mercadoria, já que auxilia a identificação de qual lote apresentou defeito. Evita, também, que os itens se percam no estoque ou durante a distribuição.
Redução do estoque
Ao contar com a rastreabilidade, a empresa também não precisa manter um estoque tão grande. Ao rastrear os itens, é possível saber quanto tempo é necessário para distribuí-los aos clientes. Assim, você pode calcular a quantidade de mercadoria que ficará parada e por quanto tempo, facilitando muito a gestão de armazém.
Gestão de entregas
Outro ponto positivo de utilizar a rastreabilidade é ter uma melhor gestão de entregas, já que é possível acompanhar a movimentação da mercadoria de perto. E com o auxílio de um sistema de gestão, esse processo se torna ainda mais otimizado e eficiente.
Uso da tecnologia na rastreabilidade
Uma tendência crescente do segmento de distribuição é a automação dos processos a fim de evitar erros e facilitar que, em um mesmo local, colaboradores e diretores possam acompanhar o fluxo de mercadorias. Isso, claro, com diferentes níveis de acesso aos dados e execução facilitada por qualquer pessoa.
Se entre as suas maiores dificuldades na rastreabilidade está a dificuldade na definição de prioridades e o uso incorreto dos recursos, um sistema para gerenciamento do armazém pode auxiliá-lo a resolver essas questões.
O sistema WMS atua no controle de estoque e evita turn over de equipe devido ao desgaste da reposição. As frentes de atuação do WMS ocorrem por meio do Slotting e da Convocação Ativa, evitando desabastecimento da linha. Entenda mais sobre como o WMS funciona e quais outras vantagens ele pode proporcionar!
Deixe aqui seu comentário