agricultura-de-precisao

Como a agricultura de precisão impacta a produção rural?

Equipe TOTVS | GESTÃO AGRÍCOLA | 04 fevereiro, 2020

A agricultura de precisão (AP) trata de um conjunto de métodos e tecnologias que auxiliam o produtor a conhecer sua área para cultivo de maneira mais completa, buscando otimizar suas práticas, e que pode ajudar a aumentar o rendimento.

Para entender o que é agricultura de precisão, é necessário interpretá-la como uma forma diferente de lidar com as lavouras. Esse conceito considera que as lavouras não são uniformes.

O que isso quer dizer? Basicamente, cada área presente em sua terra se diferencia entre si. Isso vale para solo, temperatura, relevo, vegetação nativa etc. São por esses motivos que sistemas de gestão eficientes, assim como outras inovações tecnológicas, são necessários para que você possa aproveitar melhor sua produção.

Confira a seguir o texto que preparamos e conheça mais sobre as especificações da agricultura de alta precisão.

Como funciona a agricultura de precisão?

A agronomia de precisão, ou agricultura de precisão, faz o uso de máquinas, tecnologias e controle do agricultor para monitorar dados das áreas cultivadas. Nesse modelo, qualquer área, seja pequena ou grande, é tratada como única, levando em consideração as particularidades de cada uma.

Na prática, esse modelo de agricultura está sendo utilizado principalmente em culturas de milho, café, soja, feijão e cana. No Brasil, as soluções existentes agem mais na aplicação de fertilizantes e corretivos, mas sem deixar de considerar a lavoura em todos os seus aspectos, como:

  • Produtividade;
  • Solo (características físicas, químicas e compactação);
  • Infestação de ervas daninhas,
  • Doenças e pragas.

Dessa forma, a AP possibilita que os produtores rurais (pequenos, médios e grandes) façam uma gestão equilibrada e mais precisa de sua lavoura. Um exemplo disso é a utilização de insumos na hora e local certos e na quantidade adequada, elevando o nível de produtividade e sustentabilidade.

A agricultura de precisão na prática

O primeiro passo para se aplicar a precisão agrícola é entender o que acontece com o solo. As análises feitas por sistemas de gestão e inteligência artificial conseguem identificar o que cada espaço de terra precisa no momento.

A inteligência artificial na agricultura, por exemplo, é uma solução inovadora e que consegue ler informações preciosas sobre a lavoura através de padrões de folhas, grãos e frutas ou através de um reconhecimento aéreo via drones. Depois de obter esses dados, você pode montar um mapa de aplicações.

A partir daí, os sistemas de telemetria ajudam no controle da qualidade e quantidade de insumos, fertilizantes e defensivos. Tudo na medida certa e distribuídos por pulverizadores controlados à distância pelos operadores.

O ERP também entra nesse jogo como um braço direito na organização das operações de produção e na tomada de decisão, que tende a ser mais assertiva e estratégica por parte do produtor.

Benefícios da agricultura de precisão

Você já percebeu que, ao adotar essa metodologia, o agronegócio passa por muitas mudanças positivas. Além das vantagens que já citamos, outros benefícios mais comuns são:

  • Menos desperdícios de insumos e matéria-prima;
  • Produtividade maximizada em cada local;
  • Agressão ao solo e ao meio ambiente reduzida;
  • Segurança na tomada de decisão,
  • Visualização detalhada da propriedade.

Soluções para a agricultura de precisão

Muitos dos benefícios da agricultura moderna ou de precisão são possíveis graças à utilização de equipamentos fundamentais, como satélites, drones, máquinas inteligentes, scanners e outras ferramentas sobre as quais falaremos brevemente a seguir.

Equipamentos Autônomos

Produtores que trabalham com maquinário agrícola se deparam com a urgência de se adaptarem ao mercado e aderirem às soluções que facilitem a vida dos da produção no campo.

Tratores, pulverizadores, colhedoras e adubadores controlados à distância são exemplos disso, realizando tarefas que demorariam muito mais tempo para serem planejadas, colocadas em prática e trazerem resultados.

Drones

O uso de drones na agricultura é cada vez mais comum. Como já citamos, os VANTs (Veículos Aéreos não Tripulados) conseguem identificar pragas e doenças dentro da produção, além de localizar pontos específicos da lavoura que estejam danificados, com falta ou excesso de abastecimento.

Com esses números, gráficos e comparações em mãos, o agricultor pode controlar com precisão a quantidade de recursos que será aplicada, garantindo maior produtividade e lucro.

Softwares para gestão agrícola

Os sistemas de gestão também podem ser considerados como peças-chave na agricultura de precisão. Com softwares de alto nível reunindo dados, ajudando a proporcionar insights e controlando a operação de ponta a ponta, o produtor realmente consegue entender tudo o que acontece com sua lavoura e o que está sendo cultivado.

Os softwares são voltados especialmente para a busca de resultados, agindo desde o tratamento do solo até a rastreabilidade dos produtos; em sua maioria, alimentos, como frutas, vegetais, grãos e cereais, contribuindo para um processo melhor estruturado e sustentável.

Também entram nessa categoria o planejamento e orçamento, a manutenção e controle de frotas, o preparo, plantio e manejo, a colheita e a safra, a logística e a recepção, o beneficiamento e a expedição etc.

Conte com a TOTVS para a agricultura de precisão

A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, referência no mercado de tecnologia e inovação. Trabalhamos todos os dias para trazer as melhores soluções para todos os segmentos de atuação empreendedora, e com o agronegócio não é diferente.

Nossos sistemas não são voltados apenas para produtores de grande porte, sendo que você pode contratar as funcionalidades e módulos que mais se encaixam no seu modelo de negócio.

Neste conteúdo, abordamos o funcionamento, as vantagens e as ferramentas na agricultura de precisão. Se você se interessa por esse tema e quer conhecer mais sobre a ação da tecnologia na agricultura, confira nosso outro artigo sobre o tema. Também não deixe de assinar a newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Nova call to action

Comentarios

  1. Esmeralda

    Parabéns pelo artigo,adorei!

    1. Alan Amorim

      Obrigado, Esmeralda!
      fico contente em saber que tenha adorado.
      Continue acompanhando o conteúdo do blog que tem bastante informação sobre o segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *