Relatório financeiro: importância, tipos e como fazer

Equipe TOTVS | 27 novembro, 2023

O relatório financeiro é uma ferramenta essencial para assegurar a correta análise das finanças de uma organização. Esse tipo de documento tem diferentes aplicações e enorme importância para a gestão do negócio.

Sua organização é financeiramente estável? O fluxo de caixa é equilibrado e transparente? As metas financeiras são atingidas? A dívida da empresa está controlada?

Respostas para essas perguntas você pode encontrar ao analisar um relatório financeiro.

Esse documento serve de base para que contadores, analistas, empreendedores e investidores entendam a situação financeira de uma operação.

Nesse conteúdo, vamos explicar mais sobre o tema, sua importância e os diferentes tipos de relatório em uma empresa. Vamos lá?

O que é um relatório financeiro?

Relatório financeiro é um documento que fornece informações sobre os resultados das operações de uma organização e sua situação financeira atual.

Esse documento geralmente contém declarações de renda, balanços, demonstrações de fluxo de caixa, orçamentos e outros dados relacionados com a análise das finanças.

É um documento essencial, pois oferece uma visão abrangente de todas as atividades financeiras do negócio.

Ele age como um exame da saúde das finanças e contas — e revela tendências ou questões notáveis, como receitas, despesas, dívidas, lucros etc.

Antes, sua elaboração era demorada, passível de erros e que envolvia vários processos de revisão. Hoje, graças à tecnologia, é possível criar relatórios em poucos segundos, com apenas alguns cliques.

A combinação de software financeiro e soluções baseadas em nuvem tornam os relatórios mais fáceis de se lidar do que nunca.

Assim, todos os principais tomadores de decisão de um negócio podem acessar suas informações praticamente em tempo real.

Qual o objetivo do relatório financeiro?

Relatórios financeiros são essenciais para qualquer empresa. Eles ajudam a gerência a tomar decisões informadas, tanto em curto quanto em longo prazo

Além disso, ele dá clareza e transparência aos investidores, credores e partes interessadas para que eles possam tomar uma decisão educada sobre investir ou não seus recursos na empresa.

Trata-se de uma ferramenta que permite que os negócios planejem com antecedência a fim de permanecerem competitivos e lucrativos.

Também lhes permite comparar seu desempenho financeiro com outras organizações do mesmo setor para analisar melhor os pontos fortes e fracos, assim como aspectos que poderiam ser melhorados (análise SWOT).

Qual a importância de um relatório financeiro?

importância de um relatório financeiro

No cenário empresarial moderno, os relatórios financeiros são cruciais para uma gestão financeira de sucesso.

Eles fornecem aos gerentes uma visão geral de como sua empresa está se desempenhando financeiramente e lhes dão uma visão geral sobre quais áreas requerem mais investimentos e recursos.

Além disso, também ajudam a identificar oportunidades ou riscos potenciais que podem surgir, tais como áreas onde os custos podem ser reduzidos, para que eles possam tomar melhores decisões sobre o futuro de seus negócios.

E claro, falamos de um acréscimo importante na rotina gerencial.

Afinal, ter acesso a informações precisas e atualizadas dá aos gerentes as ferramentas que eles precisam para visualizar a saúde financeira de sua organização.

Isso não só os ajuda a entender o fluxo de caixa e as exigências de capital, mas também lhes permite criar planos mais eficientes para expansão e crescimento.

Esse documento é um ativo de altíssimo valor para qualquer negócio moderno que procura permanecer competitivo hoje em dia.

Quais são os principais tipos de relatórios financeiros?

Uma empresa não depende apenas de um tipo ou framework de relatório. Pelo contrário, a gestão inteligente depende de uma infinidade de informações, de diferentes setores e níveis de complexidade.

Para melhor entender, separamos alguns dos principais relatórios utilizados na gestão financeira, veja só:

Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)

O DFC é um relatório contábil não obrigatório, que mostra a movimentação de dinheiro na empresa em um período.

Ele é importante para analisar a posição financeira da empresa e auxiliar na tomada de decisões e refere-se ao regime de competência.

O DFC possui informações sobre as entradas e saídas de caixa por categoria: operacional, investimento e financiamento.

Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

O DRE é um documento contábil que informa as receitas e despesas de uma empresa. Ele é importante para analisar o lucro ou prejuízo da empresa e sua performance econômica.

De acordo com a Lei nª 6.404/76, sua apresentação é obrigatória ao fim de todo ano fiscal e se baseia no regime de caixa da empresa.

Ele possui informações sobre a receita bruta, as deduções, o lucro bruto, as despesas operacionais e não operacionais, o resultado antes e depois do imposto de renda e o resultado líquido.

Balanço patrimonial

O Balanço Patrimonial é um relatório que mostra a situação financeira do negócio e é obrigatório. Deve ser elaborado ao fim de cada ano fiscal.

Ele é importante para avaliar o patrimônio da empresa e sua capacidade de gerar lucros e pagar dívidas. Ele possui informações sobre os ativos (bens e direitos), os passivos (dívidas e obrigações com terceiros) e o patrimônio líquido (diferença entre ativos e passivos).

Relatório de contas a pagar e a receber

O relatório de contas a pagar e a receber é um documento que mostra os valores que a empresa deve e tem a receber em um período. Simples, certo?

Ele é importante para controlar o fluxo de caixa da empresa e planejar as finanças.

Ele possui informações sobre as datas de vencimento, os valores, as pessoas envolvidas, as naturezas de lançamento e as situações das contas.

Como fazer um relatório financeiro?

Como fazer um relatório financeiro

Para qualquer negócio que queira ter sucesso, elaborar um bom relatório de finanças é um dos primeiros passos a se dar.

Um relatório bem elaborado lhe dará uma visão aprofundada de seus próprios desempenhos e tendências financeiras, ao mesmo tempo em que fornecerá aos potenciais investidores ou parceiros uma fonte de informação confiável.

Para começar a criar um relatório eficaz, aqui estão alguns passos-chave:

  • certifique-se de que você tenha uma compreensão precisa de quais são seus objetivos para o relatório;
  • escolha o estilo do relatório e em que tipo de dados ele se concentra;
  • acumule os dados de sua empresa a partir de várias fontes tais como extratos bancários, despesas cobradas e registros fiscais;
  • analise estes dados para formar conclusões significativas sobre padrões ou tendências; crie gráficos sempre que necessário para auxílio visual;
  • e finalmente organize o relatório em um documento facilmente digerível que resume com precisão suas descobertas.

Com estas etapas concluídas, basta apresentar com confiança seus resultados a qualquer parte interessada.

Além disso, não se esqueça da importante etapa de análise dos indicadores e resultados do negócio. Você já parou para fazer essa operação alguma vez?

Quando se trata de analisar o financeiro de uma empresa, é importante começar com o básico.

Primeiro, você deve olhar para a saúde financeira geral da empresa e ter certeza de que as despesas estão sob controle. Veja seu balanço patrimonial e tome nota dos passivos e ativos.

Certifique-se de que há um saldo positivo no fluxo de caixa; isso indica o quão bem a empresa administra seu dinheiro.

Além disso, se possível, verifique seus demonstrativos trimestrais e certifique-se de que eles não tenham contraído muitas dívidas em comparação com as reservas de caixa.

Finalmente, quando todo o resto parecer em ordem, mergulhe fundo nas especificidades de seus demonstrativos de renda e veja se eles estão tendo algum problema na venda de produtos ou serviços.

É o que chamamos de due diligence ou diligência, que nada mais é do que a investigação de seus resultados financeiros, que pode aprofundar sua visão acerca de qualquer problema em potencial, bem como assegurar que seus investimentos sejam sólidos.

Exemplo de relatório financeiro de uma empresa

Um relatório financeiro pode ser feito de várias formas. Não existe um único modelo, assim como as empresas contam com seus próprios DREs, DFCs, relatórios de contas a pagar e receber, entre outros.

Um bom exemplo, e bem simples, pegamos emprestado do blog da Eleve Vendas:

Exemplo de relatório financeiro

Veja só como a planilha é uma boa alternativa para separar as finanças de um negócio. Neste exemplo, há uma divisão por semanas, bem como também entre o que estava previsto e o que foi concretizado.

É uma maneira importante de ter maior controle sobre o que se gasta e sobre o que entra em caixa.

Uma curiosidade é que a primeira semana trouxe entradas maiores que o esperado, o que é um ponto muito positivo! No entanto, os gastos também superaram o previsto, com destaque para o combustível.

Sistemas de gestão da TOTVS

Você sabe como gerenciar os processos e as finanças da sua empresa de forma eficiente?

Em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, é essencial contar com a tecnologia certa para otimizar as operações e garantir o controle financeiro.

Por isso, você precisa conhecer os sistemas de gestão da TOTVS.

As soluções completas e integradas da TOTVS permitem automatizar e simplificar as rotinas administrativas, financeiras e operacionais da sua empresa.

Com eles, você pode acompanhar o fluxo de caixa, o balanço patrimonial, os relatórios gerenciais e muito mais.

Além disso, você pode personalizar os sistemas de acordo com as necessidades do seu negócio e do seu segmento.

Confira tudo sobre os sistemas de gestão da TOTVS!

Conclusão

Os relatórios financeiros são ferramentas indispensáveis para o controle e a gestão das finanças de uma empresa.

Eles permitem acompanhar o desempenho econômico e financeiro do negócio, identificar problemas e oportunidades, planejar ações e tomar decisões mais assertivas.

Além disso, alguns dos relatórios são exigidos por lei e por órgãos reguladores, sendo fundamentais para a transparência e a credibilidade da empresa perante o mercado.

E você, gostou do conteúdo?

Para seguir aprendendo sobre gestão financeira, continue de olho em nossas novidades do blog.

Aproveite para assinar a newsletter da TOTVS e receber os conteúdos direto em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.