Senha eletrônica: o que é, para que serve e como gerar

Equipe TOTVS | 28 março, 2023

Com a crescente digitalização dos processos empresariais, a necessidade de segurança também aumentou. A senha eletrônica é um recurso fundamental nesse cenário, pois é uma forma de proteger informações confidenciais e garantir a autenticidade de transações online.

Para se ter uma ideia da importância do tema, as tentativas de roubo de senhas de pequenas empresas no Brasil aumentaram 143% em 2021. Percebe como é importante ter um olhar mais atento para o assunto?

Por isso, neste artigo, exploraremos em detalhes o que é senha eletrônica, como ela funciona e para que serve. Além disso, vamos mostrar como gerar este tipo de senha eletrônica, bem como explicar como validar o recurso. 

Vamos destacar também como a senha eletrônica está diretamente ligada aos processos digitais e por que é tão importante ter uma senha forte e segura.

Ao final do artigo, abordaremos a diferença entre senha eletrônica e assinatura eletrônica, dois conceitos que muitas vezes são confundidos. 

Acompanhe conosco e saiba tudo sobre a senha eletrônica!

O que é senha eletrônica? Como ela funciona?

A senha eletrônica é uma sequência de caracteres, letras e números que serve como uma forma de autenticação para acessar serviços ou informações online. Ela é uma espécie de chave digital que protege o acesso a sistemas, contas de e-mail, redes sociais, transações bancárias e diversas outras atividades que exigem autenticação.

Agora que você entendeu o que é senha eletrônica, vamos pensar em seu funcionamento.

O recurso funciona de forma semelhante à senha tradicional utilizada para acessar contas bancárias ou outras informações confidenciais. 

Porém, ela pode ser digitada em um teclado virtual na tela do dispositivo que está sendo utilizado para acessar a informação ao invés de ser digitada em um teclado físico.

Quando uma senha deste tipo é criada, ela é armazenada em um banco de dados de segurança, que verifica se o que foi digitado pelo usuário coincide com o que está armazenado no banco. 

Se as senhas forem iguais, o acesso é concedido. E se aparecer algo como “senha eletrônica não permitida”, o acesso é negado, pois não há correspondência.

Após compreender o que é senha eletrônica e como ela funciona, vamos pontuar sua finalidade.

Nova call to action

Para que serve esse tipo de senha?

A senha eletrônica serve como uma forma de autenticação para acessar serviços ou informações online. Ela é utilizada para proteger o acesso a sistemas, contas de e-mail, redes sociais, transações bancárias e diversas outras atividades que exigem autenticação.

A função principal da senha eletrônica é garantir a segurança e privacidade das informações pessoais e confidenciais do usuário. Ao utilizar uma senha eletrônica forte e segura, o usuário pode ter a certeza de que somente ele ou pessoas autorizadas terão acesso às suas informações.

É importante considerar que, conforme relatório de segurança publicado em pesquisa de 2021, o Brasil está em segundo lugar no maior número de ataques de roubo de senha, atrás apenas do México.

Com isso, tivemos aumento de 143% nas tentativas de roubo do recurso. 

Além da segurança e privacidade, esta senha também é usada para verificar a identidade do usuário em transações online, como compras em lojas virtuais ou transações bancárias, por exemplo. 

Isso garante que a transação seja realizada apenas pelo titular da conta, aumentando a segurança do processo.

Em resumo, a senha eletrônica é um recurso fundamental para:

  • verificar a identidade do usuário em diversas transações online;
  • proteger as informações e garantir a privacidade das informações nas atividades online;
  • oferecer uma forma simples e eficaz de autenticação de acesso e verificação de identidade.

Percebe como é importante aprender como cadastrar senha eletrônica forte, com combinações de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais?

Vamos ver então como gerá-la!

Como gerar uma senha eletrônica?

Gerar uma senha eletrônica é um processo simples, mas requer alguns cuidados para garantir que a senha seja forte e segura o suficiente para proteger suas informações. 

A seguir, veja como gerar uma senha eletrônica:

  1. Escolha um gerador de senhas: existem diversas ferramentas disponíveis online que podem gerar senhas aleatórias e fortes. Algumas opções são LastPass, Norton Password Generator e muitos outros.
  2. Defina os parâmetros da senha: ao utilizar um gerador de senha, é possível definir o tamanho e os tipos de caracteres que serão utilizados na senha, como letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
  3. Crie a senha: após definir os parâmetros da senha, clique em “gerar senha” ou em um botão semelhante para criar a senha. Copie a senha gerada e armazene-a em um local seguro.

É importante lembrar que, para garantir a segurança da senha, ela deve ser armazenada em um local seguro, como um gerenciador de senhas, por exemplo. 

Além disso, é recomendado que a senha seja trocada regularmente e que seja diferente para cada serviço ou aplicativo utilizado. Dessa forma, é possível aumentar ainda mais a segurança de suas informações.

Porém, se você está buscando como cadastrar senha eletrônica, é provável que queira se informar sobre as senhas de instituições financeiras, certo? Vamos dar uma olhada!

E como cadastrar minha senha eletrônica bancária?

“Preciso cadastrar minha senha eletrônica para realizar transações bancárias. Como fazer isso?”

Essa é uma pergunta comum e de fácil resposta: a senha bancária geralmente é gerada no momento da criação de sua conta junto ao gerente ou no recebimento do cartão de crédito e/ou débito em casa.

Neste último caso, você deve saber como validar senha eletrônica. Basta ir ao caixa de autoatendimento para ativá-la ou cadastrá-la, caso isso ainda não tenha sido feito.

E para acessar o internet banking, como gerar uma senha eletrônica? 

É possível cadastrar a senha na agência ou diretamente no site do banco. Neste caso, pode ser necessária a instalação de ferramentas de segurança, como o módulo de segurança, para acessar as plataformas.

Como descobrir qual é a minha senha eletrônica?

A senha é criptografada e armazenada de forma segura nos servidores dos serviços que exigem autenticação. Por isso, é impossível descobrir qual é a senha eletrônica de um usuário.

Caso tenha se esquecido da sua senha eletrônica, é possível recuperá-la utilizando as opções de recuperação de senha disponíveis nos serviços que você utiliza. 

Normalmente, essas opções envolvem o envio de um e-mail ou mensagem de texto com um link para redefinir a senha ou responder a perguntas de segurança que ajudam a verificar sua identidade.

E no caso das senhas bancárias?

Quer saber como descobrir a senha eletrônica do Itaú? É o código de 6 dígitos que você cadastrou por algum canal da instituição financeira (internet, aplicativo, caixa eletrônico ou agência). 

E como descobrir a senha eletrônica da Caixa? É a senha cadastrada junto ao gerente no momento da criação da conta. 

Já a assinatura eletrônica da Caixa é aquela senha que você desbloqueia após ter acesso à conta e é necessária para confirmar transações bancárias no internet banking e no app.

Como validar senha eletrônica?

A validação da senha eletrônica é realizada pelos sistemas de autenticação dos serviços ou aplicativos que exigem senha para acessar informações ou realizar transações

Quando o usuário insere sua senha, o sistema verifica se ela está correta e, se for o caso, concede o acesso ao serviço ou aplicativo.

E se aparecer “senha eletrônica não permitida”, pode ser que você tenha errado os dígitos.

Para garantir a segurança da validação da senha, é comum que os sistemas de autenticação utilizem técnicas de criptografia e verificação de identidade, como a utilização de tokens, códigos de verificação, autenticação em duas etapas, entre outras.

Além disso, é importante que os usuários utilizem senhas fortes e diferentes para cada serviço ou aplicativo utilizado, evitem compartilhar suas senhas com terceiros e troquem suas senhas regularmente.

Por fim, é importante ressaltar que saber como validar senha eletrônica é apenas um dos aspectos relacionados à segurança de informações e transações online. 

Por isso, é recomendado que os usuários também utilizem outras técnicas de segurança, como a utilização de software antivírus e a navegação em sites seguros.

Leia também:  Validação de assinatura digital: o que é e como funciona?

Como a senha eletrônica está ligada aos processos digitais?

A senha eletrônica é uma peça fundamental nos processos digitais, pois permite a autenticação de usuários em serviços e aplicativos online

Com ela, é possível acessar contas de e-mail, perfis em redes sociais, realizar compras em lojas virtuais e, principalmente, acessar serviços bancários online, como o internet banking.

No internet banking, como visto, o recurso é utilizado para garantir a segurança das transações financeiras realizadas pelos usuários. 

Ele permite acessar a conta bancária, verificar o saldo, realizar transferências, pagar contas e realizar outras operações financeiras.

Para garantir a segurança dos processos bancários digitais, os bancos utilizam sistemas avançados de segurança e criptografia, que protegem as informações dos usuários e impedem que terceiros tenham acesso aos dados bancários e financeiros.

Além disso, os bancos também adotam outras técnicas de segurança, como a utilização de tokens e códigos de verificação para autenticação em duas etapas, que aumentam ainda mais a segurança das transações realizadas no internet banking.

Mais uma vez, reforçamos a importância do uso de senhas fortes e diferentes para cada serviço ou aplicativo utilizado, especialmente no caso do internet banking.

A adoção de outras técnicas de segurança para proteger suas informações, como o uso de certificado digital, também é fundamental. 

Dessa forma, é possível garantir a segurança dos processos digitais e evitar problemas com fraudes e roubos de identidade.

Vamos entender as semelhanças e diferenças entre senha eletrônica e assinatura eletrônica?

Senha eletrônica e assinatura eletrônica: como se diferem?

A senha eletrônica e a assinatura eletrônica são duas formas de autenticação de usuários em serviços e aplicativos online, mas possuem diferenças significativas em relação ao seu funcionamento e aplicação.

Como visto, este tipo de senha consiste em uma sequência de caracteres, definida pelo próprio usuário, que permite o acesso a serviços e aplicativos online

Ela é utilizada para autenticar a identidade do usuário e permitir que ele realize transações ou acesse informações protegidas. Porém, possui limitações em relação à segurança, especialmente em casos de violação ou roubo de senhas.

Já a assinatura eletrônica é uma forma de autenticação que envolve um processo mais complexo e sofisticado

Ela consiste em um conjunto de dados que identifica de forma única a pessoa que realiza a assinatura e é utilizada para validar documentos e transações online

A assinatura eletrônica pode ser realizada por meio de certificados digitais, biometria, tokens, entre outras tecnologias avançadas.

A seguir, veja as principais semelhanças e diferenças entre os recursos:

Semelhanças entre senha e assinatura eletrônicas

  • São formas de autenticação de usuários em serviços e aplicativos online;
  • São utilizadas para garantir a segurança de informações e transações online;
  • São fundamentais para os processos digitais, especialmente em serviços bancários online e transações comerciais.

Diferenças entre os recursos

  • A senha é uma forma simples e direta de autenticação, enquanto a assinatura eletrônica envolve um processo mais complexo e sofisticado;
  • A senha é utilizada principalmente para permitir o acesso a serviços e aplicativos online, enquanto a assinatura eletrônica é utilizada para validar documentos e transações online;
  • A senha é uma sequência de caracteres definida pelo próprio usuário, enquanto a assinatura eletrônica é um conjunto de dados que identifica de forma única a pessoa que realiza a assinatura;
  • A senha possui limitações em relação à segurança, especialmente em casos de violação ou roubo de senhas, enquanto a assinatura eletrônica é considerada mais segura e confiável para validação de documentos e transações online.

TOTVS Assinatura Eletrônica

O TOTVS Assinatura Eletrônica é uma sistema de gestão centralizada de assinatura eletrônica que usa tecnologia avançada para validar documentos de forma segura e confiável.

Assim como a senha eletrônica, a ferramenta da TOTVS é importante para garantir a segurança das informações, pois é uma forma eficiente de autenticação e validação de documentos.

Ele permite o uso de certificados digitais, o que aumenta o nível de segurança, utiliza um alto padrão de criptografia (SHA 256), e armazena os arquivos no ambiente TOTVS Cloud.

Por meio do TOTVS Assinatura Eletrônica, o gestor consegue reduzir o tempo e custo com a impressão, envio e armazenamento de documentos físicos, além de aumentar a eficiência e produtividade em processos internos que exigem validação e assinatura de documentos.

Precisa assinar contratos empresariais, memorandos, relatórios e outros documentos corporativos de forma eficiente e segura?

Conheça e experimente grátis por 30 dias o TOTVS Assinatura Eletrônica!

Conclusão

Neste artigo, você viu o que é senha eletrônica e como essa forma de autenticação é importante para a segurança de informações e transações online. 

Por meio do recurso, é possível garantir a autenticidade de usuários e a proteção de dados sensíveis em processos digitais.

Vimos também como gerar e validar uma senha eletrônica, e como ela se diferencia da assinatura eletrônica. 

Além disso, destacamos a importância da segurança em processos digitais e como soluções como o TOTVS Assinatura Eletrônica podem garantir a autenticidade e integridade de documentos.

Se você está interessado em saber mais sobre os recursos que podem aumentar a segurança em seus negócios, confira tudo sobre a autenticação de dois fatores!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.