sistema-mes

Veja como o sistema MES pode beneficiar sua empresa

Equipe TOTVS | GESTÃO INDUSTRIAL | 18 junho, 2020

O sistema MES (Manufacturing Execution Systems) representa a modernização da manufatura. A utilização desse tipo de tecnologia, transformou a relação entre o chão de fábrica e a administração da companhia. Veja neste artigo como funciona o MES e quais as vantagens de integrá-lo ao seu sistema de gestão.

O que é o sistema MES?

É fundamental entender o que é sistema MES antes de pensar em implementá-lo. Portanto, se trata de um sistema focado exclusivamente nos processos da indústria, ligando o chão de fábrica à gestão. Assim, essa tecnologia emite relatórios em tempo real que otimizam as etapas de produção.

O Manufacturing Execution Systems foi criado originalmente na década de 1990, pela Advanced Manufacturing Research, organização de pesquisas para o setor da manufatura. Em um primeiro momento, o conceito se tratava de uma classe de sistemas que ficavam entre os softwares de automatização de chão de fábrica e os corporativos.

Por volta de 1995, a International Society of Automation, uma organização sem fins lucrativos que emite padrões para automação, elaborou a norma ISA-95. Ela define os padrões para integração de ERPs (Enterprise Resource Planning) com os sistemas de controle.

Nova call to action

A importância do MES na Indústria 4.0

A Indústria 4.0 exige cada vez mais que o segmento se modernize e automatize processos para que a empresa possa se desenvolver. Os sistemas de gestão já são parte fundamental do negócio e ultrapassaram a vantagem competitiva. 

A companhia que não conta com um MES industrial atualizado está ficando para trás em termos de agilidade na produção e redução de custos. Portanto, é essencial implementar uma solução como esta, que promova a otimização das atividades e dê mais controle para os gestores. 

Como o MES pode beneficiar seu negócio?

O MES Sistema de Execução de Manufatura em português, é uma opção que traz retorno imediato para as empresas. Veja a seguir os benefícios e vantagens de ter um sistema como esse:

Decisões assertivas

Todas as informações e processos da companhia podem ficar registrados em um sistema como esse. Assim, a gestão tem mais controle sobre as atividades e também tem acesso rápido às informações da empresa.

Isso torna muito mais simples uma tomada de decisão urgente que tenha que ser feita pelos gestores. Além disso, com dados mais precisos, as decisões tendem a ser mais assertivas também. Tudo isso contribui para a evolução da organização como um todo.

Aumento da produtividade

Muitos processos passam a ser automatizados com o uso de um sistema como esse. Isso diminui consideravelmente os erros e possíveis falhas e permite que os colaboradores foquem em atividade de maior importância.

Por esse motivo, há muito mais produtividade na empresa e evitam-se retrabalhos, assim como falhas na cadeia de suprimento e gestão ineficaz. Os processos se tornam mais otimizados, mantendo a qualidade do trabalho.

Redução de resíduos

No caso das fábricas de produção, com a utilização de um Sistema de Execução de Manufatura, a redução de resíduos é possível. Isso acontece porque todas as informações ficam registradas no sistema de forma digital, o que diminui muito o uso de papel.

Além disso, devido às configurações otimizadas do Sistema de Execução de Manufatura, é possível reduzir a sucata e o material residual da produção. O MES detecta qualquer problema que ocorre durante a fabricação e o processo é pausado. Assim, evita-se que mais itens sejam produzidos de forma inadequada, evitando desperdícios.

Gestão de estoque

Outro grande benefício do sistema é a possibilidade de ter uma gestão de estoque eficiente. Essa solução permite que o inventário seja reduzido para diminuir custos com armazenamento. Assim, a produção passa a ser conforme o volume da demanda dos clientes. 

O sistema avalia a quantidade ideal de insumos e emite um alerta quando for necessário fazer a reposição desses materiais. Essa gestão de estoque proporciona uma redução de custos, evitando gastos desnecessários com matéria-prima.

A TOTVS pode ajudar!

Com a tecnologia TOTVS para Manufatura, a sua empresa poderá aproveitar todas as vantagens citadas acima e muito mais! São sistemas que proporcionam mais controle de todos os processos de produção para os gestores, emitindo relatórios com dados estratégicos.

Leia nosso artigo sobre ERP Manufatura e entenda mais sobre como esse software pode ajudar seu negócio a crescer, automatizando processos e proporcionando uma vantagem competitiva para sua empresa.

Inovação tecnológica na indústria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *