Escala de trabalho: os tipos existentes e como organizar

A CLT possui determinações específicas, que definem como a escala de trabalho dos colaboradores deve ser. É preciso que as empresas estejam atentas a essas regras para evitar que o horário de trabalho seja longo demais. Cada gestor deve organizar essa jornada conforme as necessidades do negócio.  Ela envolve o número de horas em que …

Equipe TOTVS | 09 março, 2021

A CLT possui determinações específicas, que definem como a escala de trabalho dos colaboradores deve ser. É preciso que as empresas estejam atentas a essas regras para evitar que o horário de trabalho seja longo demais. Cada gestor deve organizar essa jornada conforme as necessidades do negócio. 

Ela envolve o número de horas em que um colaborador deve estar disponível para trabalhar, ou seja, essa jornada precisa ser ratificada pelo contrato trabalhista e assinada pelo funcionário e pelo empregador. Sendo assim, neste artigo, esclarecemos quais tipos de escalas existem e como otimizá-los.

O que é escala de trabalho?

A escala de trabalho está relacionada com a quantidade de tempo que o profissional pode trabalhar na empresa.

Conforme diferentes cargos e funções foram surgindo, foi necessário criar diversos tipos de escalas de trabalho para não sobrecarregar os profissionais e suprir a demanda do mercado.

Foi então que, em 1943, após lutas pelos direitos dos trabalhadores, surgiu a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A partir disso, as empresas precisam seguir um conjunto de regras que garantem os direitos dos profissionais, incluindo uma carga horária justa.

A CLT surgiu a partir do Decreto-Lei nº 5.452 e o seu papel é consolidar e gerenciar as leis trabalhistas. Atualmente, a legislação prevê o máximo de 44 horas semanais que um colaborador pode exercer sua função sem que a empresa precise pagar hora extra. 

A forma como essas 44 horas serão divididas é o que chamamos de escala de trabalho. E isso é definido pela empresa, analisando o tipo de cargo e área que irá trabalhar. 

 

Baixe agora mesmo o estudo de Panorama das Carrerias 2030

Como funciona a escala de trabalho?

A escala de trabalho deve ser definida pela empresa com o propósito de dividir as 44 horas do colaborador de uma maneira justa e que faça sentido para o negócio. 

É muito comum que uma jornada 5×2 seja aplicada em escritórios cujo funcionamento e contato com clientes acontece em horário útil. Já uma empresa de segurança, precisa de um profissional disponível durante dia e noite e aos finais de semana.

Tudo depende do segmento em que a empresa está e também a área de atuação do profissional.

Tipos de escala de trabalho

Atualmente, a lei determina que os colaboradores de uma empresa só podem cumprir até 44 horas semanais de trabalho, principalmente, em companhia de serviço ininterrupto. Por isso, surgiram diferentes tipos de escala de trabalho, que dividem essa quantidade de horas de maneiras diferentes. Veja as mais comuns a seguir:

Escala 5X1

A escala 5X1 é quando o colaborador trabalha cinco dias e folga um, sendo que o dia de descanso não é fixo. Ela é muito utilizada em funções de atuação contínua, quando as folgas dos profissionais se alternam para sempre haver alguém trabalhando.

Para não ultrapassar a carga máxima de 44 horas semanais, a jornada de trabalho desse profissional deve ser de até 7 horas e 20 minutos por dia. Algumas profissões que podem seguir essa escala são enfermeiros, operadores de telemarketing, entre outros.

Escala 5X2

Já a escala 5X2 é uma das mais utilizadas pelas companhias, que atuam de segunda a sexta-feira, com folgas fixas no sábado e no domingo. Porém, a empresa também pode optar em não ter folgas fixas ou não consecutivas. O dia de trabalho dura até 8 horas e 48 minutos, para que seja possível cumprir a carga horária semanal.

É importante lembrar que, caso os colaboradores da companhia precisem trabalhar no sábado ou no domingo, o valor diário do pagamento dobra. Portanto, nesses casos, além da remuneração de descanso semanal, prevista em lei, a empresa paga em dobro.

Nova call to action

Escala 6X1

Esse tipo de escala de trabalho se refere às funções em que o profissional trabalha seis dias e folga um. O dia de descanso pode ser fixo ou não, porém, a lei determina que é preciso conceder ao menos um domingo de folga no mês.

A carga horária diária de trabalho no modelo de escala 6X1 deve ser de, no máximo, 7 horas e 30 minutos, sem contar o horário de almoço e as pausas para descanso. Este também é um modelo muito utilizado nas empresas de telemarketing, principalmente, para profissionais que atendem suporte técnico.

Escala 12X36

Essa escala de trabalho é definida como aquela em que o colaborador trabalha 12 horas e tem 36 de descanso. Esse modelo é utilizado em atividades que apresentam uma jornada especial, que não pode ser paralisada por certo tempo, como no caso de montadoras de veículos, setor industrial, entre outros.

Esse regime é estipulado por meio de acordo e convenções coletivas de trabalho, não havendo nenhum apoio na legislação trabalhista. Além disso, o controle de ponto é essencial em qualquer uma das espécies de escala, para evitar que ocorra problemas no processo de computação das horas trabalhadas.

Como fazer o controle da escala de trabalho?

Segundo as leis trabalhistas, empresas que possuem mais de 20 colaboradores precisam implementar algum tipo de controle de ponto para que seja possível fazer o controle das horas de trabalho.

O descumprimento das diretrizes de escala estipuladas pela CLT pode acarretar multas e outros tipos de punições.

Além disso, os horários de descanso durante a jornada também são obrigatórios e podem gerar mais produtividade, já que o profissional terá um tempo para se recuperar e se manter focado em suas atividades. 

Sendo assim, é essencial que a empresa tenha uma forma confiável de controle, que garanta os direitos dos seus colaboradores. Para isso, é possível contar com um sistema de gestão empresarial.

Essa tecnologia automatiza o processo de registro de horas, organizando toda a escala trabalhista dentro de uma empresa.

Inovações como esta podem utilizar dados para que o RH seja mais estratégico na gestão de pessoas, como, por exemplo, ao fazer a seleção de funcionários. Essa tecnologia permite buscar candidatos que sejam mais compatíveis com o perfil da vaga por meio da análise de dados.

Além disso, o software conta com a CLT atualizada. Assim, sua empresa se mantém em dia com a legislação trabalhista vigente. Conheça todas as vantagens em poder contar com um sistema de RH e veja como essa inovação pode tornar esse setor mais estratégico!

TOTVS RH

O sistema de RH da TOTVS, a maior empresa de tecnologia brasileira, é uma solução prática para sua empresa gerir a escala de trabalho mantendo o mais alto índice de transparência.

O sistema é capaz de fazer a gestão do departamento pessoal até o capital humano, automatizando tarefas como o controle de ponto e a folha de pagamento.

Quer saber mais sobre a solução da TOTVS para o seu RH? Confira o vídeo abaixo!

Clique aqui e conheça mais sobre o TOTVS RH!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Cassiano diz:

    Em caso de 6x1, 44 horas semanais. Existe a regra de 11 horas de descanso antes do período de folga (24 horas consecutivas)?

  2. Alan Amorim diz:

    Olá, Cassiano. Tudo bem? Poderia enviar sua dúvida para o meu e-mail explicando melhor a situação? [email protected] Abs!

  3. clinica de recuperação diz:

    muito obrigado, parabéns pelo artigo, me ajudou muito.

  4. Alan Amorim diz:

    Ficamos felizes em ajudar ;)

  5. Rubens diz:

    Olá! Estou pesquisando alguns coisas e vim parar aqui. Bom trabalho. Estava pesquisando renda extra em casa, nem sei como vim parar aqui, mas foi legal.

  6. Alan Amorim diz:

    Olá, Rubens. Obrigado pela mensagem, que bom que tenha sito proveitoso de alguma forma. O convido a conferir o restante do nosso blog, temos compartilhado muita informação. Talvez possa lhe ajudar :)

  7. Rafaela diz:

    excelentes dicas, sempre objetivo,conteúdo exemplar.

  8. Alan Amorim diz:

    Olá, Rafaela. Muito obrigado pelo elogio! Não deixe de nos acompanhar, temos muito artigo legal saindo todos os dias. :)

  9. Samuel diz:

    Bom dia , eu trabalho de segunda a sexta e me pediram para trabalhar provisório 12x36.Agora eu ouvi dizer que querem nos manter nessa escala. A empresa pode fazer isso?

  10. Alan Amorim diz:

    Olá, Samuel. Obrigado pelo comentário. Confira a agenda do TOTVS Responde acessando o https://espacolegislacao.totvs.com/totvs-responde/ Nossos especialistas podem tirar essa e outras dúvidas trabalhistas, fiscais e até legislativas! :)

  11. Mauricio de Souza diz:

    Bom dia, ótima matéria, mas gostaria de saber qual o mínimo de funcionário são necessários para cobrir um tudo de 24x7 7 dias por semana de forma que não falte ninguém e possa cobrir férias ou cima.falra eventual ? E continuar dentro da CLT. Agradeço se puderem me ajudar.

  12. Alan Amorim diz:

    Olá, Mauricio. Para que os nossos especialistas te ajudem, vou pedir para que confira a agenda do nosso https://espacolegislacao.totvs.com/totvs-responde/ Por este link você poderá tirar suas dúvidas fiscais, tributárias e trabalhistas. E o melhor, é 100% online e gratuito!

  13. Maicon diz:

    Bom dia. Trabalho em uma empresa química aqui em santa cataria. Meu horario noturko esta no momento das 22:00 horas ate as 07:30 da manha. Paro 1 hora pri intervalo. Gostaria de saber se esta certo esse horario.

  14. Alan Amorim diz:

    Olá, Maicon. Agradeço o seu comentário e te convido para conferir o Espaço Legislação https://espacolegislacao.totvs.com/totvs-responde/ nossa agenda dos eventos TOTVS Responde, onde sempre tiramos dúvidas sobre questões fiscais, tributárias e até mesmo como essa, trabalhistas. Tudo 100% online e gratuito!

  15. Antonio cleudison Diniz da silva diz:

    Eu gostaria de saber quantas horas eu trabalho, já que na minha escala de trabalho somos três turmas que segue a escala de turno de revezamento que trabalha de 18 as 06 E vice Versa por três dias, de forma que todos os dias havera duas turma trabalhando e uma folgando.

  16. Alan Amorim diz:

    Olá, Antonio. Agradeço o comentário. Confira no Espaço Legislação https://espacolegislacao.totvs.com/totvs-responde/ nossa agenda dos eventos TOTVS Responde, onde sempre tiramos dúvidas sobre questões fiscais, trabalhistas e tributárias. Desvendamos a legislação para você tudo 100% online e gratuito.

  17. Sonia Carbone diz:

    Estava buscando informação sobre "jornada de trabalho" e a resposta mais clara e objetiva que encontrei foi essa, da Totvs. Adoro um texto objetivo e bem redigido. Parabéns ! Já sigo vocês. São ótimos!

  18. Alan Amorim diz:

    Olá, Sonia. Agradeço o seu comentário e por ser uma seguidora. Trabalhamos sempre visando a informação objetiva! Obrigado pelo elogio, vou repassá-lo para toda a equipe :)

  19. SARA Ribeiro diz:

    Olá gostaria de saber se e permitida a escala 12x24 .. ?? Trabalho nessa escala a um ano porém nunca ouvi falar deste tipo de carga horária .. obs . Não tem folga e não e pago extra quando cai no feriado .

  20. Alan Amorim diz:

    Olá, Sara. Obrigado pelo comentário. Confira a agenda do TOTVS Responde acessando o https://espacolegislacao.totvs.com/totvs-responde/ Nossos especialistas podem tirar essa e outras dúvidas trabalhistas, fiscais e até legislativas!

  21. Roberta Cristina diz:

    Muito bom o seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  22. Alan Amorim diz:

    Olá, Roberta. Vou agradecer em nome da equipe. Obrigado pelo elogio e por nos acompanhar. Temos muito conteúdo publicado e diariamente buscamos trazer mais e mais novidades e informação. Seja bem-vinda :)

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.