Como funciona o B2C e como aumentar as vendas desse tipo de negócio?

Equipe TOTVS | 05 janeiro, 2023

No mundo dos negócios, há muitos termos para se referir às modalidades de vendas. O B2C (business to consumer) é um desses exemplos.

Todo mundo conhece empresas nesse formato, afinal, todos nós somos consumidores em algum momento. No entanto, nem todos conhecem esse termo, apenas o conceito de varejo.

Como estamos falando de um modelo super popular, é fundamental que empreendedores saibam exatamente tudo que caracteriza esse formato, certo?

Pois bem, nesse artigo, vamos ajudar você com isso. Mostraremos o que é, quais são os benefícios e os desafios, além de apresentar as melhores estratégias para aumentar as vendas B2C. Vamos nessa?

O que é o B2C?

O B2C (business to consumer ou empresa para consumidor), como o nome já indica a tradução, é um modelo de negócio no qual a venda é diretamente do empreendedor para o consumidor final.

Ou seja, quem compra são pessoas físicas que vão consumir o produto ou serviço adquirido. Geralmente, esse tipo de negócio tem como foco um número grande de clientes, uma vez que a maioria das vezes se tratam de compras individuais.

Os exemplos para esse formato são milhares. Basta pensar em um restaurante que vende refeições, uma farmácia que vende remédios ou uma loja que vende roupas.

Mas é importante lembrar que o B2C não está limitado apenas à venda de itens. Qualquer negócio que envolva a entrega de algo para o consumidor final pode ser classificado nesse formato.

Por exemplo: uma clínica de estética, um salão de beleza ou uma oficina mecânica. Nesses casos, está se vendendo um serviço, mas também no formato business to consumer.

Qual a diferença entre B2C, B2B e D2C?

Além de B2C, há também dois outros termos bastante conhecidos: business to business (B2B) e direct to consumer (D2C). Mas o que difere na prática o modelo B2B do D2C?

O business to business é quando uma empresa vende para outra. Nesse caso, não há o consumidor final envolvido nas transações, sendo sempre uma venda entre dois CNPJs.

Um exemplo seria uma indústria que vende insumos para outra fábrica, um fornecedor de matéria-prima para uma loja ou até mesmo uma empresa de software que vende seus serviços para outra empresa usar.

Já o D2C (direct to consumer) é um modelo de negócio que se popularizou nos últimos anos. Ele consiste na venda direta do produto ao consumidor, sem intermediários.

Para ilustrar essa compreensão, vamos pensar na Consul. Essa é uma marca que os consumidores acessam, em geral, por meio de lojas físicas ou onlines, como Americanas, Magazine Luiza ou Casas Bahia.

Mas é possível também comprar uma geladeira pela loja da Consul, o que vai caracterizar, nesse caso, o consumo direto!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Quais são as vantagens de atuar no mercado B2C?

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre qual modelo de negócio escolher. É natural que, diante de tantas opções e formatos, fique difícil saber qual é o melhor para você.

Por isso, listamos algumas das principais vantagens de atuar no B2C. Entre elas, podemos destacar a presença do fator emocional, o menor investimento inicial e uma comunicação mais instantânea.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas a seguir.

  1. Presença do fator emocional;
  2. Menor investimento inicial;
  3. Comunicação mais instantânea.

1. Presença do fator emocional

A presença do fator emocional é uma das principais características de quem atua no mercado B2C. Isso acontece pelo fato de o consumidor final estar sempre envolvido com o produto ou serviço adquirido.

Para se ter uma ideia, basta pensar na última vez em que você foi ao supermercado e comprou um sorvete para saborear quando chegasse em casa. Ou no par de sapatos que você comprou para completar o seu look.

Nesses casos, o fator emocional está muito presente. Afinal, estamos falando de um produto que vai te dar satisfação imediata no momento em que se consome.

Como efeito, fica fácil perceber que isso pode ser usado a favor da empresa — desde que feito de forma honesta —, não é mesmo?

2. Menor investimento inicial

O menor investimento inicial é um outro grande benefício de quem atua no mercado B2C. Isso acontece porque, geralmente, para vender aos consumidores finais não é preciso ter um grande estoque de produtos ou uma estrutura muito robusta.

O ideal é começar com um pequeno estoque e, conforme as vendas forem crescendo, ir aumentando também a quantidade de produtos disponíveis.

Em alguns casos, como o do dropshipping, nem é preciso ter estoque, pois ele é terceirizado.

No final das contas, há várias maneiras de começar uma empresa B2C sem gastar tanto. Com isso, dá para evitar o desperdício e aumentar a lucratividade do negócio.

3. Comunicação mais instantânea

A comunicação mais instantânea é outra característica do mercado B2C. Essa vantagem está ligada às diversas plataformas digitais que facilitam a interação entre as empresas e os consumidores.

Com a internet, é possível enviar uma mensagem para o cliente final de forma rápida e direta. Além disso, dá para criar um canal de atendimento para resolver eventuais dúvidas e problemas.

Essa aproximação é fundamental para se ter acesso a feedbacks, o que vai fazer com que você possa entregar produtos mais adequados para a sua base de clientes.

Quais são os desafios desse modelo de negócio?

Apesar de todas as vantagens que acabamos de listar, é importante destacar que atuar no mercado business to consumer também pode apresentar alguns desafios, assim como qualquer modelo de venda.

Empresas B2C, por exemplo, estão sujeitas às variações de demanda, ou seja, ao fato de as pessoas comprarem mais ou menos em determinados períodos do ano.

Por isso, é importante que você considere essa questão na hora de fazer o seu planejamento financeiro.

Outro ponto que deve ser considerado é o fato de que, geralmente, as margens de lucro são menores no mercado B2C. Isso significa que você terá que vender mais para conseguir ganhar mais.

O mais crucial é que se esteja atento a esse ponto e se calcule bem os seus custos para não sair no prejuízo.

Exemplos de empresas B2C no Brasil

A quantidade de empresas B2C no Brasil é gigantesca. Mas, para ilustrar de forma prática como funciona esse modelo de negócio, listamos alguns exemplos.

O primeiro deles é a Amazon, uma gigante do e-commerce que atua em diversos países, inclusive no Brasil. Ela vende diretamente para os consumidores finais. Por ser um marketplace, acaba vendendo produtos dos mais diversos nichos.

A segunda empresa é O Boticário, uma rede de lojas físicas e virtuais que vende cosméticos. Trata-se de um ótimo exemplo de como uma empresa pode usar a internet para vender seus produtos.

Isso se dá porque, além das lojas físicas, a marca tem um site e uma loja virtual, em que os clientes podem comprar diretamente. Ou seja, atua em vários canais.

Por fim, temos a rede Lojas Renner, um grande exemplo no setor de moda, vendendo roupas, sapatos e acessórios, também com operação online e offline.

Qual é o perfil do cliente B2C?

O perfil do cliente básico de uma empresa B2C varia muito, pois depende do produto ou serviço oferecido.

No geral, essas empresas costumam ter um perfil de cliente mais amplo do que as B2B. Isto é, muitos negócios vendem para qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou classe social.

Por exemplo, uma loja de departamento ou uma livraria, no geral, não têm um público-alvo único.

Mas ainda falando do público, precisamos perceber que os consumidores finais têm características mais específicas. São elas:

  • imediatismo: o cliente B2C quer comprar agora e receber o produto daqui a pouco, ainda que compre em canais diferentes;
  • emocionalidade: as pessoas são mais propensas a comprar por impulso, com menos critério racional e mais adesão às promoções e ofertas;
  • individualismo: cada um compra o produto que mais lhe agrada, sem se importar com o grupo, pois é um consumo pessoal.

5 estratégias para aumentar as vendas B2C

Para finalizar esse grande conteúdo sobre o tema, vamos trazer também algumas das melhores estratégias que seu negócio deve desenvolver se quiser aumentar as vendas B2C!

  1. Saiba quem é o seu público-alvo;
  2. Invista em estratégias de marketing;
  3. Personalize o contato com o cliente;
  4. Ofereça um suporte eficaz ao cliente;
  5. Conte com soluções omnichannel.

1. Saiba quem é o seu público-alvo

Como já vimos, uma das principais características do consumidor B2C é a individualidade, além do imediatismo e emoção. Ou seja, cada um tem o seu próprio estilo e compra o produto que mais lhe agrada.

Por isso, é importante que você saiba quem é o seu público-alvo e desenvolva produtos e campanhas direcionadas para ele.

Faça uma boa análise de mercado e identifique as preferências do seu público para oferecer o produto certo e, claro, na hora certa.

2. Invista em estratégias de marketing

Como vimos, a internet é um grande aliado das empresas B2C. Por isso, investir em estratégias de marketing digital é uma ótima opção para quem quer aumentar as vendas.

Algumas dessas estratégias são:

  • criar um blog e produzir conteúdo relevante para o seu público;
  • fazer anúncios no google e nas redes sociais;
  • desenvolver uma campanha de e-mail marketing;
  • criar uma landing page para capturar leads;
  • fazer parcerias com outras empresas do mesmo nicho.

Por fim, lembre-se de que o sucesso de qualquer estratégia depende muito do seu público, o que você deve conhecer antes de pensar no seu planejamento de marketing.

3. Personalize o contato com o cliente

Outra estratégia que pode ser muito eficiente é o contato personalizado com o cliente. Isso significa, basicamente, tratar cada um de forma única e direcionada.

Por exemplo: se alguém comprou um produto na sua loja virtual, é possível enviar uma mensagem de agradecimento falando com essa pessoa pelo WhatsApp ou e-mail.

Além do agradecimento, você pode oferecer outros produtos que sejam do interesse do cliente, fazer uma promoção especial ou até mesmo enviar um cupom de desconto.

Tudo isso para fidelizar o seu cliente e, claro, aumentar as vendas!

4. Ofereça um suporte eficaz ao cliente

Além da personalização, você não pode esquecer do suporte ao cliente. Isso significa estar disponível para solucionar problemas e dúvidas dos seus consumidores, seja no pré ou no pós-venda.

Por isso, ofereça um suporte eficiente, seja por telefone, WhatsApp, e-mail ou redes sociais. E lembre-se: o tempo de resposta é muito importante, pois o cliente B2C quer soluções imediatas.

Portanto, se você quer ter mais vendas, aposte também em um bom sistema de atendimento ao cliente e treine a sua equipe para que ela esteja sempre disposta a ajudar.

5. Conte com soluções omnichannel

E, por último, mas não menos importante, uma das melhores soluções para aumentar as vendas B2​C é contar com um sistema omnichannel.

E o que isso significa? Basicamente, é um sistema que integra todos os canais de venda da sua empresa, permitindo que você ofereça a melhor experiência de compra para o seu cliente.

Com uma solução omnichannel, dá para, por exemplo, integrar o seu e-commerce com as redes sociais, oferecendo ao cliente a opção de comprar pelo WhatsApp ou Instagram.

Dessa forma, aumenta-se a capilaridade ao negócio e consegue alcançar quem é o seu público e onde ele está.

Tecnologias TOTVS para o Varejo

Investir em ferramentas de integração dos canais de venda e cruzamento de informações é fundamental para ter sucesso com a sua estratégia de vendas B2C.

As tecnologias TOTVS voltadas ao setor varejista permitem que a sua loja ofereça um serviço que atenda às expectativas do seu cliente, integrando todos os seus canais de vendas, sejam físicos ou online.

Por meio de comunicação conectada, seu negócio consegue ter um ambiente operacional que integre diversos dados da sua operação e a torne muito mais precisa.

Saiba tudo sobre os nossos sistemas e aplicações desenvolvidos para o varejo!

Conclusão

Como vimos, o B2C é um modelo de negócio muito comum. Aproveitando essa modalidade, o empreendedor conta com a presença do fator emocional, menor investimento inicial e comunicação instantânea.

Mas, para ter sucesso nesse mercado, é preciso apostar em estratégias que visem a aumentar as vendas.

Nesse artigo, apresentamos algumas dicas para quem quer ter mais vendas B​2C. São estratégias que vão desde o contato personalizado com o cliente até investir em um tecnologias especializadas.

E, se você quer continuar aprendendo sobre vendas e varejo, leia também sobre o que é valor agregado e como ele impacta o comércio!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.