Frete internacional: como funciona, tipos e como calcular

Equipe TOTVS | 06 dezembro, 2022 - Atualizado em 03 maio, 2023

Frete internacional parece um assunto muito complexo, já que envolve o comércio entre diferentes países, com leis e regulamentos diferentes.

Contudo, ao contrário do que o senso comum nos faz crer, não é muito difícil entender os trâmites do transporte internacional de cargas nem utilizar esses serviços no dia a dia.

Hoje, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre frete internacional e como contratar a melhor opção para o seu negócio. Boa leitura!

O que é frete internacional?

Frete internacional é o envio de uma mercadoria de um país para outro. Trata-se de um processo que deve seguir as regras de exportação do país de saída e de importação do país de chegada, bem como seguir protocolos internacionais estabelecidos entre os dois países.

Nesse contexto, muitas pessoas confundem as taxas de frete internacionais com as taxas de importação alfandegárias, e é preciso ressaltar que são coisas diferentes.

Um é o valor cobrado para fazer o transporte de mercadorias entre diferentes países e o outro, os diferentes impostos de entrada desses produtos em um país.

Por exemplo, é preciso considerar que, ao vender para um cliente no exterior, será necessário contratar um serviço de frete internacional e observar os impostos cobrados no país de destino.

Confundir ou esquecer de um desses dois aspectos pode ser muito prejudicial para as empresas. Isso porque, para fazer a precificação correta, é preciso considerar todos os custos, que, no caso de um frete internacional, podem ser mais altos do que em entregas domésticas.

No caso de compras, por outro lado, você precisa saber quanto o governo brasileiro cobra de imposto e levar esse fator em consideração. Afinal, a compra pode ficar muito mais cara, de modo que você tenha de pagar muito mais do que ao comprar o produto internamente.

Nova call to action

Como funciona o frete internacional?

O frete internacional normalmente começa em uma fábrica ou armazém de distribuição contratado pela empresa exportadora.

Em seguida, ocorre a negociação das mercadorias e a confirmação de uma venda internacional. Dá-se início às operações logísticas e ao deslocamento interno até o modal de transporte mais apropriado para aquela carga.

Porém, antes de a mercadoria ser alocada no modal escolhido, vem o despacho aduaneiro de exportação, que nada mais é do que um procedimento obrigatório para garantir que os itens sendo exportados são os mesmos declarados nos documentos emitidos pela empresa.

Após ter a documentação verificada, a carga é armazenada novamente, preparada para o envio em um local próximo ao terminal escolhido e, só então, enviada até o destinatário.

Quando a carga chega no país de destino, ainda precisa ser liberada pelos órgãos de fiscalizações locais para que seja liberada para o seu cliente em outro país.

Quais são os tipos de frete internacional?

O processo de enviar mercadorias para outros países pode se dar de diversas maneiras, e é necessário verificar qual o tipo de frete mais adequado para cada item.

Na importação e exportação de mercadorias, existem quatro tipos de fretes diferentes: o modal, o multimodal, o courier e o incoterms.

Entenda a diferença entre cada um deles a seguir:

Modal

“Modal” é o termo usado para dizer “modo de transporte” ou “modalidade de transporte” e, assim como nas entregas domésticas, o frete internacional também possui várias opções de modais para escolher. São elas:

  • Marítimo: normalmente feito por navios, o que diminui os custos e possibilita o transporte de grandes volumes de mercadorias, sendo a modalidade mais utilizada no frete internacional;
  • Rodoviário: transporte feito por carros ou caminhões, normalmente mais utilizado para pequenas distâncias e para entregar produtos de pronta entrega;
  • Aeroviário: transporte feito por aviões, normalmente mais caro e, por isso, recomendado para encomendas leves, com urgência ou que possuam um alto valor agregado;
  • Ferroviário: feito por trens e, portanto, indicado para cargas muito pesadas ou com um grande volume;
  • Dutoviário: transporte feito por dutos, sendo muito utilizado para o transporte de fluidos, como petróleo e derivados, gás natural e etanol. 

Portanto, o frete modal é aquele que se utiliza de um único método de transporte para chegar ao seu destino final.

Multimodal

O frete multimodal é aquele que utiliza uma combinação de diferentes modais para realizar o envio de uma mercadoria de um país para o outro.

Um exemplo são produtos que são transportados por caminhões até o porto e enviados de navio para outros países.

Courier

Courier é um termo originado no inglês e que significa “correiro”. Trata-se de uma modalidade utilizada por empresas de grande porte.

Trata-se de um formato de entrega expresso, para casos de muita urgência e, consequentemente, mais custoso.

Neste tipo de frete, o modal mais utilizado é o aéreo.

Incoterms

Incoterms, ou Internacional Commercial Terms (Termos Internacionais do Comércio), são cláusulas contratuais aplicadas a transações internacionais de compra e venda.

Esse tipo de frete busca promover uma organização maior no comércio internacional, estabelecendo padrões de negociação e procedimentos.

Ou seja, trata-se de cláusulas contratuais que definem as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas no processo de exportação, como o responsável pelos custos, questões de entrega, risco envolvido, entre outros.

As incoterms são compostas por 11 termos e quatro grupos:

  • Grupo E (EXW);
  • Grupo F (FCA, FAS e FOB);
  • Grupo C (CPT, CIP, CFR e CIF);
  • E Grupo D (DAP, DPU e DDP).

Em cada uma dessas situações, há um intercom específico que deve ser acordado entre as partes, estabelecendo normas a respeito da entrega e uma série de outras responsabilidades do exportador sobre a entrega do item.

Como escolher a melhor modalidade de frete internacional?

Para escolher a modalidade mais adequada para o frete internacional, você deve considerar alguns aspectos, como os pontos de embarque e desembarque, a urgência da entrega, o peso da carga, a disponibilidade da carga, o custo do serviço e a frequência.

Outra questão muito importante é saber escolher o frete certo para cada tipo de encomenda. Isso é o que garante a segurança e a economia na hora de comprar ou vender para fora.

Se você não tem muita experiência no assunto, pode ir atrás de uma empresa de agenciamento internacional, por exemplo, especialmente no caso de entregas muito urgentes.

Como é calculado o valor do frete internacional?

O frete internacional é calculado levando-se em consideração todos os custos envolvidos na operação, desde o custo para coletar a carga até o valor gasto com combustível, pagamento de colaboradores etc.

A precificação acontece quando as empresas calculam esse custo e o dividem pela média de pedidos mensais. Esse cálculo permite chegar a um preço médio a ser cobrado de cada cliente que desejar utilizar o serviço.

Quais custos envolvem esse tipo de frete?

Os custos podem envolver taxas de importação e exportação, pedágios, gastos com combustível, pessoal, manutenção de veículos, impostos, armazenagem em terminais, custo de transporte interno, tarifas alfandegárias e muitos outros.

Tudo vai depender do tipo de carga sendo transportada e dos principais procedimentos exigidos em lei para a realização desse tipo de serviço.

Frete internacional: dúvidas frequentes

Agora, confira algumas dúvidas frequentes sobre frete internacional:

Qual é o frete internacional mais barato?

Como vimos ao longo deste artigo, existem vários modais de transporte que podem ser utilizados para fazer um frete internacional, o que significa dizer que existem diversas opções disponíveis no mercado para você escolher.

Em outras palavras, o frete mais barato para a sua empresa vai depender muito do tipo de mercadoria sendo transportada, do modal utilizado e da urgência da entrega.

Por exemplo, se você tiver uma entrega com uma urgência muito elevada ou que tenha um alto valor agregado, a opção de transporte aeroviário pode ser a mais indicada, apesar de ser mais cara que as outras opções.

Isso porque, nesse cenário, vale a pena pagar um pouco mais caro pelo frete se isso significar que a entrega vai chegar mais rápido nas mãos do cliente.

Já se a sua empresa exporta algum tipo de commodity, como grãos, por exemplo, o mais indicado é buscar por um frete marítimo, pois ele será mais barato.

Ou seja, tudo depende da carga sendo transportada. O mais importante, portanto, é que você faça uma boa pesquisa de preços e avalie bem a reputação das principais transportadoras antes de fechar negócio com uma delas.

Quem paga o frete internacional?

Depende do tipo de produto sendo transportado. No caso de produtos em grande volume e em transações entre empresas, normalmente quem paga é o próprio cliente, já que é mais barato contratar uma transportadora de confiança, o chamado frete FOB.

Por outro lado, quando se trata de um produto pequeno, normalmente direcionado ao consumidor final,é a própria empresa que paga o frete internacional, repassando parte desse valor para o consumidor na hora de precificar o produto, o chamado frete CIF.

Como funciona o frete internacional dos Correios?

Uma das opções de frete internacional para pessoas que desejam enviar produtos do Brasil para outros países é o serviço internacional dos Correios, chamado Correios Internacional.

Esse serviço funciona em quatro modalidades:

  • Premium: opção mais rápida e com o maior alcance, embora seja a mais cara;
  • Expresso: opção em que se coloca a entrega com prioridade no transporte, mas com um preço mais em conta do que o serviço Premium;
  • Standard: opção de grande alcance, mas sem prioridade ou rastreamento parcial;
  • Econômico: modalidade restrita a itens com até 2kg, além de outras limitações, apesar de ser a opção mais barata de envio.

Como funciona o pagamento de frete internacional?

O pagamento do frete internacional pode acontecer de três formas: pré-pago, frete a pagar e frete pagável no destino. Entenda a diferença entre cada uma das modalidades de pagamento:

  • Frete pré-pago: é pago imediatamente após o embarque, no local ou país de embarque, mas também pode ser utilizado em casos de frete por conta do comprador;
  • Frete a pagar: pode ser pago em qualquer lugar do mundo;
  • Frete pagável no destino: é pago no destino, ou seja, pago pelo importador, na chegada ou retirada da mercadoria.

Quais os benefícios de internacionalizar as operações do seu negócio?

Internacionalizar a operação é um grande desafio para as empresas, mas também possibilita novas oportunidades de negócio. Dentre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Crescimento nas vendas: ao internacionalizar, você expande o alcance da sua empresa a novos mercados e clientes, o que implica em mais possibilidades de vendas e aumento no faturamento;
  • Maior produtividade: com o crescimento das vendas, aumenta também a produtividade, o que contribui para redução da ociosidade e a capacidade de ampliar a produção;
  • Incentivos fiscais: alguns tributos — como IPI, ICMS, PIS, COFINS e IOF — não são cobrados em operações que envolvem produtos exportado, ou na renda obtida nesse processo;
  • Abrangência maior de mercados: internacionalizar a empresa é uma forma interessante de diversificar os públicos e mercados, driblando cenários de crises locais ou sazonalidades.

Otimize suas operações com o TOTVS Roteirização e Entregas

Para que uma operação logística seja bem sucedida, é preciso contar com um bom planejamento de rotas como base para todas as etapas.

Esse planejamento vai ajudar a identificar os melhores meios de transporte para cada rota.

Neste contexto, a tecnologia entra como uma grande aliada. 

E, quando o assunto é transporte rodoviário, você pode contar com o TOTVS Roteirização e Entregas!

Trata-se de um sistema que ajuda o seu negócio a encontrar o trajeto mais vantajoso para cada entrega.

A ferramenta faz uma análise completa dos pontos de entrega, da distância entre os pontos e das restrições logísticas com base nos dados de cada pedido.

Dessa forma, você consegue otimizar os processos e reduzir os custos da operação em até 30%. 

Tudo isso com possibilidade de integração com ERPs para simplificar ainda mais a gestão logística do seu negócio.

Use a tecnologia do TOTVS Roteirização e Entregas para aumentar a eficiência das suas entregas!

Conclusão

O frete internacional é o envio de mercadorias de um país para outro, seguindo todas as regras e acordos comerciais internacionais.

Por esse motivo, trata-se de um tipo de entrega mais especializada e, portanto, mais cara do que o frete doméstico.

Além disso, o custo desse tipo de frete pode variar de acordo com o modal escolhido, sendo que o mais barato é o marítimo, por meio de navios, e o mais caro é o aeroviário, que utiliza aviões e deve ser utilizado para cargas com alto valor agregado ou com muita urgência.

E aí? Gostou de saber mais sobre frete internacional? Aproveite para conferir também o nosso guia sobre otimização de custos logísticos.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.