Originação de grãos: entenda a importância e como otimizar cada etapa deste processo com tecnologia

Equipe TOTVS | 07 fevereiro, 2023

Um dos processos mais importantes no setor do agronegócio é a originação de grãos, e ele acontece antes mesmo da comercialização dos produtos.

Com isso, é preciso entender como funciona cada etapa e por que é preciso ter profissionais especializados e uma gestão eficiente para o sucesso de toda a cadeia produtiva.

Antes da originação de grãos, é preciso compreender outros aspectos que envolvem precificação, armazenagem, logística, escoamento etc.

Parece complicado? Então, fique com a gente que vamos esclarecer tudo sobre esse tema importantíssimo para o agronegócio brasileiro e mundial.

O que é originação de grãos?

Se quisermos resumir o conceito, podemos dizer que a originação é a ponte entre a fazenda e a indústria. Ou seja, é o processo de compra e aquisição dos grãos junto ao produtor.

Mas isso seria simplificar demais, quando na verdade há um processo estratégico importante antes dessa intermediação.

Principalmente em época de colheita — onde acontece a armazenagem, movimentações, emissão de documentos, entre outros processos — é preciso agilidade para escoar a produção.

Sendo assim, cabe ao profissional conectar os produtores de grãos, sejam fazendas, cooperativas ou traders com as respectivas indústrias em que serão empregados esses insumos.

São várias indústrias da cadeia produtiva que precisam desse abastecimento, e para cada uma delas será necessário uma estratégia distinta para que seja eficiente todo o processo.

TOTVS Agro multicultivo

Como funciona esse processo?

A grande função do processo é trazer agilidade para as produções agrícolas de ponta a ponta.

São incontáveis tarefas a serem cumpridas, portanto é necessário uma gestão eficiente, pautada em dados sempre atualizados.

Esta parte inicial envolve primeiramente comercializadores de grãos e a indústria, ainda assim, há muitos processos que precisam ser otimizados.

Em outras palavras, cabe à originação de grãos atender a demanda desses processos de forma eficiente e mais rápida.

Passo a passo da originação de grãos 

Uma forma de entender a originação de grãos é exemplificando as etapas do processo, conforme veremos a seguir:

Cadastramento:

O primeiro passo é o cadastramento onde vão constar todas as informações relevantes para aquisição dos insumos.

Período de safra, financiamento, estoque e armazenagem costumam ser os principais dados solicitados nesta etapa.

Movimentações internas

Esse processo é importante para classificação das amostras de produtos, romaneios, registros de ordem trânsito e outras tarefas que incidem antes da armazenagem.

Estocagem e armazenamento

Quando o assunto são grãos, a armazenagem é fundamental para garantir a qualidade do produto final. 

A estocagem é sobre o armazenamento de grãos em silos onde constam as descrições do produto, relatórios, serviços e afins.

É preciso muita atenção a essa etapa para que não haja perdas.

Comercialização

Enfim, chegamos à ponta final do processo que é o fechamento dos contratos, definições das contas a pagar e a receber, fixar os preços, entre outros processos que vão entrar na logística.

Ficou claro como o processo de originação de grãos é complexo e vale lembrar que nesses passos poderão haver sub-etapas a depender do tipo do produto.

Por isso é importante entender como funciona a operação como um todo.

Um panorama sobre o mercado de commodities agrícolas

O mercado do agronegócio brasileiro é muito forte e relevante na economia nacional e mundial.

Só no primeiro semestre de 2022, de acordo com dados do governo, o agro foi responsável por exportar 15,71 bilhões de dólares, o que corresponde a uma fatia expressiva da balança comercial brasileira.

Nesse contexto, as commodities agrícolas são os ativos de maior relevância, porém de maior volatilidade.

Os preços dependem diretamente do transcorrer da produção e são muitos fatores envolvidos que impactam nisso.

Desde as condições naturais como chuvas e secas, tem também questões logísticas e até cenários político-econômicos que tornam a precificação um processo bem complexo.

Até fatores geográficos acabam contribuindo, uma vez que na região sul, por exemplo, há um inverno mais rigoroso que prejudica a cultura do café.

Especialmente no ano de 2022, até a geopolítica teve um impacto, pois os conflitos entre Rússia e Ucrânia deixaram os preços das commodities ainda mais voláteis.

Outra característica das commodities agrícolas é que elas estão também presentes no mercado financeiro, com índices negociados na B3.

Principalmente para o mercado de futuros, essa volatilidade dos preços das commodities tem muito impacto nos lucros e prejuízos dos investidores.

Ainda assim, com tantos fatores que podem interferir no andamento do mercado, os especialistas estão otimistas com as projeções do setor.

Como vimos, apesar de tudo, o setor de agronegócio brasileiro bateu recordes de exportação nos últimos anos, portanto é natural esperar que o mercado siga em alta.

Quais são os principais desafios enfrentados na originação de grãos?

O processo ainda é muito complexo e demanda algumas expertises que acaba dificultando a efetividade das ações.

Investir em tecnologia é fundamental para otimizar a originação de grãos, principalmente aquelas voltadas à gestão das operações.

A inovação e o agronegócio caminham lado a lado, e conforme o setor cresce, novas tecnologias vão surgindo para agilizar cada uma das etapas que já citamos.

Os principais pontos que ainda precisam ser aprimorados estão no rastreamento da carga, armazenagem adequada e monitoramento das atividades.

No caso do rastreamento, é preciso buscar soluções em tempo real que garantam a segurança do transporte.

A armazenagem e estocagem é um desafio, pois as perdas originadas de silos inadequados representam grandes prejuízos para o setor.

Por fim, o monitoramento de todas as atividades é o que vai colaborar para redução de erros no processo, afinal, não basta ter agilidade, é preciso ter precisão.

Além desses 3 desafios operacionais destacados, não podemos perder de vista a parte burocrática, já que as documentações envolvidas são importantes para a agilidade e legalidade dos processos.

Como organizar e gerenciar corretamente a originação de grãos?

Os processos de originação de grãos são impactados pela sazonalidade, especialmente em época de safra.

Neste período, onde ocorre a colheita, as movimentações serão frequentes e volumosas, então é um momento de atenção.

Organizar o fluxo de movimentação, emissão de documentos, gerir veículos e pessoas se torna particularmente desafiador nesse momento.

Por isso, para uma gestão eficiente, é fundamental ter um planejamento, uma vez que é possível antecipar quando acontecerá o período de colheita.

É preciso considerar todas as etapas e sub-etapas essenciais para o processo de originação de grãos e organizá-las de forma visual e preferencialmente tecnológica.

Também é importante ter KPIs para acompanhar o andamento dos processos e estar de olho nos relatórios para encontrar pontos de melhorias.

Tecnologia na gestão de grãos 

Na gestão de grãos, há tecnologias específicas para gerenciamento de cada uma das etapas, e o ideal é quando estão concentradas em uma única plataforma.

Alguns processos são implementados para auxiliar na organização de armazéns e dos processos logísticos, enquanto outros podem automatizar a emissão de documentos.

Para além do operacional, você também precisa considerar sistemas que vão estruturar e otimizar também a  comercialização.

Os CRMs com ferramentas voltadas para a gestão dos clientes do agronegócio são opções a serem consideradas, assim como ERPs específicos para o setor.

Todas essas áreas, quando há tecnologia adequada, vão ser bem mais fáceis de serem geridas, garantindo que a originação de grãos cumpra seu papel com excelência.

TOTVS Agro Multicultivo

Não há setor em que a TOTVS não tenha soluções tecnológicas incríveis para otimizar a atividade, e para o agro, temos a plataforma ideal.

Principalmente para a etapa de originação, nossa tecnologia tem ferramentas para que você foque no que interessa: comercialização.

Com o TOTVS Agro Multicultivo, você tem todo o controle das etapas da operação, podendo identificar os pontos de melhorias de maneira bem mais ágil.

A gestão de estoque também fica bem mais simples, auxiliando assim a diminuir e até mitigar a perda de insumos.

Ou seja, com as soluções da TOTVS Agro Multicultivo, as funções de backoffice estarão em boas mãos, enquanto o gestor tem dados precisos para agilizar seus processos operacionais.

E isso é só o começo, nossas ferramentas tecnológicas para o agronegócio tem muitos recursos valiosos para o produtor e para a indústria rural.

Conheça os detalhes do TOTVS Agro Multicultivo!

Conclusão

A originação é uma das primeiras, e talvez mais importantes etapas do processo de cultivo no agronegócio. 

Apesar de ser um processo complexo, é possível otimizar as etapas para garantir que a comercialização seja ágil, assertiva e vantajosa.

Com um controle mais preciso dos processos, é possível ser eficiente de ponta a ponta, o que vai deixar o seu negócio mais competitivo.

Na TOTVS temos várias opções de tecnologia para gestão de empresas e de processos, e no agronegócio temos uma solução pensada para atender as necessidades do setor.

Então sem mais delongas, saiba mais sobre o TOTVS Agro Multicultivo e suas ferramentas para produtores e indústria.

Aproveite também para assinar a newsletter da TOTVS e ficar por dentro das novidades assim que forem publicadas.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.